Conclui etapa

01/07/2009

20090701_Codipar1

Willem e Doris testaram ao extremo o Troller amarelinho que corta o Sertões e chegaram a Petrolina, no Pernambuco.

Uma tarefa difícil na sétima etapa para o Troller da equipe Codipar Racing que vai chegando à reta final do 17º Rally Internacional dos Sertões, restando três etapas até a chegada em Natal, no dia 03 de julho. A etapa desta terça-feira foi marcada por uma especial estreita com quase 200 quilômetros de areia fofa e fina, duras de serem vencidas. No total foram 543 quilômetros percorridos e 235 quilômetros cronometrados entre as cidades de Barra, na Bahia e Petrolina, no Pernambuco.

O trecho de areião branco em forma de labirinto em zigue-zague e tocos que poderiam furar os pneus foi o grande desafio para os competidores. “Esse ano o rali está bem difícil. Hoje encontramos um percurso bem estreito com árvores de galhos compridos que destruiu nosso parabrisa. A embreagem foi forçada para atravessar a areia pesada e o calor dentro do carro passava dos 50 graus. Prova de resistência para nós competidores e dos veículos”, disse o piloto holandês Willem van Hees.

Durante a especial Willem e Doris pararam para socorrer um carro que estava atolado e acabaram presos. “Fomos ajudar e também ficamos atolados. Com isso tivemos que aguardar a ajuda dos caminhões para sairmos e continuarmos a especial.

Completamos bem, seguimos para Petrolina onde vamos encontrar a equipe que fará manutenções pequenas e troca do parabrisa”, disse a navegadora Doris.

Fonte: Sig Comunicação

Ficou para trás

01/07/2009

20090701_Varela2

Reinaldo Varela e Marcos Macedo aceleram na reta final dos Sertões.

A 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões já está em sua reta de chegada. Após sete dias de competições, os aventureiros que largaram no dia 24/06 em Goiânia (GO) já cruzaram 3.844 km pelo sertão e cerrado brasileiro. Após passar por Goiás, Tocantins, Bahia e Pernambuco, o segundo maior rali da América Latina chega ao Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte. “Por cada cidade que passamos somos muito bem recebidos pela população. Não dá pra descrever o prazer que é participar do Sertões”, afirma o paulista Reinaldo Varela, cinco vezes campeão da competição e único brasileiro campeão mundial de Rally Cross Country, em 2001.

20090701_Varela1

A dupla não largou para o sétimo dia de competição, pois teve o virabrequim do motor quebrado no dia anterior. Como era uma Especial maratona, eles não puderam contar com a equipe de apoio para efetuar reparos e perderam dois dias de provas. “No Rally dos Sertões é sempre uma vitória terminar a prova. Mesmo passando por problemas, vamos nesta jornada até o final”, ressalta Varela.

Fonte: MasterMidia

Estreia com chave de ouro

01/07/2009

20090701_Nascimento1

Em ano de estreia no Rally dos Sertões, Deni do Nascimento faz história

Restam apenas três etapas para o término da competição, e piloto da Equipe Mega Motos/Copobras se mantém entre os primeiros colocados

São Paulo, 30 de junho de 2009 – A sétima etapa do Rally dos Sertões, disputada nesta terça-feira, foi uma das mais difíceis até aqui, onde os competidores enfrentaram trechos de areia do início ao fim, além de altas temperaturas. Pelo fato de se tratar de etapa maratona, as equipes não contaram com apoio para reparos mecânicos entre ontem e a largada de hoje. Na categoria Motos, a disputa foi acirrada e segundos fizeram a diferença. Denísio do Nascimento fez o sexto melhor tempo da especial, com 03h18m19s, para o s 235 quilômetros cronometrados. O vencedor da etapa foi Zé Hélio, com o tempo de 03h11m42s.

20090701_Nascimento3

Decidido a poupar o equipamento, Deni foi mais cauteloso nesta etapa, de olho na reta final do rali, que prevê ainda três etapas. “Assim como na etapa de ontem, hoje procurei andar com cautela, mas acelerando quando era possível. O resultado final no rali será feito de uma soma de todas as etapas, então temos que controlar a adrenalina, pensando nas próximas etapas”, declarou o piloto, que é líder na categoria Sport até 450cc.

20090701_Nascimento2

Nesta quarta-feira, para oitava etapa estão previstos mais 421 quilômetros no total, sendo 213 quilômetros de especial, entre Petrolina (PE) e Juazeiro do Norte (CE). Denísio espera manter o ritmo forte, e aumentar a diferença para terceiro colocado na classificação geral.

Fonte: Sig Comunicação

Reta final

01/07/2009

20090701_BRLubrax

Carro da Petrobras Lubrax continua com melhores brasileiros. Moto de Rodolpho Mattheis segue na liderança de categoria

O Rally dos Sertões 2009 está na reta final. Na sexta-feira (03 de julho) serão conhecidos os grandes vencedores desta aventura que está em sua 17ª edição. Hoje, 30 de junho, foi realizada a sétima etapa, com areia do início ao fim. Surpreendendo mais uma vez, a dupla da Petrobras Lubrax Jean Azevedo/Youssef Haddad superou seus obstáculos e foi o terceiro melhor tempo do dia.

Durante a etapa Maratona de ontem, quando a ajuda mecânica não é permitida, o Mitsubishi L200 Evolution não estava apto para a largada de hoje. Uma caixa de direção quebrada e uma roda torta mostravam que o cenário desta terça-feira não seria positivo. “Estou muito feliz, embora esteja cheio de bolhas na mão. Não é nada fácil pilotar sem direção hidráulica, ainda mais num trecho de areia. Foi um dia bem cansativo, mas conseguimos terminar em grande estilo!”, explicou o piloto Jean Azevedo.

Dessa maneira, Jean e Youssef são os melhores colocados com o terceiro lugar atrás apenas de Carlos Sainz e Nasser Al-Attyah, pilotos da equipe Volkswagen oficial. “Vale lembrar que somos 100% Brasil, tanto os competidores, quanto o carro, que foi desenvolvido por mim e fabricado em Catalão, Goiás”, explicou o navegador e engenheiro Youssef Haddad.

Segurança – O piloto de moto Rodolpho Mattheis ressaltou o grau de dificuldade da etapa de hoje. “Foi um dia bem pesado com pilotagem em vários trechos de areia, mas continuei a minha estratégia de buscar a vitória na categoria Production”, contou. Com o resultado de hoje, o oitavo lugar, Rodolpho mantém-se na liderança de sua categoria e ainda faz parte dos cinco melhores competidores entre as Motos.

Por conta da quebra do semi-eixo dianteiro do caminhão Mercedes-Benz Atego na etapa de ontem, o trio André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto foi forçado a realizar um deslocamento até Petrolina (PE). “Ficamos apenas com a tração 4X2, impossível de percorrer os trechos de areia, principal característica desta sétima etapa”, concluiu André.

Fonte: Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax

Na mesma posição

01/07/2009

20090701_Juca

Juca Bala mantém a liderança na Super Production e a terceira posição e do Rally dos Sertões.

Nesta terça-feira (30), foi realizada a sétima etapa do Rally dos Sertões, maior prova off road do país, entre as cidades de Barra (BA) e Petrolina (PE). Ao final da etapa, Juca Bala mantém a liderança na categoria Super Production e a terceira colocação na classificação geral. Os participantes percorreram 543 quilômetros, sendo que 235 deles foram de especial. Hoje, o bi campeão finalizou a etapa na sétima posição.

Mais uma vez, Juca Bala foi muito bem na prova que exigiu muita navegação, além de preparo físico e do motor de sua KTM 450cc. “Minha maior dificuldade hoje foi a areia, do começo ao fim do percurso”, recorda Juca que, continua encontrando dificuldades para pilotar, por conta dos seis pontos em seu cotovelo.

“Além da areia, haviam algumas partes bem estreitas de estrada, com muito espinho. Então, precisei me equilibrar bastante para me manter fora do mato”, completa o veterano.

De acordo com Juca, a partir de agora o Sertões vai ficar mais tranquilo, “portanto, minha meta é manter a liderança na minha categoria e a terceira posição no geral”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Juca Bala

Por pouco

01/07/2009

20090701_REunion05

Nas motos, Zé Hélio voltou a vencer e se aproxima do pentacampeonato do rally, Carlo Collet vence novamente e diminui vantagem do líder Cristiano Sousa Batista nos quadriciclos.

O Rally dos Sertões completou sua sétima etapa nesta terça-feira (30) saindo da cidade de Barra, na Bahia, e terminando em Petrolina, Pernambuco, que recebe a competição pela segunda vez em sua história.

Em um roteiro que foi considerado pela organização a mais difícil do rally, os competidores enfrentam o forte calor nordestino – o que poderia causar superaquecimento nos veículos – e passaram por trechos estreitos e sinuosos, além de atravessar alguns riachos.

A Etapa Maratona que se iniciou ontem (29) foi finalizada hoje, e ao final da especial, os pilotos e equipe de apoio puderam trabalhar novamente na mecânica do veículo.

20090701_REunion04

De volta à ponta. Por pouco – O dia das motos foi emocionante. No começo da especial os poloneses Jakub “Kuba” Przygonski e Jacek Czachor, ambos com a KTM 690 Rally, lideravam a especial, porém acabaram se perdendo e finalizaram a etapa na 9ª e 10ª posições, respectivamente. “Estava vindo rápido, vencendo a etapa, mas errei o caminho em um trecho onde eu tinha que virar à direita e acabei indo reto, e perdi cerca de 30 minutos. Além disso, hoje estava bom para as motos grandes como a minha. Foi uma pena”, afirmou Kuba.

Sem relação com os problemas dos poloneses, a vitória da etapa ficou com quem já tem cinco em 2009, José Hélio (Honda CRF 450X). “Hoje eu andei um pouco mais tranqüilo. Já vinha poupando o equipamento, mas estava mais lento do que nos dias anteriores. Os poloneses estavam mais rápidos, mas se perderam. Não esperava fechar o dia na frente. Acho que o rally está sendo muito bom, bem estruturado, de nível mundial, como já vinha acontecendo nas outras edições. A organização está de parabéns”, explicou o piloto que busca o pentacampeonato.

Porém, a distância para o segundo colocado de hoje, Nielsem Paraíso Bueno (Suzuki DRZ400E), não foi tão grande: apenas um segundo. O piloto da Honda fez a especial em 3h11min42s0, enquanto o da Suzuki cravou 3h11min43s1.

Sérgio Augusto “Guto” Klaumann (Yamaha WR450 F), em terceiro; João Ricardo Geaquinto (KTM EXC 450), em quarto; e Sérgio Henrique “Ike” Klaumann (Yamaha WR450), com o quinto melhor tempo, fecharam os melhores do dia.

20090701_REunion06

Caindo – A disputa nos quadriciclos, que parecia desenhada a favor de Cristiano Sousa Batista, com o Suzuki 450, vem ficando cada vez mais perigosa para o piloto mineiro. Carlo Collet, com sua Cam-am Renegade, venceu a segunda etapa consecutiva e começa a se aproximar do líder. Depois de ter uma vantagem de mais de uma hora há três dias, Cristiano agora sustenta aproximadamente 39 minutos à frente.

“Foi uma maratona boa, deu tudo certo, sem nenhum problema. A esperança era mesmo diminuir a diferença. Eu pensava em diminuir até mais, mas ainda faltam três dias para o fim do rally. Vamos ver o que dá pra fazer, mas vamos buscar até o fim”, disse Collet, que busca o hexacampeonato do Sertões.

A especial desta terça também trouxe José Demontier (da Suzuki LTR 450) na terceira posição. Bruno Leão (Can-am Renegade) e Giovani Vassopoli (Yamaha Raptor 700) foram quarto e quinto colocados, respectivamente.

Fonte: ReUnion

Na liderança

01/07/2009

20090701_REunion03

Nasser Al-Attiyah retoma a liderança. Catarense abre quase dois minutos de vantagem para o espanhol Carlos Sainz.

Na emocionante briga pela liderança da competição, Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk voltaram a ficar na frente de Carlos Sainz e Lucas Cruz – ambos competem com o Volkswagen Race Touareg 2 –, ao fecharem a especial desta terça-feira (30), que percorreu 240 quilômetros, em 02h37min16s.

Saindo de Barra, na Bahia, e chegando a Petrolina, em Pernambuco, o Rally dos Sertões 2009 chegou ao seu quarto Estado brasileiro. No final da sétima etapa da competição, Al-Attiyah e Gottschalk estão quase dois minutos à frente da dupla espanhola.

20090701_REunion02

“Hoje foi um dia muito difícil, especialmente pela areia. Até por ser maratona, acho que foi o dia mais difícil do rally até agora. Mas estou muito feliz, pelo nosso desempenho e porque voltamos à liderança. Amanhã farei o meu melhor e parece que o título será decidido apenas em Natal”, comentou Nasser.

“O trecho da especial de hoje era fechado pela vegetação e a poeira não se dissipava. Isso acabou interferindo na refrigeração do motor, quase entupindo os radiadores. Parei três vezes para arrumar e acabamos perdendo tempo. Acho que a disputa pode ser decidida apenas na última etapa. A briga pela liderança está emocionante”, disse Sainz.

20090701_REunion01

Na terceira posição da sétima etapa, a dupla Jean Azevedo / Youssef Haddad, em um Mitsubishi L200 Evolution, superou problemas com o carro e foi a primeira dupla brasileira – e a melhor na categoria Protótipo – do dia com 03h06min15s2.

“Estou muito feliz, embora esteja cheio de bolhas na mão. Não é nada fácil pilotar sem direção hidráulica, ainda mais num trecho de areia. Foi um dia bem cansativo, mas conseguimos terminar em grande estilo!”, comentou Jean.

Na categoria Super Production, Luiz Facco e Sílvio Deusdará (Mitsubishi L200 RS) foram os melhores do dia e ficaram em sexto no geral, com 03h33min53s9. Na Production, o destaque da sétima etapa ficou com a dupla formada por Carlos Policarpo e Rômulo Espada (Mitsubishi L200 RS), com 05h01min29s4 – 15º no geral.

Ainda entre os carros, o Mitsubishi TR4 de Helena Deyama e Joseane Koerich pegou fogo após os 30 primeiros quilômetros da especial desta terça e ficou totalmente destruído. A dupla feminina está bem, mas não conseguirá seguir na competição.

Fonte: ReUnion

Resultado da 7º especial / Acumulado

01/07/2009

Os tempos abaixo são extra-oficiais:

Motos
1) Zé Hélio – Honda CRF 450X – 3:11:42
2) Nielsem Bueno – Suzuki DR Z400E – 3:11:43
3) Augusto Klaumann – Yamaha WR450F – 3:12:42
4) João Geaquinto – KTM EXC – 3:13:18
5) Henrique Klaumann – Yamara WR 450 – 3:18:03

Acumulado nas Motos
1) Zé Hélio – Honda CRF 450X – 28:35:45
2) Denisio do Nascimento – Honda CRF 450 – 29:30:16
3) Juca Bala – KTM 450 ECX – 29:57:02
4) Augusto Klaumann – Yamaha WR450F – 30:41:35
5) Rodolfo Mattheis – KTM 450 EXC – 31:07:18

Resultado completo das motos e quadri, clique aqui.

Carros
1) Nasser e Timo – Touareg – 2:37:16
2) Carlos Sainz e Lucas Cruz – Touareg – 2:44:05
3) Jean e Youssef – Mit Evo – 3:06:15
4) Bibas e Cavasin – Mit Evo – 3:07:54
5) Maurício Neves e Eduardo Bampi – Touareg – 4:31:37

Acumulado Carros
1) Nasser e Timo – Touareg – 24:21:02
2) Carlos Sainz e Lucas Cruz – Touareg – 24:22:43
3) Jean Azevedo e Youssef Haddad – Mit Evo – 27:06:21
4) Roberto Reijers e Rogério Almeida – Ford Ranger – 28:50:22
5) Felipe Bibas e Emerson Cavassin – Mit Evo – 29:23:37

Resultado completo dos carros, clique aqui.

Caminhões
Até o momento (dia 1º/07 às 7h30min) não havia tinha o resultado da etapa

Acumulado Caminhões (dia anterior 30/06)
1) Edu Piano / Solon Mendes / Davi Oliveira – F4000 – 17:49:15
2) Amable Barrasa / Raphael / Bettoni – F4000 – 18:29:13
3) Guido Salvini / Weidner / Fernando – Atego – 21:02:31
4) Marinzeck / Evandro / José Carvalho – Cargo – 22:03:43
5) André Azevedo / Maykel / Ronaldo – Atego – 23:32:45

Fonte: Chronosat

Vídeo da etapa entre Luis Eduardo Magalhães (BA) / Barra (BA)

30/06/2009

20090630_Video2

Clique aqui e veja o vídeo da etapa entre Luis Eduardo Magalhães (BA) e Barra (BA), a primeira perna da etapa Maratona.

Vídeo da especial Ford

30/06/2009

20090630_Video1

Clique aqui e veja vídeo da 6º etapa dos caminhões Ford

Amplia vantagem

30/06/2009

20090630_Facco1

Há quatro etapas, dupla da Equipe Acelera Siriema segue na frente na Super Production e se fortalece, ao passar pela Etapa Maratona, na elite dos sete melhores classificados da edição 2009

Tudo igual no ranking da Super Production. Há quatro etapas consecutivas Luiz Facco e Silvio Deusdará são os líderes na categoria da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Em uma das edições mais duras da história da competição, a Acelera Siriema também se fortalece a cada dia, na “elite” das melhores duplas classificadas. Eles mantêm a sétima posição na Geral no acumulado dos seis dias de prova.

20090630_Facco2

Vale lembrar, que os dois primeiros colocados são os imbatíveis Touaregs, portanto, o piloto paulista e o navegador cearense estão entre as cinco equipes brasileiras melhor posicionadas na prova. E nesta terça-feira, eles têm um dia desafiador pela frente. O pior de todos, segundo a organização, pois a especial que segue até Petrolina (PE) será de areia do início ao fim e é a segunda parte da etapa Maratona, que teve início na sexta etapa.

No sexto dia (29), Facco e Deusdará passaram ilesos pela etapa Maratona, onde não é permitido reparo mecânico ao final do dia. Ainda assim, a dupla marcou o terceiro tempo na Super Production, levou 4h59m39s para percorrer os 301 quilômetros de especiais entre Palmas (TO) e Barra (BA).

20090630_Facco4

“Largamos na especial com o intuito de entregar o carro na chegada em boas condições e conseguimos cumprir isto. Foi uma especial complicada de se fazer. Não acabava nunca, com labirintos, navegação difícil e pedras, onde qualquer vacilo poderia comprometer o resultado, mas administramos bem a vantagem”, ressalta Facco.

A dupla ampliou a vantagem em relação ao segundo colocado da Super Production e está, após a sexta etapa, com 1h55m13s na frente.

20090630_Facco3

Este resultado promissor é fruto de muita garra e determinação da equipe, que estreou uma nova Mitsubishi L200 RS, preparada especialmente para desbravar o Sertão do país. Além do que, Facco convidou pela primeira vez o cearense para navegar para ele no Rally dos Sertões. O paulista acumula cinco participações, enquanto Deusdará está pela segunda vez na prova e mistura tem dado certo.

Fonte: O Positivo

Mais uma

30/06/2009

20090630_Edu1

Agora são seis vitórias consecutivas do trio bicampeão do Rally dos Sertões (2007 e 2008) que defende a equipe Ford Racing Trucks

Em dia de etapa Maratona e começando bem a semana, quem leva a melhor entre os Caminhões é a Equipe Ford Racing Trucks. Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca acumulam agora seis vitórias consecutivas na 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que teve início em 24/6 em Goiânia (GO) e termina na sexta-feira (3/7) em Natal (RN).

O trio foi o mais rápido entre os seis pesados que disputam a prova e levou 3h47m38s para completar o trecho cronometrado de 256 quilômetros A especial foi reduzida para a categoria, pois inicialmente seriam 361. Com o resultado, o trio bicampeão de 2007 e 2008 abre uma vantagem em relação ao segundo colocado de 39m57s.

“Foi uma especial travada com trechos de areia e alguns labirintos mas pude acelerar também e chegar inteiro. Hoje ao mais importante era fazer uma prova onde o foco seria poupar o equipamento e cumprimos este objetivo”, afirma Piano, tricampeão do Rally dos Sertões (2005 nos Carros e 2007/2008 nos Caminhões).

20090630_Edu2

O piloto acredita que a liderança é fruto de muito trabalho e determinação para que a F4000 Território 4×4 fosse a mais perfeita possível. “Chegar com o caminhão inteiro todos os seis dias significa que a equipe, mesmo mais enxuta neste ano de crise, trabalhou muito bem e as manutenções preventivas foram eficazes. Assim como o preparo que fizemos para suportar as etapas mais duras e terminar a etapa Maratona sem problemas”, explica.

Nesta segunda-feira, quando o rali chegou a Barra (BA), os competidores percorreram no total 557 quilômetros um pouco mais apreensivos, uma vez que a etapa Maratona não permite nenhum tipo de manutenção ao final da especial. Os veículos largam para sétima etapa da mesma forma que chegaram. Ou seja, a terça-feira será um dia decisivo e poderá selecionar quem ficará na prova.

“Apesar de ser Maratona fizemos a prova igual aos dias anteriores, porque tínhamos segurança no Caminhão. A especial foi mais curta, mas difícil e exigiu muita navegação e concentração e vencemos mais uma batalha. Agora para amanhã teremos areia pela frente e queremos apenas largar para chegar do outro lado em Petrolina”, diz o navegador cearense, que tem boa experiência em terreno arenoso.

Fonte: O Positivo

Surpreendente

30/06/2009

405_Fabio-06001

Após enfrentar problemas nas duas primeiras etapas da competição, trio da Salvini Racing recupera-se e assume a liderança da categoria dos caminhões pesados.

O piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o copiloto Fernando Chwaigter foram os mais rápidos entre os caminhões pesados da 6ª etapa do 17º Rally dos Sertões, que teve destino a cidade de Barra, BA. Com os resultados do dia, o trio assume a liderança da categoria T4.2, destinado a caminhões com mais de 4.800 quilos – o Mercedes-Benz Atego da Salvini Racing pesa o equivalente a 6.900 quilos! Um verdadeiro “bruto” das trilhas. A equipe fez o tempo de 4 horas 11 minutos e 17 segundos, e na Geral, fez o terceiro melhor tempo.

405_Doni-060491

A corrida marcou o início da fase Maratona, onde os mecânicos das equipes são proibidos de fazerem qualquer tipo de manutenção nos equipamentos. Ao chegarem a Barra, os competidores estacionaram os veículos no parque fechado do evento, de onde só poderão tirar minutos antes da largada de amanhã. A manutenção feita pelo apoio será permitida no final da 7ª etapa, que chegará em Petrolina, PE.

405_Cafe-060294

Até o momento, a Salvini Racing fazia uma prova de recuperação. O time enfrentou problemas mecânicos nas duas primeiras etapas da competição, e perdeu um tempo importante. Sabendo que voltar ao topo da tabela não dependeria apenas de si mesmo, e sim dos resultados de seus concorrentes, o trio entrava para as corridas a fim de acelerar e se divertir. ”Estávamos fazendo a nossa parte, acelerando como se ainda estivéssemos na briga pela vitória, mas tranquilos de qualquer tipo de ameaça. A cada dia fazíamos bons tempos na disputa, diminuindo o nosso prejuízo, e hoje, devido a um problema que nosso principal adversário teve, estamos na liderança da categoria e voltamos a defender o título do Rally dos Sertões”, comentou satisfeito Salvini.

Fonte: Liberdade de Ideia

Chegou a hora

30/06/2009

312_jose-060001

Equipe arroja em uma das etapas mais difíceis do rali, a etapa Maratona. Roberto Reijers e Rogério Almeida fazem o 7º melhor tempo da 6ª etapa, mantém a 5ª posição na Geral e abre vantagem sobre os concorrentes mais próximos.

Terminou a primeira fase da etapa Maratona. A 6ª etapa da competição chegou hoje na cidade de Barra, BA, após percorrer uma distância de 557 quilômetros, com 361 quilômetros de especial. Enquanto alguns competidores “tiraram o pé” para poupar o equipamento e evitar risco de quebras – afinal, hoje os carros das equipes não podem receber apoio mecânico –, o piloto Roberto Reijers e o navegador Rogério Almeida fizeram um pouco diferente.

”Neste cinco dias de prova, procuramos poupar o equipamento e ajustá-lo para essa fase. Desta forma, prestamos atenção em todos as respostas que a picape nos mandava a cada manobra, nos dando total segurança para acelerar nesta etapa, comentou Reijers, falando que ainda poderia ter exigido mais do veículo, mas optou por não abusar da máquina, visto que amanhã continua a etapa Maratona, que terminará somente no final do dia em Petrolina, PE.

312_Cafe-060404

Com essa estratégia, a dupla fez a marca de 4 horas 44 minutos e 24 segundos, registrando o 7º melhor tempo da especial. Na classificação Geral, Reijers e Almeida permanecem na 5ª posição e em 3º lugar na Protótipo, ampliando a vantagem para João Franciosi e Rafael Capoani em mais de dez minutos.

”Com certeza estamos muito felizes, mas a jornada ainda não terminou. Mas a satisfação de colher os frutos de um longo trabalho de dedicação e desenvolvimento do carro é grande. Enfrentamos vários problemas mecânicos ao longo de um ano e meio, e agora, estamos entre as cinco melhores equipes do Rally dos Sertões; melhor prêmio não poderia existir”, refletiu o piloto.

312_Fabio-050001

O time está bem focado e adotaram um ritmo de prova mais cauteloso, equilibrado, onde buscam o resultado dia após dia. ”O roteiro desta 6ª etapa foi para judiar um pouco da máquina e dos tripulantes. A navegação estava divertida, tive que trabalhar bastante sem um minuto de folga. Houve trechos com erosões, inúmeras pedras e cascalho. É bom perceber que estamos afinados e tudo funciona conforme o planejado”, comentou Almeida.

Fonte: Liberdade de Ideias

Positivo

30/06/2009

20090630_Autoliner1

Muita competitividade na categoria Caminhões na 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Na sexta-etapa que aconteceu nesta segunda-feira com percurso de 364 quilômetros de trechos cronometrados e 558 quilômetros no total percorridos com os deslocamentos. Para as duas equipes da Autoliner, Amable Barrasa/Raphael Bettoni/Guilherme Sginoretti – Ford F4000 4×4 (402) e Ulysses Marinzeck/José de Carvalho/Evandro Bautz – Ford Cargo 1722e (404) o certame de hoje foi de tentar recuperar o tempo perdido.

20090630_Autoliner3

Para Amable Barrasa a saga continua em busca de administrar a segunda colocação. “O caminhão está com problemas de rendimento no motor desde a largada em Goiânia. Vamos com cautela para não danificar o equipamento e conseguirmos chegar todos os dias para não sermos penalizados. Como essa etapa é maratona, será um pouco mais complicado sem a ajuda da equipe para revisão que fazemos todos os dias. Por isso a estratégia é administrar”, comentou o piloto.

20090630_Autoliner4

Os caminhões Ford dos pilotos Amable Barrasa e Ulysses Marinzeck, completaram a sexta etapa na 2ª colocação com 3h54mim39seg e 4ª posição com 04h48min41seg, respectivamente. O primeiro colocado foi Edu Piano (Ford F-4000) com 3h47mim38s e a terceira colocação ficou com Guido Salvini/Weidner Moreira, que fizeram os 361 quilômetros cronometrados em 4h11mim17s.

Fonte: Sig Comunicação

Talento

30/06/2009

20090630_BRLubrax

Em uma das piores etapas desta 17ª edição do Rally dos Sertões, entre Luis Eduardo Magalhães e Barra, na Bahia, o piloto de moto da Equipe Petrobras Lubrax Rodolpho Mattheis superou os desafios e se manteve na liderança da categoria Production.

“Dos cinco anos que participo do Sertões, esta foi a pior etapa que fiz até hoje. Muita pilotagem e navegação complicada, com 30 quilômetros de labirintos cheios de referências. Não foi nada fácil, mas estou andando com calma e segurança. E agora, vendo este resultado, estou muito feliz!”, contou Rodolpho.

Talento – O piloto, natural de Petrópolis (RJ), já conquistou a vitória na categoria Maratona até 450cc no Rally Dakar 2009 e no ano passado, a Brasil Aberta no Sertões. A categoria que disputa neste Sertões o impede de fazer algumas alterações em sua KTM 450EXC, mantendo assim a motocicleta original. Mesmo com esta regra, Rodolpho mantém-se ao lado dos ‘ponteiros’ da prova, que fazem parte de outras categorias de preparação livre. Até o momento, o piloto está com a 5ª colocação na classificação geral acumulada.

Entre os Carros, a dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad ficou presa na poeira da dupla adversária Riamburgo Ximenes/Stanger Eller, que os seguraram no quilômetro 190 do trecho cronometrado. “Quando outro competidor é alcançado, por medidas de segurança é obrigatório dar a passagem, o que não foi feito”, explicou o piloto Jean, que está com a terceira posição na classificação geral, atrás apenas dos veículos oficiais de fábrica. A dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz está na liderança.

Na categoria Caminhões, uma planilha mal sinalizada tirou o caminhão Mercedes-Benz Atego da disputa pelos primeiros lugares. “Hoje a etapa realmente não era boa para os caminhões grandes. Em seu início, batíamos muito o vidro nas árvores baixas, além da especial ser estreita demais. Depois, percorremos retas de alta velocidade e uma lombada fez com que nosso veículo voasse a ponto de quebrar o semi-eixo dianteiro na queda”, explicou o piloto André Azevedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax

Recebeu ajuda

30/06/2009

323_Cafe-060281

O destino seria Barra (BA), mas Willem e Doris tiveram que voltar para Luís Eduardo Magalhães para receber ajuda.

Logo no início da sexta etapa a equipe Codipar Racing, precisou parar por rompimento na mangueira do cubo da roda do Troller. De prontidão a equipe de apoio prestou socorro e levou Willem e Doris van Hees de volta a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para arrumarem o carro. Como o dia é de maratona, onde as equipes não podem receber qualquer tipo de ajuda no parque de apoio montado em Barra (BA), a dupla será penalizada.

323_Fabio-06001 (7)

Mesmo com os problemas enfrentados a Codipar Racing não vai desistir. “Não está fácil, nos primeiros dias sofremos com quebras. As areias são pesadas e forçam bastante as rodas e suspensão. Houve fadiga de material, mas vamos em frente, sabemos da penalização grande que teremos, mas é o jeito para continuarmos até Natal”, afirmou Willem.

De volta a Luís Eduardo Magalhães a equipe é rápida. “Nossa equipe foi muito eficiente e estamos indo para estrada, por asfalto, cerca de 500 quilômetros até a cidade de Barra, pernoitar para a largada da sétima etapa nesta terça-feira”, disse o piloto do carro 323.

323_jose-060001

A navegadora Doris van Hees conta como foi os cinco primeiros dias. “Muita responsabilidade nas mãos, nos primeiros dois dias uma sensação de impotência com o carro quebrado e muita vontade de voltar para a prova. Já nos dois dias seguintes, foram de muito trial, trechos com pegadinhas, tinha que haver muita concentração. Uma delícia chegar ao final do dia inteiros e com dever cumprido”.

Fonte: Sig Comunicação

Destaque

30/06/2009

20090630_Nascimento1

Piloto catarinense segue com bons resultados. Fez o terceiro melhor tempo da 6ª etapa nesta segunda-feira.

O Rally dos Sertões 2009 vai se aproximando de sua reta final. Nesta segunda-feira foi disputada a sexta etapa do campeonato, restam quatro até a chegada no dia 03 em Natal (RN). Com mais da metade das provas realizadas, o rali vai definindo os favoritos ao título. Na categoria motos (geral), Zé Hélio segue na liderança da competição, seguido por Denísio do Nascimento (Equipe Mega Motos/Copobras), piloto catarinense que em seu ano de estreia na prova, faz frente aos grandes nomes do off-road mundial. Na categoria Sport até 450 cc Deni se distancia de seus adversários.

20090630_Nascimento3

A sexta especial, que largou de Luís Eduardo Magalhães, até Mansidão, e deslocamento final até Barra (BA), marcou o início da etapa maratona, onde desde a largada desta segunda-feira, até a da próxima terça-feira, as equipes ficam proibidas de receber qualquer tipo de apoio, seja de mecânicos, equipes de apoio, e nem de pilotos de categorias diferentes. Pensando nisso, Deni e sua equipe partiram preparados para o desafio.

20090630_Nascimento4

“Para essa etapa trocamos o motor, pois ontem me atrasei no deslocamento e tive que forçar demais. Andei cerca de quatro horas em velocidade máxima, e acho que meu motor pode ter danificado alguma coisa”, justificou o piloto. “Hoje procuramos andar com mais cautela, pois serão dois dias sem manutenção. É um dia para se respeitar, mas não pode deixar de acelerar. A adrenalina sobe, mas tem que se controlar”, afirmou Deni, que concluiu a sexta etapa com o terceiro melhor tempo dia, com 04h47m02s2.

Fonte: Sig Comunicação

O Leão não está no Sertão

30/06/2009

313_Fabio-06001 (1)

Motor quebrado tira Leão Racing do Rally dos Sertões 2009

A 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões terminou mais cedo para a equipe Leão Racing, da dupla Adriano Leão/Rodrigo Borg Costa. Este ano a equipe Leão Racing disputou o segundo maior rali do mundo com Mitsubishi L200 Evo de número 313, que foi campeão da competição em 2007 com Maurício Neves.

No super prime realizado dia 23/06 em Goiânia (GO), o time sediado em Ribeirão Preto conquistou a 17ª posição de largada, mostrando que seria muito competitivo durante toda a competição. Na primeira etapa Leão, auxiliado por Borg, seu amigo e navegador seguia andando forte e já tinha ultrapassado três adversários. A 100 quilômetros do final da especial, quando se preparava para fazer a quarta ultrapassagem, o carro enfrentou problemas mecânicos, obrigando Leão a diminuir o ritmo. O imprevisto empurrou a dupla paulista para a 40ª posição.

Com o carro reparado, Leão e Borg começaram a segunda etapa andando em um ritmo muito bom e já haviam ultrapassado vários adversários, mas, ao passar por um dos checkpoints, o carro da dupla foi abalroado por um veículo que não participava do rali, enquanto cruzavam uma estrada. No acidente um dos pneus do carro furou, o que acabou atrasando a dupla. O ocorrido não chegou a afetar o rendimento da Leão Racing, que mesmo assim terminou a etapa na nona posição, mas deixou o piloto Adriano Leão preocupado:

313_Fabio-050002

“Nesta etapa fomos muito bem, mas este infeliz acontecimento me deixou abalado. Não conseguiria seguir na competição se alguém tivesse saído machucado deste incidente. Espero que o fato sirva para os organizadores do Sertões reverem a segurança da competição no próximo ano.”

A terceira etapa prometia mais um bom resultado para o time paulista, que largou da histórica Cidade de Goiás entre os dez primeiros e não teria tanta poeira pela frente. O imprevisto veio quando alguns cavalos entraram na frente do Mitsubishi L200 Evo de Leão e Borg, o susto desconcentrou Adriano Leão que bateu contra um murão de cerca o impossibilitando de completar a etapa. O carro teve de ficar durante toda a noite na mão dos mecânicos, para ter condições de seguir na competição.

Com o carro consertado Leão e Borg partiram de Minaçu (GO) para encarar os 764 quilômetros da quarta etapa, sendo desses 373 de especial, rumo à capital do estado de Tocantins, Palmas. Faltando 140 quilômetros para o final da especial uma surpresa, a direção hidráulica do carro de Leão quebrou, dificultando as coisas. Há 40 quilômetros mais um imprevisto, desta vez foi a terceira marcha que deixou de engatar. A dupla ainda andou cerca de 200 quilômetros sem a marcha mais importante do conjunto. Mesmo assim Leão e Borg completaram a especial na décima posição.

Animados com o resultado, Adriano e Rodrigo partiram para a quinta etapa com um único objetivo em mente, recuperar o tempo perdido na terceira fase da competição. Esta foi a especial mais rápida do rally, com média de velocidade superior a 100 km/h. Mais uma vez a terceira marcha parou de engatar, obrigando Leão a diminuir o ritmo. O problema fez com que a dupla paulista perdesse três posições, terminando a especial na 13ª posição.

313_Fabio-050001

A equipe Leão Racing largou de uma posição muito boa na primeira Etapa Maratona e sexta do Rally Internacional dos Sertões 2009, mas com 60 quilômetros de especial o motor do Mitsubishi L200 Evo começou a acusar problemas. Há dez quilômetros do final o motor parou de vez, o que significou fim da linha para Adriano Leão e Rodrigo Borg Costa. O piloto lamentou o ocorrido, mas afirmou que aprendeu muito em sua primeira disputa na categoria Protótipos e segunda ao lado do amigo:

“Infelizmente não deu para cumprir com nosso principal objetivo, que era chegar em Natal, mas deu para aprender muito sobre o carro. Agora é trabalhar duro e me preparar para o Rally dos Sertões do ano que vem. Nesse rali consegui aprender muito sobre o carro, que é bem diferente do que usamos no ano passado. Foi muito bom participar do Sertões mais uma vez ao lado do Borg, que é um grande amigo e um excelente navegador.”

Fonte: Beepress

Juca se mantém

30/06/2009

20090630_Juca1

Juca Bala mantém terceira posição e é líder na uper Production do Rally dos Sertões. Na etapa de ontem (29), o bi campeão chegou ficou na quinta colocação.

Após a sexta etapa do Rally dos Sertões, realizada nesta segunda-feira, 29, entre as cidades de Luis Eduardo Magalhães (BA) e Barra (PE), Juca Bala mantém seu terceiro lugar na classificação geral e a liderança na categoria Super Production. Foram ao todo 558 quilômetros percorridos, sendo que 364 deles de especial.

Em sua KTM 450cc, que se comportou muito bem, Juca Bala recorda que fez o trecho, de muita navegação e pedras, muito bem. “Passei o trecho de labirinto tranquilamente. Como o braço está incomodando muito, estou andando mais sentado do que de pé”, completa o piloto. Por se tratar de uma etapa de maratona Juca também procurou vir mais devagar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Juca Bala

Polonês

30/06/2009

002_rs09_theoribeiro_050064

Polonês põe fim à hegemonia de Zé Hélio nas motos. Nos quadriciclos, Carlo Collet também terminou com a seqüência de vitórias de Cristiano Souza Batista.

Polonês voador – A vitória do polonês Kuba nesta sexta etapa quebrou a seqüência de cinco vitórias consecutivas de Zé Hélio, mas não chega a surpreender. Experiente, o piloto brasileiro conservou sua Honda para evitar futuros problemas devido a etapa maratona.

Denisio do Nascimento, o Deni, levou a Honda CRF 450X à terceira posição do dia, seguido por Sérgio Henrique “Ike” Klaumann (Yamaha WR450) e Juca Bala (KTM 450 EXC).

20090630_Reunion7

“Foi muito difícil essa especial”, disse Juca Bala. “Exigiu muita navegação e muita atenção com os pedregulhos. Procurei poupar equipamento e vir mais devagar. Minha KTM chegou perfeita. Amanhã (terça-feira) não teremos problemas”, garantiu o terceiro colocado no tempo geral.

Porém, outro competidor chamou a atenção nos últimos dias. Depois de sofrer um acidente na última sexta-feira (26), e se machucar seriamente – com suspeita até de quebra no tornozelo –, Tiago Fantozzi continua levando sua KTM 530 EXC rumo ao final da competição. “Se conseguir completar o rally será uma grande vitória. No geral, o que vier é lucro”, contou o piloto.

20090630_Reunion6

Collet na frente – O piloto da Bombardier Can-am Renegade, Carlo Collet, venceu a especial nesta segunda-feira e, pela primeira vez, viu o atual líder no geral, Cristiano Souza Batista (Suzuki 450), atrás nos tempos. “O meu primeiro dia sem problemas de nenhuma espécie. A diferença (entre Cristiano e eu) pode diminuir a qualquer momento. Amanhã (terça-feira), se Deus quiser, terei um dia como esse”, comemorou o atual vice-líder no geral.

Nos quadris, Márcio de Oliveira (KTM 525 XC), em terceiro; Bruno Leão (Can-am Renegade), em quarto; e José Demontier (Suzuki LTR 450), na quinta posição, fecharam os melhores do dia.

Fonte: ReUnion

A briga está boa

30/06/2009

20090630_Reunion1

Sainz retoma a liderança na briga interna da Volkswagen. Nos caminhões, trio liderado por Edu Piano vence mais uma e fica cada vez mais próximo do título.

Com uma especial de maratona e repleta de desafios, a etapa exigiu muita navegação durante os 361 quilômetros de percurso; os competidores atravessaram um traçado sinuoso e travado: trechos com erosões, areia e pedras, com predominância de cascalho. Mas o parque fechado, ao término da especial foi um dos principais problemas que os pilotos e navegadores enfrentaram: os veículos não podem receber nenhum tipo de manutenção e só serão liberados alguns minutos antes da largada.

Isso leva alguns times a buscar um meio termo entre velocidade e administrar o ritmo de corrida poupando o equipamento, evitando problemas na próxima especial.

Hoje (30) o Rally dos Sertões chega ao Estado de Pernambuco, em Petrolina, em uma etapa de 240 quilômetros, enfrentando muita areia, calor excessivo e trechos sinuosos e estreitos. É considerada a especial mais dura de toda a competição.

20090630_Reunion2

Nova troca de liderança – A briga interna dos Touareg da Volkswagen pelos sertões brasileiros está à toda. No domingo (28), a dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk havia ultrapassado Carlos Sainz/Lucas Cruz Senra após alguns problemas com o carro espanhol. Nesta segunda, o resultado inverteu-se novamente: o piloto do Catar enfrentou dificuldades e agora está cerca de cinco minutos atrás de Sainz.

“Foi um bom dia, mas podia ter sido melhor. Perdemos 15 minutos, pois tivemos um problema com a carenagem em cima da roda traseira esquerda. Amanhã será diferente. Esperamos uma especial sem problemas”, lamentou Al-Attiyah.

Carlos Sainz focou as dificuldades da etapa de ontem. “Foi um dia muito bom, sem problemas. Embora essa tenha sido uma especial complicada, pois enfrentamos trechos estreitos e de difícil navegação”, explicou.

O terceiro melhor tempo desta segunda foi do Mitsubishi L200 Evolution de Riamburgo Ximenez/Stanger Eller. “Nós cuidamos muito bem do nosso carro e chegamos à especial de hoje com ele inteiro e preparado para buscar a vitória do dia na categoria. O que não imaginávamos era andar mais rápido que o Maurício (Neves) e seu Touareg. Sem dúvidas é uma felicidade enorme ver este resultado em uma etapa tão importante, principalmente porque estamos com nosso carro inteiro para encarar o segundo dia da maratona”, comentou Ximenes.

A dupla brasileira Maurício Neves/Eduardo Bampi finalizou na quarta posição após cair em uma erosão e, fechando os cinco melhores tempos do dia, o time formado por Marcos Cassol e Rodrigo Mello, com o Mitsubishi L200 RS.

20090630_Reunion3

Sem poupar – Entre os caminhões, o trio Edu Piano/Davi Fonseca/Sólon Mendes (Ford F4000) ‘esqueceu’ a etapa maratona e acelerou forte para a sexta vitória consecutiva. Para se ter um comparativo, a média de velocidade da dupla Sainz/Cruz Senra – vencedores da etapa na categoria carros – foi de 88 km/h, enquanto Edu Piano teve a impressionante média de 95 km/h nos mesmos 361 quilômetros de especial.

Amable Barrasa/Guilherme Petrine/Raphael Bettoni, de Ford F4000; Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert, com o Mercedes-Benz Atego 1725; e Ulysses Marinzeck/Evandro Luiz/Jose de Carvalho, de Ford 1722E Cargo, fecharam as quatro primeiras posições entre os caminhões neste sexto dia.

20090630_Reunion4

Já André Azevedo enfrentou graves problemas durante a especial, o que deve prejudicá-lo também hoje, já que a maratona não permite reparos mecânicos. “Hoje a etapa realmente não era boa para os caminhões grandes. No início, batíamos muito o vidro nas árvores baixas, além do trecho ser estreito demais. Depois, percorremos retas de alta velocidade e uma lombada fez com que nosso veículo voasse a ponto de quebrar o semi-eixo dianteiro na queda”, explicou o piloto, companheiro de Maykel Justo e Ronaldo Pinto no Mercedes-Benz Ateto 1725.

Fonte: ReUnion

Veja as fotos da especial entre Luis Eduardo Magalhães (BA) / Barra (BA)

29/06/2009

312_Cafe-060404

Clique aqui e veja as fotos da especial entre Luis Eduardo Magalhães (BA) / Barra (BA)

Resultados da 6º especial / Acumulado

29/06/2009

Os tempos abaixo são extra-oficiais:

Motos
1) Jakub Przygonski – KTM Rally 690 – 4:39:04
2) Zé Hélio – Honda CRF 450X – 4:41:25
3) Denisio do Nascimento – Honda CRF 450 – 4:47:02
4) Henrique Klaumann – Yamara WR 450 – 4:49:54
5) Juca Bala – KTM EXC 450R – 4:52:03

Acumulado nas Motos
1) Zé Hélio – Honda CRF 450X – 25:24:03
2) Denisio do Nascimento – Honda CRF 450 – 26:11:56
3) Juca Bala – KTM 450 ECX – 26:38:37
4) Augusto Klaumann – Yamaha WR450F – 27:28:53
5) Rodolfo Mattheis – KTM 450 EXC – 27:45:59

Resultado completo das motos e quadri, clique aqui.

Carros

1) Carlos Sainz e Lucas Cruz – Touareg – 4:04:10
2) Nasser e Timo – Touareg – 4:21:09
3) Riamburgo e Stanger – Mit Evo – 4:30:56
4) Maurício Neves e Eduardo Bampi – Touareg – 4:31:37
5) Antonio Cassol e Marcos Mello – L200 RS – 4:36:44

Acumulado Carros
1) Carlos Sainz e Lucas Cruz – Touareg – 21:38:37
2) Nasser e Timo – Touareg – 21:43:46
3) Jean Azevedo e Youssef Haddad – Mit Evo – 24:01:06
4) Riamburgo e Stanger – Mit Evo – 24:09:12
5) Roberto Reijers e Rogério Almeida – 25:09:34

Resultado completo dos carros, clique aqui.

Caminhões
1) Edu Piano / Solon Mendes / Davi Oliveira – F4000 – 3:47:38
2) Amable Barrasa / Raphael / Bettoni – F4000 – 3:54:39
3) Guido Salvini / Weidner / Fernando – Atego – 4:11:17
4) Marinzeck / Evandro / José – Cargo – 4:48:41
5) André Azevedo / Maykel / Ronaldo – Atego – 8:00:00

Acumulado Caminhões
1) Edu Piano / Solon Mendes / Davi Oliveira – F4000 – 17:49:15
2) Amable Barrasa / Raphael / Bettoni – F4000 – 18:29:13
3) Guido Salvini / Weidner / Fernando – Atego – 21:02:31
4) Marinzeck / Evandro / José Carvalho – Cargo – 22:03:43
5) André Azevedo / Maykel / Ronaldo – Atego – 23:32:45

Resultado completo dos caminhões, clique aqui.

Fonte: Chronosat

Vídeo da etapa até Luis Eduardo Magalhães

29/06/2009

20090629_Tela03

Veja o vídeo da 5º etapa entre Palmas (TO) e Luis Eduardo Magalhães (BA), clique aqui.

Fotos da especial entre Palmas (TO) / Luis Eduardo Magalhães (BA)

29/06/2009

405_Fabio-050001

Clique aqui para ver as imagens.

Vídeo Ford

29/06/2009

20090629_Tela02

Clique aqui e veja o vídeo da 5º etapa dos caminhões Ford

Motivados

29/06/2009

20090629_salvini1

Salvini Racing continua motivada e faz o segundo melhor tempo da T4.2.

Até o momento foram cumpridas cinco das dez etapas programadas para o 17º Rally dos Sertões. A Salvini Racing faz uma prova emocionante na busca de voltar a brigar pelo título da competição.

Entre os caminhões, o piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o copiloto Fernando Chwaigert fizeram o segundo melhor tempo da especial na categoria T4.2 e o terceiro na Geral, com o tempo de 3 horas 21 minutos e 06 segundos.

20090629_salvini2

Segundo Salvini, a prova foi de alta velocidade e por várias vezes o trio teve de reduzir o ritmo para não ultrapassar o limite de velocidade imposto pela organização, de 150 km/h. “Por conta do trial, lombadas, erosões, valetas, entre outros obstáculos, era preciso tirar o pé, a fim de evitar estragos no equipamento, mas ainda sim, permanecemos a maior parte da prova bem acelerados”, contou o piloto.

Após completarem a corrida, a população do município aguardava ansiosa pela chegada dos competidores, que realizaram um super prime. Com a energia que o público transmitia, as equipes se empolgaram e realizaram manobras excepcionais.

Moreira contou que a navegação estava bastante precisa. ”Como a velocidade foi bem alta, não houve descanso, e as referências se aproximavam muito rápido. Fizemos uma corrida impecável e o caminhão está inteiro para a etapa Maratona, que começa amanhã”, contou o navegador.

Liberdade de Ideia

Pisando fundo

29/06/2009

20090629_Reijers3

Em plena etapa Maratona, o piloto Roberto Reijers e o navegador Rogério Almeida pisarão fundo no acelerador e abusarão mais da resistência e potência da Ford Ranger.

20090629_Reijers2

De acordo com o piloto Roberto Reijers, a corrida foi rápida e os obstáculos de piso não foram tão assustadores se comparados com as provas anteriores. ”A partir de amanhã começaremos a apertar o ritmo. Estaremos na fase Maratona e nosso equipamento está excelente, muito confiável. Vamos pisar fundo para conquistar mais posições”, afirmou o piloto, que ao lado do navegador Rogério Almeida conquistou o 12º lugar do dia, com 03 horas 03 minutos e 38 segundos.

Fonte: Liberdade de Ideia

5º vitória

29/06/2009

20090629_ford2

Com 3h15m27s o trio bicampeão do Rally dos Sertões chegou na frente em mais uma etapa da competição, que neste domingo chegou à cidade de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Em ritmo mais acelerado que os dias anteriores a Equipe Ford Racing Trucks foi a primeira a completar o trecho cronometrado de 301 quilômetros. Não foi o dia mais longo, mas foi a especial mais longa destes cinco dias de prova.

20090629_ford1

Na especial mais rápida da 17ª edição da competição Edu Piano, não pode acelerar mais que 150km/h, que é a velocidade máxima permitida para os Caminhões, mas saiu satisfeito por ter completado mais uma dura etapa da prova.

“Foi uma especial rápida mais dura. Não foi a mais difícil, mas a mais longa que fizemos até agora e conseguimos abrir uma vantagem maior, para encarar a etapa Maratona a partir de amanhã (segunda-feira) o que já é importante”, diz o piloto referindo-se a sexta etapa que não permite apoio mecânico.

Durante a Etapa Maratona os carros chegam no parque de apoio e largam do mesmo jeito no dia seguinte e só poderão ter reparados ao final da sétima especial, ou seja, dois dias decisivos para muitas equipes.

Mendes comenta sobre a prova, que largou em Palmas (TO) e teve um total de 539 quilômetros. “Foi uma especial boa, mas com algumas falhas na planilha. E foi uma prova onde piloto fez a diferença, digo pilotos experientes como Edu que levam o rali no braço mesmo. Ele me passa muita tranquilidade e segurança e por isto nosso time tem dado certo, graças a excelente sintonia entre Edu, Davi e eu”, ressalta o navegador cearense.

Piano ainda elogia a robustez da F4000 Território 4×4, que é essencial para o bom desempenho da equipe. “Quem chegar em Petrolina na terça já dá para traçar as estratégias finais para o rali, por isto a preocupação que tivemos em preparar o caminhão para suportar as primeiras etapas e chegar inteiro a Maratona. Ele tem atendido às expectativas da equipe, tem chegado inteiro todos os dias”, explica o piloto, que também é preparador de carros de competição.

A equipe oficial da Ford Caminhões mantém a liderança há cinco etapas consecutivas. No acumulado dos dias está com cerca de 35 minutos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Fonte: O Positivo