Posts Tagged ‘Reinaldo Varela’

Mais uma vitória

07/07/2009

20090707_Varela2

Varela e Macedo vencem último dia na Super Production. Dupla chegou em primeiro em seis das dez Especiais da competição e são os maiores vencedores da Super Production

No encerramento da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a dupla ReinaldoVarela/Marcos Macedo (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) venceu mais uma Especial na categoria Super Production, a terceira seguida. Eles completaram os 85 km do último dia (03/7) em 1h10min59s30. Com a vitória nesta sexta-feira, eles somam seis conquistas em dez etapas disputadas. “Encerrar o Sertões com uma vitória é ótimo. O carro esteve sempre muito bom. Esse bom desempenho mostrou nosso potencial e constância. Aceleramos bem para sempre largar entre os primeiros”, afirma Varela, único brasileiro campeão mundial de rali cross country.

20090707_Varela1

O último dia de competições foi um dos mais curtos do rali. O percurso entre as cidades potiguares de Caicó e Natal foi de 340 km, com apenas 85 km cronometrados. A menor Especial do Sertões foi de baixa velocidade e passou por estradinhas de areia, muitos mata-burros e trechos bastante sinuosos com pedras grandes. Depois, os competidores entraram numa região montanhosa com travessias de barragens, antes de finalizar com partes pesadas e estreitas de Trial. “Foi difícil e travada, com muitas poças d’água e depressões. Foi um final divertido e difícil, para fechar bem o Sertões. Nossa vitória foi chegar em Natal”, analisa o navegador Marcão Macedo.

Varela e Macedo só não tiveram melhor sorte no Rally dos Sertões por conta de um problema mecânico na Mitsubishi L200RS na sexta etapa, que os tirou de duas Especiais e conseqüentemente da briga pela vitória na categoria. “Infelizmente o problema da quebra de motor foi na Especial mais crítica, que era do tipo Maratona. Ficamos impossibilitados de consertar o carro e perdemos dois dias de rali”, lembra Varela. Sem enfrentar grandes problemas durante os 10 dias, a dupla Luiz Facco/Silvio Deusdará ficou com o título da Super Production. Os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz ficaram com a vitória no geral.

Nos dez dias de prova os aventureiros cruzaram o cerrado e o sertão brasileiro, percorrendo sete Estados (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) e 5.056 km de desafiadoras trilhas no segundo maior rali da América Latina, perdendo só para o Rally Dakar, que agora é disputado na Argentina e Chile. “Tentamos fazer uma prova regular e conseguimos andar sempre entre os ponteiros até na Geral. Comprovamos que tínhamos potencial para mais uma vitória no Sertões”, conclui Varela, cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões e atual campeão da categoria Super Production.

Fonte: MasterMídia

O melhor brasileiro

02/07/2009

20090702_Verela4

Varela e Macedo vencem pela quinta vez na Super Production. Mitsubishi L200 RS é o melhor carro brasileiro no nono dia. Dupla Reinaldo e Marcão ficou atrás apenas dos temíveis protótipos Touareg que venceram todas as etapas do rali.

O melhor entre os mortais. É mais ou menos assim que pode ser descrito o excepcional desempenho da dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) no nono dia de provas da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Com o tempo de 2h05min08s10 eles alcançaram a quinta vitória na categoria Super Production e entre os 32 carros ficaram com o quarto lugar na Geral na quinta-feira (02/07), penúltimo dia da competição, atrás apenas dos temíveis três protótipos alemães Volkswagen Touareg, que dominam o rali desde a edição do ano passado.

“Hoje estávamos com bastante vontade de acelerar. Esse ótimo resultado é muito importante para a moral de todos. Agora nós estamos ainda mais animados e motivados para o último dia do rali. Chegar em Natal será a nossa vitória”, aponta o piloto Reinaldo Varela, único brasileiro campeão mundial de rally cross contry, e cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões.

Em nove dias de provas, os competidores já passaram por setes Estados brasileiros (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) num total de 4.716 km. O encerramento da prova será nesta sexta-feira (03/7), em Natal (RN). “Estamos dando o máximo e vamos continuar assim até o final. Amanhã vamos andar forte novamente e apesar de todos os desafios impostos por este rali e pela forte concorrência, iremos tentar nossa sexta vitória”, planeja Varela.

20090702_Verela5

Com a quinta vitória na categoria Super Production, Reinaldo Varela e Marcos Macedo venceram mais de 50% das Especiais disputadas nestes nove dias. “Isso mostra que tivemos uma performance muito boa e estivemos sempre competitivos em todo o rali”, conta o navegador Marcão. As outras quatro vitórias foram divididas entre as duplas José Sawaya/André Sawaya (duas vitória), Marcos Cassol/Rodrigo Mello (uma) e Luiz Facco/Silvio Deusdará (uma vitória), que pela regularidade lidera o Rally dos Sertões.

Foi a primeira vez que um veículo da categoria Super Production se colocou como o melhor carro nacional no rali. “Nossa Mitsubishi L200 RS é muito valente, um carro bem desenvolvido. Ficamos muito contentes em termos alcançado este resultado, o que mostra a qualidade desta picape com preparação restrita, e a competência de nossos mecânicos e do chefe de equipe Erley Ayala”, enaltece o piloto da equipe Rally Brasil. Vale lembrar que entre os carros, o rali é dividido entre veículos descaracterizados feitos exclusivamente para competição (Protótipos) e veículos regularmente comercializados no Brasil (Production e Super Production).

20090702_Verela6

O penúltimo dia de provas teve 429 km de percurso entre Juazeiro do Norte (CE) e Caicó (RN), passando pelo Estado da Paraíba. A Especial foi bastante técnica e curta, com apenas 141 km. O trecho teve estradas estreitas e sinuosas, com piso predominante de cascalho, mas com partes onde o solo é de piçarra, areia e muitas pedras. O final foi do tipo Trial, com muitas erosões.

A etapa final do Rally dos Sertões nesta sexta-feira (03/7) será uma das menores, com um percurso de 340 km entre Caicó e Natal (RN). A Especial de 85 km – a menor do rali – de baixa velocidade, começa com estradinhas de areia, muitos mata-burros e trechos bastante sinuosos com pedras grandes. Depois, os competidores entram numa região montanhosa com travessias de barragens, antes de finalizar com partes pesadas e estreitas de Trial. “Vamos tentar concluir o rali da melhor maneira possível e comemorar. Todos os membros da equipe merecem, pois trabalharam arduamente para deixar nosso carro em condições de obter esses bons resultados”, conclui Marcão Macedo.

Ao fim da competição, os aventureiros terão cruzado 5.056 km pelo sertão e cerrado brasileiro no segundo maior rali da América Latina.

Fonte: MasterMidia

Mais uma

02/07/2009

20090702_Verela1

Varela e Macedo vencem pela quarta vez na Super Production

Dupla campeã teve seu melhor desempenho no rali e terminou o oitavo dia com o quinto lugar geral entre os carros

Reinaldo Varela e Marcos Macedo voltaram com tudo à 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões. No oitavo dia de competição, disputado nesta quarta-feira (01/07), a dupla venceu a categoria Super Production e foi quinta colocada geral entre os carros. “Isso mostra a nossa regularidade durante a competição. Fizemos um bom trabalho de preparação e o carro está bastante rápido”, afirma Varela. Com o resultado, os líderes do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country acumulam vitórias em metade das oito Especiais disputadas.

Os 438 km percorridos no oitavo dia levaram os competidores à cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Já são cinco Estados (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco e Ceará) e 4.256 km percorridos. A Especial de quarta-feira foi a mais curta até agora. Foram 197 km de baixa velocidade, com estradas estreitas e sinuosas, marcadas por areia, atoleiros, cascalho, piçarras e travessia de barragens. “Foi uma especial bem rápida, mas traiçoeira, com algumas lombas e erosões que nos pegaram de surpresa. Mas foi gostoso de acelerar”, conta o navegador Marcos Macedo.

20090702_Verela2

Com a proximidade de seu final, o Rally dos Sertões diminuiu o ritmo aos poucos. O nono dia (02/7) terá percurso total de 439 km entre Juazeiro do Norte e Caicó (RN), cruzando o Estado da Paraíba. O trecho cronometrado de 184 km é bastante técnico, com estradas estreitas e piso predominante de cascalho, com partes onde piso é de piçarra, areia e muitas pedras. O final da Especial será do tipo Trial, com muitas erosões. “Nosso compromisso é acelerar e conseguir um bom desempenho para nos posicionarmos bem para o último dia de provas”, conta Varela, único brasileiro campeão mundial de Rali Cross Country, em 2001.

Fonte: MasterMidia

Ficou para trás

01/07/2009

20090701_Varela2

Reinaldo Varela e Marcos Macedo aceleram na reta final dos Sertões.

A 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões já está em sua reta de chegada. Após sete dias de competições, os aventureiros que largaram no dia 24/06 em Goiânia (GO) já cruzaram 3.844 km pelo sertão e cerrado brasileiro. Após passar por Goiás, Tocantins, Bahia e Pernambuco, o segundo maior rali da América Latina chega ao Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte. “Por cada cidade que passamos somos muito bem recebidos pela população. Não dá pra descrever o prazer que é participar do Sertões”, afirma o paulista Reinaldo Varela, cinco vezes campeão da competição e único brasileiro campeão mundial de Rally Cross Country, em 2001.

20090701_Varela1

A dupla não largou para o sétimo dia de competição, pois teve o virabrequim do motor quebrado no dia anterior. Como era uma Especial maratona, eles não puderam contar com a equipe de apoio para efetuar reparos e perderam dois dias de provas. “No Rally dos Sertões é sempre uma vitória terminar a prova. Mesmo passando por problemas, vamos nesta jornada até o final”, ressalta Varela.

Fonte: MasterMidia

3º vitória

29/06/2009

20090629_Varella1

Dupla conquistou a terceira vitória em cinco especiais disputadas até agora.

“Foi um dia muito bom, mantivemos um ritmo forte e nos aproximamos dos líderes”, afirma Varela,eles estão na terceira posição na categoria, apenas 29 minutos atrás de Mauro Schenkenberg Guedes/Corban Costa, que ocupam o segundo lugar.

20090629_Varella2

“Com esse resultado, nos aproximamos um pouco mais de nosso objetivo que é a vitória em nossa categoria. Está difícil, mas ainda há muito rali pela frente”, explica o navegador Marcão Macedo. Os líderes são Luiz Facco/Silvio Deusdará, uma das únicas duplas que ainda não enfrentou problemas mecânicos no Sertões.

Fonte:MasterMidia

Acabou a etapa do brasileiro

27/06/2009

20090627_varela01

Reinaldo Varela e Marcos Macedo vão acelerar tudo atrás de outro título.

O terceiro dia do Rally dos Sertões, entre Cidade de Goiás e Minaçu (GO) teve 645 km sendo 317 km cronometrados. A Especial foi travada, de média para baixa velocidade e a navegação teve muita importância, pois muitas trilhas tinham pouca visibilidade ou escondidas. A região era de piso precário, com estradas sinuosas e estreitas, erosões, valetas, curvas de nível, com muito cascalho, travessia de rios e pontes estreitas. “Infelizmente sofremos com problemas no câmbio e caixa de transferência. Abandonamos a Especial, mas não o rali”, disse Varela, único piloto brasileiro campeão mundial de rally cross country.

20090627_varela04

“Pelo menos deu tempo de ajudarmos uma dupla que havia capotado – Regis Braga Maia/Ana Carolina Braga -, e sofreram danos materiais. Isto faz parte do rali, tanto acidentes como a solidariedade entre os concorrentes”, explicou o navegador.

20090627_varela02

Cada um dos três primeiros dias do Rally dos Sertões valeu com uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem a liderança de Varela/Macedo na categoria Super Production com 44 pontos.

Fonte: MasterMidia

Missão cumprida

26/06/2009

20090626_varela01

Varela e Macedo vencem na Super Production e ampliam liderança no campeonato brasileiro. Dupla campeã da Super Production terminou em quinto na classificação Geral do Sertões.

Foi quebradeira e será disto para pior. O bom é que vencemos em nossa categoria e ampliamos a liderança no campeonato brasileiro”, comentou Reinaldo Varela, cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões e único brasileiro campeão mundial de Rally Cross Country, que ao lado do navegador Marcos Macedo venceu a etapa de quinta-feira (25/6) na categoria Super Production e ficou em quinto na classificação Geral.

20090626_varela02

O percurso começou travado, com muitas lombadas descendo a Serra do Caipó. “Foi muita lomba, muito trial muita quebradeira por causa dos saltos e erosões. Saímos chacoalhados”, tentou explicar Marcão Macedo. Depois, em estradas mais rápidas, os ralizeiros subiram a Serra Dourada, e desceram com curvas de nível e bastante cascalhos. “A Especial foi muito travada, não terminava nunca, muito cansativa, duríssima”, completou o navegador.

“Foi uma especial bem difícil, serra e pirambeira. Muito salto, salto ruim, com batida seca, não dava para arriscar. Canguru ‘punha’ a língua de fora”, emendou o piloto. A dupla teve problema com a tração de sua Mitsubisho RS e subiu a serra e completou os últimos 200 km só com tração 4×2. Ao final da quinta-feira foram completados 796 km de rali desde a largada, em Goiânia (GO).

20090626_varela03

“O nosso primeiro objetivo é o campeonato brasileiro. Por isso, amanhã (sexta-feira) vamos andar com juízo”, planeja Varela. “O importante foi pontuar bem no Brasileiro e abrir vantagem. Amanhã é mais uma etapa, precisaremos manter a constância, pontuar sempre”, avisa Macedo.

Fonte: MasterMidia

O foco agora é o Brasileiro

25/06/2009
Varela e Macedo - Foco no Brasileiro

Varela e Macedo - Foco no Brasileiro

A dupla Verela e Macedo termina a primeira etapa do Rally dos Sertões na nona posição na geral e segundo na categoria Super Production.

Etapa1_02

“Por enquanto estamos só aquecendo. O rali vai esquentar mesmo depois do terceiro dia”, comentou o piloto Reinaldo Varela.

“A navegação não estava difícil, só o trecho do canavial exigiu muita atenção”, relatou o navegador Marco Macedo.

Os participantes tiveram um primeiro trecho bem técnico e mais travado, e uma segunda parte mais rápida. “Hoje foi um dia totalmente de saltos, lombas e curvas de nível”, disse Marcão. “Na primeira parte andamos mais rápido. Quando vimos que estávamos bem, tiramos um pouco o pé, para mantermos uma boa margem de segurança”, completou o experiente Varela, com 26 anos como piloto de rali.

Um grande público estava esperando os competidores em Santa Helena, no sudoeste de Goiás, que lotou as arquibancadas na arena onde foi realizado um Super Prime logo na entrada da cidade. Além de aplaudirem todos os concorrentes das categorias motos, quadriciclos, carros e caminhões, foram ao delírio quando o piloto do Catar Nasser Al-Attiya e o navegador alemão Timo Gottschalk capotaram com o incrível protótipo VW Touareg, sem danos físicos com a dupla. O irônico é que a dupla estrangeira tinha acabado de vencer o primeiro dia de rali.

“Estamos alcançando nosso objetivo inicial, mantendo a liderança do Brasileiro. Por isso, neste segundo dia seremos conservadores novamente. A partir do quarto dia é que vamos mudar nossa estratégia e pensar na briga pelo Sertões”, declarou Erley Ayala, chefe da equipe.

Fonte: MasterMidia

Bob Pai, Bob Filho

25/06/2009

Filho de Reinaldo Varela, Rodrigo Varela, estreia para valer no Rally dos Sertões na categoria Quadriciclo.

Rodrigo Varela - Estreia nos Quadri

Rodrigo Varela - Estreia nos Quadri

“A etapa foi boa apesar das dificuldades. A gasolina acabou quando faltava um quilômetro para o abastecimento e tiver que ir andando. No final, a minha água terminou e fiquei sem hidratação. Este ano é só o começo, para aprender e ganhar experiência”, disse o jovem piloto.

“Não peguei dicas com o meu pai, pois é muito diferente. Todos os anos o roteiro do Rally dos Sertões é alterado e as diferenças entre o carro e o quadri são enormes. A única coisa que ele me falou foi pra ir com cuidado, sem correr muitos riscos”, completou Varela.

Rodrigo Varela terminou a etapa na terceira posição (resultado extra-oficial, atualizado às 21h15) entre os quadriciclos. Cristiano Souza Batista foi o melhor da categoria nesta quarta. Reinaldo Varela foi o nono mais bem colocado entre os carros.

Fonte: ReUnion

Em busca do 6º título

23/06/2009

Reinaldo Varela pode se tornar um dos maiores vencedores em carros no maior rali do Brasil.

Reinaldo Varela e Marco Macedo

Reinaldo Varela e Marco Macedo

“Terminar este rali já é uma vitória, por todas as dificuldades que os competidores passam. Só que nos preparamos para manter a liderança no campeonato brasileiro e depois vamos tentar vencer mais uma vez em nossa categoria”, afirma o piloto Reinaldo Varela, que soma duas vitórias em categorias de carros equivalentes a Production (1998/1999) e três em categorias equivalentes a categoria Super Production (2000/2007/2008). Vale destacar que na 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões vão competir 55 motos, 47 carros, sete caminhões e sete qudriciclos.

Reinaldo Varela

Reinaldo Varela

No ano passado, Varela/Macedo além de vencerem em sua categoria, foram os primeiros brasileiros a terminar o Rally dos Sertões, terminando em terceiro na geral, atrás dos temíveis Touareg da equipe oficial da fábrica alemã Volkswagen. “Não tem a menor chance de alguma equipe brasileira brigar pela vitória na geral, com a potência e estrutura que esta equipe de fábrica tem. Por isso, temos muito orgulho de termos terminado como a melhor equipe brasileira”, analisa o navegador Marcos Macedo. “No entanto, nas categorias Production e Super Production a briga será dura. Por isso, pensamos na vitória em nossa categoria e quem sabe voltarmos a representar bem a força brasileira”, completa.

Fonte: MasterMidia

Ação de Marketing

23/06/2009

Hoje (23)  a tarde, a partir das 16h, os pilotos Reinaldo Varela, campeão da categoria Super Production no ano passado, e José Hélio, vencedor das categorias geral e RS 450 em 2008 entre as motos, distribuirão bonés autografados para os fãs do Rally na loja oficial da competição, localizada na entrada da largada promocional.

Fonte: ReUnion

Em busca de mais uma vitória

21/06/2009
Reinaldo Varela e Marcos Macedo

Reinaldo Varela e Marcos Macedo

Com mais de 10 participações no Rally dos Sertões, Reinaldo Varela parte para mais um título e mais uma vez tem ao seu lado o navegador Marcos Macedo.

Varela e Macedo foram os melhore brasileiros na edição de 2008 do Rally dos Sertões, ficando atrás somente da equipe Volkswagem, e os preparativos desse ano foram de puro trabalho: “Fizermos diversas mudanças no motor e na suspensão do carro, baseado no que testamos até agora durante o ano”, afirma o paulista Reinaldo Varela.

A dupla é a atual líder do Campeonato Brasileiro de Cross Country e esse ano as três primeiras etapas do Rally dos Sertões contam para o Brasileiro e focado nisso que Varela faz a sua estratégia, Nós vamos primeiro administrar o Campeonato Brasileiro. Assim que terminarem as três primeiras etapas, vamos traçar a estratégia para vencer o Rally dos Sertões“.

Fonte: MasterMídia