Filé ao molho de redução de vinho tinto e castanhas com batatas rústicas

Uma alternativa ao famoso filé com fritas.

Digo e repito: na arquitetura e na cozinha, às vezes as soluções (as receitas) mais simples são as que tiram mais suspiros das pessoas. Como arquiteta, fui treinada para resolver problemas. E o meu problema nesse dia era fazer uma guarnição que combinasse com essa carne e que ao mesmo tempo fosse rápida, para todo o tempo disponível ser direcionado para o filé, que eu nunca tinha feito.

Na arquitetura, a “guarnição”, ou o que acompanha, decora ou norteia o prato principal, deve ser muito bem escolhida. E eu sempre prefiro coisas simples. Rústicas e sofisticadas ao mesmo tempo; ou que seja limpo mas ousado. E essa receita de batatas é realmente muito simples, mas admito que precisou um pouco de coragem pra fazê-la. Foi inspiração de uma que já tinha visto do Jamie Oliver, mas não igual. É deliciosa e muito prática, do jeito que eu gosto.

Batatas rústicas: fáceis e rápidas.

Tudo ficou pronto em menos de uma hora e a atenção especial para a carne compensou a rapidez da batata. Problema solucionado. Estou ansiosa para o próximo desafio.

Filé ao molho de redução de vinho tinto e castanhas com batatas rústicas

Ingredientes (para duas pessoas):

Para a carne:
400g de filé (2 medalhões ou 4 bifes, como preferir. Eu usei os bifes para ser mais rápido.)
Suco de 1/2 laranja
50ml de vinho tinto seco (ou meio seco)
3 colheres de sopa de castanha picada
Sal e pimentas a gosto

Para a batata:
2 batatas grandes
3 pitadas de alecrim (pode ser o fresco ou seco – eu usei o seco)
6 dentes de alho inteiros
Azeite
Sal e pimentas a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem e corte as batatas em pedaços médios (8 a 10 pedaços). Frite-as rapidamente em azeite e acrescente o alecrim, sal e pimentas a gosto. Não precisa retirar as cascas. Coloque as batatas e os dentes de alhos inteiros em uma assadeira e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, faça a carne: tempere-a com sal e pimenta. No mesmo azeite das batatas, frite a carne dos dois lados (cerca de 4 minutos em cada, virando somente uma vez) acrescentando o vinho tinto, e, logo após reduzir à metade, o suco de laranja. Quando estiver quase no ponto que deseja, acrescente a castanha e acerte o sal. Voilá!

Nota: As batatas estarão prontas quando estiverem macias, mas al dentes (teste com um garfo.) e os dentes de alho ficam muito saborosos para comer inteiros (mesmo!). Suas cascas ficam muito fáceis de serem retiradas após o cozimento.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Filé ao molho de redução de vinho tinto e castanhas com batatas rústicas

  1. Adorei o suco de laranja, Ju, deve dar um gostinho especial. O Jamie Oliver está com uma nova série, só lembrei de ti pois são refeições preparadas em 30 minutos, vou tentar gravar pra gente. ;D
    Bj!

    • jucampelo disse:

      Lu, inventei essa receita na hora com o que eu tinha em casa (pra variar). Lembrei que minha mãe sempre diz que sucos de frutas ácidas dão maciez e deixam a carne gostosa.
      Já vi alguns episódios desse novo programa do Jamie e adorei. É mesmo a minha cara hehehhe. Beijão!

  2. Mizuta disse:

    Fiz essa receita e ficou uma delícia jú!
    No começo achei que tinha botado muito vinho, mas reduziu e eu fiquei com vontade de ter mais do molho delicioso que ficou. Também achei genial o jeito de preparar as batatas, muito fácil e delicioso.
    No final ainda aproveitei que tinha sobrado a metade da laranja e fiz também o bolo de mel.
    Vou fazer mais vezes com certeza, beijo!

    • jucampelo disse:

      Serio, Mizuta??? Que legal! queria ver fotos! Adorei que eu estou sendo influência internacional! 😛
      hehehhe

      Beijão 😉

Deixe um comentário