Hoje vou falar sobre uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento estratégico de uma empresa,estou falando da Análise SWOT.
A análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.Muito embora alguns estudiosos acreditam que essa técnica já era utilizada muito tempo atrás.
Bom,vamos no que interessa. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento e seu lucro.Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o Gestor ou o empresário a entender o ambiente onde a empresa está inserida.
De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquesas(Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.Assim, quando percebe-se um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando percebemos um ponto fraco devemos agir para corrigi-lo ou pelo menos para minimizar seus efeitos.
Ameaças e oportunidades – é o estudo do ambiente externo à organização em busca de ameaças e oportunidades. Trata-se da análise daquilo que está sempre fora do controle das empresas,chamamos isso de fatores incontroláveis,portanto, é importante de se conhecer,mapear e monitorar. Entre as forças a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, etc…
vamos pensar como poderia ser uma análise SWOT na prática:
Um ponto forte de sua empresa poderia ser:
- Vasto conhecimento em marketing ou forte know-how na área;
- Um produto ou serviço inovador,que gere valor superior para o cliente;
- A localização da empresa;
- Qualidade do atendimento,suporte de alto nível de excelência;
- Qualquer outro aspecto que agregue valor ao seu produto ou serviço;
- Capacidade de gestão e liderança;
- Fontes exclusivas de matérias-primas;
- Alto investimento em treinamento e qualificação da mão de obra.
Um ponto fraco da sua empresa poderia ser:
- Falta de conhecimento em marketing ou desconhecimento da nova área de atuação;
- Produtos ou serviços não são inovadores,ou são parecidos com o concorrente;
- A localização da empresa é valorizada pelo cliente;
- Baixa qualidade de seus produtos ou serviços;
- Marca nova e desconhecida no mercado;
- Baixo nível de fidelidade dos clientes;
- Recurso financeiro: falta de capital de investimento restringirá ações e expansão a curto prazo;
- Baixo poder de negociação junto aos fornecedores,refletindo em preço mais alto do que o concorrente.
Uma oportunidade para seu negócio poderia ser:
- Um mercado em potencial desenvolvemento, por exemplo: a internet;
- Parceria comercial;fusões;
- Mudança para novos setores ou segmentos do mercado, às quais oferecem maiores lucros;
- Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia do seu concorrente;
- Disponibilidade de novas e melhores linhas de crédito para o cliente.
Uma ameaça poderia ser:
- Novos concorrentes entrando no seu mercado;
- Guerra de preços com seus concorrentes;
- O concorrente tem um novo produto ou serviço totalmente inovador;
- Seus concorrentes tem maior de distribuição;
- O governo aumenta os impostos;
- Queda do poder de compra do consumidor por conta da economia;
- Mudança no comportamento do consumidor,ou Mudanças nos padrões de consumo;
- Direitos do consumidor;
- Apelo ambiental;
- Pense de modo mais amplo, visualize as questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, etc.
Bom é isso pessoal,
Grande abraço a todos,
Professor João Uziel
Segue alguns sites para quem quiser aprofundar mais no assunto:
http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/analise-swot.html
http://agenda-digital.blogspot.com/2009/07/matriz-de-analise-de-swot.html