Análise S.W.O.T.


Olá galera,

Hoje vou falar sobre uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento estratégico de uma empresa,estou falando da Análise SWOT.

A análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.Muito embora alguns estudiosos acreditam que essa técnica já era utilizada muito tempo atrás.

Bom,vamos no que interessa. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento e seu lucro.Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o Gestor ou o empresário a entender o ambiente onde a empresa está inserida.

De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), ForçasFraquesas(Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.Assim, quando percebe-se um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando percebemos um ponto fraco devemos agir para corrigi-lo ou pelo menos para minimizar seus efeitos.

Ameaças e oportunidades –  é o estudo do ambiente externo à organização em busca de ameaças e oportunidades. Trata-se da análise daquilo que está sempre fora do controle das empresas,chamamos isso de fatores incontroláveis,portanto, é importante de se conhecer,mapear e monitorar. Entre as forças a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, etc…

vamos  pensar como poderia ser uma análise SWOT na prática:

Um ponto forte de sua empresa poderia ser:

  • Vasto conhecimento em marketing ou forte know-how na área;
  • Um produto ou serviço inovador,que gere valor superior para o cliente;
  • A localização da empresa;
  • Qualidade do atendimento,suporte de alto nível de excelência;
  • Qualquer outro aspecto que agregue valor ao seu produto ou serviço;
  • Capacidade de gestão e liderança;
  • Fontes exclusivas de matérias-primas;
  • Alto investimento em treinamento e qualificação da mão de obra.

Um ponto fraco da sua empresa poderia ser:

  • Falta de conhecimento em marketing ou desconhecimento da nova área de atuação;
  • Produtos ou serviços não são inovadores,ou são parecidos com o concorrente;
  • A localização da empresa é valorizada pelo cliente;
  • Baixa qualidade de seus produtos ou serviços;
  • Marca nova e desconhecida no mercado;
  • Baixo nível de fidelidade dos clientes;
  • Recurso financeiro: falta de capital de investimento restringirá ações e expansão a curto prazo;
  • Baixo poder de negociação junto aos fornecedores,refletindo em preço mais alto do que o concorrente.

Uma oportunidade para seu negócio poderia ser:

  • Um mercado em potencial desenvolvemento, por exemplo: a internet;
  • Parceria comercial;fusões;
  • Mudança para novos setores ou segmentos do mercado, às quais oferecem maiores lucros;
  • Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia do seu concorrente;
  • Disponibilidade de novas e melhores linhas de crédito para o cliente.

Uma ameaça poderia ser:

  • Novos concorrentes entrando no seu mercado;
  • Guerra de preços com seus concorrentes;
  • O concorrente  tem um novo produto ou serviço totalmente inovador;
  • Seus concorrentes tem maior de distribuição;
  • O governo aumenta os impostos;
  • Queda do poder de compra do consumidor por conta da economia;
  • Mudança no comportamento do consumidor,ou Mudanças nos padrões de consumo;
  • Direitos do consumidor;
  • Apelo ambiental;
  • Pense de modo mais amplo, visualize as questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, etc.

Bom é isso pessoal,

Grande abraço a todos,

Professor João Uziel

Segue alguns sites para quem quiser aprofundar mais no assunto:

http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/analise-swot.html

http://agenda-digital.blogspot.com/2009/07/matriz-de-analise-de-swot.html

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