O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no ,mercado.É o curso descrito pelas vendas e pelo lucro de um produto durante sua permanência no mercado.
O Ciclo dividindo-se em quatro fases, cada uma das quais com desempenho específico e, por isso,exige-se a tomada de decisões de marketing diferentemente para cada fase:
1.Introdução:
Características:
•Crescimento lento das vendas, quase sem lucro;
•Demora na expansão da capacidade de produção;
•Consumidor relutante em comprar o produto;
•Preços são altos: problemas técnicos de produção, necessidade de grandes margens para suportar despesas, despesas com propaganda muito elevadas.
Estratégias de Marketing:
- Desnatamento rápido: preço alto e elevados gastos em propaganda; –Comprador desconhece o produto; –Os que conhecem estão dispostos a pagar; –Fortalecer preferência de marca.
- Desnatamento lento: preço alto e pouca propaganda; Mercado é limitado; Alto conhecimento do produto; Consumidores dispostos a pagar; Concorrência potencial não existe.
- Penetração rápida: preço baixo e alto gasto em propaganda; Mercado é grande e não conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Forte concorrência potencial; Custos unitários decrescem em escala.
- Penetração lenta: preço baixo e pouca promoção; Mercado é grande; Mercado conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Existência de concorrência potencial.
Estratégias Composto de Marketing:
- Produto: oferecer produto básico, selecionar uma boa marca, persuadir adotantes iniciais.
- Distribuição: seletiva, selecionar um número limitado de canais.
- Preço: geralmente alto;
- Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto.
- Promoção de vendas: estimular a experimentação através de amostras, cupons de descontos, etc.
2-Crescimento:
Características: Vendas e lucros crescem; Surgem novos compradores e concorrentes; Preços se estabilizam e até caem; Propaganda se mantém ou até se eleva um pouco; Cai a proporção propaganda / vendas;
Estratégias de Marketing:
Melhorias no produto; Busca de novos segmentos de mercado, novos canais de distribuição; Acrescentar novos modelos e produtos de flanco; Decidir a hora de baixar os preços para atrair clientes sensíveis a preço;
Estratégias Composto de Marketing:
- Produto: oferecer extensões de produto, acrescentar serviços e garantia.
- Distribuição: número maior de canais para atender a demanda.
- Preço: um pouco alto por causa da alta demanda.
- Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto, ênfase em propaganda. Promoção de vendas: voltado para o mercado de massa.
3-Maturidade:
Características: Vendas e lucros se estabilizam ou declinam; Busca de novos mercados e novos usos para o produto; Estágio mais longo.
Estratégias de Marketing:
Reduzir preços atrairá novos consumidores? Podemos colocar o produto em novos canais? Devemos aumentar a comunicação? Devemos mexer no planejamento de vendas? Devemos mexer na força de vendas? Podemos incrementar novos serviços? Devemos entrar em novos segmentos?
Estratégias Composto de Marketing:
Produto: melhorar a qualidade, diversificar marcas e modelos. Distribuição: intensiva, incentivos para os revendedores.
Preço: baixo, refletindo a intensa concorrência.
Promoção: enfatizar diferenças e benefícios da marca. Promoção de vendas: uso de incentivos como cupons de descontos para induzir compradores a mudar de marca.
4-Declínio:
Características: Vendas e lucros declinantes; Redução da propaganda; Redução dos preços; Empresas relutantes em retirar os produtos do mercado; Produtos consomem mais tempo da Administração; Produção é limitada, provocando ajuste de maquinário, de estoque e preços.
Estratégias de MKTG:
Formação de um comitê de análise; Identificação dos produtos em declínio; Dados de análise: participação de mercado, participação nas vendas, lucratividade, participação no custo fixo; Imagem da empresa, relação com o consumidor; Aumentar, manter ou diminuir o investimento; Estabilizar para “fazer caixa”; Abandonar.
Estratégias Composto de Marketing:
Produto: retirar itens fracos ou buscar alternativas para renovar o produto.
Distribuição: eliminar canais não lucrativos, trabalhar com número limitado de canais.
Preço: baixo para vender o que resta do estoque ou alto para servir um nicho de mercado.
Promoção: reduzir ao nível necessário para manter fiéis os bons consumidores. Promoção de vendas: reduzir ao nível mínimo.
Como podemos notar,para cada fase serão necessários estratégias diferentes,decisões rápidas e inteligentes para garantir o sucesso de marketing.
Grande abraço a todos,
Professor João Uziel