Conceito de Marketing


Durante nosso dia-a-dia somos bombardeados por torpedos,email marketing,front light,merchandising,mala direta e outras ferramentas de marketing.Mais afinal,o que é marketing de fato?

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Phillip Kotler)

O que é marketing? Fonte: Sebrae Nacional

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.).

Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

  • Produto – do inglês product. A gestão de produto lida com especificações do bem (ou serviço) em questão e as formas como ele se relaciona com as necessidades que o usuário têm. Sendo assim, o responsável por essa área deve cuidar do design, da embalagem do produto, do peso, da Marca, das cores, das quantidades por caixa, do empilhamento máximo etc. “Para o cliente seu Produto deve ser a melhor solução.”
  • Preço – do inglês price. Processo da definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos e tendo em vista o impacto, não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. O responsável por essa área deve cuidar da lista de preços aos vendedores, os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência. “Para o cliente seu Preço deve oferecer a melhor relação benefício/custo.”
  • Praça ou Ponto de Venda – do inglês place. Procuro denominar esse composto de Distribuição.Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos Canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que Canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. “Para o seu cliente sua Praça deve ser a mais conveniente.”
  • Promoção – do inglês promotion. Podemos chamar de Comunicação Integrada de Marketing.Inclui a Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, boca-a-boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes métodos de promoção do produto, Marca ou empresa. “Para seu cliente a sua Promoção deve ser mais agradável e presente.”

Percebeu? o marketing é muito mais do que uma simples propaganda,é uma atividade estratégica que visa adaptar um produto ou serviço no mercado para que haja satisfação na troca e por fim gere lucro.

Abraço a todos,

Professor João Uziel

Referência Bibliográfica:

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

Sobre Super Gestão

Conceitos e aplicações
Esta entrada foi publicada em Conceitos de Marketing, Marketing. ligação permanente.

8 respostas a Conceito de Marketing

  1. passei por aqui mas nao deu para ler tudo é muita coisa o professor que matar a turma

  2. Daniel diz:

    O blog vai ser muito util na hora de revisar alguma materia,oque eu acho que não vai ser preciso devido as aulas bem especificas,mas de qualquer modo esta joia abraço.

    DanielWolfgun@hotmail.com

    Cel:6778-7246

  3. Victória diz:

    o blog do professor está otimo e muito util, tira todas as duvidas que tinha
    parabens

  4. Jaqueline Santana Araújo diz:

    Professor foi uma otima ideia você ter feito esse blog, pois assim nós ajudara a suprir todas as nossas dúvidas que talvez na aula não dê tempo de considera .Obrigada e Parabéns pelo blog!

  5. Parabéns!
    Excelente post, e o blog será útil para todos, não somente aos seus alunos.
    Um abraço.

  6. Djany Artiaga diz:

    grande site,consegue encontrar o conceito de marketing sem enrolar. kkkkk , bjs

Deixe um comentário