Durante nosso dia-a-dia somos bombardeados por torpedos,email marketing,front light,merchandising,mala direta e outras ferramentas de marketing.Mais afinal,o que é marketing de fato?
“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Phillip Kotler)
O que é marketing? Fonte: Sebrae Nacional
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.).
Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.
O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:
- Produto – do inglês product. A gestão de produto lida com especificações do bem (ou serviço) em questão e as formas como ele se relaciona com as necessidades que o usuário têm. Sendo assim, o responsável por essa área deve cuidar do design, da embalagem do produto, do peso, da Marca, das cores, das quantidades por caixa, do empilhamento máximo etc. “Para o cliente seu Produto deve ser a melhor solução.”
- Preço – do inglês price. Processo da definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos e tendo em vista o impacto, não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. O responsável por essa área deve cuidar da lista de preços aos vendedores, os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência. “Para o cliente seu Preço deve oferecer a melhor relação benefício/custo.”
- Praça ou Ponto de Venda – do inglês place. Procuro denominar esse composto de Distribuição.Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos Canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que Canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. “Para o seu cliente sua Praça deve ser a mais conveniente.”
- Promoção – do inglês promotion. Podemos chamar de Comunicação Integrada de Marketing.Inclui a Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, boca-a-boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes métodos de promoção do produto, Marca ou empresa. “Para seu cliente a sua Promoção deve ser mais agradável e presente.”
Percebeu? o marketing é muito mais do que uma simples propaganda,é uma atividade estratégica que visa adaptar um produto ou serviço no mercado para que haja satisfação na troca e por fim gere lucro.
Abraço a todos,
Professor João Uziel
Referência Bibliográfica:
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
passei por aqui mas nao deu para ler tudo é muita coisa o professor que matar a turma
obrigado Luciana, continue assim e vc vai longe,abraços
O blog vai ser muito util na hora de revisar alguma materia,oque eu acho que não vai ser preciso devido as aulas bem especificas,mas de qualquer modo esta joia abraço.
DanielWolfgun@hotmail.com
Cel:6778-7246
o blog do professor está otimo e muito util, tira todas as duvidas que tinha
parabens
Obrigado Samuel
Professor foi uma otima ideia você ter feito esse blog, pois assim nós ajudara a suprir todas as nossas dúvidas que talvez na aula não dê tempo de considera .Obrigada e Parabéns pelo blog!
Parabéns!
Excelente post, e o blog será útil para todos, não somente aos seus alunos.
Um abraço.
grande site,consegue encontrar o conceito de marketing sem enrolar. kkkkk , bjs