sexta-feira, maio 25, 2007

Logotipo ou logomarca?

Resolvi continuar na questão das dúvidas dos termos. São palavras usadas como sinônimos, mas que apresentam significados diferentes.
Sempre me deparo com pessoas, mesmo na área de criação, que usam indiscriminadamente os termos logotipo ou logomarca. Existe aí uma grande diferença de significado.
O primeiro se refere à tipologia, isto é, fontes ou tipos de letra. Um logotipo é formado apenas por letras, que remetam a uma instituição.
Ex.: IBM trabalha com logotipo. A identificação da empresa é feita apenas com as 3 letras.
A imagem “http://www.ibm.com/i/v14/t/ibm-logo.gif” contém erros e não pode ser exibida.

A Microsoft tb trabalha com logotipo.
http://www.deeds.informatik.tu-darmstadt.de/RAF07/images/microsoft-logo.jpg
Já as logomarcas são classificadas de duas maneiras.
Podem ser apenas um símbolo ou um símbolo com um texto.
Além de terem as mesmas formas de identificação que um logotipo, elas possuem um símbolo, desenho, traço ou forma, que remetam à empresa.

Exemplo de logomarcas (apenas símbolo)
http://www.stephmarketing.com/images/nike_logo400400_2.jpg
Logomarca (símbolo + texto)
http://www.politicalfriendster.com/images/987.jpg

Em todos os casos, é importante que a empresa siga um padrão para usá-lo. No artigo que linkei aqui, do Luciano Pires, ele fala em empresas que não seguem esses padrões.
Parece uma empresa esquizofrênica. Num cartão de visita, a logo aparece com uma cor. Num folder, usam fontes diferentes. Quando vai se fazer um levantamento, não existe norma nenhuma, nem parece a mesma empresa.
Quando um profissional de comunicação fala em padronizar, dizem que é procurar pêlo em ovo. Ao contrário, é não deixar dúvida nenhuma da identidade da marca.
Já ouvi aspirantes à profissão de criação em publicidade falarem que estas normas de aplicação tiram a criatividade. Novamente, vou discordar. A criatividade pode aparecer a qualquer momento, com qualquer material. Já vi ilustradores geniais fazendo seus melhores trabalhos usando papel sulfite e caneta Bic, ou lápis número 2. Fazem um trabalho genial, mantendo a identidade. Afinal, não adianta nada ter uma idéia genial pra empresa, e não se aplicar a identidade. A mensagem vai ficar incompleta.

Alguns designers tb falam que é importante que toda empresa tenha uma logomarca, para ser feita uma associação com o símbolo. Não concordo, novamente.
Para ver como mesmo um logotipo pode ser tão valioso quanto uma logomarca, lembramos que a empresa mais valiosa do mundo é detentora apenas de um logotipo. E dos mais simples! (-;
http://www.physorg.com/newman/gfx/news/logo-Google.gif
Mesmo o dicionário fica em dúvida sobre um e outro. Vemos o caso do Michaelis:

lo.go.ti.po

sm (logo2+tipo2) Tip Desenho característico, com o nome de marca ou com a marca comercial ou industrial do anunciante, ou símbolo convencional de uma profissão.

lo.go.mar.ca

sf (logo(tipo)+marca) Propag Desenho que simboliza e identifica graficamente uma empresa ou instituição, constituindo a sua representação formal.

Vou colocar o trecho do livro - Direção de Arte em Propaganda - Newton César. Ele fala rapidamente sobre chamar de logotipo ou logomarca.

Alguns falam em logomarca. Outros falam em logotipo. Qual a diferença?

Basicamente, logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. Não importa se para empresa ou indivíduo. Se você puxar pela memória, vai lembrar que o cantor Prince numa determinada época deixou de se chamar Prince. Virou um símbolo, uma logomarca.

Logotipo, embora tenha a mesma função de identificação que a logomarca, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É um símbolo, no fim das contas, mas só com letras. Coca-Cola é um logotipo. Shell, o da concha, é uma logomarca. Fácil entender.

Fica a dica. Chame de o logo ou a logo. Mas lembre-se que se é só tipologia, é logotipo. Se tem um símbolo, é logomarca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto...é de sua autoria?? Abraços!

Anônimo disse...

Faça o favor... de esquecer o termo logomarca...

ao invés utilize apenas marca...

ok....

marca é o símbolo+logotipo

abraço.

ps. sou publicitário