Inicial > VESTIBULARES > PROVA DE QUÍMICA 1a FASE UECE 2009.2 COMENTADA!

PROVA DE QUÍMICA 1a FASE UECE 2009.2 COMENTADA!

43. A primitiva noção de átomo surge na Grécia antiga, a partir de Demócrito, Leucipo e Epicuro; avança até o século XX enriquecida com outras idéias que ajudaram a desenhar o modelo atômico atual. Na Coluna I, a seguir, estão listadas algumas contribuições para que se chegasse ao modelo atual de átomo e na Coluna II, os nomes de seus autores. Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando cada contribuição a seu autor.
Coluna I
1. Descoberta do elétron
2. Descoberta do núcleo e da eletrosfera
3. Descoberta dos níveis de energia dos átomos
4. Princípio da incerteza
5. Regra da máxima multiplicidade
Coluna II
( ) Rutherford
( ) Thomson
( ) Hund
( ) Bohr
( ) Heisenberg
Assinale a opção contendo a sequência correta, de cima para baixo.

A) 1, 5, 2, 4, 3
B) 2, 4, 1, 3, 5
C) 2, 1, 5, 4, 3
D) 2, 1, 5, 3, 4

 

 

 

 

 

 COMENTÁRIO!
 
 
1. O elétron foi descoberto a partir dos experimentos realizados em 1887 por Joseph Jhon Thomson com raios catódicos na ampola de Crookes, o caracterizando como partícula corpuscular, negativa e que se propaga em linha reta.
2. Em 1911 Ernest Rutherford propôs um modelo atômico com a existência de um núcleo e uma elestrosfera (10.000 à 100.000 vezes maior que o núcleo). Esse modelo foi baseado na experiência do bombardeamento de uma lâmina finíssima de ouro por partículas alfa (positiva).
3. Niels Bohr propôs a existência de níveis de energia e orbitas quantizadas para explicar o atomo de Rutehrford, surgindo o modelo atõmico de Rutherford-Bohr.

4. O Princípio da Incerteza foi proposto por Heisenberg e faz parte da mecânica quântica e afirma que não é possivel calcular com exatidão a velocidade e a posição de um eletron em um determinado instante. Esse conceito é fundamental para o modelo atômico atual.

5. A distribuição de eletrons em um orbital ou orbitais de um subnível obedece a regra de Hund ou regra da Máxima Multiplicidade de spin.

RESPOSTA: D
44. Por que sentimos sede depois de comer algo salgado. Quando o pastel, a carne de sol ou qualquer outra alimentação com sal chegam ao intestino o sódio cai na corrente sanguinea, causando desequilíbrio e daí as células ficam desidratadas. Assinale a alternativa correta.

A) O sódio está ligado ao cloro por ligação covalente, formando o sal.
B) Partindo do sódio no estado sólido e do gás cloro obtém-se o sal, havendo, nesse processo, liberação e absorção de energia, sendo uma delas a energia de ionização.
C) O sódio pertence ao grupo 1 (IA), denominado de alcalino terroso, e sua configuração eletrônica no estado fundamental é: 1s22s22p63s1 .
D) As células desidratam porque o sódio se liga com as moléculas de água transformando-as em peróxido de sódio.
 

COMENTÁRIO!

A) Item falso. O sódio está ligado ao cloro por uma ligação iônica, pois o sódio transfere um eletrón para o cloro.

B) Item verdadeiro.

 

C) Item Falso. O sódio é um metal alcalino e pertenca a família 1A.

D) Item falso. A desidratação celular ocorre por osmose.

RESPOSTA: B

45. Quando o monóxido de carbono é inalado ele pode substituir o oxigênio e combinar com as moléculas de hemoglobina, impedindo a respiração dos tecidos. Sobre o monóxido de carbono, um estudante registrou as seguintes informações:
I. É um gás incolor e inodoro. (verdadeiro)
II. Pode ser obtido pela reação do carvão com o vapor d’água. (verdadeiro)
III. É usado na indústria química, porque a partir dele são obtidas moléculas orgânicas mais complexas. (verdadeiro)
IV. É um óxido ácido. (falso)
V. É um dos produtos da combustão completa de alcanos. (falso)
São verdadeiras apenas as informações (falso)

A) I, III e IV.
B) II, IV e V.
C) I, II e III.
D) II, III e V.

comentário!
 
 
 
 

 

O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade, classificado como um óxido neutro, pois não forma ácido em água, não reage com base ou ácido, formando sal e água. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo

É um agente redutor, retirando oxigénio de muitos compostos em processos industriais (formando CO2), como na produção de ferro e outros metais a partir de seus minérios e hidrogénio a partir da água.
Usado na síntese de vários compostos orgânicos, como ácido acético, plásticos, metanol e formatos. Também já foi muito usado como combustível, sob o nome de gás de síntese, que é feito passando-se vapor de água sobre carvão superaquecido, formando uma mistura de CO, hidrogénio, nitrogénio e dióxido de carbono.

Forma com a hemoglobina do sangue um composto mais estável do que ela e o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia. A exposição a doses relativamente elevadas em pessoas saudáveis pode provocar problemas de visão, redução da capacidade de trabalho, redução da destreza manual, diminuição da capacidade de aprendizagem, dificuldade na resolução de tarefas complexas ou mesmo matar.


RESPOSTA: C

46. O hidróxido de cálcio, também conhecido como cal extinta, é uma base forte usada para tratar queimaduras com ácidos; como antiácido; na correção de solos; nas argamassas e no tratamento da água e de efluentes. O pH de uma solução de concentração molar 0,005 mol/L de hidróxido de cálcio é
A) 9.
B) 10.
C) 11.
D) 12.
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

COMENTÁRIO!

 

 

RESPOSTA: D


47. Encher o prato de ervas e condimentos pode inibir um processo danoso por trás do envelhecimento precoce e de problemas como a resistência à insulina. Cravo-da-índia, canela, orégano, alecrim e manjerona, ricos em polifenóis, são exemplos de especiarias que inibem esse processo. Assinale a alternativa que contém um exemplo de polifenol.

 

 

 

RESPOSTA: B
 

 

 

 

 

 

 

 

 

48. Ésteres mais simples aparecem no perfume das flores e no aroma e sabor dos frutos. As indústrias produzem grandes quantidades de ésteres, que são usados como sabores e aromas artificiais em doces, balas e sorvetes. Uma forma de produzir éster é colocar para reagir
A) ácido carboxílico e álcool.
B) aldeído e álcool.
C) ácido carboxílico e éter.
D) cetona e éter.
 
 
 
 

 

RESPOSTA: A

 

 

 

Categorias:VESTIBULARES Tags:
  1. Anônimo
    15/12/2010 às 03:44

    Awesome…. vlw cara, ajudou muito!!

  2. Lucas
    18/04/2011 às 20:58

    Parte de estudo muito boa esta!.

  3. Anônimo
    31/10/2011 às 15:03

    valeu !adorei

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário