Veja o que rolou em julho de 2010 em Soure-Marajó – PA

Soure deu inicio aos preparativos para mais um grande evento cultural e de produção. Depois do JEP´s, Festival de Quadrilhas e do FEstival de Verão, eventos que ocorreram num espaço de dois meses seguidos, com espaço de menos de uma semana do final de um para o inicio do outro e o último teve uma duração de 25 dias, durante o mês de julho. Agora é a vez do esperado “Marajó Búfalo Fest”. Evento lançado, pela atual gestão municipal, no ano passado, envolvendo milhares de pessoas da região entre produtores e a população que envolveu-se através dos shows musicais, das exposições, compra produtos na feira de economia solidária ou simplesmente para conhecer mais sobre o animal símbolo do Marajó.

Segundo o Secretário de Produção e Abastecimento de Soure, Marcio Nagaishi, coordenador do evento, o Marajó Búfalo Fest demonstrou ser uma importante ferramenta para alavancar a economia da região através da bubalino cultura, além de valorizar o Marajó através de um de seus simbolos mais fortes a nivel de mundo.

Para este ano de 2010, a Prefeitura de Soure pretende dimencionar ainda mais o evento. Continuarão sendo cinco dias de atividades, agora com mais produtos bubalinos ainda. “Os produtores da região já estão todos mobilizados. O Marajó Bufalo Fest deixa de ser um evento municipal para ser um evento regional com o envolvimento direto das demais Prefeituras do Marajó, produtores e da população destes municípios” disse Marcio Nagaishi na cerimonia de lançamento do projeto em Soure, numa das noitadas da programação de Verão.

Marcio Nagaishi, lançando o Marajó Búfalo Fest durante o Verão Marcio Nagaishi, lançando o Marajó Búfalo Fest durante o Verão 

 

Dia 16 de agosto, segunda feira, ocorrerá o lançamento do projeto em Belém para a imprensa local e patrocinadores. O evento ocorrerá no auditório da Sagri, em Belém, e está aberto a todos que quiserem conhecer o empreendimento e participar dele seja como visitante ou como patrocinador.

Todos os detalhes do Marajó Búgalo Fest podem ser obtidos pelos telefones 8276 0200 ou 9161 1151 ou na internet pelo endereço www.marajobufalofest.blogspot.comwww.sourenoticias.wordpress.com

 

.

.

 ————————————————————————————————————-

Soure elege sua Miss Verão em alto estilo. Clique na imagem e
veja mais fotos desse verão.
Robéria, a Miss Verão de Soure, ladeada pela segunda e terceira colocadas
 Robéria, a Miss Verão de Soure, ladeada pela segunda e terceira colocadas 

Soure escolheu as mais belas do Verão 2010, na noite da última sexta feira, em plena praça do Trapiche Municipal. Mais de oito mil pessoas concentraram-se em frente ao palco armado pela Prefeitura do Município para assistir a disputa de beleza entre as dez candidatas selecionadas nas duas eliminatórias realizadas nas praias do Pesqueiro e Barra Velha, nos finais de semanas anteriores.

Os julgadores se detiveram a detalhes para escolher a melhor dentre as mais belas que escolheram Soure para curtir o verão. Ao final a eleita Miss Verão Soure 2010 foi a jovem Robéria Monique, amplamente aplaudida pelo público durante a divulgação do resultado. O Prefeito de Soure, João Luiz Melo, entregou a faixa à vencedora juntamente com a premiação em dinheiro e kits de produtos dos patrocinadores do verão.

Um show da banda paraense Ravelly, fechou a noite com com muita animação. Wanda Ravelly e Rômulo, comandaram a folia até a madrugada, expondo ao público toda versatilidade de uma das mais requisitadas bandas do Pará.

O último final de semana das férias em Soure teve ainda show da banda sourense Tchabaú, no sábado, e da banda Batidão no domingo encerrando oficialmente a programação da cidade. “Temos o orgulho de ter realizado o maior verão de toda ilha do Marajó. O investimento feito pelo municipio na programação, teve reflexo direto na vida da cidade com o aquecimento do comercio e a possibilidade de que um grande número de familias pudessem garantir uma renda extra que acaba por ser determinante na melhoria da qualidade de vida da população local” disse João Luiz.

 

 —————————————————————————————————————————

A balsa ficou em cima das pedras a esopera da maré. A balsa ficou em cima das pedras a espera da maré. 

A balsa que faz travessia do Rio Paracauary, na divisa dos municipios de Salvaterra e Soure, encalhou na tarde desta sexta feira, 30,  quando fazia a viagem das 14:30h de SOure para Salvaterra.

Um problema mecânico no motor do rebocador dificultou a manobra de atracação na rampa de Caldeirão em Salvaterra e, com a correnteza forte e o vento, a balsa, juntamente com o rebocador, foi jogada para cima das pedras na margem direita da rampa.
Muitos veículos que esperavam em Soure para retornar a Salvaterra, a fim de conseguirem viajar para Belém nas balsas que saiam as 16 e 17 h do Porto Camará, em direção a Icoaraci, ficaram impossibilitados de seguir viagem.
O segundo rebocador também ficou encalhado O segundo rebocador também ficou encalhado 
A situação se complicou mais ainda devido ao movimento da maré que estava de vazante na hora o incidente, pois um segundo rebocador que foi acionado pela empresa para ajudar na retirada da balsa encalhou também.
Somente por volta das 23 horas a maré poderá começar a chegar novamente nas embarcação, possiblitando suas flutuações e deslocamenteo para completar as viagens que restavam durante o dia.
Parte do movimento de cargas e passageiros de Salvaterra para Soure ou vice versa depende da balsa que é de responsabilidade da empresa Henvil Transportes. Muitos caminhoneiros que esperavam em Salvaterra para fazer a travessia reclamavam do tumulto provocado pela situação. Eles se diziam prejudicados com suas  mercadorias e no cumprimento do tempo para a distribuição no comercio das duas cidades.
Algumas familias estavam preocupadas por estarem com crianças e terem que esperar até a meia noite, para retornar para os locais onde moram ou estão hospedados. Nossa reportagem tentou contato com algum representante da empresa no local, porém ninguém estava disponivel para dar explicações, apenas um funcionario respondeu de longe, sem querer se indentificar, que o problema era mecanico no motor do rebocador e que o outro revocador poderia puxar a balsa assim que a maré permitisse a flutuação.

Sobre Assessoria de Comunicação- COMUS
Assessoria de Comunicação- COMUS

Deixe um comentário