Metodologia de projetos de produto desenvolvida por Baxter (2005)

Devido à aplicabilidade de sua metodologia e suas técnicas de pesquisa e iniciativas de gerar alternativas que buscam atender as necessidades dos consumidores, Baxter é um autor muito citado no meio acadêmico. Autor do livro Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos, esse post se dedica à fazer um resumo da sua metodologia.

Espero que gostem. É de minha autoria e expressa a minha opinião do que se trata e como se configura esta metodologia de projeto de produto.

________________________________________________________

O objetivo principal do livro de Baxter (2005) está em apresentar o processo de desenvolvimento de projeto de produto sob os aspectos visuais, projeto de fabricação, as necessidades do mercado, redução de custos, confiança e preocupação ecológica. Busca integrar assuntos de ponto de vista mercadológico com engenharia, como a identificação e a satisfação das necessidades dos consumidores.

Segundo Baxter (2005, p. 1), “a inovação é um ingrediente vital para o sucesso dos negócios” e gera uma competição entre as empresas de forma acirrada onde estas procuram introduzir continuamente novos produtos para que não percam parte do seu mercado. Portanto, o desenvolvimento de novos produtos é encarado como uma atitude importante, porém arriscada. Para o sucesso de uma inovação é necessário que se faça um estabelecimento de metas, onde se deve verificar se o produto irá satisfazer os objetivos propostos; se será bem aceito pelo consumidor; se possuirá um custo acessível. (BAXTER, 2005)

Este autor atribui ao planejamento de produto os seguintes aspectos:

 Identificação das oportunidades: Trata-se do período de pesquisa, onde devem ser estabelecidos os objetivos e o planejamento do produto. Propõe a identificação das necessidades e restrições do consumidor onde deve conter uma ideia central, expressa de forma simples e concisa. Deve definir as fronteiras e os espaços do problema que se quer resolver, percebendo as soluções existentes e qual a meta a se atingir.

Estabelece como parâmetros de pesquisa:

  • Pesquisa e análise da oportunidade: qual é exatamente o problema que você está querendo resolver?
  • Justificativa da oportunidade: por que esse problema existe?
  • Origem da oportunidade: ele é uma parte específica de um problema maior ou mais amplo?

É a etapa de pesquisa onde o problema deve ser explorado, expandido e definido.

 Análise de concorrentes e produtos concorrentes: Baxter define que esta etapa do projeto serve para monitorar as empresas concorrentes e seus produtos, para determinar o sucesso e fracasso destas e quais caminhos que a direcionaram para estes resultados.

A análise de produtos concorrentes visa três objetivos gerais:

  • Descrever como os produtos existentes concorrem com o novo produto previsto: quais as características que o novo produto deve possuir para ser competitivo?
  • Identificar ou avaliar as oportunidades de inovação: deve-se analisar os produtos concorrentes para a identificação de oportunidades tecnológicas.
  • Fixar as metas do novo produto, para poder concorrer com os demais.

Deve-se identificar as necessidades do consumidor para especificar e justificar uma oportunidade do produto. Propõe uma interação direta entre o consumidor fazendo esta etapa dividida em duas partes:

  • Avaliação dos consumidores dos produtos concorrentes: de acordo com requisitos de consumidor.
  • Avaliação da equipe projetual: de acordo com requisitos técnicos.

Para isso, as pesquisas devem ser fundamentadas em cima de quatro fontes de informação, para se entender as necessidades de mercado:

  • Capacidade de marketing da própria empresa: deve-se possuir o conhecimento total do mercado que se quer atingir. O designer deve fazer pesquisas dentro da própria empresa para qual está projetando, através das pesquisas de vendas;
  • Pesquisas bibliográficas: devem ser consultadas revistas especializadas que possam fornecer informações valiosas a respeito do tipo de produto que se pretende desenvolver;
  • Levantamentos qualitativos do mercado: pesquisa exploratória e opinativa para obtenção de opiniões e julgamentos sobre as necessidades do consumidor e como elas são atendidas com os produtos existentes;
  • Levantamentos quantitativos do mercado: devem apresentar indicações quantitativas de como os consumidores preferem o novo produto proposto. A pesquisa quantitativa explora com maior profundidade as principais características das necessidades do consumidor, permitindo realizar a projeção de vendas do produto novo.

 Configuração do Projeto: A configuração do projeto começa com o conceito escolhido e termina com o protótipo completamente desenvolvido e testado. A proposta do novo produto deve começar com a geração de idéias, onde são exploradas todas as formas possíveis de fabricação. Para a geração de idéias, Baxter define elementos para o processo criativo:

  • Pensar somente nas idéias: esquecer das restrições práticas;
  • Procurar idéias fora do domínio normal do problema.

Baxter sugere que se utilize de técnicas para a redução do problema, expansão do problema e digressão do problema, como a análise das funções, análise morfológica, analogias e metáforas, clichês e provérbios.

Incentiva o designer a se libertar de qualquer bloqueio que governe as ações do dia-a-dia, a fim de ultrapassar idéias óbvias. Para isso, Baxter sugere em seu livro a ferramenta Brainstorming.

O Brainstorming, segundo o autor, é uma técnica que baseia-se no princípio de quanto mais ideias, melhor. Consiste geralmente em sete etapas:

  1. Orientação: determinar a verdadeira natureza do problema, descrevendo critérios para a aceitação da solução proposta.
  2. Preparação: reunião de dados relativos ao problema, como os produtos existentes, concorrentes, preços, processo de fabricação e outros.
  3. Análise: determinar as causas e efeitos do problema. Esta etapa serve para examinar melhor as duas etapas anteriores, determinando inclusive se vale a pena continuar os esforços.
  4. Ideação: fase criativa. Nesta fase são geradas as alternativas de solução do problema.
  5. Incubação: nesta etapa o designer ou grupo de design deve-se afastar deliberadamente do problema, por um período de um dia ou mais. Esse período serve para que a solução do problema apareça mais facilmente, evitando a frustração decorrente da diminuição da geração de idéias.
  6. Síntese: análise das ideias. deve-se juntar as soluções parciais do problema a fim de obter uma solução completa.
  7. Avaliação: deve-se julgar as ideias, fazendo uma seleção com o uso de critérios definidos na etapa da orientação.

Após a etapa de geração de idéias, as propostas devem ser detalhadamente avaliadas e a melhor idéia em comparação com as especificações do projeto deve ser escolhida.

Baxter indica também que, para a geração de conceito, pode ser feita uma análise do ciclo de vida do produto. O autor sugere que esta técnica poderá diminuir a agressividade ambiental dos novos produtos, pois se preocupa com o custo ambiental em cada estágio do ciclo de vida e faz uma avaliação relativa no processo de fabricação, transporte, uso e descarte. As etapas que referem a esta análise consistem:

  1. Descrição do ciclo de vida do produto: auxilia na identificação dos materiais e energias empregadas ao produto em cada etapa de sua vida, bem como os processos de transformação. descreve-se as fases de armazenagem, distribuição e venda e identifica-se os padrões típicos de uso do produto, insumos para o seu funcionamento e a poluição resultante.
  2. Análise de cada etapa do processo, buscando explicitar os objetivos de cada etapa do ciclo de vida, atribuindo custos e valores dos mesmos.
  3. Identificação das oportunidades de melhorias do ponto de vista ambiental, bem como do projeto em geral.

Após a definição de todos os parâmetros e conceitos, a nova proposta deve passar por testes para verificação de possíveis falhas e seus efeitos, terminando na construção do protótipo para aprovação ou rejeição do projeto.

Especificação do Projeto: O detalhamento do projeto é apresentado em cima dos resultados obtidos através das configurações, determinando como o produto será produzido.

Deve conter:

  • Especificações de materiais: quais os materiais empregados ao projeto e processos de fabricação?
  • Procedimentos de montagem: como o produto pode ser organizado em blocos de componentes para ser montado.
  • Os novos componentes atribuídos ao projeto: quais as melhorias do novo produto?
  • Os componentes padronizados: o que permaneceu do antigo produto?
  • Desenhos técnicos: desenhos de vistas e perspectivas pertinentes ao novo produto.
  • Resultados dos testes: demonstração dos resultados obtidos através dos testes feitos com o novo produto.
  • Protótipo: representação física do produto que será produzido pela indústria.

As diretrizes apresentadas por Baxter tratam genericamente do processo de projeto de produto. Baxter procura sistematizar métodos que auxiliem o designer no desenvolvimento de novos produtos, concentrando-se nas questões que envolvem a criatividade e a percepção dos fatos. Contempla aspectos de design ecossustentável no que consiste na análise de ciclo de vida do produto para uma possível melhoria nos quesitos ambientais, porém não contempla aspectos de desenvolvimento ecossustentável no que se trata da interação produto/consumidor/meio-ambiente.

Baxter desenvolveu seus métodos de desenvolvimento de produtos voltados diretamente para os mercados, atribuindo pesquisas de marketing para a criação de modelos que atendam diretamente o desejo e a satisfação do consumidor, para a obtenção de resultados mais satisfatórios de comercialização, fazendo uma aproximação entre os meios científicos e a fabricação de produtos.

Referência:

BAXTER, M. R. Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos. 2. Ed. São Paulo: Editora Blücher, 2005.

Sobre silviadapper

Designer, professora universitária e estudante de doutorado em Engenharia Civil. Apaixonada por decoração e interessada em design de interiores. Ama mostrar o amor, principalmente em forma de cozinha. Nunca dispensa um bom vinho... ou uma cervejinha :)
Esse post foi publicado em Design e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Metodologia de projetos de produto desenvolvida por Baxter (2005)

  1. FelipeW disse:

    Ótimo post Silvia!!!
    O Livro do Baxter realmente é o livro de cabeceira de todo projetista e designer…

  2. Catherinne disse:

    Você está me salvando para uma prova! Adorei o post, parabéns!

Deixe um comentário