luiz tavares de carvalho

Formou-se Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial, FEI/UNIFEI, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, FGV, e extensão universitária em Engenharia Industrial na República Federativa da Alemanha.

Fez cursos de especialização em Planejamento Estratégico no Institute for Management Development, IMD, na Suíça e de Planejamento Avançado em Sistemas de Manufatura na AOTS – Association for Overseas Technical Scholarship, no Japão. Fez também cursos de especialização de Usinagem dos Metais nas empresas Sandvik (Suécia) e Iscar (Israel), e de manutenção na DaimlerChrysler na Alemanha.

Proferiu palestras e tem trabalhos publicados nos Estados Unidos da América, Canadá, Portugal, Espanha, Brasil e a quase totalidade dos países da América do Sul. Realizou visitas técnicas em países como Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, China, Itália, Portugal, Espanha e Brasil.

Entre as empresas do exterior visitadas estão: Boeing, Toyota, Nissan, Hino, Mitsubishi, Fuso, General Motors, Ford, Catterpilar, Brunswick, Gleason, Arvin Meritor, Rockwell, Tap –Air Portugal, Fiat, Metco e Bentler.

Trabalhou na Mercedes Benz do Brasil até 2006 na função de Diretor de Produção da Unidade de Eixos e Transmissões, responsável pelo planejamento, logística, manutenção e produção. Com os membros da equipe dessa área, transformou a unidade de produção, que iria ser fechada ou vendida, em benchmarking mundial em fabricação de eixos e transmissões. Esta unidade tornou-se modelo para as demais plantas do grupo, e em 2004, foi premiada como a unidade com o melhor sistema de manufatura perante todas as unidades da divisão mundial de veículos comerciais.

Em complementação às melhorias do sistema de manufatura, foram industrializados novos produtos sem necessidade de área adicional e com investimentos otimizados, como transmissões, engrenagens para exportação, nova família de eixos para caminhões e ônibus, eixos para o carro de passeio Classe A, eixo para o veículo Sprinter e o retorno da industrialização interna do eixo pesado de duas velocidades, os custos dos produtos foram reduzidos em 17% e eliminadas as importações de peças e conjuntos.

É professor universitário das cadeiras: Planejamento Estratégico em Manutenção – curso de pós-graduação – FEI/UNIFEI; Usinagem dos Metais – curso de processos – FATEC / UNESP. É diretor nacional da Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN). É membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

voltar

 


desenvolvido e hospedado por consultor net