sábado, 14 de março de 2009

Definições e objetivos do Treinamento Esportivo

Texto: Vanessa Mara Moreira - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

A disciplina tem por finalidade de definir o treinamento esportivo, seus objetivos e ainda discutir a realidade com o curso de licenciatura da Educação Física.

Treinamento

Conceito

São exercícios sistemáticos de maneira organizada que ajudam a melhorar e atingir um objetivo.

A origem da palavra vem do latim trahere e do latim vulgar tagere ( puxar, trazer, arrastar).Em meados do século XIX o termo francês “trainer” se modifica para o inglês “training”, que significa retirar o cavalo do estábulo para preparar para correr, ou seja, fazer o treinamento e preparar para a prova.Na literatura da Educação Física, “treinamento” tem o seguinte conceito:

Processo que tem como objetivo a melhoria de um determinado desempenho, seja na área cognitiva, psicossocial ou motora para o alcance de um determinado objetivo, utilizando a repetição na maioria das vezes, e que favorece alterações positivas de um estado: 

  • Físico
  • Motor
  • Cognitivo
  • Afetivo

O treinamento esportivo vem sendo utilizado em outras áreas de comportamento humano – como na pedagogia e na industrial. Ele pode ser usado para que uma pessoa se torne melhor, passando a ter um conceito mais amplo. Os bebes usam o treinamento, através das repetições de experiências. 

Objetivos

  • Apresentar e discutir os conceitos;
  • Discutir os objetivos;
  • Abordar a definição e a classificação do esporte;
  • Objetivo no curso de licenciatura.

Treinamento esportivo

Na área da educação física o publico, o local e os objetivos podem ser diferentes, mas tudo pode ser aplicado na área da prática corporal, desde que se aprenda qual a característica principal do esporte para definir a forma de treinar, e assim, chegar a um objetivo. Tudo vai depender de qual será o objetivo, seja na escola, clube, ou academia para aplicar seu conceito.

O termo treinamento é entendido como uma prática de alto rendimento mas ele está presente em várias situações do nosso cotidiano. Um idoso, por exemplo, começa a fazer caminhada como uma indicação médica para uma melhor qualidade de vida e da saúde, esse ato passa a ser um treinamento quando são utilizadas repetições semanais. Outros fatores podem ser adquiridos com esse treinamento, como a socialização, auto-estima, entre outros, benéficos ao ser humano.

Vários autores têm uma definição sobre o treinamento esportivo.

Bompa: Diz ser uma atividade sistemática de longa duração graduada e progressiva a nível individual, com o objetivo de preparar as funções humanas psicológicas e fisiológicas.

Samulski: Tem uma visão mais pedagógica do treinamento esportivo, diz ser uma capacitação individual e social através da otimização dos processos educacionais

Professor Fernando Gripp: O treinamento esportivo é uma forma sistemática e repetitiva da atividade para atingir um objetivo, e tudo vai depender de qual será o objetivo para que a partir daí se aplique o conceito do treinamento esportivo na realidade vivida, fazendo as adaptações necessárias. E nunca esquecer que o segredo de um bom treinamento é aprender qual a característica principal do esporte em questão, para que assim possa definir a maneira de treinar e alcançar o objetivo almejado.

Para aplicar o treinamento é necessário muitas vezes recuperar algum conhecimento para que ele seja aprofundado, e para isso, teremos uma base para a sua teoria e metodologia, mostrada na figura a seguir.

Atividade Física X Exercício Físico

Há uma grande diferença entre essas duas práticas. O exercício físico trata-se  de uma prática de forma sistematizada, enquanto a atividade física não utiliza a forma sistemática para sua prática.

Classificação dos desportos

  • Execução perfeita de uma habilidade
  • Velocidade e força de uma habilidade
  • Habilidade com oponentes
  • Condução de diferentes meios de transporte
  • SNC sob estresse e baixo envolvimento físico

Essas características definem a forma com que o treinamento será direcionado. E após o objetivo do atleta descoberto, pode-se dar ênfase naquilo que ele quer fazer.

A Educação Física de forma geral apresenta diversas áreas de atuação, e por ter essa variedade, ela cria demandas no ramo profissional.

Atualmente as pessoas estão se preocupando mais com o corpo e sua saúde, fazendo com que haja uma grande procura de grupos de corrida. Essa questão está levando os profissionais de determinadas regiões a tomarem uma iniciativa de saírem das academias onde atuam, para integrar e ajudar de forma autônoma os interessados, em parques e praças. 

Objetivos do treinamento esportivo 

  • Psicomotores
  • Cognitivos
  • Afetivos 

Desenvolvimento multilateral:

Busca a formação multilateral com diferentes experiências aos alunos, pois somente especializar não é coreto. Assim o professor proporcionará  maiores repertório, oportunidades e vivências, o que favorecerá no aprendizado ao aluno.

Desenvolvimento específico:

O grande segredo está em tentar criar uma base multilateral em um momento certo e em um determinado momento o especifico.

 Desenvolvimento técnico:

Descrição de como trabalhar a técnica e até que ponto valorizá-la.

Desenvolvimento tático:

Capacidade de tomada de decisão; como se relacionar em um ambiente escolar.

Desenvolvimento dos aspectos psicológicos: 

Tanto de alto rendimento como também em prevenção (saúde).

Desenvolvimento de socialização e trabalho em equipe:  

Mesmo com o esporte individual.

Saúde: prevenção e reabilitação:

Exemplo: Inclusão de profissional da educação física no PSF.

Conhecimento teórico      

Não é só fazer repetições tem que haver a transmissão do conhecimento teórico sobre aquela realidade ao aluno.

Assim, tudo vai depender da forma do objetivo com que se vai trabalhar na escola, para ter ou não o treinamento esportivo nesse ambiente.

Sistema de Formação Esportiva

No Brasil, não existe uma política de formação esportiva, é tudo invertido. Primeiro realiza-se uma olimpíada para depois incentivar o esporte, ou seja, não existe uma concepção fisiológica e política no país (seja em lazer, saúde ou alto rendimento).

Como o sistema de formação do esporte se apresenta de forma complexa, devemos pensar a Educação Física como uma atividade, de forma mais geral, onde se tenha a prática corporal de maneira adaptada aos praticantes e suas necessidades atendidas dentro da realidade vivida naquele ambiente trabalhado.

Clique abaixo para fazer o download do arquio ppt com slides da aula

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