Actividade profissional. Percursos.

Comecei a trabalhar aos 9 anos, precisamente a dar “explicações” à filha do dono do talho em que a minha Mãe se abastecia diariamente (pagando assim parte do consumo familiar). Desde aí, durante todo o meu percurso escolar e até ao final da Licenciatura, nunca deixei essa actividade, junto de grande diversidade de alunos. Actividade bem gratificante! Que desenvolveu em mim o interesse por partilhar os meus conhecimentos e aprender com os outros como melhorar a partilha.

Tendo sido convidada, após conclusão da Licenciatura em Matemática, a leccionar e investigar na Universidade de Lisboa, optei por iniciar o meu percurso profissional no LNEC, porque pretendia fazer Matemática Aplicada e o LNEC oferecia para tal, na época, as melhores condições.  Na Universidade iniciei então apenas a colaboração com o Centro de Estudos Matemáticos orientado pelo Prof. José Sebastião e Silva, onde tive a oportunidade de apresentar parte do trabalho desenvolvido no LNEC, no âmbito da Física Matemática.

A actividade profissional  desenvolveu-se desde logo – e manteve-se, no essencial,  posteriormente – orientada para o Apoio Matemático (com participações pontuais, de especialidade, em trabalhos multidisciplinares), para os Estudos e Projectos (em que as tarefas de concepção, programação, execução e avaliação de projectos  e a coordenação de equipas teve importância fundamental), para a Formação Pós-graduada (para Licenciados, em domínios das  Matemáticas Aplicadas) e para a Investigação, a Inovação e sua divulgação.

Mais tarde, nomeadamente a partir de 1995/96, a dedicação quase exclusiva à Educação – em particular no Ensino Superior –  justificou uma forte especialização em Ciências da Educação que culminou no Doutoramento em Didáctica e Organização de Instituições Educativas.

Ainda hoje são as Matemáticas Aplicadas, a Teoria de Sistemas e as Ciências da Educação as matrizes da actividade de Investigação-Acção que desenvolvo.

Deixe um comentário