Tudo Para Bebê

A importância do Pré-Natal

Posted on: abril 14, 2009

O Pré-Natal é um conjunto de cuidados médicos, psicológicos, nutricionais e sociais, que se destina a proteger a mãe e o feto durante toda a gravidez, parto e puerpério (dizer o que significa), visando assim a diminuição da mortalidade materna e fetal.

O momento ideal para se começar um Pré-Natal é quando o casal decide ter um bebê. Os dois devem ir a seus médicos e fazerem um check up geral. A mulher deve ter um cuidado maior, pois é ela que irá gerar uma vida.

Suspeitando de gravidez, marque uma consulta com seu ginecologista que irá lhe pedir o exame para a confirmação da gravidez. É um exame de sangue simples onde irá se detectar a presença do hormônio Beta HCG. Confirmada a gravidez seu médico lhe pedirá alguns exames para checar se há algum problema materno que possa afetar a saúde tanto da mãe como do bebê. Estes exames são: Hemograma completo, Sorologia para sífilis, rubéola e toxoplasmose, HIV, Glicemia, Grupo Sanguineo, Rh, Fezes e Urina. Aproveite sempre a consulta para tirar suas dúvidas, para expor seus medos e angústias. Sinta confiança em seu médico, pois é ele quem vai acompanhar este momento tão importante em sua vida. Pergunte em quais hospitais ele opera, veja se seu convênio médico cobre estes hospitais.

A futura mamãe receberá um Cartão de Pré-Natal, onde poderá ser acompanhada toda a evolução de sua gravidez. Leve sempre este cartão a suas consultas. Guarde em uma pasta todos os exames que fizer por ordem de data.

A futura mamãe deverá visitar seu ginecologista uma vez por mês para os exames de rotina e para tirar suas dúvidas. Sempre será verificado: a pressão arterial, o crescimento uterino, os batimentos cardíacos, movimentos fetais e o estado geral da mamãe. A ultra sonografia é um exame muito importante que lhe acompanhará por toda a gravidez. Com este exame será avaliado a idade gestacional e se há algum problema com o bebê, como má formação, descolamento de placenta, gravidez nas trompas, entre outros.

Após a trigésima sexta semana, a gestante deverá ir ao ginecologista a cada semana, pois está quase chegando a grande hora, e tudo deverá estar perfeito para que o parto corra da melhor maneira possível, tanto para a mamãe como para o bebê.

Procure ter uma alimentação rica em verduras e frutas. Siga as orientações alimentares de seu médico. Faça exercícios físicos. A hidroginástica e a caminhada são excelentes.

Qualquer dúvida que tenha, ou qualquer problema que estiver sentindo, ligue imediatamente para seu médico.

As futuras mamães poderão acompanhar sua gestação mês a mês em nossa Matéria: “Gestação mês a mês”.

 

Boa sorte !!!

  

Deixe um comentário


  • Nenhum
  • Flavia S. de A. Sampaio: A presença do hormônio Beta HCG pode ser constatada a partir de quantos dias de gravidez? A partir de quantos dias do ato sexual?
  • Douglass Bouchie: Outro maravilhoso texto. Pena que não consigo encontrar um link para o seu feed RSS! Continuarei seguindo seu blog enquanto persistir com o excelente
  • mariele silva: uma boa noticia pois nos ultimos tempos so recebemos noticias ruins so espero q essa lei sirva para todos e n so para alguns.