terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Inteligência Emocional no Trabalho - Parte 1

Diante do novo cenário competitivo do mercado de trabalho e da crescente cobrança por resultados, só conseguirão superar essa pressão e se destacar os profissionais que apresentarem um excelente controle emocional para superarem os desafios e alcançarem o sucesso.

Por isso, as empresas procuram por profissionais não só capacitados com habilidades técnicas, mas também com um elevado grau de Inteligência Emocional, que consiste em saber lidar bem consigo mesmo e com os outros, para trabalhar bem em equipe, sobre pressão, que tenham a capacidade de se automotivar para buscar sempre o sucesso de suas atividades e que tenha empatia para se relacionar bem com seu colega, subordinado e superiores.

Diante destas questões, vou dedicar os próximos textos ao assunto tratado no meu TCC "A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO DIFERENCIAL NO MERCADO DE TRABALHO", onde vou relacionar os tipos de inteligências e como cada uma interfere em nosso comportamento, as habilidades emocionais que compõe a Inteligência, a importância das emoções no dia-a-dia e em como ela interfere positivamente no desenvolvimento profissional.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?!?!?!

Inteligência Emocional (IE) é ter o controle sobre as suas ações e fazer com que elas, mesmo quando colocado em uma situação de grande stress, trabalhem a seu favor e de que a ansiedade atrapalhe o desenvolvimento das atividades, tanto pessoal como profissionalmente; ser autoconfiante e empático.

Pessoas emocionalmente inteligentes possuem maior facilidade de desenvolver tarefas que necessitam o uso de suas emoções e da emoção de outras pessoas.

********************************************************************************

O próximo texto será sobre a IE no trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Até a proxima!

4 comentários:

Rubens B. de Oliveira disse...

well . . .
Examine someone emotionally, it is necessary psychology and courage to balance Tuesday after examining at least enough to be able to escape.

Puá . . .
Isso é teoria . . .
As pessoas que permanecem dez, vinte anos em uma empresa, geralmente, são pessoas nulas, com poucas aspirações, que temem o desemprego e não atrasam, não faltam, nem mesmo com dispensa médica, o cara chega vir a trabalhar engessado, enfaixado, com curativo, como ví diversas vezes.
Maluquice ? Pois bem . . .

Sempre me orgulhei de dizer que em todas as Empresas em que trabalhei, obtive ao menos duas promoções . . .

Puá . . . Grande Coisa . . .

As empresas em que conseguí permanecer mais tempo, foram justamente as empresas em que não quiz ser promovido.

Quando estive no Exército, dizia-se: - É melhor ter um ótimo Soldado, do que um péssimo Comandante (Cabo).

Talvez seja o meu caso (Ainda não reconhecí isso, e sei lá . . . acho que nem quero pensar nisso).

No entanto, se você é promovido, é porque demonstrou capacidade, destreza, coordenação! Ninguém é promovido porque é legalzinho, porque é bonitinho, porque simplesmente é amigo do chefe. Tem que demonstrar capacitação.

A "Empresa", contratou você para um determinado cargo, para resolver os problemas dela com relação à aquela função, com aquele determinado setor, lógicamente, se você não der conta da sua função, quando muito, se a "Empresa" for legal com você, você pode até ser transferido de setor, rebaixado para uma função de pouca importância, mas na grande maioria, não é.

Então digamos, pra quê inteligência emocional, quando se sabe que vai levar "comida", quando sabe que errou e que tranquilamente, ninguém vai passar a mãozinha na sua cabeça. Você só tem duas opções . . . "KÁLESSE OU SÔDASSE".

Inteligência Emocional, tenho certeza, é quando você nota que todos os prognósticos estão contra você, que vai ter facão na empresa e você encabeça a lista e te chamam, só que não tem ninguém com coragem pra te dizer que você está sendo demitido, por qual motivo e com um sorriso de orelha a orelha, mandam você ir no Departamento de Pessoal, porque estão te chamando lá.
- No retorno, então você diz pra pessoa que te mandou embora, ou melhor, que nem teve coragem de te dizer isso: - Hurra !!! Graças à Deus estou saindo da Empresa, Já estava com outro muito melhor engatilhado (mesmo sendo mentira), Graças à Deus deu tudo certo. Obrigado heim amigo, fica com Deus e obrigado pelo tempo em que trabalhamos junto, foi um enorme prazer! Se precisar, me procura heim!

HáHáHá, isso quebra qualquer um . . . o cara vai andar umas semanas com a Inteligência Emocional dele derrubada ou melhor, embaixo do queixo.

Anônimo disse...

olá colega.. to desenvolvendo um trabalho de tcc com o foco na inteligência emocinal...
gostaria muito de trocar figurinhas com vc... se por acaso vc receber essa mensagem por favor, deixe seu email como resposta que entrarei em contato!
by Ana

Tathyane Menezes disse...

Bom dia Ana!
Desculpe a demora em responder, mas estava sem acesso ao blog.

Meu TCC foi sobre Inteligência Emocional, tenho alguns materiais, caso tenha interesse ainda me mande um e-mail tathymenezes@gmail.com

Obrigada pela visita, logo atualizarei o blog.

Abs,
Tathyane Menezes.

Anônimo disse...

olá colega
estou desenvolvendo meu Tcc, focando exatamente a Inteligencia Emocional no mercado de trabalho .
Vi na postagem seu e-mail , sera que você poderia me passas alguns materias que vc utilizou ??
Obrigada