CRUD EM JSF 2.0 e PRIMEFACES 2.2.1 Parte 3

78 Comentários

Para continuar deve ter seguido o  2º post da série, no post anterior criamos os “Daos” e começamos a implementar o “ClienteBean”.

Então abra o arquivo index.xhtml e cole o esse código:

<?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"
      xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"
      xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"
      xmlns:p="http://primefaces.prime.com.tr/ui"
      xmlns:ui="http://java.sun.com/jsf/facelets">
    <h:head>
        <title>Facelet Title</title>
    </h:head>
    <h:body>
        <h:form id="form">
            <p:button id="btnCli" value="GERENCIAR CLIENTE" outcome="views/cliente" /> <!-- botão que chama a view cliente-->
        </h:form>
    </h:body>
</html>

Mais

CRUD EM JSF 2.0 e PRIMEFACES 2.2.1 Parte 2

14 Comentários

Para continuar deve ter seguido o 1º post da série, no post anterior criamos nossa classe modelo, e também criamos nosso banco de dados.

Vamos agora implementar o DAO que é muito utilizado, vou disponibilizar uma interface chamada “DaoGenerico” que possui todos métodos necessários para esse projeto, e uma classe “DaoGenericoImpl“ que irá implementar a interface anterior, elas ficaram no pacote utils.

Interface genérica DaoGenerico:

package br.com.cliente.utility;

import java.io.Serializable;
import java.util.List;
import java.util.Map;

public interface DaoGenerico<T, ID extends Serializable> {

    public Class<T> getObjectClass();

    public T save(T objeto);

    public void delete(T objeto);

    public void deleteItem(T objeto);

    public List<T> list();

    public List<T> listCriterio(String subClazz, Map<String, Object> filtrosConsulta, int tipoConsulta);

    public T getById(Serializable id);

    public T getById(Serializable id, boolean lock);

    public List<T> consultaHQL(String consulta);

    public void cancel();
}

Mais

CRUD EM JSF 2.0 e PRIMEFACES 2.2.1 Parte 1

33 Comentários

Bom pessoal, vamos trabalhar com algo mais interessante agora, vamos criar um CRUD, para quem ainda não acostumou com o termo “Create(Criar), Read(Ler), Update(Alterar), Delete(Excluir)”, iremos implementar um cadastro de clientes. No desenvolvimento desse projeto vamos utilizar o NetBeans 7 com suporte a JSF 2.0(nada impede de se usar outra IDE, ou versão do Netbeans, fica a critério de cada um), Hibernate 3.6.4 Final, Primefaces 2.2.1 Final, para o banco de dados será o MySql 5.1 e também vamos utilizar as ferramentas para manipular o banco MySql Tools.

Vamos desenvolver um cadastro de clientes, para isso vamos utilizar o padrão MVC, esse modelo visa separa as classes de acordo com suas responsabilidades, para isso iremos criar pacotes  chamados de: Model, View e Controller para visualizarmos com mais facilidade o padrão na prática.  A princípio nosso cliente terá as seguintes informações: nome, cpf ou cnpj, endereço, número, telefone, estado, cidade.

Então crie um novo projeto web, selecione o framework JavaServer Faces 2.0,  se ainda tem dúvida veja esse post primeira aplicação em JSF 2.0, para nosso projeto dei  o nome de “Cliente”, fica a critério de vocês,  agora crie um diretório chamado views  na pasta “Páginas Web”,  e nos pacotes de códigos fonte crie pacotes chamados “br.com.cliente.models”, “br.com.cliente.controllers”, assim seu código fica padronizado e de fácil entendimento para qualquer desenvolvedor que venha a dar manutenção ao código, veja na figura 1.

imagem netbeans 1

imagem de um projeto no netbeans

Mais

JSF 2.0 com Primefaces 2.2

27 Comentários


Hoje vamos inserir o visual no projeto que construímos no outro post, vamos utilizar a suite de componentes Primefaces, que além de ser bastante completa, é open source, possui uma comunidade muito ativa e componentes visuais fantásticos veja no showcase , vamos lá:

1º – Baixe a biblioteca.

2º – Vá até sua pasta do projeto, ex: C:\Users\Thiago\Documents\NetBeansProjects\Teste, crie uma pasta chamada “lib”, o porque disso: assim você irá colocar todas suas bibliotecas do projeto nessa pasta e desta forma quando disponibilizar o projeto a outra pessoa, as bibliotecas estarão disponíveis junto, isso é uma dica, continuando vamos copiar nossa biblioteca que acabamos de fazer download e colar nessa pasta “lib”.

Pasta lib

Mais

Primeira aplicação em JSF 2.0

45 Comentários

Bom pessoal estou voltando na ativa com o blog, e vou começar a passar um pouco do meu conhecimento em JAVA, para quem estiver interessado, bom estou atualmente trabalhando com Java EE 6 em aplicações web, utilizo o framework JSF versão 2.0, bem para que não sabe o JSF proporciona um desenvolvimento para web mais simples.  “JSF faz sozinho o trabalho braçal que desenvolvedores JSP precisam implementar manualmente, como navegação entre páginas e validação. Você pode pensar nos servlets e no JSP como “a linguagem de montagem” por baixo do framework de alto nível do JSF.[David Geary e Cay Hostmann, livro Core JavaServer Faces, Fundamentos 2º ed. 2007]”, quem quiser pode comprar o livro que citei acima muito bom, ele fala sobre a versão 1.02 do JSF, mas muito útil para o aprendizado e bem didático, bem então vamos ao que interessa, vou demonstrar como montar um projeto e fazer uma aplicação de demonstração, vou utilizar  JDK Java 6, IDE NetBeans 6.9.1 que tem suporte nativo ao JSF 2.0, e possui já um servidor para aplicação GlassFish 3.0 que já vem incluído.

1º passo:  Abra seu NetBeans e crie um novo projeto Java Web > Aplicação Web.

Mais