quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Painel Solar que gera energia depois do pôr-do-sol

Todos os objectos emitem radiações infravermelhas. Mesmo nós, é por isso que existem os óculos de visão nocturna, que permitem "ver" pessoas no escuro.

Tendo em conta isto cientistas do Laboratório Nacional de Idaho, nos Estados Unidos, inventaram um novo tipo de painel solar que gera energia depois do pôr-do-sol. Ao invés de células solares tradicionais, feitas de silício ou de materiais orgânicos, os novos painéis solares utilizam nano antenas minúsculas, capazes de captar energia na faixa do infravermelho. Como grande parte da energia irradiada pelo sol é IV, a Terra para manter o equilíbrio liberta essa energia mais tarde como forma de radiação IV que as nanoantenas captam. Esta libertação dá-se depois do pôr-do-sol e dura várias horas.

O processo de fabrico de painéis solares de nanoantenas é adequado para fabricação em larga escala, o que significa que estes painéis solares ser produzidos a um custo muito baixo.

Enquanto as células solares tradicionais capturam menos de 20 por cento da luz solar na faixa visível do espectro, os painéis de nano antenas conseguem capturar até 80 por cento da radiação IV. As nano antenas podem ser feitas de vários metais diferentes, variando ligeiramente o seu rendimento. Isto quer dizer que este tipo de painéis solares têm um rendimento de cerca de 80% e são muito mais baratos.

Nenhum comentário: