P e d e s t r i a n i s m o

     
Percursos 2007

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DOS REIS
Festas Festas Custódio O Guia, Luís Patrão Artur Machado do TCL Luís Friães Pereirinha Isabel

No Domingo, dia 7 de Janeiro, a secção de Percursos Pedestres do Ténis Clube de Lamego, com o patrocínio da Câmara Municipal de Lamego, do Centro de Saúde de Lamego e da Casa de Pessoal do Hospital Distrital de Lamego, abriu o calendário de Percursos Pedestres 2007, com a realização do primeiro passeio deste ano, a "Rota dos Reis".

O grupo de caminheiros, 14 na totalidade, partiu de Lamego, junto ao “Soldado Desconhecido”, em direcção ao Bairro da Ponte, continuando por Alvelos, Várzea de Abrunhais, Cepões, S.Martinho do Souto, regressando, depois, a Lamego. Foi um passeio agradável, brindado com condições climatéricas excelentes para esta prática. Todos os participantes concluíram a prova sem dificuldade.

Um dos guias, o Prof. Luís Patrão, equipado com GPS, recolheu os seguintes dados:

•  Distância do percurso: 14,5Km (informação de GPS)

•  Duração: 3h20m

•  Velocidade média: 4,5Km/h (informação de GPS)

•  Estimativa de calorias gastas no percurso: cerca de 1000Kcal (cruzamento de dados entre computador de pulso "Polar" e recurso a fórmulas de cálculos metabólicos).

Está agendado para o dia 04 de Fevereiro, Domingo, o próximo passeio denominado, “ Rota do Entrudo”. Exponha as suas dúvidas e dê a sua opinião, no Forum do site, esperamos por si, pela sua saúde.

 

Rui Ramos

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DO ENTRUDO

A Secção de Percursos Pedestres de Ténis Clube de Lamego levou a cabo, no passado Domingo, dia 4 de Fevereiro, mais um passeio pedestre do seu calendário, denominado "Rota do Entrudo".

Conforme já é habitual, a concentração teve lugar junto ao "Soldado Desconhecido", em Lamego, por volta das 8:30 horas. O grupo de caminheiros, em número substancialmente superior ao que se tem verificado em passeios anteriores, partiu, então, em diversas viaturas rumo a Lalim, local marcado para o início do passeio.

Nesta localidade, os pedestrianistas iniciaram a caminhada em direcção a Melcões, seguindo por Meijinhos, onde foram recebidos ao som da Banda de música e fogo de artifício - feliz coincidência com a Festa de S.Brás - e continuaram para a vila de Lazarim, tradicionalmente conhecida pelo seu característico Entrudo. eram já cerca de 11:30 horas da manhã e o corpo já pedia uma pausa. Em boa hora, pois foram recebidos com um lauto repasto, onde a magnífica Bola de Bacalhau, o presunto e o salpicão caseiros, o pão fresco e saboroso e o vinho da região foram sobejamente apreciados por todos, que não se esqueceram de agradecer ao Presidente da Junta de Freguesia local, senhor Norberto, tão amável gesto.

Reposta a energia perdida e acalmados alguns corações mais acelerados, o grupo retomou a marcha de regresso a Lalim, utilizando um trilho paralelo à Ribeira de Tarouca, de cariz mais selvagem, que permitiu uma maior interacção com a Natureza.

Foto de Grupo

Por volta das 13:00 horas, os caminheiros chegaram, então, a Lalim, cansados mas satisfeitos, manifestando vontade de continuar a participar nos nossos percursos. Uma nota de agradecimento ao numeroso grupo da Escola Secundária da Sé - Lamego, docentes e discentes, assim como ao grupo do Clube de Caça e Pesca da Régua, sem esquecer aqueles que já se vão tornando "habituais". A organização espera não ter defraudado expectativas e conta com a colaboração de todos na divulgação desta modalidade.

O Prof. Luís Patrão, guia do percurso, equipado com GPS, recolheu os seguintes dados:

  • Distância do percurso: 13 Kms
  • Tempo efectivo de deslocamento: 2h 45m
  • Dispêndio calórico (estimado): entre 650 e 859 Kcal

No próximo dia 4 de Março, terá lugar mais um passeio pedestre, desta vez denominado "Rota das Aldeias Perdidas". Contamos com a sua participação.

A Organização agradece a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, da Junta de Freguesia de Lazarim, da Casa de Pessoal do Hospital Distrital de Lamego e do Centro de Saúde de Lamego.

Rui Ramos

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DAS ALDEIAS PERDIDAS
 

No Domingo, dia 4 de Março, a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego levou a efeito a habitual caminhada mensal agendada no seu calendário.

Um grupo de cerca de 40 participantes reuniu-se junto à rotunda do "soldado desconhecido", cheio de vontade e curiosidade em efectuar o percurso proposto pela organização, trocando de uma manhã de domingo na cama por uma actividade de lazer bastante saudável.

O tempo cinzento e ameno à saída de Lamego não fazia adivinhar as condições de vento e frio que se faziam sentir em Bigorne, local de início do percurso.

Pelas 9:30h , cheios de coragem os participantes decidiram iniciar o percurso e assim que o corpo começou a aquecer esqueceram as adversidades climatéricas que se faziam sentir, pouco propícias à prática deste tipo de actividades de lazer. Logo aos primeiros quilómetros começou a cair um chuvisco miudinho que não desmoralizou o grupo, que preferia acreditar que as condições não se iam alterar, e já pensavam na paragem na aldeia da Anta, que tinha sido sugerida pela organização para se assar uns chouriços, com o intuito de espevitar o convívio e matar a fome.

Sensivelmente a meio do percurso planeado, ao 6ºKm, as condições climatéricas agravaram-se e a chuva começou a cair com mais intensidade. Foi nesta altura que o grupo parou na Aldeia da Anta, ainda cheio de boa disposição e vontade de manter o plano inicial: assar o chouriço. Assim foi feito, e mesmo com os participantes todos molhados, ainda houve lugar à boa disposição e convívio, enquanto se assavam os apetitosos enchidos.

Nesta altura os participantes com o estômago aconchegado, mas com o corpo arrefecido pela paragem, iniciaram a fase final do percurso, que tinha ainda como local de passagem a aldeia de Mazes. A organização decidiu abortar o trajecto planeado em função do clima e porque alguns dos participantes, com roupas menos adequadas, já estavam bastante molhados. Fez-se o percurso de regresso às viaturas pelo mesmo caminho. O percurso terminou por volta das 12:45h , onde mesmo assim os participantes acumularam 10Km nas pernas.

Uma nota de apreço a todos os corajosos pedestrianistas pela vontade e pelo sacrifício que fizeram num dia muito molhado. Foi com certeza uma experiência diferente, mesmo que não tenha sido a que estavam à espera, mas as actividades de outdoor têm esta variável clima, que nem sempre joga a nosso favor.

Fica a lição e o conselho para que, na próxima, se utilize roupa adequada, e que no mínimo se transporte um agasalho extra e um impermeável na mochila (obrigatória).

Rui Ramos

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DOS MOINHOS
 

Na manhã de domingo, primeiro dia do mês de Abril, a secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego realizou o anunciado passeio “Rota dos Moinhos”.

Com partida da ponte de Reconcos, os cerca de trinta participantes iniciaram a sua marcha rumo a Pretarouca, junto ao rio Balsemão, gozando um dia esplêndido de Sol e temperatura amena, óptimas condições para a prática desta modalidade.

Este percurso revestia-se de especial importância, pelo facto de os participantes poderem visitar um local em profunda transformação, devido ao início das obras de construção da barragem de Pretarouca. Assim, muitos foram os que fotografaram a magnífica paisagem que encontraram, lamentando a sua adulteração.

Os caminheiros encontraram um rio de água cristalina, lameiros verdejantes e moinhos, a maior parte em avançado estado de degradação, outros descaracterizados com telhados de zinco. Mas, no geral, foi um passeio do agrado de todos, merecendo muitos elogios por parte, até, de veteranos nestas andanças.

Duração do evento: 3h30m Tempo de deslocamento efectivo: 3horas Velocidade média: 3,5Km/h (marcha moderada)
Estimativa de calorias gastas em deslocamento: (variam de pessoa para pessoa): entre 500Kcal a 700Kcal. Tendo em conta que as recomendações mínimas aconselhadas por semana se situam nas 1000Kcal, uma actividade deste género consegue consumir mais de metade das calorias recomendadas.

 

Clique para mais fotos
Clique para mais fotos

A Organização agradece a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, da Casa de Pessoal do Hospital Distrital de Lamego, do Centro de Saúde de Lamego e de House of Fitness.

Rui Ramos

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA D'el REI

E pronto, mais um percurso pedestre realizado com êxito pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego. Foi na manhã de Domingo, dia 6 de Maio, dia consagrado a todas as mães, que um grupo de cerca de 25 caminheiros se concentrou junto ao Monumento ao “Soldado Desconhecido” em Lamego, para percorrer os trilhos da “ Rota D'el Rei” .

Com condições climatéricas excelentes para a prática do pedestrianismo, a marcha iniciou-se cerca das 9:15 horas, em direcção à rotunda Dr. Fernando Amaral, continuando para a “mata dos remédios”, onde se ensaiaram as primeiras subidas. Logo, logo o grupo se encontrava em Arneirós e descia até às “Poldras”, no Balsemão, local muito aprazível, onde todos aproveitaram para tirar fotografias, descansar e reconfortar o estômago.

Restabelecidas as forças, encetámos mais uma subida, desta vez em direcção a S. Martinho do Souto, tendo todos os caminheiros ultrapassado sem esforço o obstáculo, tão maravilhados iam com a natureza envolvente, plena de giesta florida, rosmaninho e outras flores silvestres da época.

Chegados a S. Martinho do Souto, regressámos a Lamego, por outros trilhos que levaram os bravos caminheiros de novo ao rio Balsemão, mais a jusante. Por volta das 12:10 horas, estávamos no “escadório do Santuário de Nossa Sra. dos Remédios” e, às 12:25 horas, terminava a caminhada junto ao local de partida, com todos, sem excepção, a manifestarem o seu agrado pelos momentos vividos.

A Organização agradece a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, da Casa de Pessoal do Hospital Distrital de Lamego, do Centro de Saúde de Lamego e de House of Fitness.

No próximo dia 3 de Junho , esperamos por si na “Rota do Balsemão” , com concentração junto ao monumento do “Soldado Desconhecido” em Lamego, em horário a definir.

Rui Ramos

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DO BALSEMÃO
Veja aqui a "Rota do Balsemão " em fotos

A Secção de Percursos Pedestres de Ténis Clube de Lamego realizou, no passado Domingo, dia 3 de Junho, a "Rota do Balsemão", num dia particularmente agradável, com condições climatéricas bastante favoráveis à prática desta modalidade.

O grupo concentrou-se, como habitualmente, junto ao "Soldado Desconhecido", em Lamego, por volta das 9:00 horas. Aos caminheiros “ habitués ” dos nossos passeios, juntaram-se algumas caras novas e o percurso iniciou-se em direcção a Souto-Côvo, continuando por Sande, Barragem do Balsemão, até à Capela de S.Pedro do Balsemão.

Junto deste magnífico monumento, de visita obrigatória, o grupo de caminheiros fez a paragem do dia, tendo usufruído de uma visita guiada pela Sra. Dona Prazeres (a quem a organização agradece a simpatia), que muito agradou aos participantes, pois apesar de se tratar de uma capela do nosso Concelho com grande interesse histórico, muitos são os que nunca tiveram oportunidade de a visitar.

Apenas uma nota: a inexistência de casas de banho públicas foi estranhada, tratando-se de um local público, de interesse turístico. Esta paragem serviu também para reconfortar estômagos e restaurar forças para enfrentar o resto do percurso.

Era então tempo de iniciar o regresso a Lamego, em direcção ao Bairro da Ponte, por uma estrada com forte inclinação. Apesar do Sol estar mais forte, o grupo galgou caminho e depressa estava na Sra. dos Meninos, seguindo para Largo da Sé, em direcção à Avenida Dr. Justino de Oliveira, local de chegada.

No próximo mês de Agosto, dia 26, terá lugar a “Rota dos Remédios”, passeio com almoço incluído e sujeito a inscrição. Será divulgado a seu devido tempo.

Rui Ramos

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

 

Pedestrianistas dos Ténis clube de Lamego percorrem os “Caminhos de Santiago de Compostela”

 

Da Europa do norte e da Europa do sul,da península a que pertence Portugal são muitos os caminhos para Santiago de Compostela.

Três amigos, Machado, Pereira e Jaime, caminheiros habituais nos percursos organizados pelo ténis clube Lamego escolhemos para este ano de 2007 o caminho do Sudeste-Via da Prata (em 2006 fizemos o caminho Português).

Os Peregrinos

Partimos de Chaves a 10 de Junho e chegamos a Santiago de Compostela(240kms) no dia 17 de Junho, passando por Verin, Lasa, Xunqueira de Ambia,Ourense, Cea, Lalin, Outeiro e Monte Gozo.

Na Oficina do Peregrino apresentamos a Credencial devidamente carimbada nos Albergues ao longo do caminho e recebemos a merecida ´´Compostela´´ (Documento que atesta que o peregrino efectuou a pé no mínimo 100 kms ou 200 kms de cavalo/bicicleta, com espírito cristão, com espírito de busca e inquietação ou por lazer).Assistimos à missa na Catedral de Santiago dedicada ao Peregrino e de camioneta regressamos a Chaves.

Parece fácil, mas não julguem que foi. Levantar às 6 horas todas as manhãs, caminhar dezenas de kms (média diária de 35kms),exigiram preparação cuidada, espírito de sacrifício, deitar cedo (entre as 21h e as 22h),pois caminhar debaixo de calor abrasador, chuvas e ventos fortes, mochila( 9 kg )às costas, bolhas nos pés e dores musculares, foram uma provação exigente mas gratificante, porque caminhar por montes e vales, por bosques e campos verdes, passar por locais que outros peregrinos fizeram ao longo dos séculos ,fizeram-nos esquecer as dificuldades e fortaleceram o nosso espírito.

Chegar ao final do que nos propusemos foi importante, a amizade entre nós ficou mais forte e novas amizades foram conquistadas ao longo do Caminho de Santiago(espanhóis, brasileiros, suiços, alemães)com destaque para o caminheiro Jorge (espanhol) vindo de Valencia, que efectuou 1000 kms sózinho e 200kms connosco e que nos trouxe uma alegria contagiante.

Podem ter a certeza, que quem vai a Santiago de Compostela a pé fica com vontade de lá voltar e nós não fugimos à regra.No próximo ano se Deus quiser lá voltaremos e por outro caminho, porque os valores supremos estão depositados na Alma de cada um e muitas vezes através do caminho ou na presença do Santo eles se libertam com elevação e nos dão a paz espititual tão necessária aos dias de hoje.

António Machado

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DOS REMÉDIOS
Mais fotos
Veja aqui Mais Fotos

 

No passado Sábado, cerca de 40 caminheiros concentraram-se na Av. Dr. Alfredo de Sousa, dispostos a percorrer os trilhos definidos para o passeio pedestre "Rota dos Remédios", incluído no Programa das Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios. O evento previa dois dias de caminhada, 25 e 26 de Agosto, jantar convívio e Missa no Santuário.

O grupo, entusiasmado, iniciou a marcha rumo ao Jardim da República, subiu a “Calçada da Guerra” e, na urbanização da Quinta do Pinheiro Manso, foi surpreendido por um temporal que impediu a progressão, uma vez que a maior parte dos caminheiros não estava equipada para tais condições climatéricas. Foi o desânimo total!

Impedidos de prosseguir, os caminheiros voltaram ao ponto de partida, com a promessa de, no dia seguinte, estarem presentes, às 8:30 horas, para cumprir o percurso urbano previsto.

No entanto, no Domingo, S. Pedro voltou a pregar uma partida; trovoada e chuva grossa brindaram Lamego logo pela manhã, impossibilitando a realização do passeio.

A organização lamenta não ter sido possível concretizar este evento, incluído pela primeira vez nas Festas da cidade, mas as condições meteorológicas eram totalmente adversas. Fica uma palavra de agradecimento a todos os que, mais uma vez, apareceram, dispostos a levar a cabo mais um percurso pedestre, bem como àqueles que escolheram esta ocasião para participar nesta actividade.

A Secção de Percursos Pedestres do Ténis Clube de Lamego, agradece a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, da Região de Turismo Douro-Sul, dos Ginásios House of Fitness e Women Fitness, do Complexo Desportivo de Lamego, do Agrupamento n.º 49 de Lamego (Associação dos Escuteiros de Portugal).

Rui Ramos

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DAS VINDIMAS

 

No passado Domingo, um dia particularmente agradável, com condições climatéricas bastante favoráveis à prática do Pedestrianismo, concentrou-se, junto ao "Soldado Desconhecido", em Lamego, um grupo de caminheiros, constituído por alguns dos que já nos habituaram à sua presença e por outros que, pela primeira vez, se juntaram ao grupo, alguns vindos de longe.

O percurso iniciou-se em direcção a Avões, continuando rumo a Ferreiros, seguindo para Cambres, onde os pedestrianistas aproveitaram para fazer uma breve paragem e restabelecer forças.

O regresso a Lamego fez-se num ritmo muito bom, tendo os caminheiros “atacado” a impressionante subida com toda a garra. Depressa estávamos no lugar do “Relógio do Sol”, às portas da Cidade, com mais de três quartos de hora de avanço em relação ao horário previsto. Caminhámos a uma média muito próxima dos 4,8 Kms/h.

 

Clique para ver mais fotos

Veja AQUI todas as fotos

 

 

A organização, perante este excelente grupo, fez uma pequena alteração ao final do percurso, decidindo integrar uma parte de percurso citadino, com visita ao Castelo de Lamego, Sede do Agrupamento n.º 49 de Lamego (Associação dos Escuteiros de Portugal). Fomos recebidos pelo Chefe Nuno, que nos proporcionou uma visita guiada, que muito agradou a todos os participantes, pois tiveram oportunidade de conhecer e ver Lamego através das ameias da Torre de Menagem do Castelo. Alguns, onde se contavam naturais da Cidade, nunca tinham tido esta experiência!!! Prosseguimos pelo Bairro do Castelo, descendo até a baixa da cidade com passagem pela “Porta do Sol” e terminámos ao fundo da Rua da Olaria. Estavam percorridos cerca de 15000 metros !

Dia 14 de Outubro não falte à “Rota da Castanha”.

A Secção de Percursos Pedestres do Ténis Clube de Lamego agradece a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, dos Ginásios House of Fitness e Womanfit, do Complexo Desportivo de Lamego, do Agrupamento n.º 49 de Lamego (Associação dos Escuteiros de Portugal).

Rui Ramos

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ROTA DA CASTANHA
Foto de Grupo
Ver todas as fotos Aqui

 

Cerca de 40 caminheiros agruparam-se na Av. Dr. Alfredo de Sousa, em Lamego, na manhã de Domingo, dia 14, dispostos a calcorrear os trilhos da “Rota da Castanha”, percurso pedestre proposto pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego .

Num dia com condições climatéricas excelentes, o grupo fez-se ao caminho em alegre convívio, uma vez que a maior parte já se conhecia de passeios anteriores e os “caloiros” depressa se integraram. Depois do Circuito de manutenção (complexo Desportivo), seguiu-se por Arneirós, Penude, Póvoa, Juvandes. Os castanheiros carregados de ouriços não faltaram, mas castanha no chão foi coisa que quase não se viu, pois ainda se encontra muito verde.

No regresso, parámos no Parque de Merendas de Vila Nova de Souto Del Rei, onde os pedestrianistas reconfortaram os estômagos e aproveitaram para recuperar forças. Equipado com mesas de granito e um grill , o parque foi admirado por todos. No entanto foi difícil não reparar na falta de recipientes para o lixo e na ausência de água, apesar de se encontrar por lá uma fonte, mas seca.

O resto do percurso fez-se sem grandes percalços, e pelas 13:00 horas chegava-se ao fim. Cansados, mas de espírito leve, pois este é um dos melhores exercícios anti-stress, os caminheiros prometeram estar na linha de partida na “Rota de Inverno”, no dia 4 de Novembro, último percurso agendado pelo Ténis Clube de Lamego para este ano.

De acordo com monitorização do percurso efectuada pelo Prof. Luís Patrão, coordenador técnico dos ginásios House of Fitness e Womanfit, recorrendo a dados recolhidos por GPS e computador Polar, foram apurados os seguintes dados técnicos:

Distância percorrida: 13Km (com partida e chegada no Complexo Desportivo)

Tempo efectuado: 3h40m

Velocidade média: 3,5Km/h (incluindo paragens)

Dispêndio calórico aproximado: 800Kcal (varia de pessoa para pessoa)

Relembramos que fazer actividade física é absolutamente necessário e o pedestrianismo é uma excelente forma de o fazer.

O ACSM (American College of Sports Medicine) aconselha 30 minutos de exercício físico na maioria dos dias da semana. 3x/semana será limite mínimo aconselhado. Esta organização aconselha ainda como objectivo mínimo diário um desgaste calórico, em actividade física programada, de 150 a 500 Kcal, e um objectivo semanal acumulado de 1000Kcal.

A Câmara Municipal de Lamego, a Casa de Pessoal do Hospital Distrital de Lamego e os ginásios House of Fitness e Womanfit associaram-se a esta iniciativa que visa promover a saúde.

Rui Ramos

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DE INVERNO
Ver todas as fotosvertodas as fotos
Ver todas as fotos

Com o ano civil a terminar, o calendário dos percursos pedestres da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego chegou também ao fim, com a realização da “Rota de Inverno”. E não podia ter acabado da melhor forma, pois a adesão foi a melhor de sempre, prova que estamos no bom caminho, com mais de meia centena de pedestrianistas a concentrarem-se no Domingo de manhã, dia 4 de Novembro, junto do ginásio House of Fitness, na Urbanização da Ortigosa, em Lamego.

O local de concentração foi uma das novidades apresentadas pela organização, pois este evento foi marcado por algumas alterações. Os participantes tiveram oportunidade de visitar as instalações do referido Ginásio, uma das entidades apoiantes deste evento, onde foi efectuado um ligeiro “ briefing ” de instrução, pelo Prof. Luis Patrão, sobre alguns dos aspectos a ter em consideração neste tipo de actividades. Este “ briefing ” incluiu também uma exposição sobre o equipamento correspondente, que visou sensibilizar os participantes para a necessidade de se prepararem minimamente para a prática de actividades desta natureza, sobretudo agora que se aproxima o Inverno.

Outra das novidades deste evento foi o facto de o percurso escolhido ter sido realizado fora do Concelho de Lamego, de forma a quebrar a rotina e a poder dar a conhecer outras regiões e outras paisagens. Pela adesão dos participantes diríamos que foi uma aposta ganha.

Do ponto de encontro, o grupo seguiu de carro para Várzea da Serra, junto à Capela de Santo Antão, local de partida e chegada da caminhada.

Assim, cerca das dez horas e com um dia esplêndido, o grupo arrancou em direcção às antigas Minas de Várzea da Serra também denominadas de Minas de Santo Antão ou Minas de Tarouca. A título de curiosidade, estas minas começaram a funcionar em Junho de 1961, sendo nessa altura apetrechadas com todo o material indispensável para a exploração do minério, tendo chegado a ter também uma sala de flutuação de minério, uma das sete existentes na Europa. Nestas, o minério principal que se explorava era a scheelite , de que se extrai uma componente importante para a produção de ligas metálicas resistentes a elevadas temperaturas, que era consumida em Portugal e, mais tarde, começou a ser exportada para o estrangeiro, nomeadamente para Inglaterra e Alemanha.

Foi encerrada em Fevereiro de 1985 e, actualmente, na mina, um sítio ermo, vêm-se apenas equipamentos enferrujados em degradação acelerada e imagina-se a vida que as Minas de Várzea da Serra já tiveram.

Visitadas as ruínas mineiras, o grupo dirigiu-se para a pitoresca aldeia serrana de Almofala, por caminhos de terra batida, alcatrão e até a corta-mato. Antes de chegar à aldeia, fez-se uma pequena pausa para a fotografia de grupo, no Santuário de Nª Senhora da Sorte.

Em Almofala, não foi possível a visita à Igreja Matriz da Aldeia, uma vez que esta se encontrava repleta de fiéis que assistiam à Missa Dominical. Aproveitamos então para fotografar e admirar o magnífico espaço envolvente.

A viagem prosseguiu, orientados pelas margens do Varosa, rio de águas calmas, em direcção ao parque de merendas. Aí, tratou-se de “calar” os estômagos, ao mesmo tempo que se mirava o local, elogiado por todos. Com as forças restabelecidas, rumou-se a Bustelo, outra típica aldeia serrana e iniciou-se o regresso, por outros caminhos, em direcção às minas de Tarouca, para finalmente terminar este percurso (no mesmo local da partida), às catorze horas.

No final, houve lugar para uma pequena sessão de alongamentos, orientada pelo Prof. Lídio, coordenador adjunto do ginásio House of Fitness. Os alongamentos são um pormenor muitas vezes menosprezado no final destas actividades, mas são fundamentais para aliviar músculos tensos e diminuir a incidência de dores no dia seguinte.

O Prof. Luís Patrão, guia deste evento e coordenador técnico dos ginásios House of Fitness e Womanfit, com recurso a GPS e computador Polar, forneceu alguns dados técnicos do percurso efectuado:

  • Distância percorrida: 14Km
  • Tempo efectuado : 3h40m
  • Velocidade média : 3,8 Km/h (incluindo paragens)
  • Velocidade média em marcha : 4,7 Km/h
  • Dispêndio calórico aproximado : entre 750 e 850Kcal (varia de pessoa para pessoa)

 

Para terminar, relembramos que fazer actividade física é obrigatório e o pedestrianismo é uma actividade para todos.

Brevemente, poderá consultar neste site , o calendário dos nossos percursos para 2008, sendo certo que o primeiro é a “Rota dos Reis” em Janeiro dia 6. Junte-se a nós e verá que não se arrepende.

Tudo isto só é possível com patrocinadores como a Câmara Municipal de Lamego, Casa do Pessoal do Hospital de Lamego e dos Ginásios House of Fitness e Womanfit, que valorizam actividades outdoor como esta.

Para ver todas as fotos clique nas fotografias ao lado.

 

Rui Ramos

 
Carta Topográfica do Percurso:
Clique para copiar o mapa em formato PDF

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DE NATAL
 
Clique para vert mais fotos
 

Mais Fotos Aqui

 

 

O primeiro Domingo de Dezembro amanheceu cinzento, o que deixava antever um dia pouco agradável para o percurso pedestre, extra, agendado pelo Ténis Clube de Lamego, por sugestão dos ginásios House of Fitness e Womanfit, e que encerrava a época 2007. Este poderá ter sido um dos factores que demoveu potenciais participantes deste evento, mais a greve geral na Sexta-Feira anterior, e o feriado no Sábado, ainda por cima chuvoso, terão sido motivos ainda mais fortes para que a adesão tenha sido à quem do esperado.

Tal como planeado o grupo de caminheiros reuniu no ginásio House of Fitness, onde recebeu um mapa do percurso e uma oferta de Natal. Daí, os 14 obstinados participantes encheram-se de vontade e lá seguiram de viatura para a capela de Stº Antão (em Várzea da Serra), local ondeeste percurso tinha início.

Ao subir a A24 o sol começou a aparecer e o nevoeiro ficou para trás, a cobrir Lamego. Chegados ao ponto de partida a admiração foi geral, as condições estavam excepcionais para a prática do pedestrianismo. Céu limpo, temperatura agradável e uma suave brisa foram ingredientes mais que suficientes para encher de vontade os caminheiros para iniciar a jornada e a passar mais um Domingo de forma naturalmente saudável.

O Professor Luis Patrão, guia deste percurso, mais uma vez se fez valer da sua experiência, como Tenente nas Operações Especiais e o conhecimento que tem da região, para orientar os caminheiros e tornar o evento num momento o mais agradável possível.

O grupo seguiu animado ao longo da encosta sul da serra de Santa Helena. Ao chegar a Várzea da Serra houve tempo para tomar café e admirar as magnificas igrejas da Aldeia. Depois foi tempo de rumar à aldeia das Antas, que apesar de muitos já conhecerem continua sempre a deslumbrar. Aqui foi realizada uma paragem para merendar e até houve tempo para acender uma fogueira e assar uns enchidos, que depois foram saboreados por alguns dos caminheiros. Com os estômagos aconchegados foi tempo de partir para a 2ª parte do percurso, onde se vislumbrou a construção de mais um parque eólico e se contornou um frondoso pinhal. Finalmente, ao fim de cerca de 4 horas de viagem foram avistadas as viaturas. No final o Professor Lídio Fernandes, técnico do ginásio House of Fitness, orientou uma sessão de alongamentos, que são sempre essenciais depois da realização de esforços desta natureza.

À despedida o sentimento foi unânime – valeu a pena o sacrifício de sair da cama num Domingo de manhã, com a perspectiva de um dia cinzento, para poder passear com um dia maravilhoso e conhecer um pouco mais da região da forma mais saudável possível – a andar a pé.

Eis mais alguns dados recolhidos pelo Prof. Luis Patrão, guia deste evento e coordenador técnico dos ginásios House of Fitness e Womanfit:

  • Distância percorrida: 14,5Km
  • Tempo realizado (com paragens): 4h20m
  • Dispêndio calórico aproximado: 1100Kcal (varia de pessoa para pessoa)

O Ténis Clube de Lamego, os ginásios House of Fitness e Womanfit Relembram que fazer actividade física é essencial e o pedestrianismo é uma actividade para todos. Junte-se a nós no próximo passeio “Rota dos Reis”, dia 6 de Janeiro, e verá que não se arrepende!

 

Clique para Copiar em PDF

 

Topo