ESPAÇOS DE COR – sRGB e Adobe RGB – Atualizado

Esta é uma reedição de um post anterior. Enquanto impressor, tenho recebido muitos questionamentos de meus clientes sobre o assunto; então, espero que ajude. Visite www.tettofineart.com preencha o mailing no final da página e receba mais novidades e informações sobre fotografia, impressão e arte.

Para muitos fotógrafos e artistas espaço de cor ainda é uma grande incógnita. Não é para menos; o próprio manual das câmeras, scaners ou aplicativos são como livros de magia obscura sobre o assunto.  Os mais explicativos dizem: “para o dia-adia use o sRGB” ou ainda “Adobe RGB é utilizado para impressões comerciais e outros fins comerciais.” Se existe algum manual que explique, eu desconheço. Mesmo porque não é a função do manual explicar isso. Estava aqui pensando… de quem é? Qual a empresa pode se responsabilizar por este esclarecimento? A Adobe? A Nikon, Canon? A nVidia oi ATI? A Eizo, Dell, Samsung? Na verdade acho que nenhuma e todas.

Já tentei inserir o espaços de cores para os meus alunos, no Senac, mas não foi muito construtivo. Assunto para outro post.

Uma maneira bem singela de fazer essa explicação é pensarmos na área de cobertura de uma operadora de telefone celular. Pense na cidade como sendo a área de todas as cores visíveis por nós e as antenas das operadoras como espaços de cor, ou seja, as cores que podem ser reproduzidas pelos dispositivos.

Note que os dispositivos não podem reproduzir todas as cores.

A operadora AMARELA é a quem tem o maior espaço de cor dentro de todas as cores visíveis, ou seja, consegue ter maior gama de cores do que as demais operadora . Se fizéssemos uma comparação com alguns espaços de cor que temos, poderíamos falar que o AMARELO é o ProPhoto RGB, LARANJA o Adobe RGB e o menor, o sRGB. Desconsidere as proporções, claro.

Deixando as comparações de lado, vamos falar de espaços de cor como eles realmente são. A imagem abaixo mostra todo o espectro visível de cores em 2D.

Ok, acima é uma visão plana para facilitar. Agora imagine em 3 dimensões:

Os espaços de cor sRGB e Adobe RGB são suportados por todas as câmeras digitais SLR quando se fotografa em JPG. Observe qual a área que cada um deles ocupa dentro do espectro visível.

Note que o Adobe RGB abrange muito mais cor que o sRGB.

A imagem abaixo está dividida verticalmente, sendo que o lado esquerdo simulando Adobe RGB e o direito sRGB.

Veja no detalhe da boca o efeito real da diferença entre espaços de cor.

A minha dica é: fotografe sempre em RAW. Ele não tem espaço de cor definido. Nele, estão todas as cores que o seu sensor captar. Quando for exportar para o formato final, basta escolher qual espaço de cor quer trabalhar. Vale lembrar que os minilabs de revelação de fotografias trabalham com sRGB. Para impressões Fine Art ou qualquer outra jato de tinta, convém usar AdobeRGB ou ProPhotoRGB (apenas em arquivos 16bits).

———————————–

Só uma palavrinha sobre a analogia das torres de celular: imagine que a quantidade de celulares é a quantidade de cores. Então, o número de celulares que vão falar dentro da área de cobertura é o mesmo para todas as operadoras, ou seja, não é porque a cobertura é maior que a quantidade de celulares que a rede suportará também será maior. Deu pra entender????

39 Respostas to “ESPAÇOS DE COR – sRGB e Adobe RGB – Atualizado”

  1. Fernando Ribeiro Says:

    Obrigado pelo esclarecimento sobre esta materia.

  2. Obrigado pelo post, muito esclarecedor para iniciantres como eu.

  3. Esclareceu. Fotografo Publicitário use o aRGB – Fotografo de Casamento use o sRGB

  4. Gostei muito !! valew pela explicação.. muito boa mesmo..
    Comprei uma 7D e fique na dúvida pq o manual nw explica nada..
    Abraços obrigado

  5. Muito obrigado pelas especificações. Então o negócio é fotografar com o Adobe RBG para ter melhor qualidade fotográfica.

    Clicando em meu nome pode ver minhas fotos!

    • Matthew,
      Não é bem a questão de qualidade, mas sim a saída que deseja dar para a foto. Se mandar em AdobeRGB em um minilab, provavelmente as cores sairão opacas.

  6. Fantástico o post… principalmente pela analogia… Ensinar é isso… traduzir o que parece complexo em algo fácil…. fazer o contrário é querer dar uam de intelectual de meia tigela…. parabéns!!!!

  7. Obrigadão pela explicação!!

  8. Se souber ler em inglês, veja porque não usar Adobe srgb –> http://www.kenrockwell.com/tech/adobe-rgb.htm

    • Leo, só para contar, não existe ADOBE sRGB. Ou é sRGB ou ADOBE RGB.
      Já marquei como próxima leitura. Mesmo assim, há casos que o sRGB deve ser usado.
      Não existe melhor espaço de cor, existe espaço de cor apropriado cara cada caso.

  9. José Flacho Says:

    Muito obrigado por este esclarecimento que está muito bom e tal como diz nenhum manual da máquina fotográfica comporta o mesmo e é pena porque quando fotografamos cenários com grande amplitude tonal somos conduzidos, normalmente a céus brancos e sem detalhe caso captemos a imagem em sRGB e o pior é que não temos como recuperar o detalhe desse céu. No entanto se a mesma foto for tirada em RGB o detalhe pode ser recuperado e isto faz toda a diferença.

  10. Fernanda Quintanilha Says:

    Estava precisando desse esclarecimento! Muito didático, fácil de entender. Parabéns e obrigada!

  11. […] monitor abrange determinado espaço de cor é importante. monitores bons abrangem acima de 95% do AdobeRGB e 99% do […]

  12. Muito bom. Obrigado.

  13. Valmir Góes Says:

    Meu caro, o que você quis dizer quando se referiu a “Minilabs”? Pretendo imprimir fotos em grandes formatos, em papel fotográfico, em gráficas de grande porte.
    Neste caso, para que eu possa obter o máximo de fidelidade das cores, devo exportar o RAW para JPEG escolhendo qual espaço de cor?
    Grato e abraço.

    • Olá Valmir.
      Minilab é o processo de ampliação feitos por máquinas que utilizam químicos. O processo tradicional, desses que você revela no dia-a-dia.
      Gráficas de grande porte são indicadas para grandes tiragens e normalmente trabalham com CMYK, mas o melhor mesmo é saber qual equipamento eles trabalham para ter certeza.

  14. Elias Ventura Says:

    Excelente explicacao.
    Muito obrigado!

Deixe um comentário