ESPAÇOS DE COR – sRGB e Adobe RGB – Atualizado
Esta é uma reedição de um post anterior. Enquanto impressor, tenho recebido muitos questionamentos de meus clientes sobre o assunto; então, espero que ajude. Visite www.tettofineart.com preencha o mailing no final da página e receba mais novidades e informações sobre fotografia, impressão e arte.
Para muitos fotógrafos e artistas espaço de cor ainda é uma grande incógnita. Não é para menos; o próprio manual das câmeras, scaners ou aplicativos são como livros de magia obscura sobre o assunto. Os mais explicativos dizem: “para o dia-adia use o sRGB” ou ainda “Adobe RGB é utilizado para impressões comerciais e outros fins comerciais.” Se existe algum manual que explique, eu desconheço. Mesmo porque não é a função do manual explicar isso. Estava aqui pensando… de quem é? Qual a empresa pode se responsabilizar por este esclarecimento? A Adobe? A Nikon, Canon? A nVidia oi ATI? A Eizo, Dell, Samsung? Na verdade acho que nenhuma e todas.
Já tentei inserir o espaços de cores para os meus alunos, no Senac, mas não foi muito construtivo. Assunto para outro post.
Uma maneira bem singela de fazer essa explicação é pensarmos na área de cobertura de uma operadora de telefone celular. Pense na cidade como sendo a área de todas as cores visíveis por nós e as antenas das operadoras como espaços de cor, ou seja, as cores que podem ser reproduzidas pelos dispositivos.
Note que os dispositivos não podem reproduzir todas as cores.
A operadora AMARELA é a quem tem o maior espaço de cor dentro de todas as cores visíveis, ou seja, consegue ter maior gama de cores do que as demais operadora . Se fizéssemos uma comparação com alguns espaços de cor que temos, poderíamos falar que o AMARELO é o ProPhoto RGB, LARANJA o Adobe RGB e o menor, o sRGB. Desconsidere as proporções, claro.
Deixando as comparações de lado, vamos falar de espaços de cor como eles realmente são. A imagem abaixo mostra todo o espectro visível de cores em 2D.
Ok, acima é uma visão plana para facilitar. Agora imagine em 3 dimensões:
Os espaços de cor sRGB e Adobe RGB são suportados por todas as câmeras digitais SLR quando se fotografa em JPG. Observe qual a área que cada um deles ocupa dentro do espectro visível.
Note que o Adobe RGB abrange muito mais cor que o sRGB.
A imagem abaixo está dividida verticalmente, sendo que o lado esquerdo simulando Adobe RGB e o direito sRGB.
Veja no detalhe da boca o efeito real da diferença entre espaços de cor.
A minha dica é: fotografe sempre em RAW. Ele não tem espaço de cor definido. Nele, estão todas as cores que o seu sensor captar. Quando for exportar para o formato final, basta escolher qual espaço de cor quer trabalhar. Vale lembrar que os minilabs de revelação de fotografias trabalham com sRGB. Para impressões Fine Art ou qualquer outra jato de tinta, convém usar AdobeRGB ou ProPhotoRGB (apenas em arquivos 16bits).
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Só uma palavrinha sobre a analogia das torres de celular: imagine que a quantidade de celulares é a quantidade de cores. Então, o número de celulares que vão falar dentro da área de cobertura é o mesmo para todas as operadoras, ou seja, não é porque a cobertura é maior que a quantidade de celulares que a rede suportará também será maior. Deu pra entender????
1 de novembro de 2010 às 14:26
Obrigado pelo esclarecimento sobre esta materia.
26 de janeiro de 2015 às 13:31
🙂 Disponha!
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28 de setembro de 2011 às 14:37
Obrigado pelo post, muito esclarecedor para iniciantres como eu.
26 de janeiro de 2015 às 13:32
Que bom que foi útil
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23 de fevereiro de 2012 às 11:49
Esclareceu. Fotografo Publicitário use o aRGB – Fotografo de Casamento use o sRGB
26 de janeiro de 2015 às 13:32
Basicamente, é isso aí! 🙂
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11 de março de 2012 às 7:19
Gostei muito !! valew pela explicação.. muito boa mesmo..
Comprei uma 7D e fique na dúvida pq o manual nw explica nada..
Abraços obrigado
26 de janeiro de 2015 às 13:38
🙂 Disponha!
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30 de agosto de 2012 às 17:27
[…] […]
18 de outubro de 2012 às 20:17
Pequenos detalhes como esse, podem fazer uma grande diferença no final. Parabéns, muito bem detalhado.
18 de outubro de 2012 às 20:18
excelente!!
26 de janeiro de 2015 às 13:33
Obrigado Paulo
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8 de dezembro de 2012 às 13:27
Valeu!!!
26 de janeiro de 2015 às 13:33
🙂 Disponha!
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8 de janeiro de 2013 às 12:27
Acontece que, embora isso seja verdade, não existe nenhum monitor no mercado que consiga trabalhar com Adobe RGB.
Só use Adobe RGB se você for revelar a foto crua, direto na impressora.
Caso contrário você deve usar SRGB, que embora tenha uma gama menor, não terá problema algum na hora de revelações.
20 de maio de 2013 às 19:27
Isso é uma verdade, mas lembrando que se você fotografa em Raw, essa escolha deve ser feita na exportação do arquivo. sRGB só para minilabs e web.
18 de outubro de 2012 às 17:27
Muito obrigado pelas especificações. Então o negócio é fotografar com o Adobe RBG para ter melhor qualidade fotográfica.
Clicando em meu nome pode ver minhas fotos!
26 de janeiro de 2015 às 13:34
Matthew,
Não é bem a questão de qualidade, mas sim a saída que deseja dar para a foto. Se mandar em AdobeRGB em um minilab, provavelmente as cores sairão opacas.
12 de fevereiro de 2013 às 19:25
Fantástico o post… principalmente pela analogia… Ensinar é isso… traduzir o que parece complexo em algo fácil…. fazer o contrário é querer dar uam de intelectual de meia tigela…. parabéns!!!!
26 de janeiro de 2015 às 13:35
Obrigado Marcelo, é isso que motiva a gente.
🙂
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12 de abril de 2013 às 13:17
Show o post.
26 de janeiro de 2015 às 13:38
Obrigado!
20 de maio de 2013 às 16:43
Obrigadão pela explicação!!
26 de janeiro de 2015 às 13:35
🙂 Disponha!
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23 de novembro de 2013 às 14:07
Se souber ler em inglês, veja porque não usar Adobe srgb –> http://www.kenrockwell.com/tech/adobe-rgb.htm
25 de novembro de 2013 às 10:41
Leo, só para contar, não existe ADOBE sRGB. Ou é sRGB ou ADOBE RGB.
Já marquei como próxima leitura. Mesmo assim, há casos que o sRGB deve ser usado.
Não existe melhor espaço de cor, existe espaço de cor apropriado cara cada caso.
18 de abril de 2014 às 14:04
Muito obrigado por este esclarecimento que está muito bom e tal como diz nenhum manual da máquina fotográfica comporta o mesmo e é pena porque quando fotografamos cenários com grande amplitude tonal somos conduzidos, normalmente a céus brancos e sem detalhe caso captemos a imagem em sRGB e o pior é que não temos como recuperar o detalhe desse céu. No entanto se a mesma foto for tirada em RGB o detalhe pode ser recuperado e isto faz toda a diferença.
26 de janeiro de 2015 às 13:37
Para a maior amplitude, use o RAW. O Raw não tem espaço de cor, são TODAS as cores que seu sensor consegue captar.
13 de maio de 2014 às 18:00
Muito bom, parabéns!
26 de janeiro de 2015 às 13:37
Obrigado. 🙂
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25 de outubro de 2014 às 4:52
Estava precisando desse esclarecimento! Muito didático, fácil de entender. Parabéns e obrigada!
26 de janeiro de 2015 às 13:38
🙂 Disponha! Qualquer dúvida, entre em contato!
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19 de dezembro de 2014 às 16:49
Muito obrigado
12 de fevereiro de 2015 às 19:57
[…] monitor abrange determinado espaço de cor é importante. monitores bons abrangem acima de 95% do AdobeRGB e 99% do […]
7 de abril de 2015 às 15:05
Muito bom. Obrigado.
30 de julho de 2015 às 17:44
😉
29 de julho de 2015 às 20:59
Meu caro, o que você quis dizer quando se referiu a “Minilabs”? Pretendo imprimir fotos em grandes formatos, em papel fotográfico, em gráficas de grande porte.
Neste caso, para que eu possa obter o máximo de fidelidade das cores, devo exportar o RAW para JPEG escolhendo qual espaço de cor?
Grato e abraço.
30 de julho de 2015 às 17:40
Olá Valmir.
Minilab é o processo de ampliação feitos por máquinas que utilizam químicos. O processo tradicional, desses que você revela no dia-a-dia.
Gráficas de grande porte são indicadas para grandes tiragens e normalmente trabalham com CMYK, mas o melhor mesmo é saber qual equipamento eles trabalham para ter certeza.
14 de abril de 2017 às 22:06
Excelente explicacao.
Muito obrigado!