terça-feira, novembro 22, 2011

Que marca te faz sentir assim?

Nesta semana assisti a dois vídeos sobre a relação de dois senhores com seus automóveis.
Um deles completou um milhão de milhas rodando com o mesmo carro, o outro teve o carro "recuperado" pelos seus filhos, depois de um relacionamento de 20 anos, ter vendido seu estimado parceiro.

Todas as marcas buscam por um relacionamento como estes com seus consumidores. Poucos produtos conseguem hoje em dia. Nossa forma de lidar com as marcas e seus produtos mudaram radicalmente nos últimos anos e continua mudando numa velocidade cada vez maior.
Além dos próprios "bens duráveis" duraram cada vez menos, as próprias marcas estimulam a obsolecência.
Sei que muitos são apaixonados por carros, mas nunca tive uma relação afetiva com um. Em um dos vídeos há o relato que não é o carro em si, mas as memórias e os sentimentos vividos com ele. Realidade bem distante da minha.
Que tipo de produto ou marca te faz sentir assim hoje em dia? Seu celular ou o computador, que você não larga dele um segundo? Não. Você terá outro em pouco tempo, melhor, com mais recursos e mais rápido. Uma Coca Cola talvez? Que te remete à infância, família...
Mas esta é a essência do mercado de consumo, não é mesmo? É o mesmo mercado que busca por formas de "conversar", "interagir", "engajar" o consumidor. As relações com as marcas estão cada vez mais imediatas, instantâneas, perecíveis. Isso deve ser levado em conta no momento de definir as estratégias de comunicação, quando se desenvolve o produto, até o momento final de avaliar o que foi feito. Quais são as medidas corretas para o sucesso da iniciativa?
Os vídeos abaixo tem um tom emocional como não poderia deixar de ser e funcionam muito bem para marcas passarem muito de seus valores.
Que marca te faz sentir assim hoje?

Million Mile Joe's Surprise Parade


Chevy True Stories "My Dad's Car" Chevrolet

2 comentários:

Carlos Ricardo disse...

Alexandre:
Fazia tempo que nao entrava no seu blog e hoje adorei ler os ultimos posts. Keep it up. Pensar, refletir, escrever... faz um tremendo bem pra cabeca. Abraco!
Carlos Ricardo

pri disse...

Beek, cai aqui no seu blog pelo IG e que grata surpresa. Primeiro porque não sabia q vc era do mercado, segundo porque adorei a leitura. Voltarei mais vezes. Bjs. Pri
@pribernardi - Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash