sábado, 14 de agosto de 2010

Os reis romanos ( Monarquia Romana )

Imagem de Rômulo e Remo com a loba da lenda.


Esta loba tem uma representatividade grande na lenda da fundação de Roma. Após Rômulo se tornar rei, existiram mais 6 reis que são considerados lendários, por causa da pouca documentação existente sobre este período da história de Roma.
A lenda da Fundação de Roma.
Segundo os livros de Tito Lívio e Virgílio, Durante a Guerra de Tróia, Eneias, filho da Deusa Vênus, iria se salvar e partiria para a região do Lácio. Lá iria casar e ter herdeiros, um desses descendentes iria ser rei de Alba Longa, chamado Numitor, que recebe um golpe de seu irmão Amúlio e tem sua filha, Rea Silvia presa pelo usurpador do trono. Essa é presa e torna-se uma sacerdotisa de Vesta, porem ela vai "conversar" e engravida, segundo ela diz para o tio, a tal "conversa" foi com o deus Marte.
Temendo ser destronado, Amúlio manda matar os filhos de Rea Silvia, jogados no rio Tibre, estes são salvos por uma loba, voltam e destronam Amúlio. Rômulo mata Remo e se torna o primeiro rei de Roma.

Por ordem de governo:

1. Rômulo Augusto - Fundador da cidade, segunda a lenda e seu primeiro rei, onde "história" e lenda se encontram.

2. Numa Pumpilo - Sabino, escolhido como segundo rei, foi sábio e procurou dar leis a cidade.

3. Túlio Hostílio - O terceiro rei de Roma, travaria guerras por territórios, como contra o reino de Alba Longa e Fidene, próximos a Roma. Consta-se que morreu atingido por um raio, por causa de seu orgulho.

4. Anco Marcio - Bom governante, era amado por seus suditos e justo com todos, era segundo a lenda, neto de Numa Pumpilo, foi o último rei latino/sabino.

5. Tarquínio Prisco - Primeiro Rei etrusco em Roma, rico e poderoso, se fez rei, pela força da sua riqueza. vai aumentar o exército e continuar as guerras contra os povos vizinhos.






Moeda com o rosto de Tarquinio Prisco.

6. Servio Túlio - Muito importante nas reformas políticas e sociais, organizou as isntiruições e a sociedade romana, organizaria também o exército e cirou o CENSO. Foi morto por um complô armado por seu Genro, Tarquínio e sua própria filha, Túlia Menor.




Imagem de Sérvio Túlio.

7. Tarquinio, o Soberbo - Último rei de Roma, assumiu derrubando o seu próprio sogro, era violento e vingativo, persegueria os partidarios de Servio Túlio. Tomou terras dos senadores e patrícios ricos. Casou com as duas filhas do antigo rei, Túlia Maior e Túlia Menor. Seu filho, sexto Tarquínio foi sua perdição ao levar Lucrécia ( mulher de um senador ) ao adultério, fato esse que desencandeou sua ruina.































Um comentário: