Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

[.Brasil 3 X 0 Luciana.]

Hoje dialisei enquanto o Brasil jogava, já cheguei na hemo grilada, afinal que graça tem assistir um jogo do Brasil na Copa ligada à uma máquina?!

Não tem emoção nenhuma, nem gritar GOOOOL nós podemos, porque ainda corre o risco das agulhas saírem da veia e nosso braço ficar roxo, além da dor, claro!

O jogo acabou, com ótimo resultado por sinal e eu continuei dialisando. Meu sonho era que a sessão de hemodiálise durasse só 1 hora e meia, como os jogos de futebol.Ou que não tivesse jogo de futebol em dia de hemodiálise.

Hoje, enquanto dialisava pensei nas pessoas que têm claustrofobia, pessoas que não conseguem ficar em ambientes fechados ou parado em um lugar só. Para dizer a verdade, se você começa pensar demais, acaba surtando mesmo. Imaginar que você precisa ficar preso à uma máquina de 3 hrs e meia a 4 hrs.

Por isso eu levo uma mala com tudo e mais um pouco que eu possa precisar...lanche, livro, revista, notebook, chocolate (minha glicemia sempre cai no final), edredon, travesseiro, celular com músicas e o número rápido da minha mãe...isso ajuda passar o tempo e não ficar pensando besteiras demais...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

[.terapia_intensiva.]

Acredito que toda clínica de hemodiálise tenha uma psicóloga. Elas são necessárias para resolver problemas, os nossos e os dos funcionários. Conversando ontem com a psicóloga da minha clínica, chegamos à conclusão que todos precisam de uma "válvula de escape".

Alguma coisa para distrair, passar o tempo, fazer bem,esquecer os problemas. Vale pintar telas, fazer Patchwork, crochê, Scrapbook, bolos e doces e o que a imaginação e o dom deixar.

Vale fazer arte!
Vale fazer parte,
de algum lugar!


Infelizmente algumas pessoas não se encontram em lugar nenhum, em trabalho algum e é aí que entra o trabalho de um bom psicólogo.Necessário para nos fazer pensar, voltar a acreditar na vida,restaurar nossa comunhão com o mundo.

Se você não tem um psicólogo, na clínica ou no consutório vale também um bom e verdadeiro amigo. Eles sabem como nos dizer verdades, brincando! E se você não tem nem isso, vale conversar com você mesmo. Parece loucura?!Mas não é!

Quem melhor do que você,para saber o que se passa em seu interior?! Mas é preciso olhar de longe para dentro de você e principalmente,ser verdadeiro, sem meias palavras e sem ilusões!

No final, ter uma rotina que você gosta e que te faça sentir bem ajuda muito...

sábado, 19 de junho de 2010

[.Pula a fogueira Uôôôô.]

Hoje foi a festinha de São João do meu turno, lá na CDR, com direito à pipoca,cachorro-quente,"mané-pelado" e COCA COLA!!!A festinha foi organizada pela Dayse,a Assistente Social que é o máximo,literalmente.Cheguei para dialisar e tinha um sanfoneiro na sala de espera tocando para os pacientes...estavam todos batendo palmas, sorrindo e cantando, nem parecia que estavam em uma clínica de hemodiálise.



Foi bom ver essa cena...os pacientes se divertindo e por um momento esquecendo o que estavam fazendo alí.

As vezes precisamos de alguns artifícios para nos fazer esquecer os problemas que temos que enfrentar todos os dias...problemas que não tem como escapar,ignorar ou resolver!

É ter fé em Deus, fé na Vida e o mais difícil...é preciso ter fé no ser humano!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

.notícias.

Ultimamente não tenho tido muito tempo para postar aqui,estou empolgada fazendo outro Blog...

Engraçado...é a primeira vez em cinco anos que outro assunto toma conta da minha vida, sem ser o renal e a hemodiálise.

Fico feliz!!

Não preciso viver em função da hemodiálise,mas de acordo com ela.Dialiso segunda, quarta e sexta para viver bem na terça, quinta,sábado e mais ou menos o domingo...

Não tem como fugir dela, nem fingir que não existe!

É aceitar que ela me faz ficar bem, me renovando a cada dia...para poder continuar vivendo...até quando for preciso!

terça-feira, 15 de junho de 2010

[.tempo presente.]

Morremos um pouco a cada dia
Praticamos a coragem com medo do futuro
Ignoramos a solidão com medo da ausência
Me renovo na segunda para viver bem a terça

Nossos dias viram meses, que viram anos
Que passa o tempo...que não vivemos!

Precioso tempo!
O tempo presente!

Então,porque adiar as decisões,as palavras, a vida para o dia seguinte...!?

...que pode nem chegar?!

domingo, 13 de junho de 2010

[.A importância da dieta na IRC.]

A Hemodiálise e uma dieta adequada reduzem a quantidade de produtos tóxicos que se acumulam no seu organismo, e os perigos de uma Pressão Arterial alta. A sua nutricionista pode ajudá-lo a planejar as refeições de acordo com as orientações do seu médico.
Quando escolher a sua comida, lembre-se:

•Coma quantidades adequadas de comida rica em proteínas, tal como carne e frango, ovos e algum leite.

•Preste atenção à quantidade de potássio dos alimentos. Potássio é um mineral encontrado em frutos, vegetais, chocolate, nozes, leite, etc. O excesso de potássio pode ser prejudicial ao seu coração, e em grande quantidade pode levar à morte.

•Limite a quantidade de líquidos. Os líquidos acumulam-se no corpo, e quando os rins não funcionam, isto leva a aumento de peso, aparecimento de edemas (inchaço) nas pernas, face e se em grande quantidade, nos pulmões. Grandes aumentos entre as diálises prejudicam o coração, levando com o tempo à insuficiencia cardiaca.

•Evite o sal. Comida salgada provoca sede e ajuda a manter a água no corpo.

•Limite a quantidade de queijo, manteiga, nozes, amêndoas, bebidas gaseificadas e leite. Estas comidas possuem muito fósforo. O excesso de fósforo no corpo provoca queda de cálcio, e o cálcio é necessário para manter os ossos fortes e saudáveis. Para impedir estes problemas, o seu médico pode aconselhá-lo a tomar cálcio junto as refeições.
Você deve tomar as medicações conforme prescrito pelo seu médico!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

[.ABC da Diálise.]

Algumas dúvidas frequentes dos pacientes em hemodiálise:

O que é o peso seco?
O peso seco é o peso de uma pessoa sem liquidos a mais, nem a menos. Será o peso com o qual o paciente se sente bem, e abaixo do qual desenvolve hipotensão ou caimbras. Este peso é possivel determinar após tratamento por hemodiálise. Assim, no fim de uma diálise em que estivemos com câimbras ou hipotensão devemos estar no peso seco ou perto. Quando chegamos no início da semana com pés inchados ou falta de ar devemos estar muito acima do peso seco.

Como se faz para retirar liquidos na diálise?
Para retirar líquidos na diálise o sangue no filtro é sujeito a uma pressão que obriga a água sair para o banho de diálise. Esta pressão chama-se pressão de ultra-filtração.

O que faz a diálise além de retirar a água?
A diálise tem dois aspectos importantes e relativamente separados. Um, é a retirada de água que já se falou. O outro é a diálise em si, ou seja, a limpeza do sangue dos produtos tóxicos que se acumularam no corpo entre as diálises.

O que é um filtro , como funciona?
O filtro é constituido por dois espaços, um onde circula o sangue e o outro onde passa o banho. Eles estão separados por uma membrana tipo rede que pode ser constituída por diferentes matérias, rede esta que pode ser mais fechada ou mais aberta, e através da qual passam os produtos a dialisar.

Que tipo de filtros e membranas há?
Atualmente quase todos os filtros são de fibras ocas. Os de Placas são raramente usados. Os filtros diferem muito no que diz respeito ao tipo de membranas que empregam. Antigamente quase todos os filtros tinham membranas de celulose. Hoje estão disponíveis membranas sintéticas mais compatíveis com o nosso organismo.

A grande vantagem deles é que são melhores para os pacientes, e por outro lado alguns deles permitem fazer o que se chama de diálise de Alto Fluxo e Hemodiafiltração.

Há alguma maneira de se saber quanta diálise temos que receber?
Há! A diálise pode ser encarada como um medicamento. Cada doente deve receber uma dose adequada, porque de outro modo estará mal dialisado. Isto pode acontecer mesmo que o paciente não sinta nada. As consequências de uma má diálise só são vistas a médio e longo prazo.

Qual é a dose (KTV) que devemos receber?
A diálise para ser adequada deve fornecer um KTV superior ou igual a 1.4. Este valor pode ser consultado no resultado das análises que o médico dá a cada doente no principio de cada mês. Por ai cada doente pode verificar como anda a sua diálise.

É claro que quanto maior for o KTV melhor para o insuficiente renal.

O KTV é suficiente para se saber se anda bem dialisado?
O KTV só nos diz como foi a diálise que fizemos quanto à eficiência, como removemos pequenos solutos, como a ureia, e portanto não chega para avaliar a diálise. No tratamento que fazemos, quanto mais nos aproximarmos do funcionamento do rim normal, melhor. Grandes flutuações de peso e de tóxicos no sangue são muito prejudiciais, lesando o coração e pondo em marcha um conjunto de processos regulatórios que acabam por lesar todo o organismo. O nosso corpo não está preparado para este tipo de funcionamento.

Por isso, quanto mais vezes fizer diálise melhor. Quanto mais longas e suaves forem as diálises, melhor. Por isso, a diálise longa (noturna) é a melhor forma de diálise.

Débito , qual o interesse de altos débitos?
O débito é a quantidade de sangue que circula no filtro por minuto. Quanto maior for o débito , mais vezes ele passa no filtro e maior a quantidade de produtos que são dialisados.

Porque se usa Heparina na Diálise?
Dentro dos vasos sanguíneos existem substâncias que impedem a coagulação do sangue. Quando o sangue sai dos vasos e entra em contacto com outras superfícies ele coagula. A Heparina é utilizada para evitar que o sangue coagule quando circula nas linhas e filtro.

Porque é que se colhe tantas análises?
Para além do interesse das análises para verificar se o filtro dialisa bem , se o tempo de diálise é adequado ( KTV ), as análises mensais servem para se saber se é necessário alterar a medicação, se a dieta está a ser apropriada ou se houve erros alimentares ( potássio e fósforo altos ), etc.

Peso inter-dialitico, o que é?
O peso inter-dialitico é resultante da ingestão dos alimentos e líquidos após a diálise, e até à diálise seguinte. É o peso acima do peso seco. Aumentos de peso excessivos prejudicam os vasos e coração e aumentam as complicações durante a diálise principalmente agora que as diálises são mais curtas.

O aumento ideal entre as diálises deve ser inferior a 2.5-3Kgs, ou seja, até 4% do peso corporal. Mas, quantos menos, melhor.

Do site: http://centrodial.com

Saúde.

terça-feira, 8 de junho de 2010

[.Ser Humano é ganhar e perder.]

Hoje fui no INSS requerer um aumento no meu benefício,sim,eu recebo este Benefício por causa da minha Insuficiência Renal.Não que eu não queira trabalhar,mas quem vai dar emprego para uma pessoa que necessita se ausentar TODA segunda, quarta e sextas-feira a tarde por causa da Hemodiálise?!

Quando eu era transplantada trabalhei bastante...

Meu primeiro emprego foi em uma videolocadora, a 7ª Arte Video, como foi maravilhosamente divertido!

Depois fui trabalhar na 100% Video e Livraria Nobel, meus anos dourados,minhas festas, meu salário.

Depois resolvi abrir uma lojinha para mim, de presentes e livros e estava indo tudo bem...aí um dia perdí meu rim transplantado...voltei para hemo, pedi demissão dos meus sonhos profissionais e voltei a lutar pelo meu bem estar.

Perdemos muita coisa durante a vida, mas em compensação ganhamos muito também...

Eu perdi muita coisa, mas sei valorizar o que ganho todos os dias...e agradeço a Deus só por poder curtir um pouquinho mais, a cada dia, as delícias que tenho...

A foto da minha antiga lojinha (£iterart):



domingo, 6 de junho de 2010

[.fim de semana.]

Na sexta tive um dia péssimo,cheguei para dialisar na minha nova Super Fresenius e tinha uma pessoa dialisando no meu horário.

Grilei absurdo porque não tiveram a consideração de me ligar avisando que eu seria ligada mais tarde.Tive que esperar horas até o meu horário!

Para compensar a raiva que passei e não fazer tão mal ao meu estado de espírito fui para Panificadora comer o doce mais doce de chocolate que tem lá!

Graças a Deus passou...


sexta-feira, 4 de junho de 2010

[.controlando minha rotina.]

Estava tudo perfeito demais para ser verdade...

Agora a musicoterapeuta foi mandada embora, achei péssimo pois ela estava fazendo a diferença para os pacientes da CDR.

A super psicóloga está de licença por causa da gravidez, uma pena ela não poder continuar.Estava fazendo grandes e reais mudanças!

Pediram uma máquina Super Fresenius para mim. Achei ótimo,mas não quero sair do lugarzinho que já estou acostumada a 1 ano e 10 meses.

Renal tem dessas coisas...a rotina é meu equilibrio.Não temos controle algum de nossas vidas e o que me resta são essas pequenas coisas.

Meu horário, meu médico, minha máquina, meu lugar...é como se com isso eu pudesse ter algum controle sobre a minha vida, sobre a minha patologia.

Sei que pode parecer loucura, mas é a minha loucura e a minha lucidez...mesmo que seja apenas uma ilusão de poder controlar minha vida atravéz da rotina...

Então só peço que me deixem seguir com minha vida assim...