sábado, 18 de agosto de 2007

Essência Floral> Agrimony

Vou escrever um pouco sobre a essência floral Agrimony do sistema floral do Dr. Edward Bach.

Grupo> Hipersensibilidade
Nome científico> Agrimonia eupatoria
Método de preparação> Solar


Quem necessita desta flor> aqueles que escondem seu sofrimento por detrás de uma máscara. São seres que sofrem de angústias profundas mas não deixam transparecer. Estão sempre sorridentes e procuram permanecer na companhia das pessoas. Podem recorrer à vícios como meio de escape: drogas, álcool, comida etc. Evitam brigas e discussões e tentam agradar aos outros pois temem a desaprovação.


Qualidades positivas que a essência trabalha> verdadeira alegria, honestidade com si, transparência, coragem.


Assinatura¹> a agrimônia é usada como um depurador hepático, ou seja, filtra e "limpa" o fígado e consequentemente o sangue de suas impurezas (venenos). A planta possui pequenos "ganchinhos" que se agarram na roupa das pessoas. É amarela radiante.


Antes de fazer a relação entre as características botânicas e as vibracionais, vou explanar um pouco sobre psicossomática, vibração, energia etc.


Psico=alma , somática=corpo (do grego), logo temos "a alma manifestada no corpo". Sem entrar em conceitos religiosos, entenda alma da maneira que lhe for aprazível. Em vez de alma eu utilizarei corpos sutis.


A linha de tratamento das terapias vibracionais (florais, cromoterapia, homeopatia) pressupõe que as doenças do nosso corpo físico são a última manifestação (0 grito de alarme) de uma cascata de desequilíbrios que começaram nos corpos sutis.
Na figura² ao lado é possível entender o que quero dizer com a expressão "corpos sutis". São camadas mais sutis que a matéria densa do corpo físico que compreendem camadas como a emocional, mental, astral, etérico etc. (as denominações são muitas para esses corpos ou camadas).
É na camada mais sutil que se inicia a "doença" e ela vem se agravando de camada para camada até eclodir no corpo físico.

É aí que entra a terapia floral, pois com a sutileza das essências vibracionais, ela consegue atuar nessa camadas sutis indo na causa da doença e não nos sintomas.

Retomando>
Vamos ver a relação existente entre as características botânicas e as sutis da Agrimony: usar uma máscara para esconder seus sentimentos nem sempre é o suficiente, depois de um tempo "sorrir o tempo todo" não garante mais que o sofrimento vá permanecer represado. Então é necessário outros meios de escondê-los, é aí que aparecem os vícios. Todo vício é um excesso de alguma substãncia que entorpece a mente e envenena o corpo.

Agrimony promove uma limpeza das angústias que são um verdadeiro veneno para a alma. Sua cor amarela (amarelo=luz=coragem) ilumina o interior do ser e o torna apto a assumir suas tristezas a tanto reprimidas. Então o ser passa a ser verdadeiro consigo mesmo e obtém paz interior.

O detalhe do "ganchinho" da planta> pessoas do tipo Agrimony procuram esconder sua infelicidade no grupo. Elas buscam a companhia, a algazarra, permanentemente. Por isso dos ganchinhos se agarrando nas roupas de quem passa, como se dissesse: "Ei, fica aqui comigo!"

Quando falo dos ganchinhos aos meus pacientes costumo fazer uma brincadeira: diz-se que o ser humano fala tanto porque quando paramos de falar, começamos a pensar. hehe

O que quero dizer é que ficar sozinho para o Agrimony pode beirar ao insuportável, então ele busca meios de distração: lê, ouve música, come, se droga, bebe etc.
Pensar sobre as causas de seu sofrimento é demasiadamente doloroso para um Agrimony.

Preucações> frequentemente vou colocar as fichas de alguma essências florais aqui e minhas impressões sobre as mesmas.

O que devo ressaltar é que uma pessoa não necessariamente apresenta todas características listadas acima. Há pessoas que apresentam o comportamento desde a infância e outras que o desenvolvem em algum momento da vida.

Você que estiver lendo pode se identificar com uma coisa ou outra e pensar: "nossa! Vou tomar essa tal de Agrimony". Desaconselho altamente o uso das essências florais sem acompanhamento de profissional adequado (Naturólogos, terapeutas florais e demais profissionais da saúde que possuam conhecimento, sempre peça para ver certificado ou diploma que habilite o profissional a indicar essências florais).

NÃO faça auto-indicação ou aceite que conhecidos, a balconista da farmácia de manipulação, o site da internet, o terapeuta virtual faça indicações para você. Até admito que a balconista ou o terapeuta virtual (aqueles que atendem por msn, orkut, e-mail etc.) podem possuir conhecimento se tiverem feito um curso de terapia floral reconhecido.
Mas é uma tremenda falta de ética com o paciente que nem sequer é olhado nos olhos, não possui contato pessoal nem nada (no caso do terapeuta virtual). E é totalmente inadequado a balconista da farmácia em 3 min. de conversa te indicar algo.
(Falo isso por já ter visto acontecer e por ter relatos de pessoas que tomaram o "floral de balcão de farmácia" e tiveram experiência desagradáveis)
As essências florais "mexem" com o psicológico, com as emoções, com o que está guardado dentro de nós e na maioria das vezes é necessário suporte terapêutico.
Maiores dúvidas podem deixar um comentário abaixo ou caso necessite sigilo, enviar por e-mail.

¹Assinatura: relação entre as características botânicas/medicinais da planta com sua aplicações vibracionais/energéticas.

Um comentário:

Anônimo disse...

I really like when people are expressing their opinion and thought. So I like the way you are writing