Visurb

Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da Unifesp

Referências Bibliográficas

Achuti, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia, um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.
  
Alves, André e Samain, Etienne. Os argonautas do mangue precedido de Balinese character (re)visitado. Campinas: Ed. Unicamp/São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Asch, Timothy. Porque e como os filmes são feitos. Cadernos de Antropologia e Imagem 3: 85-98, 1995.

Assouline, Pierre. Cartier-Bresson, o olhar do século. Porto Alegre: L&PM Ed., 2008.

Aumont, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1990.


Aumont, Jacques; Marie, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto & Gráfica, 2009.


Bairon, Sérgio & Ribeiro, José da Silva (orgs.). Antropologia visual e hipermedia. Porto: Edições Afrontamento, 2007.

Banks, Marcus e Morphy, Howard. Rethinking Visual Anthropology. Yale University Press, 1997.

Barbosa, Andréa . Meaning and Sense in Images and Texts. Visual Anthropology, v. 23, p. 299-310, 2010.
______________. Boca de Ouro: um olhar sobre o subúrbio carioca e seus personagens. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 71-80, 2000.
______________. São Paulo, Cidade Azul. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2012.
______________. Imagens e memórias na construção de uma experiência da e na cidade de São Paulo. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), Rio de Janeiro, v. 22, p. 23-40, 2007.
______________. Periferia, cinema e Violência. Sexta Feira (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 15, 2006.

Barbosa, Andréa; Cunha, Edgar T. Antropologia e Imagem. RJ: Jorge Zahar Ed., 2006.

Barbosa, Andréa; Cunha, Edgar; Hikiji, Rose Satiko. Imagem-conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009.

Barbosa A., Caiuby Novaes S.; Cunha E.; Ferrari; Hikiji R.; Sztutman R. (Orgs.). Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.

Barnow, Erik. Documentary – a history of the non-fiction film. Oxford/New York: Oxford University Press, 1993.

Barthes, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_____. Le Degré Zéro de L'Écriture. Eléments de Sémiologie. Paris: Ed. du Seuil, 1964.
_____. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. [1982] 1990.

Bateson, Gregory e Mead, Margaret. Balinese Character - a photographic analysis. Special Publications of the New York Academy of Sciences, vol. II, 1942.

Beaurain, Nicole (org.). Filmer le social, filmer l'histoire. Paris: L’Harmattan, 2001.

Ben-Ari, Eyal. Posing, Posture and Photographic Presences: a rite of passage in a Japanese commuter village. Man 26: 87-104.

Benjamim, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In Os Pensadores, vol. XLVIII. Ed. Abril.
_____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

Berger, John e Mohr, Jean. A seventh man, the story of a migrant worker in Europe. Penguin Books, 1975.

Berger, John. About Looking. New York: Vintage Books, 1991.
_____. Ways of Seeing. Penguin Books, 1972.

Caiuby Novaes, Sylvia; Eckert Cornélia; Martins José S. (Orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2005.

Caiuby Novaes, Sylvia. Corpo, Imagem e Memória. In Mammi, Lorenzo e Schwarcz, Lilia (orgs). 8 X Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008: 113-131.
_____. Fotografia, cinema e televisão - desafios para a Antropologia no mundo contemporâneo. Cadernos de Antropologia e Imagem 23(2), 2006.
_____. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana 14(2): 455-475, 2008.

Camargo, Monica Junqueira de e Mendes, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulistana no século XX. Secretaria Municipal de Cultura. São Paulo, 1992.

Carelli, Vincent. Vídeo e reafirmação étnica. Caderno de Textos de Antropologia Visual. In Museu do Indio, RJ, 1987.

Carneiro da Cunha, Manuela. Imagens de Indios do Brasil: O Século XVI. IN Revista de Estudos Avançados vol. 4, n. 10, 1990.

Ciavatta, Maria. O mundo do trabalho em imagens – a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A/FAPERJ, 2002.

Colleyn, Jean-Paul. Le regard documentaire. Paris: ed. Centre Georges Pompidou, 1993.

Collier Jr, John. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária/Ed. USP, 1973. 

Collier Jr., John e Collier, Malcolm. Visual Anthropology – Photography as a research method. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1986.

Colombres, A. Cine, Antropología y Colonialismo. Buenos Aires: Ed. del Sol/ CLACSO, 1985.

Crawford, Peter e Turton, David. Film as Ethnography. Manchester: Manchester Univ. Press, 1992.

Crawford, Peter e Simonsen, J. Ethnographic Film - Aesthetics and Narrative Traditions. Aarhus Intervention Press, 1992.

Da-Rin, Silvio. Espelho Partido – Tradição e Transformação do Documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.

Devos, Rafael. Filmes de memória como hipertextos. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 10, 2007.

Devos, Rafael. Paisagens da Narrativa Oral. Cadernos de Antropologia e Imagem 23(2), 2006.

Dubois, Philippe. O Acto Fotográfico. Lisboa: Ed. Vega, 1992.

Eckert, Cornelia e Rocha, Ana Luiza C. Imágenes del tiempo, formas de la ciudad: etnografía hipertextual y banco de imágenes. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 14, 2009.

Edwards, Elizabeth. Antropologia e fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2: 11-28, 1996.
_____. Anthropology and Photography, 1860-1920. New Haven & London: Yale Univ. Press, 1992.

Feldman-Bianco, Bela, e Moreira Leite, Míriam (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998, 2005.

Fernandes Junior, Rubens. Labirinto e identidades – panorama da fotografia no Brasil [1946-98]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Ferraz, Ana Lúcia; Cunha, Edgar Teodoro da, Hikiji, Rose Satiko. O vídeo e o encontro etnográfico. Cadernos de Campo 14/15. São Paulo: USP, 2006.

Flaherty, Robert. How I Filmed Nanook of the North. In Geduld (Ed.): Film Makers on Film Making. Londres: Pelican, 1967.

Freund, Gisèle. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Ed. Vega, sd.
_____. Mémoires de l’oeil. Paris: Seuil.

Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. “Índios eletrônicos”: a rede indígena de comunicação. Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 2. São Paulo: Pletora, 1998.
_____. A experiência Waiãpi do vídeo. Cadernos de campo 2. São Paulo: USP, 1993.
_____. Diálogo entre povos indígenas: a experiência de dois encontros mediados pelo vídeo. Revista de Antropologia 38(1), 1995.

Gauthier, Guy. Le documentaire, un autre cinéma. Paris: Nathan Université, 1995.

Ginsburg, Faye. Indigenous Media: Faustian Contract or Global Village? Cultural Anthropology 6(1), 1991.
_____. Videoparentesco: um ensaio sobre A arca dos Zo’é e Eu já fui seu irmão. Cadernos de Antropologia e Imagem 6(1), 1998.

Goldberg, Vicki. The Power of Photography - how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press Publishers, 1991.

Gonçalves, Marco Antonio & Head, S. (orgs.). Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: Faperj/ 7 letras, 2009. 

Gonçalves, Marco Antonio. O real imaginado – Etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

Grimshaw, Anna. The ethnographer’s Eye – ways of seeing in modern anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

Guimarães, C. Imagens da Memória – entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

Guran, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: Ed. Gama Filho, 2002. 3ª. Edição revista e ampliada

Heider, Karl. Uma história do filme etnográfico. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.

Henley, Paul. Cinematografia e pesquisa etnográfica. Cadernos de Antropologia e Imagem 9, 1999.
______. The adventure of the Real - Jean Rouch and the Craft of Ethnographic Cinema. Chicago e Londres. The University of Chicago Press. 2009.  

_____. Espetáculo ou reflexividade? Sobre uma narrativa da violência no cinema norte-americano dos anos 90. Cadernos de Antropologia e Imagem 13, 2003.

Hockings, P. Principles of Visual Anthropology. Mouton/The Hague, 1975/1995.

Ivins, William. Prints and Visual Communication. New York: The MIT Press/ Cambridge: A Da Capo Press, 1975.

Jordan, Pierre. Primeiros contatos, primeiros olhares. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.

Kossoy, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 2ª. Edição revista.
_____. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
Küchler, S. e Melion, W. (Eds.). Images of Memory, on remembering and representation. 
Washington: Smithsonian Institution Press, 1991.

Leach, E. Cultura e Comunicação: A lógica pela qual os símbolos estão ligados. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Lima, Ivan. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

Lins de Barros, Myriam e Strozenberg, Ilana. Álbum de Família. Rio de Janeiro: Comunicação Contemporânea, 1992.

Loizos, Peter. Innovation in Ethnographic Film - from innocence to self-consciousness , 1955-85. Manchester: Manchester Univ. Press, 1993.

MacDougall, David. De quem é essa estória? Cadernos de Antropologia e Imagem 5(2), 1997.
_____. The corporeal image - Film, ethnography, and the senses. Princeton: Princeton University Press, 2006
_____. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University Press, 1998.

Magni, Claudia Turra. O uso da fotografia na pesquisa sobre habitantes de rua. Horizontes Antropológicos 2, 1995.
_____. Sem-Domicílio Fixo, de objeto a sujeito de imagens: oficina de vídeo em uma associação parisiense. Cadernos de Antropologia e Imagem15, 2002.

Mami, Lorenzo; Schwarcz, Lilia M. 8 x fotografía: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Marcondes de Moura, Carlos Eugênio. Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983.

Maresca, Sylvain. La photographie, un miroir des sciences sociales. Paris: L’Harmattan, 1996.
_____. Refletir as Ciências Sociais no espelho da fotografia. Pluralismo, espaço social e pesquisa. São Paulo: ed. Hucitec, 1995.

Martins, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

Martins, Silvia A. C. Images Wassu and I: Some Visual Ethnographic Experiences. MASA Journal 16, Winnipeg, 2000.

Mead, Margaret. Visual anthropology in a discipline of words. In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/ 1995.

Minh-Ha, Trinh T. When the moon waxes red. New York/Londres: Routledge, 1991.
_____. Framer Framed. Routledge. New York and London, 1992.

Mitchell, W.J.T. Iconology- image, text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.

Moreira Leite, Miriam. Retratos de família. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1993.

Morin, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Grande Plano/Relógio d´Água Editores, 1997.

Nichols, Bill. Ideology and the Image. Bloomington: Indiana University Press, 1981.
_____. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
_____. Representing Reality. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1991.

Peixoto, Clarice. Family Film: From Family Registers to Historical Artifacts. Visual Anthropology 21: 1–12, 2008.
_____. Memória em imagens: uma evocação do passado. In Koury, Mauro Guilherme Imagem e Memória. Ensaios em Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Garamond, 2001, p. 173-187
_____. Envelhecimento e Imagem: as fronteiras entre Paris e Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, 2000.
_____. A imagem da velhice nas telas do cinema documentário. Cadernos Pagú (13), 1999
Piault, Marc-Henri. Anthropologie et cinéma. Paris: Nathan, 2000.
_____. A antropologia e sua passagem à imagem. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
_____. Uma antropologia-diálogo: a propósito do filme de Jean Rouch, Moi, un noir. Cadernos de Antropologia e Imagem 4, 1997.

Pink, Sara. The future of visual anthropology. London: Routlegde, 2006.

Pinney, Christopher. A História paralela da antropologia e da fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2,1996.

Porto Alegre, Maria Sylvia: Imagem e representação do índio no século XIX. In Grupioni (Org.) Índios no Brasil. SP, SMC de SP, 1992.

Ribeiro, José da Silva. Antropologia visual – da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Porto: Edições Afrontamento, 2007.

Rocha, Ana Luiza C. Aventura antropológica de narrar a cidade: nas trilhas da antropologia urbana e da antropologia da imagem. Iluminuras Revista Eletrônica do BIEV/PPGAS/UFRGS, v. 19, 2008.

Rouch, Jean. Entrevista com Jean-Paul Colleyn. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
_____. The camera and man. In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/New York, 1995.

Rouillé, André: A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009. (original publicado pela Gallimard em 2005; tradução de Constancia Egrejas).

Ruby, Jay. The last 20 years of visual anthropology. A critical review. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção 12 (4), 2005. http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html

Samain, E (org.). O Fotográfico. São Paulo: HUCITEC e Ed. SENAC, [1998] 2005.
_____. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia”. Horizontes antropológicos 2, 1995.

Schuler, Evelyn. Pelos olhos de Kasiripinã: revisitando a experiência Waiãpi do Vídeo nas Aldeias. Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 2. São Paulo: Pletora, 1997.

Sklair, Jessie. A quarta dimensão no trabalho de Trinh T. Minh-ha: desafios para a antropologia ou aprendendo a falar perto. Cadernos de Campo – Revista do alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP 14/15, 2006.

Sontag, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
_____. Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.
Souza, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Editora grifos, 2000.

Sztutman, Renato e Schuler, Evelyn. A louca maestria de Jean Rouch (entrevista). Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 1, São Paulo: Pletora, 1997.

Tacca, Fernando de. A Imagética da Comissão Rondon. Campinas: Papirus, 2001.

Tarkovski, A. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Taylor, Lucien (ed.). Visualizing theory. Nova Iorque: Routledge, 1994.

Turazzi, Maria Inez. Marc Ferrez. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

Turner, T. Defiant Images: Kaiapo appropriations of video. Forman Lecture, 1992.

Van Lier, Henri. Histoire photographique de la photographie. Les Cahiers de la Photographie. 1992.

Zanini, Maria Catarina C. (org). Por que raça'? Breves reflexões sobre a questão racial no cinema e na antropologia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007.

Revistas: