Virtual Fisio

Bem vindos Fisionautas! O lugar certo para você profissional, estudante ou aspirante nas áreas da saúde.

Muitas pessoas me perguntam qual a diferença entre Revisão de Literatura e Revisão Sistemática da Literatura, ou ainda se são a mesma coisa.
A resposta é: Não, não são a mesma coisa.
Revisão de Literatura durante muito tempo foi uma alternativa de pesquisa bem simples [ou quase...] quando não se era possível fazer uma pesquisa de campo sobre determinado tema, ou apenas se a pessoa necessitava obter mais conhecimentos sobre ele.
Entretanto, este tipo de pesquisa perdeu "status" no meio científico, era como se você estivesse plagiando vários autores diferentes em uma só narrativa [embora seja um "plágio legal", desde que você cite as fontes corretamente].
Atualmente, a princesa dos olhos são as revisões sistemáticas. Consideradas de alto valor científico, é o principal método utilizado para a montagem de Diretrizes.


Mas enfim, em que consiste uma revisão sistemática?


Para fazer uma revisão sistemática, é necessário antes de tudo fechar um tema, por exemplo: "uso de laser na cicatrização da pele". A partir de então, deve-se buscar em revistas indexadas, bibliotecas virtuais ou periódicos, artigos que tratem desde tema. Vale de tudo, desde revisão de literatura, estudos de caso, estudos de coorte, retrospectiva ou prospectiva, enfim...todos artigos que você encontrar sobre este tema. Então a análise de todo este material que você separou vai representar os resultados da sua análise sistemática.
Você não vai simplesmente em busca de textos que narram um determinado tema. Você vai em busca de artigos, de pesquisas, estudos que testaram o que já havia sido dito na literatura e confrontaram seus achados, confirmando ou não o que já havia sido escrito.
Desta forma você reúne, de modo sistemático, as mais modernas descobertas sobre um determinado tema. No caso do nosso exemplo, devem ser apresentados [na forma de tabelas ou gráficos] os resultados dos artigos pesquisados, a qualidade da metodologia que foram feitos, a reprodutibilidade de seus resultados e em que isso interfere no modo de se pensar “o uso de laser na cicatrização da pele” na atualidade.
Percebe o destaque? A importância de uma pesquisa como esta? Existe um peso cientifico superior em uma revisão sistemática quando comparada à uma pura revisão da literatura.


É o fim da revisão da literatura?


Obviamente que não. As revisões de literatura, pura e simplesmente [narrativas...aquelas de texto corrido...] ainda são bastante úteis quando você precisa se aprofundar sobre um determinado assunto. É uma forma de você se cercar de opiniões variadas. O que é imprescindível, sobretudo quando se está fazendo um trabalho de conclusão de curso. Para você ter opinião crítica sobre qualquer assunto (o que acontece na revisão sistemática), primeiramente é necessário que você tenha um profundo conhecimento sobre ele.
É ai que entra em cena a revisão da literatura como conhecemos desde os primórdios do curso universitário. É uma ótima forma também de se iniciar nas pesquisas científicas, são menos onerosas, menos demoradas, e uma revisão bem feita pode render alguns certificados em apresentações de jornadas, simpósios, semanas científicas, etc.

Muito bem, agora que você já sabe as diferenças básicas da Revisão de Literatura para revisão sistemática, você pode escolher a que melhor se adéqua à sua necessidade atual. Caso queira se aprofundar sobre o assunto, existe um curso virtual muito bom e gratuito [por isso mesmo muito bom...] no site da UNIFESP, http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise/.


Entre e vamos praticar!




By Giggi@!

0 comentários:

Postar um comentário