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Captadores de rastilho - Highlander, Fishman, RMC, DTAR, Shadow... Qual é o melhor? Quais as características?


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85 respostas neste tópico

#1 Andre Rocha

Andre Rocha

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Postado 09 abril 2007 - 22:47

Caros,eu particularmente ando pesquisando muito captadores de rastilho. Essa é uma opção de amplificação para um fim específico: o "plug and play", ou seja, sentar, plugar e sentar o dedo no som. Sei que não é o melhor para o timbre de um violão clássico, mas prima pela praticidade, o baixo nível de feedback, a possibilidade de trabalhar em volume bastante alto. Específico pra quem toca com grandes grupos de música popular, que muitas vezes envolvem baixo, bateria, e piano, instrumentos potentes e q não só "tampam" o som do violão como também podem interferir no mesmo quando está com microfones, etc...Quem aqui utiliza esses captadores? Podem relatar suas experiencas?No meu caso, utilizo um Fishman Matrix Natural II (www.fishman.com) em um Mário Machado com tampo de cedro (q inclusive estou vendendo). Uso um equalizer da BOSS. Pra mim tem funcionado razoavelmente bem tanto em PAs quanto em ensaios, inclusive passando num amp de guitarra, já que não tenho um amp proprio pra violão ainda. Um amp próprio pra violão, ou mesmo uma caixa flat, por mais furreca q seja, já deixa o som mil vezes melhor. Acho que é pq o amp de guitarra já vem com muito médio, mas tõ chutando na verdade.Não dá muito feedback, exceto por uma nota solta (q parece q todo violão tem) e q precisa ser isolada na equalização. O ideal seria usar um filtro próprio (alguns amps tem, alguns preamps tbm como o ProEQ Platinum da Fishman), mas com o equalizer da boss já fica melhorzinho. A resposta de dinamica é legal, e bastante ampla.O timbre fica muito legal em volumes mais baixos. Qdo vai aumentando o volume, a EQ tem q mudar um pouco para evitar o feedback e o som piora um pouco, mas continua bacana. Inclusive eu percebo que é muito difícil, quando se está tocando com percussão e com piano, manter aquele som cheio do violão solo que todos adoramos. Isso porque o ataque fica mais mascarado, e tanto o piano qto a percussa tem ataques muito mais definidos q acabam predominando, ou seja, o som do violão fica meio embolado demais.Quanto às alterações no som acústico, para mim não foram perceptíveis.Agora quero instalar a captação no 7 cordas q todo mundo tá me dizendo q RMC (http://www.rmcpickup.com/) é o melhor, mais fácil de trabalhar, etc. Mas (como já disse em outro tópico) não me agrada em nada a ideia da substituição do osso por peças de metal, já que pretendo continuar trabalhando com o mesmo violão acusticamente, em situações de concerto.Dei uma olhada no captador da Highlander (http://highlanderpickups.com/home.htm)e me interessou bastante a idéia de q ele é redondo e fica "envolto" por madeira de todos os lados e capta, portanto, vibrações mais sutis.Galera, eu sei q já existe o tópico "utenzilios" mas aquele tópico foi mais pro lado da microfonação (interna ou externa) do q dos captadores mesmo. Por isso resolvi começar esse aqui. Então, quem utiliza esse tipo de captação, se puder compartilhe sua experiencia!Tá lançada pois a questão...
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#2 Andre Rocha

Andre Rocha

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Postado 12 abril 2007 - 14:10

e aí galera... nada?
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#3 Ivanhoé Ferreira

Ivanhoé Ferreira

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Postado 12 abril 2007 - 18:31

Caro André, tbm já pesquisei muito sobre esse assunto e já utilizei diversos sitemas diferentes!!!Posso te dizer o seguinte:Fishman: Pra mim, o melhor custo/benefício. Se Vc acha que a equalização tá voltada mais para os médios, deve ser ao fato de que está usando o Matrix Natural II!!! o Matrix Natural I que é o Ideal pra Nylon!!!RMC: A mais cara, mas tbm mais fiel ao timbre do violão. É indestrutível!!! Sua instalação é bem complicada. Qnto ao fato de os captadores, que são um pra cada corda serem de cobre, não sei até que ponto vai alterar o som do Violão!!Highlander: Sua instalação é a mais delicada de todas. Se não seguir à risca as especificações do fabricante, o resultado é terrível. O Rendimento é bom, mas o timbre é algo como os violões Takamine plugados. Muito diferente do que é o timbre de um violão de verdade!!!Shadow eu não usaria nem em violão de 100,00 reais!!! De todas, a que mais me covnenceu foi a Fishman. Possuo um Violão com o sistema Prefix Pro Blend, que conta com captador de rastilho, microfone interno e Pré com ajustes de graves, Agudos, médios paramétricos com ajuste de frequencia, inversor de fase e Notch Filter. Custa algo em torno de 1100,00. Tem o Incoveniente de ter que recortar o violão no bojo menor pra instalação do Pré, mas não vejo perda sensível de sonoridade!!! Em um sistema de som de qualidade, Vc consegue deixar o timbre do violão bem natural!!!Em outro violão, possuo Fishman Matrix Natural I. Tbm é excelente, tem um ganho muito alto, baxíssimo nível de ruido. Se combiná-la com um bom microfone, Vc tbm consegue deixar o timbre bem natural. Tem um detalhe: se Vc tá usando seu violão num AMP de guitarra, Vc nunca vai conseguir tirar um som descente do seu violão!!! Independente do Violão e da Captação a ser usada!!Espero ter ajudado um pouco!!Grande Abraço!!
Abraço!
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Ivanhoé Ferreira Jr.

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#4 Julian J. Ludwig

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Postado 12 abril 2007 - 22:12

Eu tenho um Fishman Prefix premium blend no 7 cordas. É uma boa captação.Imagem Postada

#5 Andre Rocha

Andre Rocha

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Postado 12 abril 2007 - 23:28

Caro,o que me disseram com o fishman matrix natural I é que ele tem um ganho de grave muito exagerado, o que aumenta terrivelmente a microfonia. Eu toco com banda, e isso as vezes é um problema. O cara q instalou me recomendou o natural II, pq a resposta dele é mais flat. Consigo um timbre legal com o equalizer. Em que situações vc utiliza o seu? Isso me deixou bem curioso...Eu toco em amp de guitarra simplesmente pq muitas vezes não tem outra opção ($$$ pra comprar um amp bacana...). Mas em shows sempre mando pro PA, ou qdo alugamos estudio pra ensaiar. Em shows, ainda busco utilizar bons microfones em conjunto. O resultado não é tão ruim. Interessante o que vc disse quanto ao highlander, sobre o timbre. Vendo pelo site, deveria ter um timbre mais fiel q o fishman pela explicação deles. Mas pelo jeito.... a tradição sempre fala mais alto.Vou instalar agora um captador fishman no 7 cordas e comprar um prezinho externo daqueles platinum, q possui essas habilidades de equalização, filtro, etc e ainda bem com um compressorzinho. E futuramente, penso em comprar um microfone interno e joga-lo através de um blender externo, como aquele pocket blender da fishman mesmo. Tenho muita dó de furar o violão na lateral.Bem legal, vamos continuar trocando experiencias!Abraço!
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#6 mcanduta

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Postado 13 abril 2007 - 00:06

Eu tbm uso o Fishman Prefix premium blend , estou bastante contente com ele.Funciona de maneira bem legal.abraço

#7 Ivanhoé Ferreira

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Postado 13 abril 2007 - 10:01

André, eu utilizo aqui, em apresentação de música Regional, com mais dois violões, percussão, Acordeon e contra baixo! Tenho resultados excelentes, tanto nos solos qnto no acompanhamento!!! Qnto ao excesso de graves no Natural I, não notei essa disparidade em relação eo resto das frequencias. Acho ele muito equilibrado, uso ele direto na mesa sempre, e só dou um pequeno corte nos médios e fica legal.Cuidado com o 7 Cordas. Se Vc comprar o KIT Matrix natural I ou II, o captador que vem nele é pequeno.... ele funciona se for bem instalado, mas logo logo ele quebra!!! O Correto é comprar o PowerJack avulso (que tem o mesmo "setup" do natural I) e comprar o captador de rastilho de 80mm, que é mais comprido, ideial pra 7 e 8 cordas!!!AbraçO!!!
Abraço!
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Ivanhoé Ferreira Jr.

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#8 Guilherme

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Postado 13 abril 2007 - 10:19

O AKG C411L seria uma opção, ou no nível de volume que você pretende usar não dá?Outro dia vi um programa na TVE com a Luciana Rabello todo mundo do grupo tava usando o C411, os cavaquinhos, os violões.Quanto a amps pra acústicos vi um Beringher (tá, não é nenhuma brastemp) no ML que não estava tão caro (ACX1000), tem até entrada XLR.
"Ah, o defeito de nossa ciência é o de querer explicar tudo; quando não encontra explicação, diz que nada há a explicar." (Dr. Van Helsing)

#9 Philos

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Postado 13 abril 2007 - 10:21

Realmente o AKG C411L é uma boa opção e custa uns R$500.Prático, não "invasivo" ao violão, e de boa sonoridade.
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"

#10 Guilherme

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Postado 13 abril 2007 - 10:30

Na Disconildo, e na Musical Carioca (RJ), quando por uma caso acontece deles terem o C411, tá na faixa dos R$ 300 (só o mic, sem os famigerados adaptadores, esses não tem nunca - mas no site tem o manual de serviço com o esquemático, qualquer técnico faz um clone pra você).Outro dia eu vi um site mais antigo com um review dos antecessores do C411, eram o C401 e o C402. O C401 era "full range" enquanto o C402 era pra ser usado mixado com o C401, pra dar um agudinho a mais. Talvez por isto não tenham adaptador a bateria simples, só o adaptador B29 com duas entradas, resquícios dos tempo do C401+C402...A propósito, apesar dele ser não invasivo, acho que se for da vontade do freguês, por praticidade, dá pra fazer uma instalação invasiva, tipo colar ele de forma mais definitiva por dentro, colocar bateria, pré, etc. na lateral e saída no plug da correia.
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