Posts Tagged storyboard

Stop motion

Stop motion (palavra que em inglês significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) feita com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais e dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, a plasticina ou até mesmo pessoas.

Estes quadros são organizados de maneira sequencial, com um curto espaço de tempo entre um quadro e outro, dando a impressão de movimento.

Depois a fase de edição podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.

Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outro que deves ter já visto foi A Fuga das Galinhas.

O desafio que o teu professor tem para ti é de criares um pequeno filme usando esta técnica.

Começa por fazer um storyboard para o teu filme, decerto que vai ajudar. E sobretudo, usa a tua imaginação.

Anjo: trabalho original de stop motion para ver no YouTube

, , , ,

2 comentários

O meu filme de férias

O exemplo seguinte apresenta um pequeno trabalho de edição feito no Windows Movie Maker.

Trata-se de usar um conjunto de pequenos clips e construir uma pequena história com eles. Nota que qualquer semelhança entre este filme e a realidade é pura coincidência 😉

O que vais precisar:

  1. Observar os pequenos clips de vídeo que o teu professor colocou no teu computador de trabalho;
  2. Uma folha de papel (ou então usa o Word) e faz um pequeno roteiro ou storyboard com base nos clips que mais gostas;
  3. Faz depois a edição do teu filme no Windows Movie Maker.

Usa a tua criatividade para surpreender os teus colegas. Não tentes fazer um filme demasiado longo, por isso deves escolher apenas alguns dos clips. Aplica efeitos de transição e títulos para dar um ar mais profissional ao teu projecto.

Para que não te sintas “perdido” existe um documento/tutorial que te ajuda nas tarefas de edição. Faz o download do tutorial aqui.

, , , , ,

Deixe um comentário

O que é um storyboard?

Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com a intenção de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interactivos em websites.

Um filme, seja ele feito para um anúncio comercial de TV, uma novela, uma série de TV ou mesmo um filme longa-metragem tem em comum entre si que antes de ser finalizado é antes visualizado por uma sequência de quadradinhos, muito parecida com as histórias em banda desenhada, e é a essa sequência o que chamamos de storyboard.


Exemplo de um storyboard

(clica na imagem para veres em tamanho real)

Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada num filme da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela de um cinema ou de televisão.

Em algum ponto do processo de produção de um filme vamos precisar de um storyboard como script do nosso projecto. Para produções mais simples parágrafos de estilo ou simples notas podem resolver o problema, mas para vídeos mais incrementados a melhor maneira de diminuir a ocorrência de erros durante a produção é desenhar quadro a quadro a sequência de cenas.

Um storyboard segue o fluxo do vídeo desde a primeira cena até a ultima e descreve visualmente a mesma, a música e a orientação dos objectos. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projecto percebem as nuances de sequência, o ritmo das cenas, ambiente e a eficácia em transmitir a história.

Assim, temos que um storyboard é um rascunho de como vamos organizar as cenas do nosso pequeno vídeo ou filme. Serve para:
• Definir os parâmetros da história, bem como avaliar os recursos e o tempo;
• Organizar e focar uma historia;
• Descobrir qual os melhores meios para executar uma cena.

Aqui fica um exemplo de um anúncio comercial:

storyboard

Para finalizar resta ainda referir que Roteiro ou Guião são outros termos aplicados a esta técnica.

(Texto adaptado da Wikipedia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Storyboard )

,

2 comentários