Sporting sofre, mas Onyewu nas alturas dá a vitória aos leões

Rio Ave 2-3 Sporting (Atsu 48´ e Yazalde 62´; Schaars 1´, Wolfswinkel 2´e Onyewu 74´)

O Sporting somou a sua 3ª vitória consecutiva, subiu ao 6º lugar e está agora a 5 pontos de Porto e Benfica.

No que diz respeito à partida, o clube leonino conseguiu quase uma fotocópia de Zurique, com uma entrada de leão aos 2 minutos já vencia por 2-0, juntou a isso mais 25 minutos de bom nível, mas depois foi recuando perdendo intensidade e o Rio Ave acabou a 1ª parte a mandar no encontro e a criar oportunidades. No princípio do 2º tempo quando já o justificava, Atsu reduz, Yazalde pouco depois faz o empate, e o Sporting acordou. Voltou ao jogo, conseguiu incutir mais velocidade no ataque e Onyewu na sequência de um canto, fez o 3-2 e o resultado final. Em suma, um resultado justo pelo que o Sporting fez nos primeiros minutos e na parte complementar, mas que acaba por penalizar um Rio Ave que aos 2´ já perdia por 2-0 e aos 5´ já tinha perdido João Tomás por lesão.

Destaques

Domingos - Este Sporting parece necessitar de muita paciência, mesmo começando os encontros a ganhar, a verdade é que estranhamente a equipa leonina tem uma tendência em recuar (qual equipa pequena a defender o resultado ainda para mais quando tem condições para o avolumar) e com isso perde intensidade e velocidade nas transições e movimentações ofensivas. Com Elias, Capel, Rinaudo, entre tantos outros elementos de qualidade, não é complicado vencer jogos e conseguir boas exibições, contudo, ao nível do banco em pouco ou nada se vê o dedo do seu treinador. 

Schaars - Melhor elemento em campo. Marcou um belo golo e com Elias ao lado parece ter dado outra dimensão ao seu futebol. 

Rui Patrício - Está claramente a passar um mau momento. Com culpas no 1º golo, somou à sua exibição pontapés falhados e algumas saídas em falso.

Kelvin - Boa exibição do esquerdino emprestado pelo Porto ao Rio Ave. Incutiu velocidade, desequilibrou, e em comparação com Carrillo (o outro jovem em campo) demonstrou outro potencial. 

Defesa do Sporting - Principalmente pelo lado direito (os 2 golos do Rio Ave surgiram no flanco de João Pereira) o sector recuado os leões continua a demonstrar uma enorme intranquilidade e a cometer vários erros. O português foi mesmo dos piores jogadores leoninos, e até Insúa sofreu muito com a velocidade de Kelvin. 

Rio Ave - Tarantini falhou duas boas oportunidades, Atsu entrou bem na partida e marcou um bom golo, Yazalde colocou igualmente o seu nome no marcador, Vítor Gomes foi importante nas transições, e a turma de Vila do Conde considerando todas as peripécias da partida fez por merecer o empate. 

Onyewu/Wolfswinkel - O americano acabou por ser decisivo ao apontar o 3-2 (os centímetros são cada vez mais importantes no futebol principalmente nas bolas paradas onde se decidem vários encontros); já o holandês marcou pelo 3º jogo consecutivo e novamente "à ponta-de-lança". 

Capel/Rinaudo - Os únicos elementos leoninos que demonstraram sempre a mesma intensidade.

Etiquetas: ,