sexta-feira, 28 de novembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VAIDADE MASCULINA INVADE OS SALÕES

Vaidade masculina invade os salões
Entre os mais procurados estão os tratamentos de pele, rugas e estresse.

A vaidade masculina está invadindo centros de estética, salões de beleza e consultórios médicos. Do que eles se queixam? Da pele desidratada, sem viço, flácida, manchada, com poros abertos ou vasos aparentes. Mas exigem segredo sobre o tratamento.

A cosmetóloga Eunice Aguiar diz que os homens estão começando a perder a vergonha de se cuidar.

- O que eles mais pedem são correções de oleosidade da pele e tratamentos para fechar os poros. Nos tratamentos masculinos, aplico esfoliantes para revigorar o rosto - diz Eunice, que atende desde o adolescente com acne ao executivo que quer melhorar a pele e exige discrição total sobre a consulta.

Na lista dos serviços mais procurados pelo público masculino estão os de limpeza de pele, manicure, pedicure, depilação, aplicações de toxina botulínica e terapias de combate ao estresse, tais como sessões de massagem terapêutica, shiatsu e banhos especiais, entre outros.

- O serviço de day spa é um dos mais procurados por homens. O pacote inclui esfoliação corporal, imersão na banheira terapêutica com sais, cromoterapia e óleos essenciais e massagem ayurvédica - diz Karine Bezerra, do spa Levitate.

Os médicos dizem que os homens são os que mais se beneficiaram dos recentes avanços para o rejuvenescimento.

- É possível promover uma revolução no tônus muscular sem cirurgia. Botox, peelings, lasers e géis conseguem rejuvenescimento em até dez anos - diz o endocrinologista Tércio Rocha.

Hidratar a pele bebendo muito líquido, manter estáveis os níveis hormonais, não fumar, alimentar-se corretamente e praticar exercícios são medidas auxiliares.

- Os hábitos masculinos incluem lipoaspiração, depilação e reposição hormonal. Também faço aplicação de toxina botulínica contra rugas e microtransplantes para a calvície - diz o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti.
A vez da vaidade masculina
Mais encorajados a lançar mão do arsenal estético, os homens começam a lotar consultórios de cirurgia plástica
Sérgio Aluani



Aluani: horários exclusivos
para eles
A vaidade do ser humano sempre existiu, mas a naturalidade da mulher em se expressar sempre foi maior. A vaidade masculina, contudo, veio ganhando espaço nas últimas décadas. Mais à vontade para mostrar seu desejo de tornar-se atraente, o homem foi estimulado pela nova ordem dos mercados. Tanto no próprio íntimo como no universo profissional existe hoje uma cobrança maior pela boa apresentação. A boa aparência gera mais autoconfiança e,
como conseqüência,
melhor produtividade.
O número de pacientes do sexo masculino aumentou muito com o passar dos anos, atingindo hoje 30% de nossa clínica. Aquele preconceito de o homem procurar tratamentos para melhorar a sua imagem praticamente desapareceu. O que ainda permanece é uma certa inibição de dividirem a sala de espera com mulheres.
Em nossa clínica estipulamos dias e horários de atendimento exclusivo para os homens que assim desejarem. Os tratamentos procurados por eles são os mais variados e é claro que dependem da vaidade de cada um. Quando nos referimos à região facial o desejo geralmente é o de diminuir marcas de expressão. Para a correção delas indicamos os preenchimentos dos sulcos e rugas finas utilizando substâncias biocompatíveis com o organismo dando uma segurança melhor. Para as rugas de expressão, como por exemplo os famosos “pés de galinhas”, utilizamos o botox.
Entre os tratamentos corporais mais procurados estão a lipoaspiração, que no homem é mais realizada em áreas como o abdômen e os “pneus” (difíceis de serem retirados com a ginástica), e a cirurgia para ginecomastia, que é a correção das mamas masculinas; atualmente a procura para colocação de próteses nas pernas e no peito para dar um aspecto mais atlético tem sido maior.
Não podemos deixar de citar o transplante de cabelo, que com as novas técnicas obtém resultados bem melhores. O aspecto final é mais natural, podendo assim diminuir um dos complexos mais antigos do homem em relação ao seu visual.
Para se ter maior segurança, melhores resultados e
uma recuperação mais rápida, exames e tratamentos
pré e pós-operatórios devem ser feitos de acordo com a cirurgia ou tratamento não cirúrgico a ser realizado. Alguns cuidados com a escolha do profissional devem ser tomados: procure saber com amigos que ficaram satisfeitos a
indicação do médico, procure saber se o médico é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia
Plástica; sinta segurança e confiança neste profissional tirando todas as dúvidas.
O envelhecimento é contínuo, mas atualmente temos armas para suavizar as marcas do tempo, proporcionando uma qualidade de vida e uma aparência melhor.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

terça-feira, 25 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

QUE FALTA O CABELO ME FAZ...


Este artigo foi publicado orginalmente no site HypeScience.com

O mercado para tratar estes problemas é de U$ 10 bilhões ao ano e existem até mesmo robôs sendo utilizados no transplante capilar. Mas, no entanto, ainda não existe uma solução verdadeiramente eficaz.

Mas George Cotsarelis da Universidade da Pennsylvania e colegas dizem que podem estimular a formação de novos folículos capilares revertendo o processo da calvície.

Primeiramente é usada uma roda abrasiva que é esfregada no couro cabeludo, estimulando a formação de uma nova camada de células jovens na superfície, em substituição. O nome do processo é neogênese folicular e consistem em gerar novos folículos capilares depois do nascimento.

Ao tratar estas novas células com certas drogas que inibem receptores epidérmicos de crescimento de cabelos na superfície, faz com que algumas das células nascentes formem os novos folículos capilares.

A equipe diz que já testou a idéia com sucesso em ratos e em pele humana transplantada em ratos. Eles criaram uma empresa para comercializar o produto no futuro,que consistirá em um kit de produtos com instruções de como aplicá-los na pele para que o cabelo volte a crescer.


Formação de novos cabelos no tecido cocatrizado: (a) depois que a epiderme é perturbada na pele de ratos adultos, ocorre a reepitelização. (b) novos folículos capilares se originam da epiderme na área.

O processo de formação da ‘nova pele’ leva duas semanas desde o começo da administração da composição. Além do inibidor de receptores o kit contém um produto que consiste em anticorpos que estimulam o crescimento de cabelo, anti-histamínico biológico, um antibiótico e um antimicrobiano. O kit também contém o medicamento minoxidil e similares que são “abridores de canais” que favorecem o crescimento de cabelos.

O produto pode ser utilizado para regeneração capilar ou para fazer nascerem pêlos em outros locais do rosto como na bochecha, queixo, parte inferior do couro cabeludo e sobrancelhas.

O produto poderá ser aplicado uma ou duas vezes por dia durante dois até 10 dias consecutivos para favorecer o nascimento de novos folículos capilares e subseqüente crescimento de novos cabelos. Como se isso não bastasse o kit inclui método para o surgimento de cabelos pigmentados ao suprimir uma proteína Wnt no folículo capilar.

Apesar da empresa já ter entrado com a patente do produto ele ainda está em fase de desenvolvimento e levará alguns meses para chegar a mercado. Para receber atualizações sobre este produtos e nossos demais artigos assine nosso newsletter no campo abaixo.

http://hypescience.com/reverter-calvicie/


OUTRA FORMA DE REVERTER A FALTA DE CABELO...

O Natural Hair System é um procedimento não cirúrgico de reposição capilar, que oferece resultados imediatos e de aspecto muito natural.

Esse sistema é indicado para todos os tipos de queda de cabelo, tal como: a calvície masculina e feminina, a alopecia, a queda devido aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, tricotilomania e a acidentes no couro cabeludo.

Consiste na implantação de cabelos, fio por fio, sobre uma base ultra fina e resistente, totalmente flexível e invisível.

Os cabelos implantados são 100% naturais e reproduzem exatamente as características dos nossos próprios cabelos, tal como: cor, volume, comprimento, espessura, quantidade de cabelos brancos, se houverem, e ondulações.

A aparência final é de que os cabelos estão crescendo do próprio couro cabeludo.

Como a nossa própria pele, essa base permite suar, molhar, lavar, fazer qualquer tipo de penteado e dormir sem precisar retirá-la.

Permite total liberdade de movimento, podendo levar uma vida normal e praticar qualquer atividade esportiva.

Uma vantagem importante é que pode permanecer na cabeça por vários dias. E a sua manutenção não leva mais que 1 hora.

Marque agora uma entrevista gratuita através do telefone 021 2512-0095
A VAIDADE
Por Mário Ypiranga Monteiro Neto* em 13/04/2004


Vaidade, na definição de Aurélio, é a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. A vaidade, sentimento que esvazia e dispersa. Interessante é o modo como procede, criadora do absurdo e do irreal aos olhos alheios.

A vaidade é a irmã da mentira. É, sobretudo, o desprezo da verdade, pois seu portador traz idéias e conceitos equivocados, desagradáveis. O sentimento conduz-nos ao labirinto tétrico da superioridade que o coração traiçoeiramente nos oferece, mas a alma não aceita.

A mais desprezível das vaidades decorre da sabedoria, a vaidade intelectual que faz os homens superiores aos demais, e superiores no saber, que os “eleva” bem ao alto de suas (in)capacidades e, quando tombam ao som ensurdecedor, pousam no espurco chique de onde se originaram.

Há a vaidade que surge da beleza, do dinheiro, da classe social; há, também, a vaidade que surge da idade, a sensação ignóbil de algum empantufado, que, por ter passado uns vinte ou trinta anos na repartição, se crê dotado de amplo poder de correção e conhecedor de todos os segredos da história da sociedade e do poder e faz de seu gabinete casamata de sua incompetência.

Na verdade, ocorre que, quem não obteve o sucesso e se encontra encardido pelo tempo, sente repulsa do brilhantismo jovem, que flui naturalmente.

A vaidade que deriva do poder é risível. Certas pessoas não conseguem largar o poder e a arte da falsidade, da dissimulação e da mentira e entrelaçam-se com êxito na ambiência política, e a falta de escrúpulos tem satisfatório desempenho na política de quem emprega tais meios. Como diria Francis Bacon, os vaidosos são os joguetes desprezados dos homens sábios e discretos, o objeto de admiração dos tolos, os ídolos dos parasitas e os escravos de sua própria vaidade.

A vaidade nada cria e, quanto mais se tem, tem-se a menos. Com a exposição indevida, comunicam-se os defeitos que o recato encobria e, se não há talento, o sentimento enfraquece a original essência. A literatura diz-nos que existiam tipos de mármores perfeitos, que não precisavam de uma camada de cera, aplicada aos defeituosos. Aqueles eram o que eram. Estes, ao contrário, eram eles e mais uma substância que os fazia parecer o que não eram. Falaz polimento, superficial sentimento!

Deixo ao leitor a reflexão. O mundo anda mesmo pouco atraente. A pungente e cruel realidade da vaidade e da mediocridade... Tudo parece muito igual, com exceção dos que se põem a salvo pela poesia diária...

Peço licença, então, para dizer-lhes: a moda, agora, é dos sem-vaidade.


Mário Ypiranga Monteiro Neto é Promotor de Justiça e Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas
Por Vera Fiori

São Paulo (AE) - Enquanto os fotógrafos da atualidade usam o recurso do Photoshop para disfarçar as imperfeições estéticas, Renoir, Degas, Ticiano e outros mestres da pintura retrataram a celulite como um componente estético inerente à feminilidade. Especula-se que as musas eram mulheres da elite, que, entediadas, posavam nuas, exibindo suas formas generosas. Falando em formas, as silhuetas arredondadas no formato de pêra são mais sujeitas ao problema do que as silhuetas retilíneas. Porém, isso não significa que as magras estão livres da grande vilã da beleza.

A celulite está relacionada ao estrógeno, hormônio sexual feminino que provoca retenção de líquido entre as células de gordura e as fibras dos tecidos subcutâneos. Com o acúmulo de líquido, os vasos sanguíneos da derme ficam comprimidos e a circulação é prejudicada. Mas, como lembram os especialistas, há também o componente genético e hereditário.

Entre os tratamentos mais recentes, o Velashape tem até Madonna como garota propaganda. Aos 50, a musa pop combina o método com outras atividades físicas como Pilates e o Power Plate (equipamento vibratório). Aprovado pelo FDA (agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos), o Velashape também combate a flacidez e ajuda a diminuir medidas.

Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, o diferencial do aparelho é associar em uma mesma aplicação o uso da radiofreqüência, da luz infravermelha e do vácuo, procedimentos que antes eram feitos isoladamente. "A luz infravermelha e a radiofreqüência aquecem os tecidos profundos da derme, acelerando o metabolismo das células de gordura, que, por sua vez, perdem volume. O aumento da temperatura gera uma contração das fibras elásticas e estimula o colágeno, firmando a pele." Outra função do aparelho é a sucção, empregada para aumentar a vascularização. Feita por roletes, manipula os tecidos, produzindo uma drenagem linfática nas regiões mais afetadas.

De acordo com a médica, a partir da sexta ou sétima sessão já é possível notar os resultados, inclusive a aparência mais lisa da pele. "Dependendo do grau de celulite, o ideal é fazer de 10 a 16 sessões, de uma a duas vezes por semana, durante 40 minutos cada." Os preços das sessões variam de R$ 350,00 a R$ 500,00.

Revolução

Segundo a dermatologista Shirlei Borelli, com o aumento da expectativa de vida, a tendência da medicina moderna é investir no aprimoramento de tratamentos corporais não invasivos. Com pacientes de 70 anos, que aparentam ter 20 a menos, a dermatologista dá o seu aval para a mais nova arma no combate à celulite. Mais conhecido por tratar a flacidez e linhas de expressão na face (área dos olhos, bochechas, papada, pescoço e lábios), o aparelho de radiofreqüência ThermaCool ganhou sinal verde do FDA para ser usado na definição do contorno corporal.

O tratamento, revolucionário, consiste em uma única sessão de 1h30. A descoberta, conta, se deu por acaso. "O ThermaCool era usado nos casos de flacidez no rosto e, ao longo dos tratamentos, observamos também uma melhoria da celulite e da textura da pele." As ponteiras do aparelho emitem ondas de calor e de frio, sendo que são dados de 900 a 1200 disparos na pele. "Na maioria dos casos, as áreas mais afetadas são as coxas e o bumbum."

Embora possa ser utilizado por pessoas de qualquer cor de pele, Shirlei observa que o ThermaCool tem indicações específicas. "Não é indicado para graus severos de celulite, e o sobrepeso tolerado fica entre 4 e 7 quilos no máximo." O preço é para poucos: de R$ 8 a R$ 12 mil por sessão. Após dois meses, a aparência da celulite já apresenta uma notável melhora, que pode continuar progredindo até seis meses depois da realização do tratamento.

Segundo o fabricante do aparelho, de acordo com um estudo feito com 33 pacientes ao longo de seis meses, 72% apresentaram redução na circunferência. A diminuição da coxa variou de 0,5 cm a 3,5 cm, enquanto a do abdome, de 0,25 cm a 7,5 cm. Já outras áreas do corpo tiveram redução entre 1,0 cm e 3,0 cm.

Força tarefa

O cosmiatra Jardis Volpe, da Clínica Volpe, é a favor de combinar tratamentos para combater a celulite. "Quando a paciente chega à clínica, primeiro fazemos um exame de bioimpedância, que determina, em porcentagem, o conteúdo de gordura no corpo. É possível precisar, por exemplo, quanto a pessoa tem de massa gordurosa e de massa magra." Depois, dependendo do grau de celulite (perceptível apenas quando a pele é apertada, aparente, ou com furos), ele sugere os tratamentos.

Volpe aprova os resultados do Accent, aparelho de radiofreqüência. "Passamos um óleo mineral nas regiões afetadas, e as ponteiras do aparelho geram calor para os tecidos. Esse efeito térmico murcha a gordura, aumenta as fibras colágenas e ativa o sistema linfático." Quando as depressões da pele são muito visíveis e em quantidade, o tratamento com o Accent pode ser combinado a uma subcisão cirúrgica. "O procedimento requer anestesia local e, com uma agulha especial, são feitos movimentos de vaivém, a fim de romper as fibroses que retraem a pele."

A subcisão não é indicada para pacientes com problemas de coagulação, e deve-se ficar 30 dias sem tomar sol para evitar manchas. Os resultados do Accent podem ser observados depois de seis a dez sessões, que são realizadas a cada 10 ou 15 dias. Os preços da sessão variam de R$ 500,00 a R$ 700,00, e os da subcisão, de R$ 800,00 a R$ 1 mil.

Para a manutenção, o cosmiatra indica algumas sessões (R$ 120,00 cada) de Endermologia (Celulaser), tratamento que segue os princípios da pressoterapia. "O aparelho tem dupla função: a pressão e o vácuo promovem um aumento da circulação local e a drenagem linfática. Uma luz de baixa potência estimula o colágeno."

Além das máquinas ultramodernas, oferecidas pela medicina estética, a atividade física é fundamental para melhorar o tônus da pele. "Na clínica sugerimos que, uma vez por semana, sejam feitas sessões de 30 minutos no Power Plate, para trabalhar quadris, parte interna das coxas e abdome. O equipamento, que funciona por vibração, melhora o condicionamento e o contorno corporal."

Outra opção das academias para complementar os tratamentos anti-celulite é o Power Jump - programa de ginástica da empresa Body Systems, realizado com saltos em mini-trampolins. Os exercícios praticados aliam drenagem linfática, resistência e movimentos de alta contração dos músculos das pernas.

Os saltos no mini-trampolim geram uma grande contração dos músculos dos membros inferiores, causando uma compressão ao redor dos vasos linfáticos. Conseqüentemente, elimina-se as toxinas através da urina. Nas aulas com duração de 60 minutos, cerca de 500 a 700 calorias são eliminadas.

Como resultados comprovados da prática do Power Jump, o treinador da Body Systems, Evandro Siqueira, destaca a desobstrução da corrente sanguínea, o combate a edemas e o auxílio aos gânglios na excreção das toxinas por meio dos órgãos responsáveis: rins, intestinos e glândulas. No entanto, a aula é contra-indicada para gestantes, pessoas com labirintite e aqueles que apresentam grandes instabilidades nas articulações dos membros inferiores - tornozelos, joelhos e quadril.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Julio Lixando as unhas

NARCISO, A FONTE DA VAIDADE


A FONTE DA VAIDADE

Narciso era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope, e era um jovem de extrema beleza. Porém, à despeito da cobiça que despertava nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecedora do seu amor. E foi justamente este desprezo que devotava às jovens a sua perdição.

Pois havia uma bela ninfa, Eco, amante dos bosques e dos montes, companheira favorita de Diana em suas caçadas. Mas Eco tinha um grande defeito: falava demais, e tinha o costume de dar sempre a última palavra em qualquer conversa da qual participava.

Um dia Hera, desconfiada - com razão - que seu marido estava divertindo-se com as ninfas, saiu em sua procura. Eco usou sua conversa para entreter a deusa enquanto suas amigas ninfas se escondiam. Hera, percebendo a artimanha da ninfa, condenou-a a não mais poder falar uma só palavra por sua iniciativa, a não ser responder quando interpelada.

Assim a ninfa passeava por um bosque quando viu Narciso que perseguia a caça pela montanha. Como era belo o jovem, e como era forte a paixão que a assaltou! Seguiu-lhe os passos e quis dirigir-lhe a palavra, falar o quanto ela o queria... Mas não era possível - era preciso esperar que ele falasse primeiro para então responder-lhe. Distraída pelos seus pensamentos, não percebeu que o jovem dela se aproximara. Tentou se esconder rapidamente, mas Narciso ouviu o barulho e caminhou em sua direção:

- Há alguém aqui?
- Aqui! - respondeu Eco.

Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Queria saber quem estava se escondendo dele, e quem era a dona daquela voz tão bonita.
- Vem - gritou.
- Vem! - respondeu Eco.
- Por que foges de mim?
- Por que foges de mim?
- Eu não fujo! Vem, vamos nos juntar!
- Juntar! - a donzela não podia conter sua felicidade ao correr em direção do amado que fizera tal convite.

Narciso, vendo a ninfa que corria em sua direção, gritou:
- Afasta-te! Prefiro morrer do que te deixar me possuir!
- Me possuir... - disse Eco.

Foi terrível o que se passou. Narciso fugiu, e a ninfa, envergonhada, correu para se esconder no recesso dos bosques. Daquele dia em diante, passou a viver nas cavernas e entre os rochedos das montanhas. Evitava o contato com os outros seres, e não se alimentava mais. Com o pesar, seu corpo foi definhando, até que suas carnes desapareceram completamente. Seus ossos se transformaram em rocha. Nada restou além da sua voz. Eco, porém, continua a responder a todos que a chamem, e conserva seu costume de dizer sempre a última palavra.

Não foi em vão o sofrimento da ninfa, pois do alto, do Olimpo, Nêmesis vira tudo o que se passou. Como punição, condenou Narciso a um triste fim, que não demorou muito a ocorrer.

Havia, não muito longe dali, uma fonte clara, de águas como prata. Os pastores não levavam para lá seu rebanho, nem cabras ou qualquer outro animal a freqüentava. Não era tampouco enfeada por folhas ou por galhos caídos de árvores. Era linda, cercada de uma relva viçosa, e abrigada do sol por rochedos que a cercavam. Ali chegou um dia Narciso, fatigado da caça, e sentindo muito calor e muita sede.

Narciso debruçou sobre a fonte para banhar-se e viu, surpreso, uma bela figura que o olhava de dentro da fonte. "Com certeza é algum espírito das águas que habita esta fonte. E como é belo!", disse, admirando os olhos brilhantes, os cabelos anelados como os de Apolo, o rosto oval e o pescoço de marfim do ser. Apaixonou-se pelo aspecto saudável e pela beleza daquele ser que, de dentro da fonte, retribuía o seu olhar.

Não podia mais se conter. Baixou o rosto para beijar o ser, e enfiou os braços na fonte para abraça-lo. Porém, ao contato de seus braços com a água da fonte, o ser sumiu para voltar depois de alguns instantes, tão belo quanto antes.

- Porque me desprezas, bela criatura? E por que foges ao meu contato? Meu rosto não deve causar-te repulsa, pois as ninfas me amam, e tu mesmo não me olhas com indiferença. Quando sorrio, também tu sorris, e responde com acenos aos meus acenos. Mas quando estendo os braços, fazes o mesmo para então sumires ao meu contato.

Suas lágrimas caíram na água, turvando a imagem. E, ao vê-la partir, Narciso exclamou:

- Fica, peço-te, fica! Se não posso tocar-te, deixe-me pelo menos admirar-te.

Assim Narciso ficou por dias a admirar sua própria imagem na fonte, esquecido de alimento e de água, seu corpo definhando. As cores e o vigor deixaram seu corpo, e quando ele gritava "Ai, ai", Eco respondia com as mesmas palavras. Assim o jovem morreu.

As ninfas choraram seu triste destino. Prepararam uma pira funerária e teriam cremado seu corpo se o tivessem encontrado. No lugar onde faleceu, entretanto, as ninfas encontraram apenas uma flor roxa, rodeada de folhas brancas. E, em memória do jovem Narciso, aquela flor passou a ser conhecida pelo seu nome.

Dizem ainda, que quando a sombra de Narciso atravessou o rio Estige, em direção ao Hades, ela debruçou-se sobre suas águas para contemplar sua figura.

DIA DO ORGASMO - O sexo rejuvenesce?


Dia do orgasmo lembra a dificuldade das mulheres em chegarem lá
Donos de sex shops, conhecendo os tabus sobre o clímax feminino, criaram a data
Entre tantas comemorações como dia das mulheres, das crianças, dos pais, hoje é intitulado o dia do orgasmo. A data foi criada na Inglaterra em 1999, após donos de sex shops constatarem através de uma pesquisa que 80% das britânicas não conseguiam atingir o clímax.

Para falar sobre o assunto, selecionamos um time de profissionais, que abrem o jogo quanto às questões mais comuns nos consultórios. Infelizmente, estudos indicam que 50,9% das mulheres brasileiras sofrem com algum tipo de disfunção sexual e 48% dos homens também, Para vivenciar grandes momentos de prazer, é fundamental se livrar do medo de não corresponder às expectativas do (a) parceiro (a) e se entregar sem receios , afirma a psicóloga e terapeuta sexual Margareth Reis.

Existem mulheres que não sentem orgasmo?
Ginecologista Carolina Carvalho: Todas sentem, porém algumas têm dificuldades em atingi-lo. A primeira atitude a tomar é abrir o jogo com o parceiro. Criar coragem e sentar para conversar sobre o assunto já é metade do tratamento. Explicar a ele o que está acontecendo e pedir colaboração é saber compartilhar, e isto só aumenta a cumplicidade do casal. No momento da relação sexual, conduzi-lo aos lugares mais excitantes, escolher posições e fazer o que deseja não é vergonhoso, e sim elucidativo. Prolongue as carícias o tempo que for necessário e, na hora H, caso não se sinta preparada, peça um pouco de paciência, pois se ele atingir o orgasmo antes será mais difícil recomeçar.

É necessário ajuda médica para sentir o orgasmo?
Psicóloga Marcia Atik: É necessário passar por um processo terapêutico no reforço da auto-estima, da feminilidade, de orientação e educação sexual. Ou seja, uma abordagem mais educativa e de desvelar mitos é o que mais ajuda e facilita nessa busca. Não adianta querer encontrar uma fórmula milagrosa para proporcionar mais desejo, excitação e o tão almejado orgasmo. O segredo está na nossa cabeça. As causas da dificuldade da mulher em atingir o clímax são psicológicas, e não físicas, na maioria dos casos. O que fazer, então, para chegar lá? É preciso aprender, antes de tudo, a não se cobrar tanto. Pensamentos e preocupações como "tenho de conseguir" ou "o que há de errado comigo?" só atrapalham.

O que fazer para ter mais prazer durante a relação?
Urologista e Terapeuta Sexual Celso Marzano: Pessoas que têm fantasias eróticas atingem mais facilmente um amadurecimento sexual satisfatório. Já aquelas que têm dificuldades em fantasiar, sentem-se inseguras com qualquer relacionamento que envolva suas intimidades, tirando a sua espontaneidade. Isso prejudica a performance de homens e mulheres e, como num círculo vicioso, as fantasias diminuem, causando um bloqueio que aumenta a falta de desejo, o que torna o indivíduo cada vez mais inibido.

Orgasmo e ejaculação proporcionam a mesma sensação?
Urologista e Terapeuta Sexual Celso Marzano: O prazer masculino pode ocorrer durante toda a relação de erotização, preliminares, penetração e principalmente no orgasmo. A ejaculação é a eliminação dos espermatozóides junto com secreções da próstata e da vesícula seminal. É a resposta física enquanto o orgasmo é a resposta sensorial. Também se deve saber que é possível o homem ter o orgasmo sem ejacular. No caso de ter sido operado de câncer de próstata que leva a uma mudança anatômica, onde o esperma vai para a bexiga no orgasmo e este é seco ou seja as sensações do prazer maior ocorrem, e não sai nada do pênis.

O sexo rejuvenesce?
Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, durou 20 anos e foi realizado com mais de 3.000 homens de 45 a 59 anos. O resultado da pesquisa mostra que sexo mais freqüente pode reduzir o risco de infartos fatais. Outro ponto positivo é que uma pesquisa feita por um psicólogo escocês diz que o sexo vigoroso e freqüente pode deixar as pessoas sete anos mais novas na aparência. O psicólogo David Weeks e o escritor de artigos científicos Jamie James entrevistaram 95 pessoas que parecem mais jovens do que são. Eles sustentam que o sexo é um fator muito importante na aparência de juventude dessas pessoas. O doutor Weeks diz que os casais que fazem sexo pelo menos três vezes por semana parecem até 10 anos mais novos do que a média das pessoas, que faz sexo duas vezes por semana.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Maracujá (o bloqueador natural de gordura)


A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!
por Katia Cardoso| foto Getty Images
Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.

Menos toxinas

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

César Cielo foi eleito o "Homem do Ano" pela redação da revista Vip. A revista publica em dezembro um ensaio exclusivo com o atleta, que ganhou duas medalhas nas Olimpíadas de Pequim - ouro nos 50 metros livre e bronze nos 100 metros livre.

A partir de janeiro, o nadador vai passar a treinar com o "supermaiô" produzido pela italiana Arena. O modelo é o mesmo usado pelo supermedalhista americano Michael Phelps, que ganhou sete medalhas de ouro nos últimos Jogos Olímpicos.

Na edição de novembro, a Vip publicou a lista das mulheres mais sexy do mundo em 2008. A vencedora foi a ubermodel Gisele Bundchen.

As fotos de Cielo foram realizadas no estúdio de Angelo Pastorello, na Vila Madalena (São Paulo). Confira em primeira mão as fotos do nadador!
Adeus à timidez

Eis o resultado de mais um ensaio do site Paparazzo (www.paparazzo.com.br). Desta vez, quem deixou se envolver pelo clima de sensualidade da sessão de fotos foi a atriz Juliana Schalch.

A atriz, que acaba de estrear na TV Globo como a surfista Juliana, em ´Três Irmãs´, deixou a timidez de lado e posou para as lentes de Felipe Lessa, na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro.

Aos 23 anos, a paulistinha diz que ainda está se adaptando à vida de famosa. ´As pessoas estão começando a me conhecer. É muito engraçado quando perguntam: você é aquela menina da novela?´, diz, cheia de orgulho.
Adeus à timidez

Eis o resultado de mais um ensaio do site Paparazzo (www.paparazzo.com.br). Desta vez, quem deixou se envolver pelo clima de sensualidade da sessão de fotos foi a atriz Juliana Schalch.

A atriz, que acaba de estrear na TV Globo como a surfista Juliana, em ´Três Irmãs´, deixou a timidez de lado e posou para as lentes de Felipe Lessa, na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro.

Aos 23 anos, a paulistinha diz que ainda está se adaptando à vida de famosa. ´As pessoas estão começando a me conhecer. É muito engraçado quando perguntam: você é aquela menina da novela?´, diz, cheia de orgulho.
A top model brasileira Alessandra Ambrósio foi um dos destaques do desfile da grife Victoria´s Secret


19 Nov 2008 - 00h51min

A+ A- Mudar tamanho
Imprimir Corrigir As mais belas modelos do planeta, lindas lingeries e muitas asas. Estes foram os principais ingredientes que abrilhantaram o Victoria’s Secret Fashion Show, no último sábado,15, em Miami, nos Estados Unidos.

Embaladas pela música do rapper Usher, responsável pela trilha sonora do desfile, as "angels" Heidi Klum, Miranda Kerr, Marisa Miller, Doutzen Kroes, Selita Ebanks e mais 27 modelos mostraram charme e elegância em um dos eventos de moda americanos mais esperados do ano.

As brasileirasáAdriana Lima, Izabel Goulart e Ana Beatriz Barros também brilharam na passarela. Entre elas, Alessandra Ambrósio se destacou no evento. Foi a primeira vez depois de dar a luz à Anja Louise, de três meses de idade, que a "angel" voltou a desfilar.

A Victoria’s Secret abusa do brilho e da sensualidade nas lingeries. As peças vêm sempre com muito brilho e repletas de cristais. Além das duas peças tradicionais, a calcinha e o sutiã, os bodies, corpetes e macacões com renda fizeram parte do ‘show’.

As luvas, os boleros e os robes transparentes deixaram as lingeries ainda mais sensuais, além das grandes asas, que são características da Victoria’s Secret. O desfile será exibido nos Estados Unidos no dia 3 de dezembro.
Exposição em Londres traz retratos de Bob Dylan
da BBC Brasil

Um dos maiores ícones da música pop do século 20, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan é tema de uma exposição que abre para o público no próximo dia 21 na Proud Galleries, em Londres.

Jerry Schatzberg

Exposição em Londres traz retratos de Bob Dylan feitos pelo fotógrafo Jerry Schatzberg
A mostra traz retratos de Dylan feitos pelo fotógrafo e cineasta norte-americano Jerry Schatzberg.
Amigo pessoal de Dylan, Schatzberg é responsável pela capa do aclamado disco "Blonde on Blonde", de Dylan, lançado em 1966.

Esta é a primeira exposição fotográfica de Schatzberg na Grã- Bretanha. Sobre como foi a experiência de fotografar Dylan, ele afirmou: "Como objeto a ser fotografado, Dylan era o melhor. Você só aponta a câmera para ele e as coisas acontecem"

Além do trabalho com Dylan, Schatzberg já publicou fotografias em revistas como "Vogue", "McCalls", "Esquire" e "Glamour", além de ter feito retratos de personalidades como Roman Polanski, Fidel Castro, Milos Forman, Jimi Hendrix, Frank Zappa e os Rolling Stones.

Cineasta

Schatzberg também é conhecido por sua atuação no cinema, tendo dirigido filmes como "Os Viciados" (1971), que tinha Al Pacino no elenco.

Em 1973, ele venceu a Palma de Ouro em Cannes com o filme "Espantalho", longa que contou com Al Pacino e Gene Hackman no elenco.

A exposição "Thin Wild Mercury: Photographs of Bob Dylan by Jerry Schatzberg" fica em cartaz até o dia 25 de janeiro de 2009.

Leia mais

Metropolitan de Nova York abriga exposição sobre Renascimento
Bob Wilson dá palestra gratuita em São Paulo
Kiss pode gravar novo álbum, diz Paul Stanley
Fotos de celebridades vão a leilão em Londres
Especial

Leia o que já foi publicado sobre Bob Dylan

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Novo álbum de Britney Spears vaza na internet
Publicidade
da Folha Online

O novo disco de Britney Spears "vazou" na internet nesta terça-feira (18). A versão completa de "Circus" já pode ser baixada em sites especializados em download.

Reprodução

A capa de "Circus", novo disco de Britney Spears, foi divulgada no site oficial da cantora
Já na semana passada, o site Breathe Heavy postou um vídeo com duração de oito minutos em que algumas músicas de "Circus" podiam ser ouvidas.

O disco será lançado oficialmente no dia 2 de dezembro, no mesmo dia em que a cantora completa 27 anos.

Capa

No fim de outubro, Britney divulgou capa de seu novo álbum em seu site oficial. Já o clipe da primeira música de trabalho do próximo disco de Britney, intitulada "Womanizer", pode ser visto no Brasil.

O hit já chegou ao topo das paradas americanas e marca o retorno da artista depois de alguns anos indo às manchetes em razão de seus problemas pessoais.

Leia mais

Britney Spears diz que sua vida começa a voltar ao normal
Kiss pode gravar novo álbum, diz Paul Stanley
Integrantes do Queen dizem que "seria estúpido usar outro nome"
Especial
Novo álbum de Britney Spears vaza na internet
Publicidade
da Folha Online

O novo disco de Britney Spears "vazou" na internet nesta terça-feira (18). A versão completa de "Circus" já pode ser baixada em sites especializados em download.

Reprodução

A capa de "Circus", novo disco de Britney Spears, foi divulgada no site oficial da cantora
Já na semana passada, o site Breathe Heavy postou um vídeo com duração de oito minutos em que algumas músicas de "Circus" podiam ser ouvidas.

O disco será lançado oficialmente no dia 2 de dezembro, no mesmo dia em que a cantora completa 27 anos.

Capa

No fim de outubro, Britney divulgou capa de seu novo álbum em seu site oficial. Já o clipe da primeira música de trabalho do próximo disco de Britney, intitulada "Womanizer", pode ser visto no Brasil.

O hit já chegou ao topo das paradas americanas e marca o retorno da artista depois de alguns anos indo às manchetes em razão de seus problemas pessoais.

Leia mais

Britney Spears diz que sua vida começa a voltar ao normal
Kiss pode gravar novo álbum, diz Paul Stanley
Integrantes do Queen dizem que "seria estúpido usar outro nome"
Especial
Ouro! As quatro letrinhas fazem qualquer mulher suspirar. Com a atriz Priscila Fantin não é diferente. Principalmente ela que foi escolhida para ser a Golden Girl 2008 da Auditions, o maior concurso de jóias em ouro do mundo.

Com o tema Hype Nature – Natureza fantástica, o concurso focou na interação do homem com o meio ambiente e no renovado interesse pela preservação ambiental. Priscila que sempre esteve envolvida em causas ambientais, aproveitou para conhecer todos os detalhes da produção de uma jóia em ouro. "Conheci esse processo do ouro, desde a saída da montanha até ser purificado e virar uma jóia. É uma alquimia impressionante", conta.

Plantas, borboletas, cobras, asas, bolhas de água, folha, anéis de saturno e frutos. Tudo o que vem da natureza serviu de inspiração para designer de jóias elaborarem seus projetos em ouro. As peças finalistas foram apresentadas pela atriz em um catálogo exclusivo. E Priscila esbanjou glamour ao ostentá-las em poses sensuais no meio de um cenário paradisíaco.

A disputa chegou ao fim na semana passada em um badalado evento em Minas Gerais que reuniu celebridades como Cláudia Raia, Malvino Salvador, Luciano Szafir, Glória Maria e Amaury Jr. Durante o evento, a atriz estava reluzente ao usar um vestido com mais de seis quilos em adereços de ouro.

Na categoria Revelação a vencedora foi Thayana Cordeiro de Meneses, com a peça Purity. O colar todo em ouro branco simboliza a água e faz uma alusão à sua purificação. A peça foi usada por Priscila Fantin no catálogo e ilustra a capa do Buchicho.

E parece que a atriz gostou mesmo de encarnar a garota de ouro que agora quer se tornar a garota água. Tudo porque sua silhueta acabou inspirando uma marca de água mineral no design de uma garrafa de água, é a Ouro Fino Priscila Fantin.

Publicidades à parte, Priscila está longe da telinha da Globo, mas não distante dos palcos. Com o fim das gravações de Sete Pecados, a bela se envolveu em um projeto teatral. Ao lado de Danton Melo ela está em cartaz na peça Vergonha dos Pés e sem planos para voltar às tramas globais, por enquanto.


Conteúdo extra
Veja outros fotos do catálogo da Audition com as jóias vencedoras em www.opovo.com.br/conteudoextra

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

USE FRANJA JÁ!





A franja do momento é espessa, cobre a sobrancelha e remete aos anos 60 – lembra de Jane Birkin e Penelope Tree? Pode ser vista na campanha da Mulberry, marca inglesa de bolsas, no desfile da Cris Barros (as modelos usaram uma peruca com franja), e no de Yves Saint Laurent.

Quem usa e como

As modelos Stella Tennant e Ana Claudia Michels, e a atriz Selma Blair usam franja. As francesas estilosas, meia-irmãs e filhas de Jane Birkin, Lou Doillon e Charlotte Gainsbourg, também. Todas as franjas são espessas, com a exceção da de Charlotte, mais desfiada. A designer/stylist Chiara Gadaleta tem cabelo curto e usa franja há um bom tempo. Um visual chamado de corte "cuia", que lembra uma tigelinha - o mesmo estilo usado pela novaiorquina Karen O., vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, ícone roqueiro dos EUA.

A editora da Vogue America, Anna Wintour, também é adepta da franja. "Mas a dela é mais clássica, e acompanha um corte chanel, é mais anos 80", analisa o cabeleireiro Evandro Ângelo. É um corte mais indicado para quem tem rosto redondo ou oval. Quando o rosto é anguloso, a melhor opção é a franja com menos fios, usada um pouco de lado.

Quem pode e como

Para fazer a franja espessa, o cabeleireiro pega o cabelo bem de trás. Ela começa reta, e vai descendo quando se aproxima das têmporas, formando uma meia-lua. "Exige manutenção constante, tem que cortar de 15 em 15 dias, senão o comprimento começa a incomodar", avisa Evandro. Pode ser usada tanto em cabelos de corte reto quanto repicado, e é super indicada para quem quer disfarçar a testa larga.

Mudança radical

No desfile (e campanha) da Maria Bonita, o cabeleireiro Celso Kamura colocou as modelos de coque com uma franja postiça, desfiada. Essa é uma ótima maneira, para quem está pensando em cortar, de assimilar o visual no espelho. Cortar franja causa um grande impacto na aparência de uma mulher, e deve ser uma atitude bem pensada. "A brasileira ainda não arrisca muito, e prefere a franja longa, à la Gisele Bündchen", conta Evandro. Ele aconselha ir cortando o cabelo aos poucos para se acostumar.

A Nilta Perucas tem franjas postiças, e aceita pedidos sob encomenda. O aplique custa entre R$ 250 e R$ 400.

Crespos

Quem tem cabelo crespo sabe o que é querer ter franja e não poder. Hoje em dia, existe a opção de fazer escova progressiva só na franja, chamada progressiva parcial, e deixar o resto crespo ou enrolado. Sai por R$ 100, no EV. Já quem tem cabelo levemente ondulado, e muita paciência, pode cortar franja e se comprometer com o secador, para arrumar todo dia. Evandro vai além: "Pessoas com muita atitude podem assumir os cachos e o volume, bem no estilo Flashdance", diz.

sábado, 15 de novembro de 2008

PROTEÇÃO SOLAR PARA CABELOS


Se vc acha que no verão só precisa tomar cuidados extras com sua pele, esta bastante enganada!
No nosso verão de sol arrasador o melhor a fazer além de estar o dia inteiro com um bom protetor solar na pele é lembrar também dos cabelos!!
Os nossos cabelos sofrem muito com o mar, piscina, vento e sol. Se não tomarmos cuidado, o verão chega ao fim e a beleza dos nossos cabelos vai junto com ele!
Usar um bom produto de proteção solar nos fios e um chapéu são as melhores maneiras de cuidar dos fios e não deixar eles ressecarem demais.
Não podemos esquecer das hidratações semanais, que no verão não podem ser deixadas de lado!
Espero que assim que começarem a ir para praia, lembrem - se de colocar na sua sacola seus protetores para a pele e para os cabelos!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

F I Q U E A N T E N A D A ! >>>> VEJA ALGUMAS TENDÊNCIAS...


Corte

“Os cabelos longos serão mais volumosos, com cortes que dão mais volume e etnia aos cabelos. Os mais curtos seguem uma linha andrógina, porém feminina.” – Celso Kamura

“No verão, teremos uma mulher mais esportiva, mais solta. Os cortes serão os rápidos, que você lava e já sai para a rua.” – Mário Merlino

“Não acho que terá uma moda de cabelo curto ou médio. A tendência é corte bem desestruturado. Estamos voltando para uma linha mais desigual, assimétrica. Um lado um pouco maior e o outro menor, mas sempre com desfiados.” – Paulo Persil


Cor

“Hoje está muito forte a tendência primavera/verão de cabelos com aparência desbotada, ou seja, mechas localizadas no alto da cabeça que começam mais escuras e vão clareando até a ponta do cabelo. As cores serão os dourados e os cobres claros, ou seja, loiro-claro acobreado.” – Lauro Soares

“A tendência são os contrastes de cores. É o cabelo colorido e descolorido ao mesmo tempo, para dar um movimento diferenciado. Esse movimento é a novidade, porque terá um contraste de cor e de corte.” – Miguel Batata

“Cabelos mais caramelos com mechas um pouco acentuadas para o castanho. Um tom muito natural, com muita sutileza.” – Ivan Stringhi

“Os reflexos continuam, porque é uma forma de clarear o cabelo com mais naturalidade. Aposto também em pontos-de-luz e uns manchados estratégicos, para que dêem brilho e personalidade ao cabelo.” – Celso Kamura

“Mechas fundo chocolate e acobreadas, uma mistura desses tons. Fundo escuro com mechas mais vivas, como por exemplo, vinho em tom bem intenso casando com mechas loiras. O loiro sempre vai ter evidência no mercado da coloração.” – Silvana Fernandes

“Tons caramelos mais suaves e tons pastéis. Os loiros vão voltar novamente. Aliás, loiro nunca sai de moda.” – Ivan Stringhi


Penteado

“Os cachos estão voltando. Antes os lisos estavam em alta, mas hoje está se misturando o liso com enrolado.” – Silvana Fernandes

“Não vejo penteado para o verão. Acho que é bem solto, bem à vontade e todo o tipo de comprimento. O que ficar melhor para a pessoa é o que funciona.” – Mário Merlino

“Penteado para as noivas no verão são com flores naturais, que estão voltando.” – Lauro Soares

“Os penteados estão cada vez mais leves, ou seja, cada vez menos arrumados. Foge um pouco da linha espetada e entra uma linha com uma ponta mais definida.” – Paulo Persil


Maquiagem

“A Europa está toda azul. As mulheres estão usando muito azul, mas o rosa é uma confirmação e os metalizados vão estar em alta. Acho que os metalizados continuam passando aquele ar saudável, bronzeado, que a brasileira adora!” – Celso Kamura

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

OLHEIRAS


Olheiras!
Profundas e de cor arroxeada, as marcas que se formam ao redor das pálpebras podem ser tratadas com ingredientes naturais, como a camomila, antiinflamatório local ou laser

Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida. Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados que vão desde o cansaço, pálpebras muito transparentes, doenças sistêmicas e estresse até o período pré-menstrual. Problema que afeta igualmente homens e mulheres, as indesejadas marcas – tecnicamente chamadas de lago venoso, muitas vezes acompanhadas por hiperpigmentação da pele palpebral – surgem em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da congestão dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras.

Célia Sampaio Costa Accursio, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), diz que quando as veias da pálpebra inferior encontram-se mais dilatadas, seja pelo cansaço, falta de sono ou esforço de chorar, levam a uma cor mais escura na região, além de inchaço decorrente da própria vasodilatação. Isso causa, automaticamente, uma cor arroxeada mais evidente. “Com o passar do tempo, a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade também favorecem o aumento das olheiras”, acrescenta Paulo Freire, dermatologista especializado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Embora fatores como a fadiga sejam os maiores responsáveis pelo aumento das olheiras, o problema tem importante origem hereditária. Segundo Paulo Freire, o componente genético é o mais comum, já que muitos descendentes de povos árabes e de latinos apresentam olheiras. “A incidência em homens e mulheres é igual, porém, o problema é mais acentuado em mulheres morenas, que apresentam mais pigmentação na pele, situação que pode ser agravada com a tensão pré-menstrual”, afirma. Excluindo as doenças sistêmicas, e como a maior parte das olheiras tem o fator genético como causa, o dermatologista diz não existir uma forma eficaz de prevenção. No entanto, há pequenas atitudes que podem ajudar a atenuar as olheiras e o inchaço, como uma boa noite de sono e compressas de água fria locais.

Se o problema já se instalou, a melhor forma de tratar as olheiras é utilizar substâncias que reduzam a luz dos vasos, especificamente das veias (venoconstritores) ou, ainda, o uso de antiinflamatórios e despigmentantes locais.

Célia Accursio lembra que a função dos medicamentos, neste caso, é diminuir o calibre dos vasos e enxugar o inchaço ao redor das veias, além de diminuir a formação de melanina. A médica recomenda o uso de antiinflamatórios naturais como a camomila (compressas geladas do chá melhoram o aspecto), cremes com arnica, venotrópicos (que melhoram a ação e as paredes das veias), castanha-da-índia e substâncias que diminuem a gordura, como o noderama, usado em cremes e géis.

Tecnologia – Com o surgimento de novas técnicas e produtos químicos há, ainda, tratamentos avançados que prometem resultados satisfatórios, o que pode ser conquistado com procedimentos de laser ou cirurgia. “O tratamento definitivo ocorre quando removemos os vasos cutâneos com a retirada do excesso de pele palpebral (caso exista) ou quando ocluímos a luz de vários desses vasinhos com a ação de um laser vascular”, explica a cirurgiã-plástica Célia Accursio. No caso do laser, a especialista orienta fazer várias sessões com intervalos de 15 a 20 dias, com resultado geralmente muito bom.

Para o médico Paulo Freire, um tratamento muito eficaz é a aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sangüíneos. Mas o dermatologista explica que, embora melhore muito o aspecto, com o tempo as olheiras tendem a voltar e, depois de um ano, é preciso refazer o procedimento. Além disso, não são todos os pacientes que podem utilizar o laser. Nesses casos, outros tratamentos eficazes e de baixo custo são os peelings químicos específicos para os olhos, que amenizam o aspecto escuro das olheiras, e cremes despigmentantes específicos para as pálpebras. “O peeling melhora em cerca de 60% as indesejáveis manchas escuras, além de atenuar o fotoenvelhecimento local”, garante. Apesar da grande oferta de produtos e tratamentos disponíveis, o especialista avisa que é preciso ficar atento ao uso de cosméticos que prometem tratar essa desordem, porque a maioria não é tão eficiente como os medicamentos e ainda pode causar alergias nas pálpebras. “A camuflagem com maquiagem ainda é uma boa opção para disfarçar olheiras”, orienta.

Biotecnologia no descanso da pele

Indivíduos com olheiras – especialmente as mulheres – costumam recorrer a tratamentos estéticos à base de máscaras relaxantes e massagens para deixar a pele mais descansada e, conseqüentemente, as manchas suavizadas. Mas, para isso, é preciso disponibilizar algumas horas do dia e, com as agendas cada vez mais apertadas, essa tarefa nem sempre é possível. Para oferecer mais praticidade ao cotidiano de homens e mulheres na recuperação do equilíbrio da saúde da pele, a Yakult Cosmetics disponibiliza a máscara de tratamento facial sem enxágüe Beauty-SkinEssence. Confeccionada em TNT descartável, a máscara recupera a vitalidade e o frescor da pele porque é formulada com ingredientes que refrescam, hidratam e suavizam.

Dermatologicamente testada, a máscara contém hidratantes aliados ao exclusivo Complexo S.E. ® – ativo lácteo de hidratação profunda, antioxidante e de controle do pH da pele – e ácido hialurônico obtido por biotecnologia pela fermentação de algumas espécies de lactobacilos, que oferece maior poder de hidratação. Esses ingredientes são combinados com o extrato de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra Linné), ativo muito conhecido pelas propriedades cicatrizantes e antialérgicas, entre outras, que contribui com as ações calmante e suavizante para devolver vitalidade e equilíbrio à pele.

Fonte: Yakult (www.yakult.com.br)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

LIMPEZA DE PELE


Para manter sua pele sempre limpa e saudável, a limpeza de pele é fundamental. Tanto a limpeza de pele feita por profissional especializado quanto uma cuidadosa limpeza de pele caseira podem proporcionar melhoras no aspecto da pele. Além disso, a limpeza de pele feita de maneira adequada previne danos e alterações da pele.

A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele. Durante muito tempo, acreditou-se que a única pele a se beneficiar do processo fosse a pele oleosa. A limpeza de pele oleosa sempre foi recomendada para a remoção de cravos e controle do processo inflamatório (acne). No entanto, sabe-se hoje que a limpeza de pele pode ajudar na esfoliação das células mortas , recuperando o viço e o frescor de peles normais, secas e oleosas.

A limpeza de pele facial é um procedimento simples, mas que deve seguir as etapas indicadas para cada tipo de pele. Além disso, qualquer procedimento mais intenso só deve ser feito por profissional especializado e treinado. Isso evita marcas ou pioras no estado da pele. A indicação de dermatologistas ou a referência de amigos e parentes podem ajudar na escolha da esteticista mais indicada para executar seu tratamento de pele.

O procedimento da limpeza de pele facial pode ter variações de profissional para profissional, ou dependendo do tipo de pele. Mas, de maneira geral, a limpeza de pele dura em torno de uma hora e consiste em:
- limpeza inicial com produtos adequados ao tipo de pele (pele oleosa, pele normal, seca ou sensível).
- aplicação de vapor, para amolecer os cravos e facilitar sua extração.
-extração de cravos, principalmente no caso da pele oleosa.
- aplicação de produtos anti-sépticos, cicatrizantes e/ou bactericidas.
-aplicação de máscaras calmantes e anti-inflamatórias.

Para as peles oleosas, a recomendação usual é de que a limpeza de pele facial seja feita mensalmente. Sob recomendação de um dermatologista, esse período pode ser menor. Peles com cravos que raramente inflamam podem fazer a limpeza de pele a cada três meses, cuidando para que máscaras esfoliantes e anti-cravos sejam utilizadas em casa.

Peles normais e secas também se beneficiam de uma boa limpeza de pele. Ao contrário do que se pode pensar, essas peles podem apresentar-se sem viço e frescor. Isso acontece porque a pele está constantemente se renovando, aproximadamente a cada 28 dias. Mas, muitas vezes, essa renovação não se dá a contento e uma camada de células mortas cobre a face (assim como outras partes do corpo). A esfoliação dessa camada e aplicação de produtos e máscaras calmantes e hidratantes pode devolver o brilho e a maciez de peles normais e secas, propiciando aquela aparência jovem e descansada.

O que todo especialista, médico ou esteticista, recomenda é que as pessoas não espremam cravos ou espinhas em casa. Uma limpeza de pele caseira deve se ater aos passos de amolecimento dos cravos e esfoliação com produtos apropriados para aplicação em casa. Um tônico calmante e adstringente e um hidratante adequado a sua pele, para finalizar. Em hipótese alguma o tratamento de pele em casa deve utilizar fórmulas químicas de peeling facial ou o velho método de apertar com os dedos os cravos.

Para quem se interessa pelo assunto e gostaria de trabalhar na área, existe a opção de fazer um curso de limpeza de pele. Cursos para formação de esteticista incluem em seus currículos a limpeza de pele e outros tipos de tratamento de pele. O curso de limpeza de pele pode ser encontrado em escolas de estética em várias cidades do país ou em serviços de aprendizagem como o SENAC.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

DEPILAÇÃO - um mal necessário



As mulheres se preocupam com os pêlos o ano inteiro, não somente no verão. A depilação no Brasil é amplamente difundida entre as mulheres, e aprovada pelos homens! As áreas mais depiladas são axilas, pernas, virilha e buço.

O mito da depilação masculina ainda existe, mas está começando a cair. Ainda tem homem que acha que esse tipo de vaidade é só para homossexuais – mas a verdade é que as coisas estão mudando aos poucos. Já existe gente que percebe que, além da estética, o fator higiene também conta. E existem estabelecimentos que estão se especializando em depilação só para homens.

A carioca Pello Menos, que atende mulheres, abriu uma parte exclusiva para homens chamada Poko Pello. Cristiane Pessoa, instrutora de depilação, conta que eles tentam evitar constrangimento dos clientes: “o homem vem depilar mas não quer que as mulheres comentem”. Eles têm muitos clientes modelos, nadadores e atletas, e fazem inclusive barba e bigode – “até o dedinho do pé!”.

“Pêlo não significa masculinidade”, Ribeiro afirma, na tentativa de enterrar o tabu. Para deixar o cliente à vontade na depilação íntima ele conversa bastante, coloca uma toalha por cima das partes baixas...

Existem diversos métodos de depilação, entre eles as caseiras (com pinça, lâminas e aparelhos elétricos de depilação como o Satinelle), e as feitas em salões de beleza, clínicas e centros de estética (com cera quente, cera fria e até a depilação definitiva). Cada mulher deve escolher a que acha mais confortável e conveniente com o tempo que quer se manter livre dos pêlos. No Donna Milla a cera utilizada para a depilação masculina e feminina é a cera quente de mel, e os preços variam de R$ 3 a R$ 30.

Para ficar feliz com o resultado, antes e depois da depilação é interessante seguir algumas dicas:

* Um dia antes da depilação, faça uma esfoliação na área a ser depilada. A esfoliação é necessária para retirar as células mortas e desencravar os pêlos.
* Evite expor-se ao sol logo depois da depilação feita com cera. O risco de manchas é quase certo.
* Não use hidratantes ou cremes logo depois da depilação. Eles obstruem os poros, causando irritação e pêlos encravados.
* Para evitar pêlos encravados, faça semanalmente esfoliação no corpo todo.
* Também para evitar pêlos encravados, evite o uso de roupas muito apertadas, principalmente na região da virilha.

A esfoliação do rosto e do corpo é essencial para manter a pele sempre bonita, macia e hidratada. Usar esfoliantes é muito importante para evitar pêlos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva da pele. A esfoliação também pode ser feita antes da depilação e da limpeza de pele, e deve ser feita uma vez por semana.

Confira algumas receitas caseiras:

Receita de esfoliante para pele com cravos e oleosa:

* Uma colher de açúcar cristal e uma colher de mel.
* Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e bastante.
* Enxágüe bem o rosto.
* Passe um adstringente para fechar os poros.

Receita de esfoliante para pele seca:

* Uma colher de aveia em flocos e uma colher de mel.
* Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bastante.
* Enxágüe bem o rosto.
* Passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Receita de esfoliante para todos os tipos de pele:

* Meio mamão pequeno e uma colher de açúcar cristal.
* Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bem.
* Enxágüe bem o rosto.
* Passe um tônico facial ou loção adstringente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DICAS E CUIDADOS PARA OS CABELOS



Por Nadia Heisler 28/11/2007

Você vive reclamando do seu cabelo. Seja porque ele está muito quebrado, está muito ressecado, está com pontas duplas, não tem nem a cor e nem a forma que você gostaria e etc. Mas você quer saber a real? Suas madeixas não agüentam mais ver você só reclamar. Elas querem ação!
Ainda mais agora que o verão está chegando, nada mais sexy do que exibir umas madeixas poderosas, com volume natural e sedosas. Porém, as mulheres continuam insistindo em maltratar os fios, submetendo-os a processos químicos fortíssimos, não se preocupando com a temperatura do secador, desembaraçando nós sem nenhum cuidado e muito mais.
Com esses maus tratos às madeixas, não adianta mesmo você reclamar que elas acordaram com a pá virada no dia em que mais precisava delas. Muito menos adianta ficar se estressando com a queda e a quebra excessiva dos seus fios. Também não adianta querer que eles tenham um volume bonito e por aí vai.
Enfim, para ajudar você e suas madeixas a conquistarem um verão pra lá de bem cuidado, preste atenção em alguns pecados mais comuns que as mulheres cometem contra seus cabelos.
1- Alta temperatura à vista!
O maior inimigo dos fios é, sem dúvida, a alta temperatura. Ela destrói todas as células dos cabelos além de deixá-los mais ressecados e quebradiços. Cuidado com chapinha, baby liss e afins. Tente utilizá-los, no máximo, uma vez por semana. Quanto ao secador, prefira temperaturas mais amenas e mantenha uma distância de no mínimo 15 cm entre o secador e os fios.
2- Camisa de força
Aproveite que o verão 2008 pede a naturalidade no make e na cabeleira e deixe seus fios tomarem o curso que bem entenderem nesse tempo. Ele é enrolado? Deixe o coitado enrolado mesmo? É liso demais? Deixe-o assim. É cacheadinho? Valorize esses cachos, então! Nada de colocar os fios em uma camisa de força. Jamais perca seu tempo tentando deixar seus fios do jeito que eles não são. Aposte em você!
3- Cuidado com as descolorações
Muita gente quer ser mais loira. Porém, seja com luzes, com a técnica das mechas californianas ou simplesmente descoloração geral, é necessário tomar alguns cuidados. O cabelo resseca muito com essas químicas e as escamas dos fios se abrem, o que faz o cabelo perder ainda mais água e estar mais sujeito aos malefícios da poluição e do calor. Pense duas vezes antes de clarear os fios e, se decidir pelo sim, faça promessas sinceras de fazer hidratações (mesmo caseiras) ao menos duas vezes por semana! É, ser loira tem seu preço, garotas!
4- Cabelo molhado, cuidado redobrado
Quando o cabelo estiver molhado, evite fazer penteados. Evite também desembaraçar nós sem a ajuda de um creme próprio para pentear. Muitas mulheres nem se dão conta do estrago que acabam fazendo quando submetem seus fios molhados às agressões básicas que fazemos no dia-a-dia. Evite também torcer os fios para tirar o excesso de água e não “abafe” as madeixas usando bonés ou chapéus.
5- Boa noite, Cinderela
Até na hora de dormir muitas mulheres pecam. Procure secar bem o cabelo antes de se deitar para não mofar o travesseiro e não prejudicar a sua saúde e a dos seus fios. Ah, e também evite dormir com seu cabelo preso.
Algumas mulheres “acostumam” a raiz do cabelo (principalmente a da franja) a ficar mais de lado. Para isso, é necessário dormir com um grampinho achatando a franja para o lado desejado. Se você for adepta dessa prática, cuidado para não acabar quebrando alguns fiozinhos, ok? Sempre proteja bem o cabelo com leave-in hidratante.
6- Como uma onda no mar
As que adoram uma praia devem saber bem desse “delito”. A água do mar, por conter sal, acaba ressecando demais os fios, deixando-os com a aparência opaca e nada sedosa. Antes de entrar no mar, proteja os cabelos com um leave-in especial para o verão (com proteção solar e hidratante). Depois de sair da água, mesmo que seja a da piscina, enxágüe o cabelo com água doce (se for mineral, melhor ainda) e retire o excesso de sal e impurezas dos fios. Depois disso, mais creme hidratante neles!
7- Poluição, vento, frio e calor
Todas nós estamos sujeitas a isso e até acabamos esquecendo. Proteja seu cabelo com leave-in e uma vez a cada quinze dias lave os cabelos com shampoo purificante. Invista também nas hidratações, pois elas evitam que as escamas dos fios se abram, o que deixa as madeixas mais susceptíveis aos males da poluição, da temperatura e do vento. Além disso, não esqueça de proteger os fios do sol com um protetor solar específico, ok?
8- Let it be – Vamos deixar os cabelos mais soltos
No verão todo mundo acaba prendendo mais os cabelos, inclusive com presilhas, grampos tiaras e faixas. Portanto, cuidado para não forçar demais os fios e de vez em quando melhor deixá-los mais soltinhos para que respirem mais.
9- Penteie com moderação
Cuidado na hora de desembaraçar nós. Quase 90% da quebra dos fios são devido a esse processo. Muitas mulheres não sabem pentear os fios adequadamente e acabam se irritando, não tomando os cuidados devidos. Antes de mais nada, prefira sempre pentear os cabelos molhados e com a ajuda de um creme próprio para pentear (leave-in hidratante sem enxágüe).
Os melhores pentes são aqueles de madeira e com dentes largos. Esqueça um pouco a escova. Comece a pentear os fios pelas pontas e só depois vá subindo. Se você começar a pentear da raiz, todos os nós se acumularão nas pontas, o que só vai atrapalhar todo o processo. Se seu cabelo for muito liso e fino e você precisar penteá-lo seco, também comece das pontas e só depois vá para a raiz.
10- Alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos e afins
Cuidado com essas químicas. Como já se sabe, tudo isso em excesso só faz mal para a saúde dos fios. Neste verão, pelo menos, dê uma maneirada. Se você não souber mais ficar sem a sua escova progressiva, por exemplo, utilize então bons cosméticos e tome muito cuidado com o sol e com as altas temperaturas. Consulte um tricologista (médico especialista em cabelos) para a sua maior segurança.
11- A última enxaguada é a que fica
Quando tomar banho, jamais utilize água quente. Além de fazer mal para sua pele, faz horrores com seus cabelos. Prefira água morna. Na última enxaguada, que tal uma ducha mais fria? Só cuidado com o choque de temperatura para não pegar uma doença, ok? Além do mais, a água não precisa ser tão gelada.
Experimente também dar a última enxaguada com água mineral. Quem já fez, recomenda! O cabelo fica mais brilhante e menos embaraçado.
12- Escova caseira
Muitas mulheres adoram secar o cabelo em casa e, sempre que podem, acabam fazendo escova nos cabelos, ou pelo menos na franja. Acontece que se a escova for mal feita, muitos fiozinhos podem se quebrar. Não puxe demais os fios e cuidado com a temperatura e a distância do secador.
Uma dica é não passar muito condicionador nos fios, ao contrário do que muita gente faz. Se possível, lave-os só com shampoo e passe condicionador só nas pontinhas mesmo. Um cabelo muito macio dificulta o processo da escova. Experimente lavar só com shampoo!
13- Sem torcer, nem puxar, nem esfregar
Isso é batata! Todo mundo quando sai do banho tem aquele ritual maligno de enrolar a toalha nos fios e pressioná-la contra eles. Além disso, para tirar a umidade, essas mulheres torcem e puxam os cabelos. Fique sabendo que uma das principais dicas da diva Jennifer Lopez é justamente o contrário disso. Segundo seu cabeleireiro, Arnaldo Pereira, a cantora e atriz jamais faz isso com os fios e esta é uma boa dica de evitar a quebra.
14- Lembre-se de alimentar os fios
Os fios também sentem fome. Por isso, não esqueça de nutri-los bem. Está certo que existem ótimos cosméticos nutritivos por aí e você pode sim utilizar mais essa arma. Porém, tricologistas no mundo todo continuam a bater na mesma tecla: a melhor forma de nutrir os fios é de dentro para fora. Sabe como? Com alimentação balanceada. Por isso, mocinha, capriche na qualidade (e não quantidade) de seus pratos.
15- Hidratação é boa e ele gosta
Se os fios não estiverem hidratados, eles tendem a quebrar com mais facilidade, o que pouco a pouco vai minando a beleza. Além disso, segundo a cabeleireira Marina Silveira, do salão Kayzen Hair Stylist, quando os fios não estão hidratados, as escamas deles se abrem e eles ficam mais sujeitos ao acúmulo de impurezas e também ficam mais frágeis às agressões do meio ambiente.
Para finalizar o cenário, com um cabelo desidratado é bem mais difícil conseguir aquele efeito natural que está na moda. De acordo com a cabeleireira e maquiadora Cris Narvaes, para os cabelos ficarem soltinhos e bonitos, é necessário hidratação semanal. “O efeito natural que o verão 2008 pede é um desarrumado bem cuidado, nada de cabelos secos e opacos”, completa Cris Narvaes.
Para isso, faça hidratação em um salão especializado de quinze em quinze dias. Em casa você pode utilizar máscaras hidratantes semanalmente, seja uma ou duas vezes.
16- Super-saturado
Leave-in, silicone, spray, creme para as pontas e etc. Tudo isso vai saturando os fios. Desse modo, é essencial que você faça uma limpeza profunda nas madeixas, lavando-as diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana. Além disso, uma vez por semana você também pode passar um shampoo anti-resíduos, que vai tirar todo esse acúmulo de produtos e impurezas dos fios. Muitas mulheres esquecem desse cuidado e acabam deixando os fios pesados, opacos e sem vida.
17- Bonés, chapéus, elásticos, lenços e etc.
Quando for prender os cabelos em um rabo-de-cavalo, escolha um elástico revestido de tecido e que, de preferência, não contenha nenhuma parte de metal, a fim de não quebrar as madeixas. O ideal é que o elástico seja todinho revestido. Além disso, certifique-se bem que ele não está tão apertado nos fios a ponto de os quebrar.
Quanto aos bonés, chapéus e lenços, cuidado mesmo. Muita gente tem o costume de ficar 24h com eles. O que acontece é que o couro cabeludo não respira e fica abafado e o resultado pode ser calamitoso: queda dos fios, caspa, coceira no couro cabeludo e etc. Procure deixar o cabelo respirar mais. Uma dica: em lugares fechados, tire o boné, o chapéu ou o lenço da cabeça.
18- Limpeza, para que te quero
Ao lavar os cabelos, alguns pecados são cometidos. Primeiro de tudo, deve-se dizer que nesse processo é terminantemente proibido que a mulher esfregue o couro cabeludo com as unhas. O movimento deve ser suave e, ao mesmo tempo, funcional. Lave o couro cabeludo todinho com as pontas dos dedos, massageando de maneira com que as impurezas sejam removidas, sem pressionar demais.
Quanto à freqüência, muitas mulheres sentem a necessidade de lavar as madeixas todos os dias, outras já preferem lavá-las em dias alternados. Quem tem cabelos muito oleosos, é ideal que os lave todos os dias. Como essa época do ano é uma época de calor mais excessivo, procure ser mais cuidadosa e lavar as madeixas todos os dias mesmo, evita a oleosidade e o risco de contaminações nos fios.
19- Creme na raiz
Muita gente acha que deve passar creme e condicionador na raiz só porque os fios são ressecados demais. Porém, tanto um quanto o outro devem ser passados só nas pontas mesmo. No máximo da metade do comprimento do cabelo para baixo. O couro cabeludo já produz a quantidade de oleosidade necessária na raiz dos fios. Desse modo, o condicionador nessa área é totalmente dispensável e até não recomendado. Além disso, quando você for secar o cabelo ou fazer uma escova, procure passar o mínimo de condicionador possível, pois fica mais fácil para modelar os fios.
Sensibilidade e intuição fazem com que idéias e conceitos se transformem em peças concretas. A arte de moldar o tecido em roupas vem ganhando destaque entre jovens talentos da terra

Eles são jovens, não têm formação na área, mas sabem como poucos alinhavar desejos. Usam mais que lápis, papel, linha e agulha. Se utilizam principalmente da intuição e da sensibilidade para criar peças exclusivas que estão desfilando pela maior passarela: as ruas.

O Zoeira visitou três ateliês de novos talentos cearenses e mostra como eles enxergam a moda feita pelas próprias mãos. Uma moda que deixa de ser apenas mais um conceito e se transforma em atitude.

Para o estudante do Ensino Médio David Moraes, 17 anos, assistir aos programas especializados no mundo fashion sempre foi um divertimento. Moda só virou trabalho no começo de janeiro, quando resolveu montar, junto com a mãe, uma marca de roupas femininas, a ´NAF´ (iniciais do nome de sua mãe, Nancy Fernandes).

´Minha mãe sempre gostou de fazer suas roupas nas costureiras. E as pessoas elogiavam. Aí veio a idéia de criar a marca. No primeiro mês vendeu para a família e amigos e depois os amigos dos amigos...´, conta.

O estudante hoje se divide entre a escola e o ateliê/loja, que funciona na sala de casa. É ele quem pesquisa tendências, pensa em novas peças, vai com a mãe comprar tecidos, divulga as roupas na Internet e recebe as clientes. A ligação com esse mundo foi se estreitando de tal forma que o rapaz não vê a hora de entrar para a faculdade de estilismo e moda.

Rapidinho o volume de peças cresceu, assim como o de pessoas envolvidas no processo. Hoje além dele e da mãe, trabalham seis costureiras e a cunhada, que vende, divulga e ainda faz às vezes de modelo.

Para conseguir dar conta da demanda, a família vai se mudar para uma casa maior, onde a loja terá mais espaço e o atendimento acontecerá também pela manhã.

No momento, David só recebe as clientes à tarde e à noite. ´A rotina daqui de casa mudou. É tecido em cima da mesa de jantar, revistas espalhadas. Minha vida social é só de noite e nos fins de semana. Mas não reclamo. Fiz muitas amigas que são minhas clientes´, diz.

Internet

Uma grande tendência para quem está começando a produzir e vender coisas novas é escolher a Internet como uma força a mais na divulgação. ´Sempre que a gente lança uma nova coleção, eu faço um ensaio para colocar no site e no perfil da loja no Orkut. Monto os looks, escolho acessórios e faço eu mesmo as fotos de divulgação´, relata.

A grande maioria das clientes da NAF conheceu a loja através do site de relacionamentos Orkut. ´É uma forma de publicidade barata e rápida. Mal eu coloco as fotos e as meninas já vêm aqui em casa para comprar as novas peças´, diz, animado.

É assim também que as estudantes de jornalismo, Gabriela Dourado e Juliana Lousada, ambas de 25 anos, vendem sua produção. Desde que montaram a ´Paranormal´, perceberam que a internet era uma boa aliada. Principalmente elas que têm o foco no público voltado mais para os chamados ´alternativos´ e ´descolados´.

´Nosso público é de pessoas que gostam de coisas diferentes, exclusivas. Não estão interessados em marcas e tendências. E nossas coisas são bem artesanais. Nunca faço uma peça igual à outra´, explica Juliana, responsável pela criação e execução das camisetas, broches, colares e faixas de cabelos.

Combinação de talentos

Para a ´Paranormal´ chegar ao que é hoje foi necessário combinar o tino para vendas e marketing de Gabriela e o talento voltado para criação e costura de Juliana. ´A Juliana já customizava as roupas dela e ela sempre chamava atenção. Fazia colares e vendia, mas deixou de fazer porque não gostava de vender. Foi aí que ela me chamou porque sabe que gosto dessa parte´, conta Gabriela.

Juliana explica que raramente entra em sites que trabalham com a mesma proposta que a ´Paranormal´ para não se influenciar e acabar copiando estamparias. ´A idéia vem de coisas que eu gosto. Vou fazendo os desenhos e as customizações nas camisetas e observamos o que os clientes gostam mais´.

Elas também não criam temas para trabalhar as coleções. Contudo, admitem, depois de feitas, o conjunto tem uma unidade. Na coleção passada, caveiras e elementos nos anos 80 eram recorrentes.

As duas estão passando por um momento decisivo: terminando a faculdade. E quando falam na perspectiva de futuro ainda são reticentes. Desejam realmente se dedicar exclusivamente à marca que criaram com carinho. Mas ainda temem a instabilidade do ramo e acreditam que, pelo menos no início, o melhor caminho é conciliar jornalismo e moda.

Pro futuro mais próximo Gabriela e Juliana querem abrir um ateliê maior, onde os clientes possam ir e comprar. Planejam também expandir o tipo de peças com as quais trabalham. Além das camisetas e das blusas tomara-que-caia, colares e broches de feltro costurados à mão, logo, logo, os clientes vão poder conferir também lenços, carteiras, shorts, saias e vestidos.

Por enquanto, elas continuam vendendo pela internet, no site e no Orkut. Depois de feito o contato, Juliana marca data, hora e local para a venda. ´São coisas pequenas e a gente acaba levando até para as baladas´, conta.

Arte em tecido

Amiga das sócias ´paranormais´ e dona de sua própria grife, Mariana Kuroyama, 26 anos, também começou fazendo roupas pra si própria. Até que percebeu que podia vestir outras pessoas com sua arte.

Apaixonada por desenho, Mariana sempre gostou de fazer intervenções (algumas até profundas, como as tatuagens, com as quais trabalha). Irmã de artista plástica, ela parece ter herdado o mesmo dom.

E quando, há três anos, viu os desfiles da 1ª edição do Projeto Palco - concurso de moda que acontece no Mercado dos Pinhões - foi incentivada por amigas a participar. No ano seguinte, fez uma mini-coleção intitulada ´Jardins Suspensos´, de apenas duas peças (vestidos em preto e branco), e acabou vencendo o concurso de novos talentos.

Em 2007 ela retorna, mas agora com 10 peças. Assim que o desfile terminou, só restava um único vestido que não fora vendido. Então Mariana viu seu potencial e não parou mais. Este ano, em setembro, a coleção ´Kuroyana Sun´ aconteceu na casa de Mariana, em um clima bem festivo.

Suas peças são bem femininas e têm um charme bem retrô. ´Minhas roupas são bem artesanais. Desenho o modelo e entrego para a costureira. Quando ela me devolve eu faço a arte em cima. Pinto o tecido, bordo... E não faço nenhuma peça repetida´, explica.

Sem curso nenhum na área, ela reconhece que às vezes sente necessidade de conhecer mais sobre tecidos, por exemplo. Mas não pretende entrar em faculdade de moda ou algo do gênero. ´Faço tudo muito intuitivamente. Acho que vestir é uma arte e quero colocar meus desenhos onde puder. Para mim, moda é uma tela e as pessoas são instalações´, conceitua Kuroyama.

Além dos vestidos e saias, outro charme retrô que Mariana proporciona para os clientes é a de receber encomenda de roupas. Bem ao estilo dos anos 60. ´No momento não estou recebendo porque estou finalizando minha monografia, mas faço sim roupas por encomenda´. Ela ainda não fez seu site e conta com amigos para vender sua moda. Mas a moça recebe também e-mails. Afinal, a Internet está mais na moda do que nunca!

Mais informações:
NAF- www.sejanaf.blogspot.com e 3262.7321
Paranormal - pparanormal.multiply.com e paranormal.in@gmail.com
Kuroyama Sun: kuroyamart@gmail.com

domingo, 9 de novembro de 2008

Dicas de Maquiagem


Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele:

A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade;
A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia;
O hidratante deve ser de preferência com filtro solar.
Cuidados Especiais para Peles Oleosas

Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.

Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.

Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Como Aplicar a Maquiagem
1. Base Facial
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.


2. Corretivos
Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.


3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)
A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara".

A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.


4. Sombra
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.

A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.


5. Delineador
Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.

Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.

Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.


6. Rímel
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.

Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.


7. Blush
Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.

Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.


8. Batom
Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.

Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.

Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.


9. Limpeza da maquiagem

Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar. O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem.Caso não tenha o demaquilante, use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o excesso e depois use um tônico facial. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele. E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O que faz os homens cuidarem da beleza?


Eles assumem a vaidade e arrumam tempo para se cuidarem


Para o homem atual é gratificante dedicar tempo aos cuidados estéticos


As mulheres preferem os homens que têm cuidado com o cabelo, com a pele e com o corpo

Gisele Montandon
6º período de jornalismo

A vaidade, que tempos atrás era preocupação apenas entre as mulheres, hoje também atinge o universo masculino. O assunto para maioria das pessoas deixou de ser tabu, mas para muitas, ainda não é normal.

Os homens, inegavelmente, estão cada vez mais adeptos às tendências da moda, cirurgias plásticas, academias e centros estéticos. Uma Clínica de Bronzeamento inaugurada há quase seis anos em Araxá, no Alto Paranaíba, no último triênio teve um aumento de 15% na procura entre os homens. "Antes eram 2% de clientes masculinos. Hoje, esse aumento faz diferença, para nós", diz Alessandra Valeriano Santos, administradora do local.

O grande produto da clínica, é o bronzeamento artificial, mas, não é só por esse tratamento que eles procuram. A Clinica de Bronzeamento, que também funciona como centro estético, tem várias opções para tratamentos de beleza, tanto para mulheres como para homens. Desde salão até tratamento com profissionais da psicologia, cirurgia plástica e fisioterapia estética, ali, os homens que procuram pelos serviços são, normalmente vaidoses e de faixa etária superior a 28 anos.

Eles fazem as unhas, pintam o cabelo, se bronzeiam e fazem massagem estética para reduzir as medidas do corpo que estejam fora dos padrões "normais" de beleza. Ao contrário de outras clínicas, os homens não são recepcionados diferentemente das mulheres, "no início são meio tímidos e preferem o horário mais tarde, quando já não tem muitas mulheres. Depois, se acostumam e se misturam entre elas" , ressalta Alessandra.

As academias, que têm uma procura maior no verão por ambos os sexos, mantêm um número de homens superior ao de mulheres em todos os períodos do ano. Atualmente 65% das pessoas que frequentam uma das mais movimentadas academias de Araxá são homens. Os mais novos buscam um corpo perfeito, enquanto que os mais velhos praticam as atividades na condição de cuidar da saúde. Eles seguem à risca o tempo de atividade física e alimentação adequada para que se realizem.

Alguns desses jovens, obcecados pela beleza, associam o uso de hormônios anabolizantes às atividades físicas. Rodrigo de Siqueira, proprietário da academia e graduado em Educação Física, não aprova o uso e não o autoriza dentro da academia. Essa atitude também é adotada pela maioria das academias do país. Segundo Rodrigo, o uso deste tipo de substâncias é uma atitude ilusória e que posteriormente pode se tornar vício. "Os malefícios estão relacionados à quantidade de esteróides anabólicos ingeridos, por quanto tempo ele é usado e qual deles está sendo utilizado". Os problemas adquiridos com o passar do tempo pelo uso excessivo são vários desde acne e ginecosmatia (aumento da mama masculina) até problemas mais sérios como hipertensão, disfunção renal, câncer de próstata (nos homens) e de mama (nas mulheres) e amputação de um membro devido à aplicação incorreta.

O uso de anabolizantes é realmente surpreendente, em pouco tempo tem-se o aumento da massa muscular, da força e da resistência durante a atividade física. Um atleta que malha, habitualmente, todos os dias ganha de 2 a 2,5 kg de massa muscular ao ano, quanto que um usuário do anabolizante que segue a mesma rotina pode ganhar de 4 a 6 kg de massa muscular ao ano. "Consequentemente, tem-se a auto-estima . A partir do momento em que o usuário pára com e uso e com o estímulo da atividade ele começa a perder o que ganhou, por isso é irreal." Ressalta Rodrigo.

O homem atual assume essa vaidade e para ele é gratificante dedicar tempo aos cuidados estéticos. Depois de passar pelas manicuras, esteticistas, sessões de massagens, os homens se adeptam às cirurgias plásticas. Segundo Liliana Beatriz Fernadez, especialista em cirurgia plástica reparadora e acupuntura, raramente eles fazem lipoaspiração, porém, nesses dois últimos anos a procura pela cirurgia estética tem crescido em relação as mulheres. Os jovens de 18 a 36 anos reparam o nariz e alguma cicatriz. Pálpebras, pescoço e cicatrizes são procurados, geralmente, pelos homens acima 50 anos. Os últimos querem um aspecto mais natural que traga conforto e satisfação. "Você tem que ter uma visão coerente com aquilo que está sentindo por dentro. A vaidade que é importante, é direcionada e com o pé no chão. Deixa de ser um luxo, passando a ser higiene pessoal."

A vaidade masculina e feminina ocupa um lugar de destaque no mundo contemporâneo, e isto é um reflexo do momento. "A maneira de se vestir é uma forma de se comunicar e não vejo como futilidade a dedicação a isto, e sim como estilo de comportamento, mais válida para a estima", explica Janete Graciole, psicóloga da Universidade de Uberaba/Uberaba MG.

Apesar de todo desenvolvimento da modernidade, ainda existe um certo preconceito por parte de outros homens, ao se referirem à vaidade masculina. Talvez, pela forma que eles foram educados como : "homem não chora, não faz as unhas," . No entanto, as mulheres preferem, gostam e chamam de gregos os homens vaidosos. "Homem tem que ter um cuidado com os cabelos, com a pele, com o corpo. Tem que andar perfumado." , declara Juliana Campos, bailarina. O estudante de teatro, Fernando Pacheco pensa o mesmo e acrescenta que não é necessário caminhar junto da moda, desde que tenha bom senso ao se vestir.

A moda está em todo lugar e em todas as fases de desenvolvimento, "é uma forma de integração social além das gratificações psicológicas que recebemos quando dedicamos à vaidade que são charme, sedução, conquista, competição, status, e muitos outros desejos e mecanismos subjetivos que temos quando estamos na moda, ou melhor quando cuidamos do nosso eu", ressalta Janete.

O grande problema de tudo isso é quando a preocupação torna-se exagerada, e o corpo, estética, imagem, aparência se fundem no corpo biológico. Isto é preocupante, pois "a pessoa passa ser escrava da vaidade, perdendo sua própria identidade e vivendo o que a sociedade dita com palavras de ordem como ser magra - ou melhor anoréxica - ser jovem , ser bonita, ser feliz, estar na moda e outras que com um discurso sedutor faz nas pessoas um comportamento manipulado", afirma Janete Tranquila. A pscóloga ressalta que o mais importante é cuidar do corpo e conseguir viver os sabores de dissabores de cada fase de vida.