Vida de Informática Biomédica


Discurso do Professor Paulo Mazzoncini como paraninfo da 5a turma de Informática Biomédica da USP-RP

Posted in InfoBio por Natália em 11 de fevereiro de 2011

Dia 6 de janeiro de 2011. Mais uma turma do curso de Informática Biomédica se forma na USP, em Ribeirão Preto. É a quinta turma a concluir o curso e ainda há quem pense que é ciência da computação. Ou biomedicina. O paraninfo da turma formada este ano é o professor Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O discurso do professor Paulo foi ótimo e extremamente aplaudido! Tanto para  nós, os alunos, quanto para nossos pais, familiares e convidados. Pedi o discurso para que pudesse compartilhar com quem não o ouviu, pois acho que vale a pena ler!

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

DISCURSO – PARANINFO 5ª TURMA DE INFORMÁTICA BIOMÉDICA

Boa tarde caros formandos.

Boa tarde senhores pais e familiares.

Boa tarde colegas docentes e funcionários.

Boa tarde Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, MD. Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento as demais autoridades e o público presente.

Inicialmente, gostaria de parabenizar nossos agora EX-ALUNOS e suas respectivas famílias por esse momento de sucesso e júbilo, no qual vocês recebem o grau de bacharel pela melhor universidade do Brasil e segunda melhor da América Latina (atrás somente da Universidad Nacional Autônoma de México, por enquanto!).

Gostaria também de manifestar meu contentamento e orgulho por ter sido indicado como paraninfo da 5ª turma do curso de Informática Biomédica. Esse momento me é particularmente significativo, pois me recordo do momento, há aproximadamente dez anos, em meados do ano de 2001, quando foi constituída a comissão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto responsável por estudar e propor a estrutura curricular do curso de Informática Biomédica. Comissão esta da qual tive o privilégio de fazer parte, como representante da área de conhecimento em processamento de imagens médicas.

Naquele momento ficou bastante claro que a estruturação, implantação e manutenção de um curso com a proposta inovadora de uma formação interdisciplinar e integradora dos conhecimentos das áreas de ciências da saúde e das ciências exatas não seria tarefa trivial!

Embora o conjunto de professores envolvidos nesse processo possuísse perfil compatível e próximo a essa proposta integradora, devido à própria natureza de nossas atividades de pesquisa, ensino e assistência desenvolvidas junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, nenhum de nós possuía experiência na formação de um profissional com os conhecimentos e habilidades esperadas e propostas para um Informata Biomédico.

Além disso, o caráter Interunidades do curso, agregando as Faculdades de Medicina e de Filosofia Ciências e Letras em uma parceria inovadora na formação em nível de graduação, se por um lado propiciava uma ampliação da visão e das propostas para a estruturação do curso, por outro introduzia dificuldades significativas de gestão e organização, dadas as diferenças de perfil acadêmico, funcionamento e de formas de atuação existentes entre essas duas unidades.

Hoje, dez anos após o início desse processo, não tenho dúvidas em dizer que o curso de Informática Biomédica vem se consolidando, em um processo contínuo de avaliação, revisão e evolução. É claro que, por ser uma área profissional nova, ainda existem muitos desafios e ajustes a serem feitos. Porém, é evidente que temos conseguido avanços importantes em relação à qualidade da formação propiciada para nossos alunos.

Nesse sentido, acredito que, a principal limitação que ainda precisa ser superada é a falta de inserção efetiva e aprofundada dos nossos alunos nos ambientes e serviços de atenção à saúde coordenados pela Faculdade de Medicina. Inserção essa que deveria ocorrer o mais cedo possível e de forma continuada, de maneira a garantir o aspecto aplicado da formação do Bacharel em Informática Biomédica, que é (ou deveria ser) o seu principal diferencial em relação a outros profissionais formados em áreas afins.

Não tenho dúvidas que, o espaço de atuação profissional de vocês está bem definido. Basta observar as necessidades crescentes por soluções nas áreas de sistemas de informação, processamento e gerenciamento de imagens médicas, bioinformática e telemedicina. Porém, embora bem definido, esse espaço profissional ainda não está consolidado e nem garantido!

A consolidação e a garantia de um espaço específico de atuação profissional ainda dependem de melhorias no próprio curso, particularmente com o aumento das horas de formação em atividades práticas em serviço, e do esforço de cada um de nós, egressos, alunos e professores, bem como de nossas Faculdades, para mostrar de forma clara e inconteste a contribuição que o Informata Biomédico pode trazer para a área da saúde.

Nesse cenário, uma questão importante e reincidente, que ainda causa dúvidas em alguns de nossos alunos e professores é: “afinal, o que é um Informata Biomédico?”

Uma maneira de se começar a responder essa questão é explicitar o que vocês não são!

Certamente vocês não são médicos, nem biomédicos e nem cientistas da computação. Embora essas áreas de conhecimento permeiem a formação de vocês, e evidentemente exista uma grande aproximação com a área de computação, por conta do ferramental matemático e tecnológico, vocês são um produto híbrido novo, fora das áreas convencionais de conhecimento.

A identificação de vocês com áreas de conhecimento já estabelecidas, com particular destaque para a de ciências da computação, é uma representação bastante limitada do que vocês realmente são. Limitada porque usa como referência o modelo profissional no qual nós, professores, fomos formados.

Basicamente, somos profissionais de áreas de exatas: físicos, cientistas da computação, engenheiros (meu próprio caso, por exemplo), que de maneira mais ou menos intensa temos trabalhado na área da saúde. Ou seja, tivemos uma formação convencional (para não dizer, talvez, pedagogicamente ultrapassada), em uma área de conhecimento clássica (para não dizer, talvez, antiga) e, posteriormente, fizemos algum tipo de “ênfase” na área da saúde.

O caso de vocês é diferente! Vocês já nasceram como profissionais da saúde! Com uma formação sólida em ciências exatas e tecnológicas, com ênfase em ciências da computação, mas para trabalhar lado-a-lado com os demais profissionais de uma equipe multiprofissional em saúde. É para isso que vocês foram preparados e é nesse ambiente,
assumindo essa posição, que vocês poderão atingir a plenitude de seu potencial profissional e estabelecer, de forma clara, as fronteiras e diferenças entre vocês e os engenheiros, físicos e cientistas da computação.

É assim, também, que vocês poderão devolver à sociedade o investimento que foi feito em vocês durante esses anos de formação. Trabalhando para melhorar o atendimento à saúde da população e, consequentemente, sua qualidade de vida!

Então, voltando à nossa questão, o que é o Informata Biomédico? È UM PROFISSIONAL DA SAÚDE! Que trabalha como referência da equipe multiprofissional para solução dos problemas e necessidades relativos à geração, tratamento, integração e gerenciamento da informação, nos seus diferentes níveis de complexidade.

Portanto, não se deixem enganar pela visão, no mínimo limitada, que os coloca como cientistas da computação com conhecimento em biologia. Vocês são muito mais do que isso! Vocês são a inovação! Vocês são os profissionais que trarão contribuições significativas e, certamente, uma proposta nova de modelo de trabalho para a área da saúde!

Vocês são únicos! Se orgulhem, exibam e defendam a originalidade da profissão de vocês!

Parabéns novamente pela grande conquista!

Muito obrigado!

Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – 06/01/2011

5 Respostas to 'Discurso do Professor Paulo Mazzoncini como paraninfo da 5a turma de Informática Biomédica da USP-RP'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Discurso do Professor Paulo Mazzoncini como paraninfo da 5a turma de Informática Biomédica da USP-RP'.

  1. Bicudo said,

    “Portanto, não se deixem enganar pela visão, no mínimo limitada, que os coloca como cientistas da computação com conhecimento em biologia. Vocês são muito mais do que isso! Vocês são a inovação! Vocês são os profissionais que trarão contribuições significativas e, certamente, uma proposta nova de modelo de trabalho para a área da saúde!”

    Sem mais meritíssimo!


  2. Parabéns, meu caro amigo e colega Paulo, pela brilhante e incisiva colocação sobre a verdadeira natureza do curso de Informática Biomédica, e seu enorme valor como o primeiro curso do gênero na América Latina. Minha opinião é que a natureza do curso não deve ser desviada para um curso de computação, isso seria um enorme, gigantesco erro da USP. Informática não é só computação. O informata biomédico tem que conhecer muito sobre a área de aplicação, ter vivência na area, e saber principalmente as habilidades comportamentais e organizacionais que irão permitir a implantação de sistemas na área da saúde.

    Quem quiser criar um curso de computação, que o faça, nada impede. Mas não destruam uma coisa boa para colocar outra no lugar. Por que não ter as duas?

  3. Sarah said,

    Muito legal esse discurso *–*
    Gostei muito do blog, porque, bom, eu sempre estive certa de que faria Ciência da Computação, porém, esse ano, MEU ano de vestibular, mudei um pouco minha visão, por saber que não me daria muito bem, apesar de adorar mexer com computadores, não tenho muita intimidade com física e afins, eu sei, eu sei que Informática Biomédica TEM tudo isso, mas o que me fez decidir que vou prestar pra esse curso foi o fato de estar ligado à biomedicina, que é um campo que eu também gosto bastante (principalmente a parte de genética hoho). E não há muito sobre o curso na Internet, entaão achei esse blog e, com toda certeza, serei leitora assídua. E tambéem espero conseguir passar/cursar/me formar nesse curso que parece que foi feito pra mim hahaha.
    😀

    • Natália said,

      Olá Sarah!
      Que bom que você gostou do blog!
      Este era meu caso também! Sempre quis fazer computação, mas ao descobrir a Informática Biomédica me identifiquei extremamente!
      O curso possui um portal, feito basicamente pelos alunos, onde você pode encontrar bastate informação obre a IBm!!! Tem um link em algum lugar ali na lateral direita do blog!!!
      Boa sorte, e se tiver dúvidas, é só perguntar!!!

  4. Sarah said,

    Oi!
    Brigada pelo incentivo!
    Vou dar uma conferida lá no site sim, valeu pela dica!
    Tá tudo certo, só falta agora eu passar na Fuvest hahaha
    😀
    brigadão!


Deixe um comentário