sábado, 26 de junho de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O ESCUDO


Após 5 de Outubro de 1910 ainda circulavam oficialmente em Portugal notas expressas em Réis.
A substituição foi lenta comparada com a passagem automática para a moeda comum europeia, operada nos nossos dias. Isto sem se considerar que o período era de crise económica e eram outras as propriedades administrativas republicanas.
Em 25 de Abril de 1974 a moeda oficial era o escudo. Havia notas de 500, 100, 5000 e 10000 escudos.
A chegada das notas e moedas do Euro ao dia-a-dia dos portugueses foi a face visível de um importante passo de integração económica e política. E nos antípodas o objecto justificou-se a criação da primeira moeda portuguesa, o dinheiro de D. Afonso Henriques, não apenas para facilitar as trocas comerciais mas também com um claro sentido de afirmação de independência nacional. O antigo escudo continua ainda bem presente nas memórias dos portugueses, apesar da facilidade com que a moeda europeia foi recebida nos hábitos dos portugueses.

A passagem da moeda real para o escudo aconteceu em 1911, a moeda do escudo era apenas em prata foi apenas cunhada e já corria o ano de 1915. A primeira nota foi emitida pelo banco de Portugal expressa em escudos em 1913 e começou a circular em 1914. Tinha o valor de 5 escudos e ostentava a imagem de Alexandre Herculano.

Sem comentários:

Enviar um comentário