Ponte D. Maria Pia - Porto
Posted by: Groundspeak Regular Member razalas
N 41° 08.425 W 008° 35.784
29T E 533871 N 4554423
[PT]A ponte D. Maria Pia, é uma ponte ferroviária construída em 1877 por Gustave Eiffel no Porto. [ENG]The D. Maria Pia bridge, is a railway bridge built in 1877 by Gustave Eiffel in Porto.
Waymark Code: WMB6BN
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 04/10/2011
Published By:Groundspeak Regular Member coisos
Views: 12

[PT]
Esta ponte, assim chamada em honra de Maria Pia de Sabóia, é uma obra de grande beleza arquitectónica, projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e edificada, entre 5 de Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro.

Estiveram em permanência 150 operários a trabalhar, tendo-se utilizado 1.600.000 quilos de ferro. Tendo em consideração as dimensões da largura do rio e das escarpas envolventes, foi o maior vão construído até essa data, aplicando-se métodos revolucionários para a época.

A inauguração deu-se a 4 de Novembro de 1877 por D. Luís I e D. Maria Pia; a cerimónia teve a presença da Banda de Música da Cidade de Espinho.

No último quartel do século XX tornou-se evidente que a velha ponte já não respondia de forma satisfatória às necessidades. Dotada de uma só linha, obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas. No entanto, a ponte esteve em serviço durante 114 anos, como parte da Linha do Norte, até à entrada em serviço da Ponte de S. João em 1991.

A construção da ponte em tempo recorde, aliada à dificuldade da transposição do enorme vão, concedeu a Eiffel a fama que procurava desde 1866, altura em que fundou a sua empresa com o engenheiro Téophile Seyrig. Eiffel, para acompanhar os trabalhos de construção da ponte, instalou-se em Barcelos entre 1875 e 1877.


[ENG]
Built of wrought iron, its two-hinged crescent arch used to carry the railway, before a modern bridge was constructed in 1991, to Lisbon for 353m across the River Douro at a height of 60m.

Eiffel's design was the least expensive of eight entries into an 1875 competition, being 31% less than the next lowest priced. The bridge was built to avoid a 12 km detour, and started on 5 January 1876 and completed on 4 November 1877. At that time its span of 160m was the longest arch bridge in the world, the previous record holder, at 156m, being the Eads Bridge over the Mississippi at St Louis. The bridge was opened by the king of Portugal and named after his queen Maria Pia.


Fonte: (visit link)
Designação (Name): Ponte de D. Maria Pia

Categoria de protecção (Classification): Arquitectura Civil / Ponte

Categoria/Tipologia (Type of heritage): MN - Monumento Nacional

Concelho (City): Porto

Página do Património na base de dados da DGPC (Page of the Heritage at the DGPC database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
Castor007 visited Ponte  D. Maria Pia - Porto 11/14/2019 Castor007 visited it
Bush-Rescue visited Ponte  D. Maria Pia - Porto 09/06/2017 Bush-Rescue visited it
ThePacman visited Ponte  D. Maria Pia - Porto 07/26/2013 ThePacman visited it
denben visited Ponte  D. Maria Pia - Porto 10/17/2009 denben visited it

View all visits/logs