quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Durkheim e Weber


Achei que seria importante colocar o texto que produzi para semana 6 e 7 de ECS pois pude realizar uma comparação entre os dois pensadores o que me resultou em maior compreensão a respeito de suas idéias.

DURKHEIM E WEBER
Conforme o solicitado como atividades nas semanas 6 e 7, resolvi procurar mais algum texto na Internet e encontrei MAX WEBER – VIDA E OBRA da CULTURA BRASILEIRA© Copyleft LCC Publicações Eletrônicas. Gostei muito da abordagem, pois além de situar sua vida dentro do contexto cultural e socioeconômico, explica bem detalhadamente seus postulados teóricos, comparando-os e diferenciando-os da teoria de Durkheim . Ao final, ainda coloca os fatos em cronologia. Seguem, então, algumas diferenças entre as teorias dos respectivos pensadores.
Émile Durkheim foi identificado com participante da corrente positivista, ou do grupo de teóricos identificados com a identidade fundamental entre ciências naturais e ciências humanas. Max Weber está associado ao grupo dos antipositivistas, que preconizavam a distinção entre uma e outra. Segundo o texto “O modo explicativo seria característico das ciências naturais, que procuram o relacionamento causal entre os fenômenos. A compreensão seria o modo típico de proceder das ciências humanas, que não estudam fatos que possam ser explicados propriamente, mas visam aos processos permanente-mente vivos da experiência humana e procuram extrair deles seu sentido” Para Durkheim um problema poderia ser abordado observando as relações de causa e efeito enquanto para Weber isto não seria possível, deve-se compreender o fato como carregado de sentido, isto é, como algo que aponta para outros fatos e somente tendo este conhecimento poderia ser compreendido. Para o primeiro, o aspecto exterior das ações bastaria para explicar o sentido dessas, para o segundo, só poderia ser compreendido o sentido da ação se considerado os motivos dos indivíduos envolvidos nela. Durkheim defendeu a conceituação generalizadora, que é explicada no texto da seguinte forma: “como revela a própria expressão, retira do fenômeno concreto aquilo que ele tem de geral, isto é, as uniformidades e regularidades observadas em diferentes fenômenos constitutivos de uma mesma classe. A relação entre o conceito genérico e o fenômeno concreto é de natureza tal que permite classificar cada fenômeno particular de acordo com os traços gerais apresentados pelo mesmo, considerando como acidental tudo o que não se enquadre dentro da generalidade. Além disso, a conceituação generalizadora considera o fenômeno particular como um caso cujas características gerais podem ser deduzidas de uma lei”.
Weber criou um conceito diferenciado, o conceito de tipo ideal, que também se encontra explicado no texto: “um processo de conceituação que abstrai de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante ou, nas palavras do próprio Weber, um “conceito histórico concreto”. Todos os dois pensadores lançaram suas teorias dentro de um contexto de suas respectivas épocas. “ Max Weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha”. (texto da internet. Cultura Brasileira. Max Weber – Vida e Obra).

“A obra de David Émile Durkheim (1858-1917), escrita num momento crucial da sociedade vigente, teve um impacto bastante significativo e acentuado na epistemologia das ciências sociais. Sua visão organicista da sociedade desenvolveu os postulados de Augusto Comte(1798-1857), criando um método novo de estudo dos fenômenos sociais, propiciando, ainda, a consolidação do Positivismo como teoria de explicação social. [...] A peculiaridade da obra de Durkheim encontra-se no fato de que boa parte dela foi produzida enquanto uma contribuição teórica às reformas educacionais que estavam ocorrendo na França de sua época; por isso o interesse de não apenas negá-la, mas estudá-la de maneira crítica”(texto da internet. Pesquisa de Aluísio Almeida Andriolli. Universidade de Maringá – outubro 2004).

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