domingo, 3 de fevereiro de 2008

Aerogel - o material mais caro do mundo

Peter Tsou, da NASA, segurando um pedaço de aerogel

O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.

Devido as suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material recebeu o apelido de fumaça sólida.

O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931. O primeiro resultado foi o gel de silício, mas o aerogel pode ser feito de diversos materiais. O trabalho de Kistler envolveu aerogéis baseados em dióxido de silício, óxido de alumínio, óxido de cromo III, e estanho. Aerogéis de carbono foram criados pela primeira vez no final década de 1990.


AEROGEL
vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5PfelqRpOQk fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerogel



O aerogel foi originalmente desenvolvido em 1930, mas permaneceu como mera curiosidade científica até 1960, quando os cientistas começaram a considerá-lo como um meio de armazenamento de combustível de foguetes. Os primeiros aerogel eram feitos de sílica, com uma composição química semelhante ao vidro. Embora leves, mesmo os aerogel fabricados atualmente são extremamente frágeis e quebradiços, o que limita sua aplicabilidade prática.

Mas pesquisadores da Universidade Missouri-Rolla (Estados Unidos), chefiados pelo professor Nicholas Leventis, encontraram uma forma de tornar o aerogel 100 vezes mais resistente. Em um estudo publicado no número de Setembro da revista Nano Letters, os pesquisadores afirmam ter construído o sólido mais leve e mais forte do mundo.

A descoberta abre um mundo novo de aplicações para o material, indo desde vestimentas leves segurança e blindagens para veículos, até materiais de construção mais leves e fortes, isolamentos para janelas, pneus mais duráveis e aviões e naves espaciais mais leves e com menor consumo de combustível.

Isolante térmico

Em um esforço para melhorar a resistência do aerogel, os pesquisadores decidiram entrelaçar partículas de sílica, basicamente vidro, com poliuretano, um plástico. O material resultante, no entanto, ainda se mostrou muito quebradiço.

Os pesquisadores decidiram então ligar quimicamente seqüências de vidro nanoparticulado com poli-isocianato, um dos dois componentes do poliuretano. Tal como o aerogel tradicional, o material resultante ficou quase tão leve quanto o ar. Mas a nova estrutura química resultou em um aerogel 100 vezes mais resistente à quebra, além de ser praticamente insensível à umidade.

O aerogel é também altamente resistente à condução de calor, tornando-o adequado para utilização como isolante térmico. Outras possibilidades de uso incluem parachoques de automóveis e armazenamento de combustível, tornando tanques de aviões e de veículos de transporte de materiais inflamáveis mais seguros e resistentes a impactos.

A pesquisa foi financiada pelo Petroleum Research Fund, gerido pela American Chemical Society.


Fontes: http://pt.wikipedia.org
http://www.inovacaotecnologica.com.br

2 comentários:

Fly disse...

Um artigo muito interssante, obrigado por partilhares isto.:)

Deixo-te aqui um link que não tem nada a ver com este post(ou será que tem?), mas que de alguma forma é muito importante de se saber:

http://flyover-omarafado.blogspot.com/search/label/The%20Corporation

é sobre um documentário que se chama "The Corporation", está legendado em português e vale a pena ver e reflectir sobre aquilo que se passa neste mundo.

Ah, lembrei-me disto por causa do Zeitgeist, acho que vais gostar deste filme também.

abraço

Anónimo disse...

Incrível...existe mesmo!! ;-)

Beijos galaico-portugueses!