Meditação Vipassana     

    Realizei o curso de Meditação Vipassana recentemente e fiquei muito surpresa com os resultados e a praticidade da técnica e decidi fazer um breve relato da minha experiência. O curso é realizado em alguns locais do Brasil e existe um centro fixo que fica na localidade de Miguel Pereira no Rio de Janeiro.

Conheci algumas pessoas que fizeram o curso e elas me incentivaram a fazer, então quando tive a oportunidade me inscrevi. Já estava anciosa pela experiência, comprei passagem antecipada, pela viação Aguia Branca (que vale a pena, pois é barato e vai para a cidade perto – Vassouras) porém, por falta de uma organização interna (minha mesmo) não consegui pegar o onibus e tive que fazer um trajeto bem desgastante para chegar lá, gastei o triplo do dinheiro e muito mais tempo e gerei muito sofrimento, dor de cabeça e mau humor. Bom, logo percebi o quanto eu precisava fazer aquele curso, pois como algo tão banal conseguia tirar tão rapidamente minha paz interna?? Graças ao Universo cheguei a tempo de realizar o curso e logo fui apresentada aos 10 dias de silêncio.

A princípio parecia que iria ser tudo difícil: o silêncio, acordar as 4:00hs da manhã, o ritmo de meditação, ficar parada e etc…..minha mente nem experimentou e já estava sofrendo….mesmo assim, algo em mim sabia e sentia que seria significante. Bom, nos primeiros dias, só reclamação (física, mental e emocional) mas, logo depois, vem a quietude a paz e a experiencia de significado profunda e de encontro com você mesmo. A proposta é a purificação da mente.

Uma grande escavação na Zona Menos Um….nos porões do inconsciente – e quem eu encontrei lá? decepções, frustações, expectativas, sofrimentos, medo, raiva, agressividade, negatividade, culpa, apegos, muito apego, avidez, aversão, desejos….passado, futuro. Aquele monte de coisa que tiram nossa paz e harmonia internas ao longo da caminhada. O que eu fiz? obedientemente apenas observei e a magica da técnica acontece por si só…tudo passa… viver em paz com a Lei da Impermanência…

Bom, só experimentando mesmo e isso é o que propõe a técnica, como estar em paz, se eu não vive a paz? como estar em silêncio se eu não experimentei a quietude? Sabedoria, com base na experiência. Vale a pena. No último dia quando quebrou o Nobre Silêncio, foi bem difícil pois queria permanecer calada, introspectiva….algo raro para minha personalidade ! Bem, a experiencia é engrandecedora e profunda! Para os corajosos na senda do auto-conhecimento e a prática deve ser mantida…pelo menos 2x por dia, para manter os benefícios e aprofundar o trabalho.

Simples e eficaz, pois é algo que qualquer leigo pode aplicar em sua vida, sem se afastar do mundo, sem ir pro Tibet e sem ter que virar monge,  ou ser de alguma religião, sem rituais e dogmas, uma forma de libertação acessível. Lembrando que: A evolução no planeta tem por base a Lei do Esforço!!

O Curso é gratuito, é mantido por doações, os professores e os servidores são todos voluntários e o site tem muita informação sobre a técnica e a história. Já há vagas em aberto para curso de 10 dias no meio do ano (2013) em São Paulo, Rio e Paraná.

Aproveite, ou melhor; Não desperdice a encarnação!

“Que todos os seres sejam felizes e que todos os seres sejam livres….”