segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filme de Ana Neves e Nuno Costa

filme de rebeca e helena :)

filme wesley marques 8ºc


Frederico nº13, gonçalo nº14

Filme Diogo e Josué

A minha REFLEXÃO____ Toino_Variado

A refleçao do Fábio Marques

filme de catias miguens nº8 8ºc

Filme de Catarina Pereira e Bárbara Santos

quarta-feira, 16 de março de 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrevista com o Dr. António Pereira (Médico Veterinário)

Entrevista com o Dr. António Pereira
(10 de Janeiro de 2011)


1.Há quanto tempo trabalha como veterinário?
R: Formei-me em 1991, e abri o primeiro consultório em Ourém em 1992. Após a morte do Dr. Durão que era veterinário da Câmara Municipal, candidatei-me ao lugar e fui aceite. Basicamente esta é a minha função. Exerço na Câmara Municipal a função de Autoridade Municipal Veterinária. Depois do meu horário expediente, tenho um pequeno consultório e faço domicílios, que é uma coisa que eu sempre gostei.


2.O que o levou a seguir esta profissão?
R: Tive a felicidade de nascer e viver no campo, numa pequena aldeia. Sempre adorei os pássaros e sempre fui caçador (não há incompatibilidade entre ser veterinário e caçador). Sempre tive cães, porcos e tudo isso levou-me a ter um carinho especial pela “bicharada”. Na altura passou uma série televisiva que se chamava “Veterinário de Província” que me fascinou bastante. Isso levou-me a seguir esta profissão. Sempre fui bom aluno e tive boas notas até ao 9ºano. Depois do 9ºano, tive as minhas primeiras negativas e apercebi-me que para entrar na faculdade teria de estudar mais e comecei a andar menos com a “bicharada” e, por fim, consegui ir para o curso que de facto queria.

3.Com que animais trabalha mais?
R: Os animais com que trabalho mais são cães e gatos.

4.De que cuidados precisa um animal?
R: A alimentação é muito importante, especialmente nos primeiros meses de vida. Esta tem de ser dada em função da idade e da raça do animal porque as necessidades nutricionais são diferentes. Um cão grande, como tem um crescimento rápido, tem de ter uma ração diferente de um cão pequeno. Os animais não devem comer restos, pois enquanto que o homem é um omnívoro, o cão e o gato são carnívoros isto é, o seu metabolismo só lhe permite digerir carne. Os animais não podem comer cereais, massa, arroz nem batatas. O que é necessário é ração, água e manter a sua higiene.
Para além disso, é muito importante ter a desparatisação e a vacinação do animal em dia. Isto é fundamental, tanto para a saúde do animal, como para a saúde das pessoas que com ele convivem porque há doenças parasitárias que se transmitem dos animais para as pessoas.

5.Que vacinas é que um animal necessita?
R: A vacinação é muito importante, sobretudo naquelas doenças que são comuns aos animais e ao homem tais como o grupo das Zoonoses, a Raiva, todas as doenças parasitárias, a Brucelose e as Salmoneloses. Estas doenças, a saúde pública tenta controlá-las para que a espécie humana esteja isenta delas. No caso dos gatos, estes desparasitam-se quando tem um mês e meio e vacinam-se a partir dos dois meses de idade. Um mês depois são vacinados de novo. A partir daí a vacinação é anual. A desparasitação é feita de quatro em quatro meses, ou de seis em seis meses. Relativamente aos cães, a primeira consulta é quando o animal tem um mês e aí é desparasitado e vacinado contra a Parvovirose. Aos dois meses, é feita a segunda consulta onde se vacina contra as cinco doenças: Esgana, Hepatite, Parvovirose, Leptoespirose e Tosse do Canil. Estas doenças são as principais e não têm cura. Temos que imunizar o animal contra elas. Ao terceiro mês o animal é consultado de novo e é feita a aplicação do microship que é obrigatória em todos os cães que nasceram a partir de 1 de Julho de 2008. Sem esta aplicação não se pode dar a vacina da Raiva. Depois disto, à semelhança do gato, as vacinações são anuais     

6.Quantos anos de vida tem um cão/gato, e a raça influência o seu comportamento?
R: A longevidade depende de cada espécie e dentro de cada espécie, de cada raça. A média é 15 anos, mas há animais que vivem 18 anos.

7.Que conselho daria a alguém que quer adoptar um animal?
R: A pessoa que quer adoptar um animal deve ter a certeza que é isso que quer e que tem condições para cuidar dele. No caso da pessoa ser menor, é necessário ter autorização dos pais para que o animal não seja uma fonte de problemas. A opção de adoptar um animal é uma decisão de muita responsabilidade. Se for bem-vindo em casa, levem-no, se for uma fonte de problemas abstenham-se disso. Estas questões devem ser ponderadas em família.

8.Qual o animal que acha mais apropriado para ter num apartamento?
R: O animal mais apropriado para estar num apartamento é o gato.

9.Prender um cão influência o seu comportamento?
R: Não, mas pode torná-lo mais defensivo do seu espaço.

10.Quais os cuidados a ter com um cão?
R: O cão deve estar num ambiente sereno, confortável e tranquilo. O animal precisa de espaço e não deve ser tratado como um brinquedo. O mesmo deve ter sempre comida e água assim como a companhia do seu dono.

11.Quais os motivos que levam as pessoas a abandonar os animais?
R: Às vezes o Homem é pior que os animais e abandona um animal por vários motivos. No inicio, a intenção de ter um animal pode ser boa, mas depois, com todo o trabalho e custos que este exige, as pessoas acabam por não assumir as suas responsabilidades. Agora não é tão fácil abandonar um cão por causa do microship, que identifica o seu proprietário.


12.Qual foi a experiência que o marcou mais?
R: A experiência que mais me marcou foi o primeiro parto que fui fazer, enquanto ainda estagiário. É uma das coisas que me dá mais prazer, permitir que um ser, que está em dificuldades para nascer, seja extraído com vida, por meio de uma cesariana ou por outras técnicas obstétricas. Este parto que efectuei foi um sucesso, pois fui chamado atempadamente e deu para preparar o animal (uma vaca).

13.Qual a vantagem que há para o ser humano ter a presença de um animal na sua vida?
R: O animal é sobretudo uma grande companhia, um fiel amigo e em casos específicos, os cães servem de guia e dão uma ajuda enorme aos invisuais pois são o prolongamento do seu dono.

14.Qual é o seu animal preferido?
R: O meu animal preferido é a perdiz vermelha.

A Turma 8º C e a Directora de Turma, Cláudia de Sousa

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A recompensa

Animal amigo
Bobi sem abrigo
Ajuda-o comigo
No acto afectivo
Dá-lhe um miminho
Orgulha-te do cãozinho
Não te afastes dele
Ou nenhum outro ficará com ele

Dá-lhe amor
Outro odor
Sem pavor

Amor retribuirá
Nem imaginarás
Intuição é o que
Mais tem
Ajuda-o como ninguém
Inimigo não será
Sempre contigo estará

Filme realizado por Nuno Costa

filme realizado por Cátia Miguens nº8 8ºC