Procurando por:

7/11/2008

Valadarense ganha asilo político nos EUA depois de sofrer torturas no Brasil

Em audiência realizada no dia 25 último, o juiz de imigração Charles K. Adkis-Blanch concedeu ao brasileiro Devair Lucas, 48, uma espécie de status de estadia permanente nos Estados Unidos. O brasileiro teria sido ameaçado e torturado a mando de políticos em Governador Valadares, Minas Gerais.

De acordo com Devair, o mandante do crime é o Deputado Federal Lael Varella (PFL/MG), de quem o mineiro comprou uma fazenda, para fazer um empreendimento imobiliário. Ainda segundo Devair, o político não cumpriu com a parte dele. Após denunciar o fato através de cartas, Varella mandou a delegada Maria Aparecida prender Devair, para que os presos o matassem.

Devair continuou as denúncias e sofreu 14 tentativas de homicídio. Uma das balas está alojada na cabeça dele. O brasileiro apanhou da delegada e de policiais civis, a mando do Deputado Varella e do assessor dele, Lierte Soares, Pastor da Igreja Batista do Calvário, em Valadares.

Fonte:Comunidade News

Os atentados contra Devair ocorreram em 2001, 2003 e 2004. Um deles foi na porta da casa de Devair, e outro ocorreu no Distrito Federal. Em 31 de outubro de 2004, o mineiro foi baleado novamente. Não suportando mais a omissão das autoridades brasileiras e as torturas, Devair decidiu vir aos Estados Unidos para fazer uma cirurgia. Mas mudou de idéia e procurou a Polícia Federal Americana (FBI), apresentando as provas. Encaminhado para a imigração, Devair enfrentou 23 audiências na Corte.

Alívio
O mineiro disse que não pretende voltar ao Brasil. Devair disse que tem provas contra o Deputado Varella. Segundo ele, o Pastor Lierte lava dinheiro de empresas fantasmas para o político. A vítima disse que o político é muito influente no Congresso e Senado brasileiros. O nome dele teria sido citado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico.

Em 10 páginas de sentença, o juiz qualificou Devair nos casos de tortura, e ele vai poder viver legalmente no país. Devair atravessou a fronteira com o México em 2005 e mora atualmente em Somerville, Massachusetts. A esposa Mara Lúcia de Oliveira e os filhos Igor Fernando de Oliveira Lucas e Isabelle de Oliveira Lucas também vão se legalizar. Devair deve receber o green card até o dia 16 de julho.

Nenhum comentário: