Semana Méliès

GRATUITO: workshops, bate-papos e contest! Seja você iniciante, sem experiência nenhuma ou profissional, a Semana Méliès é pra você.

Cursos de extensão

Desenvolva sua criatividade para evoluir seu lado artístico e profissional

Méliès pelo Mundo

Onde estão os ex-alunos da Méliès? Veja as grandes produções de filmes, séries, publicidade e games que eles estão participando

Semana Méliès

Cursos de extensão

Méliès pelo Mundo

Nosso propósito
“Formar os profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.”

Sobre a Méliès

Quem somos?

A Méliès foi a primeira escola especializada em animação do Brasil e é uma referência internacional no ensino das artes digitais.

Hoje somos um centro de excelência em artes digitais – animação, efeitos visuais, games e design – com a missão de formar profissionais com cursos completos que te preparam para as exigências atuais de nível internacional.

Essa preparação acontece com embasamentos artísticos e conceituais. Desde o começo com muita prática – afinal, artista tem que botar a mão na massa!

Saiba mais.

Nossa história

A Méliès foi fundada em 2005, por um grupo de amigos artistas. Enquanto todas as escolas se concentravam nas ferramentas e nas técnicas, a Méliès deu um passo adicional: incluindo conceitos e arte no seu conteúdo.

Pioneirismo é parte de todos seus programas que incluem, além de arte e ferramentas, tecnologia e empreendedorismo.

Em 2014, a Méliès foi credenciada pelo MEC, a 1ª faculdade especializada em animação no Brasil com cursos de graduação e pós-graduação, ao vivo (presenciais e a distância).

O nome da faculdade remete ao criador dos efeitos visuais do cinema: Georges Méliès.

Ex-alunos em superproduções

A nossa maior prova de qualidade é ter melienses (nossos alunos e ex-alunos) presentes em superproduções internacionais e nacionais, além dos ex-alunos nas principais produtoras e estúdios no Brasil e no mundo.

Confira alguns desses títulos do cinema, games, streaming, TV, publicidade e até clipes de música que os melienses estão mandando ver!

Conheça os ex-alunos da Méliès Pelo Mundo

Portfólio de Alunos

Se você segue a Méliès nas redes sociais, você já viu as produções dos nossos alunos.

São trabalhos tão incríveis que valorizamos demais e divulgamos esse portfólio para que os interessados saibam onde podem chegar durante e ao final do curso.

A grande maioria dos alunos entra sem nenhuma experiência e sai com o portfólio consistente, pronto para arrasar no mercado de trabalho. 

Confira os TCCs no YouTube.

Qualidade Méliès

A Méliès é referência no ensino das artes digitais no Brasil e no mundo, vista pelos estúdios de animação, de games, de VFX e de design como um dos melhores lugares para você estudar e construir uma carreira de sucesso na área!

Em rankings internacionais, a Méliès está classificada como a melhor da América Latina e uma das melhores internacionais. E ainda contamos com a nota máxima no credenciamento pelo MEC.

Parcerias

A Méliès tem parcerias exclusivas com fornecedores de equipamentos e de softwares para ajudar todos os alunos financeiramente nos seus estudos.

Temos também parcerias importantes com escolas e faculdades nacionais e internacionais, que dão aos alunos vantagens exclusivas para quem quer complementar os estudos.

Saiba mais

 

Méliès em Números

+15.000 profissionais formados

Faculdade credenciada no MEC

1ª da América Latina (ACR)
Única brasileira nas Top Internacionais
1ª internacional a produzir a vinheta no Festival de Annecy

Qualidade desde os primeiros passos 

Não tem segredo: com muita dedicação, em um ambiente que respira inovação nas artes digitais, você produz trabalhos irados desde o início dos seus estudos. 

Siga a @faculdademelies na sua rede preferida e veja o que os alunos produzem durante e depois dos cursos. 

No dia 05/03/2024 aconteceu a apresentação do desenvolvimento dos artigos científicos elaborados por cada um dos alunos pesquisadores do NIC da Méliès. Venha conferir um pouco de como foi.

Confira uma breve sinopse de cada pesquisa:

  • Nome do Orientanda: Ana Beatriz Benevides
  • Turma: TAL07 – Tecnólogo em Design de Animação
  • Semestre: 3º semestre
  • Nome do Projeto: Análise de inclusão e representatividade em aberturas animadas de novelas brasileiras
  • Objeto e Estudos de Caso a serem analisados (descrição breve): Serão analisadas as aberturas de três novelas brasileiras: Nos tempos do Imperador (2021), Cara e Coragem (2022) e Amor perfeito (2023). Estas aberturas serão analisadas nos aspectos de inclusão e representatividade especialmente para mulheres e pessoas negras. Serão analisadas aberturas que utilizam animações como recurso tecnológico. 

  • Nome da Orientanda: Jakeline Ferreira Fagundes
  • Brasilidades: A identidade nacional no projeto gráfico dos livros finalistas do prêmio Jabuti 2023 no eixo literatura infantil
  • Turma: BDL06 – Bacharelado em Design
  • Objeto e Estudos de Caso a serem analisados (descrição breve): O presente artigo propõe uma reflexão sobre identidade nacional brasileira no Design Editorial. A pesquisa concentra-se na análise do projeto gráfico de obras finalistas do Prêmio Jabuti 2023 no eixo literatura infantil sendo elas: Doçura de Anna Cunha e Emília Nuñez, A espera de Ilan Brenman, Desligue e abra de Ilan Brenman e O menino, o pai e a pinha dos autores Yuri de Francco e Ionit Zilberman que serão objetos deste estudo. Para tal compreensão será realizada uma revisão bibliográfica a fim para identificar elementos de valores da identidade nacional a fim de construir uma matriz comparativa ao final do estudo. 

  • Nome da Orientanda: Júlia Tinti de Araujo 
  • Turma: TAP04 – Tecnólogo em Design de Animação
  • Nome da Projeto: FINAL FELIZ: O PERTENCER COMO FATOR RELEVANTE NA CONSTRUÇÃO DO SER E O PAPEL DO CINEMA DE ANIMAÇÃO NA ATUALIDADE
  • Objeto e Estudos de Caso a serem analisados (descrição breve): O objeto de estudo a ser analisado é o filme “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013, Walt Disney Studios). A partir da obra, o artigo busca aumentar o conhecimento sobre a influência que o cinema de animação tem na construção de personalidade dos seres humanos, tornando importante o estudo sobre a representatividade. Além disso, o trabalho discutirá a representatividade LGBTQIAP+ e, através da obra escolhida, permitirá analisar iniciativas de diversidade desenvolvidas pelo mercado cinematográfico, bem como a ausência das mesmas e como isso impacta no comportamento refletido das pessoas após a análise do filme. 

  • Nome da Orientanda: Lara MizueSassano Nascimento 
  • Turma: TAP03 – Tecnólogo em Design de Animação
  • Nome da Projeto:“Nossa representatividade tem fins meramente ilustrativos”
  • Objeto e Estudos de Caso a serem analisados (descrição breve): Queremos questionar de que modo a diversidade se insere no meio Audiovisual, utilizando como objeto de estudo a série brasileira distribuída pela Netflix “Cidade Invisível”. Realmente existe uma consciência de cultura do que será representado e posto em prática, ou é apenas um encargo de retratos dissimulados.

  • Nome do Orientando: Rafael Marques Muzzi Prado
  • Turma: BDL03 – Bachareadol em Design
  • Semestre: 5° semestre 
  • Nome da Projeto: Decolonialidade no jogo indie brasileiro: Adore 
  • Objeto e Estudos de Caso a serem analisados (descrição breve): Jogo brasileiro Adore, lançado pela Cadabra Games em agosto de 2023 que conta a história de um menino que precisa derrotar o semideus ixer para trazer o deus Draknar de volta à vida.

Cronograma Iniciação Científica 2024.1

 

Confira as atualizações do Núcleo de Iniciação Científica da Méliès

Caracterização temática:

Diversidade e Inclusão exigem estudos avançados, seja para a construção de um corpus teórico específico, seja para a sustentação de um campo de conhecimento interdisciplinar.Por isso, o Grupo de Pesquisa se propõe a investigar cases em produções contemporâneas que abordam situações de inclusão e representatividade na construção de narrativas de protagonismo, tais como curtas metragens, produções audiovisuais, produções de jogos digitais e peças de design, bem como observar quais ferramentas teórico-conceituais e tecnológicas auxiliam na construção dessa narrativa.  

Identificar elementos constitutivos de diversidade cultural, inclusão e representatividade nas produções.

 

Recorte

Produções culturais contemporâneas (audiovisual, jogos e design) nacionais e internacionais.

 

Quais produções:

  • Animação: longas e curtas;
  • Jogos Digitais: produtos lançados;  
  • Design: mídias e publicidades.

Problema de pesquisa

Identificar e analisar a maior presença de elementos de representatividade inclusiva e culturalmente diversa na construção das narrativas (storytelling) em produções contemporâneas (audiovisual, jogos e design) nacionais e internacionais realizadas.

 

Objetivos da pesquisa

Gerais
  • Analisar e inferir a problemática da pesquisa;
  • Utilizar metodologia qualitativa e analítica;
  • Desenvolver pesquisa descritiva inovadora nas áreas de Arte, Design e Criatividade e, consequentemente, possibilitar o aumento do valor percebido no portfólio dos discentes nas atividades relacionadas ao tema de pesquisa.
Específicos
  • Capacitar os discentes nas habilidades de pesquisa;  
  • Realizar embasamento teórico aplicável;  
  • Proceder às considerações finais ou conclusões da pesquisa;  
  • Elaborar produção acadêmica para apresentação em congressos, colóquios estudantis e monografias.

Duração do Projeto

Agosto/2023 à Junho/2024

Projeto Final (entrega)

E-BOOK dividido em capítulos escrito pelos orientandos e com design editorial criativo,  em que temática e o recorte da pesquisa será abordado sobre algumas perspectivas e  fará uso de metodologias qualitativas e analíticas de modo a compreender contemporaneamente meios de representação de Diversidade Cultural, Inclusão e Representatividade.

Coordenador
  • Prof. Ms. Juliano do Amaral Carvalho
Professores Orientadores (ago23):
  • Prof. Ms. André Campos de Carvalho; 
  • Prof. Ms. Ivan Lucas Paz;
  • Prof. Dra. Natalia Alves de Toledo Moraes;
  • Prof. Ms. Ricardo José Barbosa Olimpio.
Alunos aprovados para o Projeto de Iniciação Científica 2023:
  • Ana Beatriz Soares Benevides – TAL07  (DESIGN DE ANIMAÇÃO) 
  • Jakeline Ferreira Fagundes – BDL06 (DESIGN) 
  • Júlia Tinti de Araujo – TAP04 (DESIGN DE ANIMAÇÃO) 
  • Lara Mizue Sassano Nascimento – TAP03 (DESIGN DE ANIMAÇÃO) 
  • Rafael Marques Muzzi Prado – BDL03 (DESIGN)

Dicas para trabalhar com Game Art que todo entusiasta de jogos precisa saber

Se você vive pensando em como entrar no mercado de jogos, vem ver os 2 experts no assunto que trouxemos para dar algumas dicas quentes de como trabalhar no mercado de game art.

Os maravilhosos Abraão Segundo e Danilo Athayde apareceram na nossa live pra contar um pouquinho melhor pra vocês como é estar inserido no mercado de game art internacional.

Além de falarem diversas de suas experiências passando por estúdios gigantes como Respawn, Coalition Studio e Naughty Dog, também nos contarem um sobre alguns assuntos atuais que tem ocorrido no mercado internacional e que muitos de nós tem se assustado por estar vendo tão de longe, como o layoff que aconteceu nos últimos tempos na Riot Games.

Falamos também de vários temas quentes do mercado como um todo, como:

  • O Blender vai substituir o Maya?
  • Polêmica da Unity: como vai ser o futuro da indústria de jogos?
  • Contratação de brasileiros no mercado exterior
  • Vale a pena ir para o exterior?

E mais algumas perguntas que mandaram durante o bate-papo.

Não fica de fora desse papo insano sobre game art e confere na integra o episódio:

https://www.youtube.com/live/WrQYTQJF9iA?si=p98rwvJ08_SNT3m7

×