Diversão no Mar - Passeios

Nenhuma postagem.
Nenhuma postagem.

Já que você Chegou.....

Gostaria de mostrar como é legal ficar e conhecer o que temos para oferecer...

Pra começar vou chama-lo de meu Amigo/irmão...

Assim acho, não tenho certeza que estaremos muio unidos nesta aventura que chamo de quintal da minha casa, tamebm conhecida como ILHABELA...


Seja Bem Vindo

Nosso Projeto

Minha foto
ILHABELA, São Paulo, Brazil
Hospedagem simples no meio da mata atlantica, proximo de cachoeira com piscinas naturais e muita vida selvagem, cercado pelas mais lindas praias do litoral Paulista, com passeios de Jeep, Buggy, Moto, Bicicleta, Jetski, lancha, vela e caminhadas ao ar livre, acompanhado por saborosa comida e regado pelas mais lindas historias desta maravilhosa ilha, que não é só bela e mais que bela é tambem muito gostosa..

Ilhabela

HISTÓRIA DA CIDADE
Ao longo de uma história ainda pouco conhecida e que remonta a milhares de anos no passado, Ilhabela tem sido o cenário de uma fascinante mistura de mistérios, lendas, escravos, indígenas, povos pré-coloniais, corsários, naufrágios, opulência e estagnação, sempre em meio a uma natureza exuberante que tem resistido à ação degradante do homem. Graças à dificuldade de acesso à topografia acidentada e a fatores históricos, o município-arquipélago de Ilhabela apresenta um alto grau de preservação ambiental, apesar de estar localizado no centro do maior pólo econômico da América Latina, formado pelo eixo São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo tendo atravessado dois grandes ciclos econômicos centrados na agricultura extensiva e que perduraram por mais de 300 anos, quando proliferaram dezenas de engenhos de açúcar e de aguardente, serrarias e mais de duas centenas de fazendas de café. Ilhabela é um município-arquipélago, ou seja, seu território é formado por várias ilhas. A maior e a principal delas chama-se Ilha de São Sebastião, com uma área de 337,5 Km2. Antes da chegada dos portugueses, essa ilha era chamada pelos indígenas de Maembipe ou Mayembipe, que na língua tupi significa “local de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros”, ou seja, uma espécie de zona neutra utilizada pelas tribos para negociações; um costume tribal. Os integrantes da primeira expedição exploradora enviada por Portugal à Terra de Santa Cruz chegaram a Maembipe (maior ilha marítima encontrada pelos exploradores até então), em 20 de janeiro de 1502, Dia de São Sebastião. A expedição, que batizou a ilha de Maembipe com o nome do santo do dia, era composta por três caravelas, e dela fez parte Américo Vespúcio, conhecido navegante italiano. Um dos primeiros colonizadores da Ilha de São Sebastião foi o português Francisco de Escobar Ortiz, responsável pela construção do primeiro engenho de açúcar local. Em 1805, a ilha de São Sebastião, que até então pertencia ao município de São Sebastião, foi elevada à condição de município pelo capitão-general Antônio José da Franca e Horta, quando recebeu o nome de Vila Bela da Princesa, em homenagem à filha mais velha do rei de Portugal, D. João VI. Os grandes artífices da emancipação foram o capitão Julião de Moura Negrão, o alferes José Garcia Veiga e o senhor de engenho Carlos Gomes Moreira. Em 1940, por determinação do governo federal, Vila Bela mudou de nome e passou a chamar-se Formosa. Em 1945, o município incorporou outras ilhas, passando então a chamar-se Ilhabela, evidenciando, em todos os nomes que recebeu, a beleza natural que domina a cidade.
Gentílico
Ilhabelense
Significado do Nome
Chamou-se o município Villa Bela da Princesa, Formosa e agora é Ilhabela, evidenciando todos os nomes a beleza que domina no Município. O primitivo nome de Villa Bela da Princesa foi em homenagem à Princesa da Beira.
Aniversário da Cidade
03 de Setembro.


TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Praias
Ilhabela conta com 39 praias que oferecem características peculiares, e podem ser usufruídas para diversos tipos de atividades:

Mergulho
Praia do Jabaquara, Pacuíba, Pedras Miúdas, Portinho, Feiticeira, Julião, Indaiauba, Enchovas, Bonete, Serraria, Fome e Poço.

Iatismo
Armação, Pinto, Ponta Azeda, Engenho D’água e Perequê.

Surf
Castelhanos e Bonete.

Outras Atividades
G arapocaia, Viana, Siriúba, Barreiros, Sta. Teresa, Praia do Centro, Saco da Capela, Pequeá, Itaquanduba, Itaguassú, Praia Grande, Curral, Veloso, figueira, Eustáquio, Guanxumas, Gato, Vermelha, Mansa e Caveiras.

Praia da Armação
Acesso para a praia por uma pequena trilha. É uma praia que não é vista da avenida. Localizada ao lado do farol da Ponta das Canas, muito freqüentada por iatistas, velejadores e praticantes de kitesurf. Cortada por dois riachos, é uma das praias mais movimentadas por quem curte esportes náuticos, sem deixar de lado a sombra dos coqueiros e chapéus-de-sol que fazem parte deste cenário único.

Praia dos B arreiros
A antiga ponte aos poucos vai se deteriorando, mas ainda é possível ver as trilhas dos pequenos vagões usados para o transporte de gelo e peixes na década de 60. Com aproximadamente 600 m de extensão, é uma das maiores praias voltadas para o continente. Indicada para a prática de esportes náuticos.

Praia do Bonete
Conhecida mundialmente como uma das praias mais belas. Seu acesso é feito por mar ou uma trilha de 4 horas, que começa no borrifos e termina no pedaço do paraíso que com certeza deve ser parecido com o bonete. Lá não existe luz elétrica, a luz vem de um gerador da comunidade, a qual é isolada do resto da Ilha, com seus costumes próprios. O Surf é diariamente praticado. O rio, a cachoeira e o verde ao redor da praia torna o bonete um lugar encantador com a certeza de que você vai querer voltar.

Praia de Castelhanos
Antigamente usada como refúgio de piratas, onde encontraram aqui tesouros tão preciosos quanto o ouro que guardavam: água e comida. Hoje, os Castelhanos é considerado um refúgio para o stress e o agito de grandes cidades, tendo como visual o imenso mar com ondas agitadas, a enorme faixa de areia branca na praia que cobre seus 2 km de extensão, os dois riachos de água transparente, e uma enorme cachoeira próxima dali. Enfim, um cenário perfeito para um dia perfeito.

Praia da Caveira
É uma praia deserta, com aproximadamente 50 m de extensão. Excelente para mergulho e pesca, devido à clareza de suas águas. Localizada no lado leste da Ilha, o acesso é por mar ou trilha a partir da praia da serraria. A praia ficou conhecida devido ao naufrágio do transatlântico espanhol “Príncipe das Astúrias”, em 1916, motivo de várias lendas caiçaras.

Praia do Curral
Com certeza, a praia mais freqüentada e procurada da Ilha. Conquista milhares de fãs o ano inteiro. Mar, praia e natureza somadas ao requinte dos bares que servem desde um petisco à gastronomia internacional é o segredo deste sucesso. Ao entardecer, um inesquecível pôr-do-sol toma conta dos olhares. Tem como atrativo extra a capelinha no topo da pedra do Curral.

Praia do Engenho dÁgua
Praia tranqüila ideal para a prática de esportes náuticos, da canoagem ao para-sail. É uma das vistas mais belas principalmente ao entardecer despertando o desejo e praticar uma bela caminhada. Existe ali um antigo engenho de cana-de-açúcar patrimônio histórico da cidade, rodeado de coqueiros e chapéus-de-sol acrescentando um algo a mais na paisagem desse lindo lugar.

Praia do Eustáquio
Um porto seguro para quem navega, perfeita para mergulho devido às suas águas extremamente transparentes. Seu acesso pode ser tanto por mar ou por trilhas a partir da Baía de Castelhanos. Tem a sua orla cortada por um riacho, uma vila de pescadores, onde existe uma colônia de cultivo de mariscos.

Praia da Feiticeira
As cores das velas do kitesurf contrastam com a fachada do antigo engenho de cana-de-açúcar da Fazenda São Mathias. Vale a pena encontrar o caminho que leva você a esta praia. Ao chegar, um pequeno riacho banha seus pés. A praia é rodeada por coqueiros e chapéus de sol que completam o visual místico e paradisíaco.

Praia da Figueira
Localizada dentro do Parque Estadual de Ilhabela, numa pequena enseada da Baía dos Castelhanos. Praia pequena, mas de grande beleza. O acesso pode ser feito através de trilhas a partir dos Castelhanos ou da Praia de Indaiaúba. No local não há comércio, apenas moradores do local, os quais são muito receptivos. A praia é ideal para esportes náuticos devido à sua água mansa. Oferece pontos de mergulho e de pesca.

Praia da Fome
Com 150 metros de extensão, tem acesso por trilha ou mar, cortada por dois riachos, é ideal para a prática de esportes náuticos e mergulho. Antigamente era principal ponto de tráfico de escravos, no local em que as ruínas de uma senzala se transformou em casa de veraneio. O nome “Praia da Fome” vem da história que ali os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África para depois serem vendidos conforme seu peso.

Praia da Garapocaia (Sino)
Conhecida como uma das maiores atrações da Ilha, a Pedra do Sino é palco de lendas das quais são a razão de seu nome, de língua indígena, pois quando tocadas, emitem som de sino. Uma passarela leva às pedras principais de onde podem ser tocadas. A faixa de areia é coberta por altas palmeiras e coqueiros, ditribuídos pela praia. A água calma, as pequenas ondas e mar raso fazem parte de um dos tesouros incontestáveis da Ilha.

Praia do Gato
Para se chegar nesta praia, é preciso caminhar por uma trilha de 2 km a partir dos Castelhanos Uma das mais exóticas da Ilha, esta pequena praia tem aproximadamente 30 m de extensão na maré baixa. É uma praia de tombo com mar sempre agitado, tornando-a imprópria para banho devido às suas pedras mas, mesmo asim, compensa passar por ali pelo seu visual. Indicada para mergulho e pesca.

Praia Grande
Falar de Praia Grande é falar de diversidade. Você pode escolher entre uma caminhada na areia, uma cerveja gelada em um dos vários barzinhos, passear de banana boat ou disco ski, visitar a igrejinha, ou simplesmente se deliciar com um belo banho de mar. Os bares, Camping, Pousada e Lanchonete oferecem ducha para banho na areia e a praia ainda conta com um camping, quadra de futebol e basquete.

Praia da Guanxuma
Com apenas 15 m de extensão, é a menor praia da Ilha. O acesso é feito pelo mar ou por trilhas que partem da Praia do Eustáquio e Caveira. Abriga uma comunidade tradicional com algumas famílias e ainda conta com escola de ensino fundamental. Por ser uma praia abrigada, um equipamento de mergulho é a melhor pedida para um perfeito relax. Também indicada para pesca e banho.

Praia de Indaiaúba
Surge como um presente divino escondido no meio da mata. O mar azul, de uma aparência inacreditável, em contraste com a areia branca, é o perfeito cenário para quem acredita que a vida merece ser vivida. Um cartão postal ao vivo, e o melhor, você fazendo parte dele. Existem registrados vários naufrágios na região da Ponta da Sepituba e Ponta do Boi. A praia tem vários pontos indicados para a pesca de linha.

Praia do Itaguassu
É a praia onde se tem os mais diversos motivos de se estar ali. Tomar um banho de mar, caminhar, fazer exercícios físicos ou apenas descontrair-se nos vários bares, restaurantes e quiosques que ali se encontram. Um lugar perfeito para curtir um belo pôr-do-sol, e à noite, ainda oferece boas opções gastronômicas desde um sushi, uma picanha ou rodízio de massas e pizzas.

Praia do Itaquanduba
Pequena praia com 100 m de extensão tem seu nome de origem tupinanbá, que significa pedra que rola, abriga a Marina Porto Ilhabela. Protegida da arrebentação de mar aberto, indicada para a vela e canoagem. Você poderá desfrutar a um passeio pela ciclovia acompanhado de um belo por de Sol.

Praia do Jabaquara
O visual impressiona mesmo antes de chegar, basta parar na última curva da estrada e desfrutar a vista panorâmica: Jabaquara está entre as praias mais bonitas de Ilhabela. Bem preservada, a praia é rodeada de árvores e cortada por dois riachos, um em cada extremidade. A água límpida e clara convida a um longo banho de mar. Os fãs da pesca, submarina ou artesanal, podem tentar a sorte. Partindo da Vila, os 17 km da estrada acompanham a mudança de cenário gradativa do movimento do centro, ao sossego de praias mais afastadas rodeadas pela fauna e flora natural. A maioria dos receptivos efetua passeios diários para Jabaquara e outras praias ao norte da Ilha, basta escolher o meio de transporte: jipe, escuna ou lancha.

Praia do Julião
Pela estrada não se pode avistá-la. Há uma pequena trilha onde você chega à um esconderijo do paraíso. Com 250 metros de extensão, esta praia é ideal para quem tem crianças pequenas. Com uma simples máscara de mergulho, você já pode se considerar um privilegiado por ver espécies que se escondem entre as pedras nas pontas da praia. A vida marinha se mostra com toda sua beleza em várias formas e cores.

Praia Mansa
Com 25 metros de extensão, e como o nome já diz, “mansa” é a água que existe lá. Mansidão é o que você sente após um mergulho neste pequeno espaço de areia cercado por mar, pela vegetação de coqueiros e árvores que te envolvem como se tivessem te abraçando no aconchego da natureza. O cultivo de mandioca e a pesca são as principais atividades do povo nativo. Lá existe uma escola e uma câmara fria onde se estocam os peixes. Indicada para a prática de caça submarina.

Praia da Mercedes
Tem acesso pela avenida principal. Está a 2,5 km ao lado norte da Vila, e a 8,5 km da balsa. Não é muito conhecida, pois se encontra atrás dos muros de um grande hotel. É pequena e com sua areia batida esta praia de mar calmo é ideal para banhos de mar, mergulho, esqui e iatismo. O lugar dispõe de telefone público e bar. Um lugar perfeito para descansar.

Praia do Oscar
O charme desse lugar é a imensa pedra que toma conta da praia. Com apenas 30 m de extensão, seu charme não é proporcional ao seu tamanho. A cor da água transparente, principalmente em dias de sol. Isto torna o local especial que atrai a sua alma para um relaxante banho de mar. No lado esquerdo da praia, o mar forma uma piscina natural. dando mais magia ao local

Praia da Pacuíba
Um cenário para quem quer curtir a natureza com muito sossego. Com 50m de extensão, suas águas transparentes dão um toque especial. A praia desaparece na maré cheia. Em dias de ventos fortes as ondas tomam conta da praia. O acesso local é feito por uma pequena trilha. Na ponta da praia, pequenas enseadas são próprias para os amantes do mergulho apreciarem a variedade de peixes, como a garopa, badejo e vermelho, entre outros.

Praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras)
É nessa praia que se localiza o Santuário Ecológico Submarino protegido por lei da caça e pesca submarina. Aqui você pode encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como a estrela-do-mar e, se der sorte, avistar um cavalo-marinho. O mar, com suas águas límpidas, cobre as pequenas pedras no fundo, de onde vem o nome da praia. Oferece boa estrutura com bares e restaurantes.

Praia do Perequê
Uma das maiores da Ilha, é a praia onde acontecem eventos durante a temporada, atraindo um alto número de freqüentadores, devido também à sua beleza, que tem tudo para um cenário perfeito de cartão postal: Mar azul, areias claras e altos coqueiros enfileirados ao longo de sua extensão. No final de tarde, o pôr-do-sol completa esse cenário fazendo parte de um dos espetáculos naturais mais belos da Ilha. Conta com uma grande infra-estrutura de quiosques, bares, hotéis e restaurantes.

Praia do Pinto
Distante 6km ao norte da Vila, tem acesso por carro até um condomínio particular. A partir desse ponto, o acesso é feito a pé, cerca de 100m da praia. A larga faixa de areias claras é sombreada por coqueiros, flamboyants e chapéus-de-sol. Com muita gente bonita, a praia é indicada a pratica de esportes náuticos e, nos remansos mais calmos, à natação. A antiga colônia de pesca foi substituída por um moderno condomínio de casas de veraneio. Na praia, barracas vendem aperitivos.

Praia do Poço
Localiza-se após a praia do Jabaquara, de onde pode-se seguir por uma trilha. Com 50 m de extensão, a praia é desabitada e primitiva. Esse visual selvagem abriga um sítio arqueológico, tornando a praia muito visitada inclusive por sua beleza. O mar é rodeado por rochedos, mas a areia garante um passeio maravilhoso. A praia conta com um poço natural, e vale a pena o mergulho nele, o qual deu origem ao nome da praia.

Praia da Ponta Azeda
Distante 5 km do centro de Iihabela. O acesso se dá por uma rua bem estreita. Localizada ao norte da Ilha, essa praia tem 150 metros de extensão, com água muito limpa, ideal para banho, e esportes náuticos. Conta com uma salga de peixes, onde o trabalho artesanal prevalece. A beleza de suas casas de veraneio embelezam ainda mais este local paradisíaco.

Praia do Pequeá
Muito freqüentada, indicada para a prática de esportes náuticos como canoagem, mergulho e natação. Vale a pena arriscar alguns arremessos onde a correnteza do canal fica a poucos metros da areia. A pesca noturna é um ponto de encontro dos pescadores.

Praia do Portinho
A beleza das casinhas de pescadores na praia, canoas de madeira, a capela de Santo Antônio, a praçinha, o quiosque, os bares que servem petiscos, a costa da praia da feiticeira de uma lado e a costeira de pedras do outro, fazem do portinho um lugar aconchegante e muito frequentada nos finais de semana e temporada. Seu acesso pelo mar é perigoso devido à quantidade de pedras que se escondem debaixo das águas limpas e claras desta praia.

Praia do Saco da Capela
Abrigada das correntezas e ventos, inúmeros veleiros e lanchas que estão atracados nas águas tranqüilas em frente ao Pindá Yacht Clube, compõem um xuberante cenário mar e terra. Sua infra-estrutura de bares e hotéis à beira-mar, fazem parte deste visual inesquecível. Para quem chega de barco, entrar na Ilha pelo píer é a melhor opção.

Praia do Sombrio
Localiza-se na borda oeste da Baía dos Castelhanos, tendo acesso por trilhas no meio da mata. A praia não é de enseada e nem arenoso, somente morros cobertos por mata nativa. Suas águas transparentes são protegidas dos ventos, sendo um local indicado à prática de mergulho e pesca. A praia guarda lendas de tesouros enterrados por piratas franceses, ingleses e holandeses, que ali se refugiaram. O mais famoso foi Thomas Cavendish, que, após saquear a cidade de Santos, em 1592, acabou enforcado por seus marinheiros. Estes seriam os antepassados dos atuais caiçaras de olhos azuis.

Praia de Santa Tereza
Também conhecida como praia dos pescadores, é o local ideal para a compra de peixes frescos todos os dias, onde está o mercado e o pier dos pescadores. Santa Tereza é o atracadouro dos iates e barcos que ali acrescentam nobreza e estilo ao visual. À sua direita, após as pedras, proporciona um bom local tranqüilo e sossegado para quem gosta de privacidade natural.

Praia da Serraria
Praia com 100 m de extensão, podendo ser acessada por mar ou trilha de alto grau de dificuldade partindo da praia do Jabaquara. Visitada principalmente por mergulhadores. Em frente à praia está a Ilha da Serraria, local propício para a prática da pesca esportiva e mergulho. a praia da serraria é considerada um abrigo natural nos dias de mar agitado.

Praia do Siriúba
Praia tranqüila, e pouco freqüentada, com mar muito calmo, mas que pode ter o seu cenário totalmente modificado em dias de vento pelos amantes do kitesurf, os quais tomam conta da praia com suas velas coloridas criando uma bela paisagem. No canto da praia encontra-se uma igrejinha escondida entre as pedras, transformando a praia em um lugar especial onde pode-se ver um lindo pôr-do-sol.

Praia do Veloso
Tão perto do agito do curral e tão tranqüila. Essa é a praia do veloso. Com 15 m de extensão, com suas areias pretas e mesmo assim, com água muito limpa, é propícia para mergulho, ainda mais que é nessa praia que se encontram os navios “Tritão” e “Dorth”, naufragados em 1884. Tem uma costeira de pedras e praia rodeada com vegetação de mata arbustiva e árvores frutíferas. É a última praia sul com acesso pela estrada.

Praia Vermelha
Aproximadamente 5 km de trilha a partir dos castelhanos é o que se precisa fazer para chegar nesta linda praia que conta com casas e ranchos de pescadores do local fazendo da paisagem algo de se encher os olhos e de sentir a paz do lugar. Lá vive uma comunidade que conserva os antigos costumes e vivem principalmente da pesca. Esta praia é ideal para mergulho, pesca e um delicioso banho de mar nessas águas limpas e cristalinas que torna o passeio inesquecível junto da paisagem que a cerca.

Praia da Vila
No centro histórico de Ilhabela, mais freqüentada em dias de maré baixa, quando aparecem as pedras junto aos coqueiros, criando um visual artístico, onde todos os elementos fazem parte desta obra-prima que é um local especial da Ilha. Um ótimo píer para se pescar e curtir o pôr-do-sol. Ao lado do píer realizam-se shows, concertos e exibições durante o ano inteiro.

Cachoeiras

Cachoeira da Lage
O curso do rio formando várias quedas, tobogãs e belíssimas piscinas naturais. Isso é cachoeira da Lage. Uma caminhada de 40 minutos pela trilha do Bonete é o caminho para a aventura. Vale a pena descer a cachoeira até o mar, onde na maré baixa, podem ser vistos os destroços de um naufrágio. Nível de dificuldade da trilha: de baixo a médio. É aconselhável o uso de tênis e a presença de um guia. Convém levar um lanche pela distância da trilha.

Cachoeira do Gato
Em meio à mata atlântica surge a imagem inesquecível de uma clareira recortada por uma queda dágua de 70 metros e uma refrescante piscina natural. O caminho é de média dificuldade e dura cerca de 45 minutos. Absolutamente imperdível pela sua natureza exuberante, a cachoeira do Gato é a mais visitada de Ilhabela. O cenário paradisíaco é ideal para quem gosta de um pouco de aventura: a cachoeira só pode ser alcançada através de uma trilha localizada no lado esquerdo da Praia dos Castelhanos. É aconselhável a presença de um guia.

Cachoeira da Água Branca
Localizada dentro do Parque Estadual de Ilhabela, é uma das cachoeiras mais visitadas da Ilha. Sua trilha de baixa dificuldadee sua localização de fácil acesso, junto a beleza do local, com espécies de plantas exóticas e raras, são uns dos vários motivos de grande visitação durante o ano inteiro. O Parque Estadual de Ilhabela conta também com outras cachoeiras, onde cada uma é uma surpresa a qual vale a pena conferir as belezas naturais da Ilha.

Cachoeira da Escada
Localizada também dentro do parque estadual de Ilhabela. O curso da água vai passando pelas pedras e vegetação da mata, fazendo assim, um balé das águas, com um movimento relaxante. Possui perto dos poços, área para descanso. A trilha é sinalizada. Você pode ir de carro até o Parque Estadual, onde existe estacionamento, banheira, e local para tomar água. Não se esqueça do repelente, maquina fotgráfica e tênnis.

Cachoeira da Toca
Duchas Naturais, trilhas históricas, ecoturismo e camping. Ruínas do pirata, tobogãs naturais, surf na pedra. A Toca é tudo isso e muito mais. Um dos pontos turísticos mais tradicionais de Ilhabela. Seus tobogãs formados pelos cursos das águas, leva você a uma queda nas piscinas naturais, garantindo muita adrenalina e e emoção. Você também pode experimentar a tradicional aguardente no alambique da toca.

Cachoeira dos Três Tombos
Localizada próxima à Praia da Feiticeira, três quedas d’água fazem parte deste lindo cenário da natureza. A maior delas despenca de um rochoso paredão de 20 metros de altura. Em suas piscinas naturais e cristalinas, você pode dar um mergulho e deliciar-se nas duchas naturais formadas pelas águas. Sua trilha é de baixa dificuldade.

Cachoeira do Veloso
Partindo da praia do veloso, por uma trilha de 40 minutos, voce chega a um local de beleza rara uma queda de aproximademente 70 metros, com seus poços da água transparente e refrescantes. O presente está na volta de trilha, onde, de alguns pontos, se pode avistar uma paisagem inesquecível do canal. É aconselhável o uso de repelente, um bom par de tênnis, e uma máquina fotográfica. A natureza vai posar para você. E com certeza você vai tirar algumas das lindas fotos mais bonitas de sua vida.

Trilhas
Água Branca

Com 2.145 metros de extensão, é a trilha mais sinalizada da Ilha, com pontos de descanso para piqueniques ao ar livre e identificação das diversas espécies de árvores. Deliciosas cachoeiras e piscinas naturais refrescam a caminhada. Ela começa na guarita do Parque Estadual, na estrada de Castelhanos.

Veloso
Localizada no sul da Ilha, a caminhada leva o visitante a interagir com a mata atlântica, e seu principal atrativo é a queda d’água com aproximadamente cinqüenta metros de altura, com um poço de cerca de setenta metros quadrados e profundidade média de um metro e setenta. Tempo de duração: aproximadamente quarenta minutos.

Couro do Boi e Friagem
Localizada ao norte a partir da praia do Viana uma trilha se bifurca conduzindo ás cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem. Estas ficam a 3 horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas.

Bonete
A empreitada requer boa forma física e se possível um pernoite na Praia do Bonete (há acomodações). A partir da Ponta da Sepituba, onde há um estacionamento, os 13 km de trilha são bastante acidentados e atravessam três cachoeiras que são ótimas paradas para descanso. A ida leva de três a quatro horas de caminhada.

Bananal
Localizada na parte central da Ilha, esta trilha chama muito a atenção pelo fato da trilha passar por um antigo bananal onde é comum a presença de animais e também de enormes árvores nativas. Como recompensa é possível se banhar na cachoeira. Tempo de duração: aproximadamente uma hora e meia.

Três Tombos
Localizada no sul da Ilha, Feiticeira, a trilha proporciona três atrativos: piscina natural, tobogã e uma queda de aproximadamente trinta metros, ótima para um relaxamento. Utilizada para a prática do Rapél. Tempo de duração: quarenta minutos.

Pico de São Sebastião
Esta leva o visitante ao ponto mais alto da Ilha, atingindo 1,379 metros. Requer um bom condicionamento físico para se fazer esta caminhada, e como recompensa é possível interagir plenamente com a exuberância da mata atlântica em seu estágio dominante. Tempo de duração: aproximadamente oito horas.

Pico do baepi
Subir o Pico do Baepi (1.025 metros de altitude) é um desafio de 4 horas de íngrime caminhada pela mata. É necessária uma autorização da administração do Parque, assim como o acompanhamento de guias. Deve-se evitar a escalada em dias de chuva. Em um dia claro e sem nuvens a vista lá do pico alcança a cadeia de montanhas de Ilhabela, o canal e boa parte da Serra do Mar.

Praia Mansa e Praia Vermelha
Partindo de Castelhanos pode-se chegar até estas três praias através de uma trilha que sai do lado sul da Baía. São 30 minutos até a primeira praia, onde vale uma pequena parada. Através da mata, seguindo por mais 45 minutos atinge-se a praia Vermelha. A cerca de mais duas horas fica a praia da Figueira. Todas com encantos peculiares, são habitats naturais da fauna e flora da mata Atlântica e de gente que vive da pesca e artesanato.

Praia da Serraria, Caveira, Guanxumas e Eustáquio
A praia da Serraria é composta de uma comunidade tradicional simples e pequena. Partindo dela percorre-se 1h até a praia da caveira, praia não habitada, porém, belíssima. Daí, caminha-se 40 minutos até a praia de Guanxumas, povoada também com uma comunidade tradicional, e por fim, mais 20 minutos até a praia do Saco do Eustáquio, praia esta bem estruturada de bares e restaurantes, movimentada e ótima para a prática do mergulho.

Trilha do Poço
Fica no final da estrada ao norte da ilha. Após a praia do Jabaquara, seguindo por 4 horas em uma trilha próxima à costeira atinge-se a praia do Poço, onde uma cascata despenca nas areias, formando uma piscina de água doce.

Passeios
Passeios Terrestres
Jabaquara, Castelhanos, Cachoeira da Toca, Pedra do Sino, Cachoeira da Lage, City Tour, Ponta das Canas, Tour pelas praias do Sul e do Norte.
Passeios Marítimos
Ilha da Vitória, Ilha de Búzios, Volta a Ilha, Praia do Poço, Praia da Fome, Praia do Jabaquara, Praia do Eustáquio Praia do Bonete, Saco do Sombrio, Enseada das Enchovas, Canal Sul e Norte.

Reservas Ecológicas/Parques
Santuário Ecológico Submarino, Parque Estadual.
Atrações Especiais
Casarões Coloniais, Engenho de Pinga, Casas de Farinha, Igreja Matriz, Mirante do Veloso, Igreja da Praia Grande, Igreja da Armação, Pedra do Sino, Centro da Cidade, Navios Naufragados.

Culinária Típica
Caiçaras e viajantes do Litoral Norte levavam sua própria comida nas longas viagens a pé ou de canoa, quando a região ainda não contava com os espetaculares restaurantes de hoje. Eram recebidos com café, banana e muito carinho. Todos se conheciam, de Bertioga a Paraty. Nas viagens de canoa, antes das estradas e do turismo, alguém era sempre o filho da dona fulana, o primo do seu sicrano. No mundo pequeno das viagens pelo Litoral Norte antigo, honravam-se os preceitos ancestrais da hospitalidade, transmitidos de geração em geração até desembocar no atendimento cordial da atualidade, profissionalização em hotéis, pousadas e campings. Como o caiçara preferia não dar muito trabalho, levava comida. Sem geladeira, usava o sal como principal conservante do peixe, item básico da alimentação, ao lado da banana e da farinha de mandioca ou milho. Sua cozinha misturava hábitos portugueses e indígenas, com pouca ou nenhuma influência inicial dos negros. Com o início da plantação de cana, vieram a pinga e os escravos, com suas receitas africanas.

Pratos Tradicionais Caiçaras
Pratos tradicionais podem ser apreciados nas casas de famílias antigas, e nos bons restaurantes caiçaras. Peixe com banana, camarões à paulistinha, caldeiradas e afogados fazem a alegria de todos. Doces de banana, sorvetes sofisticados, não falta variedade na rica culinária do litoral, nem sabores exóticos dos restaurantes internacionais que pontilham as praias e centros.


Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Ilhabela.
prefeito@ilhabela.sp.gov.br
(13)-6842-1011
Serviço de Infomação ao turista - Fone: (12) 3896-2440
Agência Correios IlhabelaEndereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 15 Bairro: Pereque Telefone: (12) 3896-2437
Hospital
Fone: (12) 472-1222
Bradesco –(24 horas) Pça. Cel. Julião M. Negrão, 29
Transporte
Estação RodoviáriaRua Dr. Carvalho, 136- Tel: 3896-1869
Marítimo- Balsa para São Sebastião - Travessia das 6:30h às 23:30h, a cada 30 minutos; das 23:30h às 6:30h, a cada hora. Quem se dispõe a pagar um pouco mais pode fazer reserva pelo tel: 0800-55-5510