ORACAO CENTRANTE E LECTIO DIVINA

RETORNE AO SEU CENTRO ONDE DEUS ESPERA POR VOCE....





"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)



Lava-pés



"A Oração cristã está nos despertando para a realidade de que desde agora, nós nos achamos em casa, no Reino de Deus. Jesus nos disse que o reino de Deus está dentro de nós e ainda, que devemos tornar-nos como crianças se quisermos entrar neste reino. "O Reino não é lugar, porém, experiência" (John Main). Ser simples não é fácil. Estamos constantemente analisando-nos, analisando nossos sentimentos, nossas motivações - ou as de outras pessoas - e nossa permanente autoconsciência faz de nós pessoas muito complexas e confusas.

Mas Deus é simples: o amor é simples. A meditação é simples. Ser simples significa sermos nós mesmos. Significa superar a auto-consciência, a auto-análise e a auto-rejeição.

A meditação é prática espiritual universal que nos dirige para este estado de oração, para a oração de Cristo. Ela nos conduz ao silêncio, à quietude e à simplicidade utilizando um meio que, em si, é silencioso, quieto e simples.

O meio consiste na repetição confiante e amorosa de uma única palavra sagrada durante o tempo da meditação. Hoje em dia chamamos de "mantra" a palavra sagrada. Trata-se de uma forma cristã muito antiga de oração, que foi redescobeta para os cristãos modernos pelo monge beneditino John Main (1926-1982). John Main restabeleceu esta forma de conduzir a mente ao repouso no coração, recorrendo aos ensinamentos dos primeiros monges cristãos, os Padres do Deserto, principalmente João Cassiano (século IV, d.c.).

Segue a mesma tradição de "A nuvem do não-saber", escrito na Inglaterra no século XIV.


John Main, OSB - 1926-1982

ensinou que, para meditar, você deve:

1. sentar-se quieto, com suas costas eretas;

2. fechar seus olhos;

3. repetir seu mantra interiormente, e continuamente.

Escolha momento e lugar calmos, toda manhã e toda tarde, e medite durante 20-30 minutos de cada vez.

 

O Mantra ideal é a antiga frase aramaica maranatha. Repita-a como quatro sílabas de comprimento igual, clara e conscientemente.

MA-RA-NA-THA. Repita-a sem interrupção e sem esperar que aconteça coisa alguma. Ouça o mantra com todo o seu ser. De bom grado volte a ele se você se distrair. Seja simples. Seja fiel. O aramaico era a língua que Jesus falava, a mesma língua a que pertencia a palavra "abba", que ele usava constantemente para referir-se ao Pai. Maranatha é a mais antiga oração cristã. Ela significa: "Vem, Senhor", ou "O Senhor vem". São Paulo conclui a primeira carta aos Coríntios e São João o Apocalipse, com esta frase, que expressa a fé profunda e simples da Igreja primitiva.

Tanto o sentido quanto o som da palavra são importantes. Mas, enquanto você vai repetindo a palavra, não pense no sentido. O mantra nos conduz à profundidade maior do que o pensamento, leva-nos ao puro ser. Conduz-nos pela fé. Repetimos o mantra com fé e amor. Ouvir o mantra enquanto o vamos repetindo constitui o trabalho de permanente aprofundamento de um caminho de fé.

Quatro regras ajudam você a perseverar:
* nao tenha quaisquer desejos e expectativas;
* não avalie sua meditação;
* integre-o em sua vida diária, pondo-o em prática de manhã e à tarde.
* viva suas consequencias dia após dia.

Extraído do livro "Prática Diária da Meditação Cristã" de Dom Laurence Freeman, OSB, ed. Paulus.

Retorne ao seu Centro. Lá Deus te espera!


D. Laurence Freeman e Pe. Thomas Keating


Como podem ver, a Oração Centrante e a Meditação Cristã sao "meio-irmãs". A diferença básica é que na Oração Centrante o "Mantra" chama-se "Palavra Sagrada" ou "Palavra de Amor" e NÃO é repetida incessantemente, como na Meditação Cristã. Repetimos a Palavra Sagrada quando nos percebemos com nossa atenção em alguma coisa, que não seja a Presença de Deus. Então voltamos a ela para reafirmar nossa INTENÇÃO de permanecer diante do Senhor. Ela também representa nosso CONSENTIMENTO à SUA ação em nós. Enquanto a Oração Centrante é receptiva, a Meditação Cristã é uma forma ativa de meditar. Graças a Deus, Ele deixou na Igreja várias maneiras de realizarmos nossa necessidade vital de nos relacionarmos com Ele. Cada pessoa se sentirá atraída por esta ou aquela maneira de orar. Uns procurarão a linha Inaciana, outros a Oração Centrante, uns a Meditação Cristã, outros o terço ou rosário, sim, pois pode-se chegar à contemplação rezando-se um simples rosário; as várias modalidades ensinadas por Frei Ignacio Larranãga em suas Oficinas de Oração, etc. O importante é que nunca deixemos de buscar o Senhor.

Saiba mais: 1. Comunidade Mundial de MC

2. Blog da MC/SP

3. Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3208561 e http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4650962



icone do site www.goarch.org