quarta-feira, junho 04, 2014

ACQUA SPORT/ACQUA TEAM: Uma história dentro e fora d´água de sucesso.




Desde os 17 anos que trabalho com natação. Iniciei como estagiária do SESC em Aracaju, Sergipe. Sempre tive planos de montar uma escolinha de natação, uma escola diferente, onde os alunos pudessem chegar e se sentirem em casa, uma escola com uma filosofia própria.
Em 1992 cheguei à capital Vitória e comecei a trabalhar no Alvares Cabral e, anos depois, na academia Fitness, no bairro Jardim Camburi. Foi nesse período que conheci o Clube dos Cabos e Soldados e lá, estranhamente, não existiam aulas de natação. Comecei a pensar mais seriamente em iniciar meu sonho. Fui procurar o diretor do clube e falei da minha pretensão, mas ele nem me deu ouvidos. Depois descobri que ele tinha levado “um tombo” dos antigos professores – também pudera, nem formação profissional eles tinham. Por conta desses pseudo profissionais e outras coisas, o Clube não era bem visto pelos moradores do bairro.
Eu não desanimei, quase toda semana dava uma passada e falava um pouco com o diretor. Um dia, um professor que tinha um contrato com o Álvares Cabral, resolveu criar sua filial da natação no bairro, como eu o conhecia, fui lá e ele me chamou para trabalhar com ele. Assim que ele me falou o valor que estava cobrando pela mensalidade 70,00 mais uma taxa de matricula, quase meu queixo caiu, ou seja, para iniciar a nadar o aluno teria que pagar 130,00 (o ano era 2001). Para se dar uma ideia do absurdo, no mês de abril de 2014 a mensalidade da nossa Acqua Team era de  R$ 70. Nem questionei os valores exorbitantes, apenas agradeci o convite e saí certa que ele não duraria muito. Como previ, ele faliu. Ele não conhecia a comunidade do bairro e ninguém apareceu para nadar. Essa era a minha chance! Fui conversar com o diretor e propus uma parceria. Ele estava muito desconfiado, na certa pensando que iria entrar em outra fria, mas confiou em mim.
Em 02 de maio de 2002, a ACQUA SPORT foi criada. Comecei com 16 alunos, fiz um investimento pequenino de R$ 50 comprando pranchas de isopor que eram bem baratas. Como já tinha toda organização da escolinha no papel, foi só colocar em prática. Junto comigo entrou um professor de judô para dar aulas no clube, de uma lábia muito boa, um típico malandro (ele não tinha formação profissional). Ele possuía 3 alunos e fez um investimento na época de 3.000, comprando os tatames para seus alunos. O diretor queria alguém que coordenasse as atividades dos esportes e ele, espertamente, se intitulou de coordenador geral e começou a arrecadar os valores das atividades para depois repassar aos professores. Para encurtar essa triste passagem, ele sumiu com todo o dinheiro, dando um golpe em mim e em muita gente. Eu tinha dois professores comigo e tive que pagar os salários do meu bolso. O diretor na época não exigiu o repasse da parceria do mês, aliviando um pouquinho meu prejuízo. Quando ele sumiu, pude começar a administrar a escolinha de natação e nesse momento começamos a crescer. Não foi fácil, sai muitas vezes com mochila nas costas para panfletar casas e apartamentos. Colocava um pirulito junto ao panfleto para não ser recusado e sempre dava certo. Nunca tive vergonha e preguiça de divulgar minha escolinha, minha marca Acqua Sport.
O principal diferencial da escolinha, além de tratar os alunos como parte da família, era a didática que desenvolvi e aprimorei durante muitos anos na borda de uma piscina. O lúdico fazia parte de toda a metodologia: “aprender a nadar brincando”. Os alunos adoravam ir para as aulas, mesmo com chuva e frio. A piscina não era aquecida e, mesmo assim, começamos a criar um publico que chamava carinhosamente de “meus sócios”. Todos os invernos eles estavam presentes, pagando suas mensalidades, ajudando a escolinha a manter os professores, pois muitos alunos no inverno sumiam por conta do frio. Sou muito grata a esses sócios de coração, nos momentos em que surgiam dificuldades, eu me reforçava com a presença deles nas aulas e pensava: posso sempre contar com eles e sei que dias melhores virão. E realmente estava certa. Escrevendo essas lembranças, eles não me saem da cabeça e queria muito poder abraçar cada um e me reconfortar.
Outro diferencial importante foi a seleção de professores para trabalhar na escolinha. O professor tinha que ter um perfil parecido com o meu, vontade de trabalhar e gostar do que se faz. Tive a honra de trabalhar com pessoas maravilhosas durante esses 12 anos. Sempre fiz questão de valorizar o trabalho de cada um, dando um salario decente e, sempre que possível, eles recebiam participação nos lucros da escolinha. Quantos patrões fazem isso? Alguns me chamavam de otária por tal conduta, mas agindo assim as portas iam se abrindo. Quanto mais se dá, mais se recebe e não me refiro apenas a dinheiro, me refiro também aos laços de amizade. Sempre me lembro de uma frase nesses momentos: “Nos negócios, nunca se deve matar a galinha dos ovos de ouro”, filosofia barata, mas verdadeira que muita gente devia aprender. Todos os profissionais que passaram pela escolinha me ensinaram muito. Hoje são verdadeiros amigos que levarei comigo pra sempre.
Em 2013, para poder descansar um pouco da coordenadoria, resolvi dividir a empresa com as professoras Fernanda Machado e Flavia Silva e assim criamos a marca registrada ACQUA TEAM, com um novo logotipo que simbolizasse a cooperação. Conseguimos tornar a escolinha numa empresa muito lucrativa, responsável e comprometida com a comunidade. Quem não quer para si uma empresa como essa? Sabíamos que nossa parceria com a ACSBMES um dia poderia terminar, mas não no momento em que estávamos tão bem. Mas quem disse que esse mundo capitalista é justo? Para se alcançar ao patamar que chegamos, não foi fácil como alguns pensam, olhando apenas os lucros de hoje. Eles esquecem que 12 anos não são 12 dias.
E durante esses 12 anos de atividade quero que saibam alguns dados impressionantes da nossa escolinha:
·         Nunca houve nenhum acidente com alunos na piscina. É um fato raro nas escolas de natação. A segurança sempre esteve em primeiro plano;
·         Nunca a natação ficou sem aula por falta de professores e/ou pelas condições físicas da piscina. Respeitar o aluno sempre foi prioridade;
·         Nunca fomos advertidos pela diretoria da ACSBMES (nesses 12 anos, passamos por várias diretorias), por nossa conduta administrando a escolinha, nem no relacionamento com os sócios e nem por nosso trabalho junto à comunidade do bairro;
·         Nunca os valores cobrados por essa escolinha deixou de ser a mensalidade mais barata do bairro, compromisso assumido e mantido por todos esses anos;
·         Nunca atrasamos sequer um dia os valores repassados ao Clube e os salários dos professores;
·         Nunca, nestes 12 anos, arrecadamos menor valor que o ano anterior. Nosso gráfico financeiro mostra um crescimento constante a cada ano;
·         Nunca trabalhamos com professores sem graduação e sem registro no CREF (Conselho Regional de Ed. Física) na borda da piscina;
·         Em 2013/2014 nenhuma escolinha de natação na Grande Vitória teve tantos alunos como a nossa e esse ano, pela primeira, vez ultrapassamos a AERT em números de alunos por mês. A AERT sempre foi e é uma referência de grande escola de natação;
·         Fomos a primeira escola de natação do Estado a ter um domínio, um site próprio, um blog, interagindo com os alunos e comunidade.

É bom lembrar as conquistas neste momento de despedida. Conforta saber que ensinamos e educamos pais, filhos e netos da comunidade de Jardim Camburi com muito amor... Com um aperto no peito (principalmente pelos mais de 3000 alunos que passaram por nossa vida, por nossa natação) comunico a todos, que no dia 30 de junho de 2014 encerraremos nossas atividades no Clube dos Cabos e Soldados. A atual Diretoria da ACSBMES pediu a rescisão do contrato de parceria (firmado em 2002) e nós prontamente atendemos a solicitação e, de certa forma, nos sentimos aliviados, pois nunca iremos mudar nossa ideologia. Nossa marca registrada ACQUA TEAM continuará ativa e pronta para novos desafios. Através da nossa escola, do nosso diferenciado e seleto público, a imagem do Clube dos Cabos e Soldados foi restabelecida. Tenho muito orgulho de ter contribuído para que isso acontecesse. Sou grata a todos os presidentes que passaram pela ACSBMSE pela confiança e respeito que sempre tiveram por meu trabalho e, sobretudo, por minha pessoa. E sou grata principalmente aos funcionários queridos do clube, que sempre estiveram comigo durante esses 12 anos, lado a lado.

Espero e torço para que os novos gestores da natação possam superar em todos os sentidos nossas conquistas, nosso carisma e nosso comprometimento com a comunidade e com a própria instituição militar, mas não vai ser fácil superar um trabalho feito com tanto amor.

Joyce Inocencia dos Santos
Proprietária da Acqua Team


sexta-feira, novembro 22, 2013

O inventor e o executor



         Esse mundo é extraordinário! É claro que não se pode esquecer as mazelas da vida, mas o que acho realmente fascinante, é a capacidade que muita gente tem de superar os percalços da vida e viver com leveza. É isso que temos que fazer!
         Um belo exemplo disso aconteceu na aula da quinta-feira, 21/11/13 na turma Adulto das 16:45. Tinha acabado de sair da escolinha e perdi a chance de presenciar os fatos, mas não de relatar e divulgar, através das imagens e palavras da professora Flávia que me pediu para contar.
A aula já estava terminando quando chegou um senhor já de idade, com uma invenção (veja na foto), que segundo ele, iria revolucionar a natação. Contou várias vantagens do seu produto:
 “meu filho, se você nada daqui pra ali em 15 minutos, com isso você vai chegar em 5 minutos!”
É claro que se eu estivesse presente no momento, só de olhar para tal invenção, iria saber no ato que aquilo não funcionaria e talvez nem deixasse que fizessem o “test drive”. É ai que entra a gentileza da professora Flavia, que mesmo sabendo que não iria funcionar (ou será que ela acreditou no velhinho inventor?) o fato é que ela gentilmente concordou que um aluno testasse o produto inovador. Olhou pra todos e não teve dúvidas em delegar essa tarefa tão árdua ao querido aluno Fabiano Tristão, que é sem dúvida nenhuma, o dono da turma 16:45h, pois além de ser o aluno mais assíduo, motiva os demais e alegra nossos finais de tardes na piscina.

     O Vídeo logo abaixo é a comprovação que a vida deve ser vivida de sonhos e de realizações, mesmo que às vezes nada saia como pensamos, que às vezes nos faça chorar e (como nesse caso) nos faça rir, sempre vale a pena tentar!



sábado, março 03, 2012

10 Anos!

EM MAIO COMPLETAREMOS 10 ANOS DE NATAÇÃO
E você sabia que :
Ø Nunca houve nenhum acidente com alunos.
Ø  Nunca a natação ficou sem aula por falta de professores e/ou pelas condições físicas da piscina.
Ø Nunca fomos advertidos pela ACS (pelas várias diretorias que passaram pela ACS), por nossa conduta para com os sócios e por nosso trabalho junto à comunidade do bairro.
Ø Nunca os valores cobrados por essa escolinha deixou de ser a mensalidade mais barata do bairro.
Ø Nunca trabalhamos SEM professores formados e registrados no CREF (Conselho Regional de Ed. Física) na borda da piscina.
Por esses e vários outros motivos, sinto-me orgulhosa de saber que nossa organização e planejamento é um sucesso há 10 anos! COMPROMISSO E RESPEITO pelos pais e alunos, pelos professores e pela instituição ACS; Essas são as duas palavras que explicam nosso sucesso.
Nosso aniversário é em MAIO, mas desde já estamos comemorando e agradecendo a todos que confiaram na nossa equipe.                          
JOYCE INOCENCIA
                                                                                       Coordenadora da AcquaSport

terça-feira, dezembro 20, 2011

O MELHOR ESPORTE DO MUNDO

Se você está pensando que vou puxar a sardinha para minha piscina, engana-se! Se bem que a natação só pelo fato de utilizar bem e inigualavelmente as capacidades cardiopulmonares do nosso corpo e também por não acarretar nenhum dano as nossas articulações, pode sim ser considerado o esporte ideal.
Agora quero que esqueçam essa máxima da natação e pense um pouco: Qual é o melhor esporte para você? Todos já sabem essa resposta, é só cada um pensar no que gosta de fazer. Esse sim será o melhor esporte do mundo! Quando falo em “que gosta de fazer”, refiro-me a atividades que façam você suar, que elevem sua frequência cardíaca e que você se dedique a ela no mínimo 40 minutos, de 3 a 7 dias por semana. Se você já gosta de uma modalidade e não se dedica a ela dessa forma, então ela ainda não é o melhor esporte do mundo e isso tem que mudar, pois o difícil você já fez: Escolheu dentre tantos esportes que existem, o melhor esporte do mundo para você.
Semana passada eu li um artigo num site de Ed. Física que afirmava que o BALÉ era o melhor exercício do mundo, por esse motivo resolvi escrever sobre esse assunto.  Não existe o melhor esporte do mundo, existem sim melhores esportes do mundo e um deles certamente é o que você pratica. Não adianta eu admirar a ginástica olímpica e querer nesta idade fazer carreira, escolher ela como meu esporte favorito, se eu não tenho resistência nem tônus muscular para executá-la. Por este motivo chamo a atenção para os cuidados que se deve ter na escolha do seu esporte. Como coordenadora da Acqua Sport, ouço muitas vezes a mesma pergunta: “o que é melhor pra mim? Natação ou Hidroginástica?” Geralmente são adultos com mais de 30anos. Para responder essa pergunta, tenho que fazer uma pequena anamnese a fim de saber o que realmente esse cliente quer. Se ele deseja aprender a nadar, é obvio que a natação será a indicação, nunca é tarde para se aprender a nadar. Essa é a primeira falácia que ouvimos pelas ruas e vou expor várias ao longo deste post: “É mais fácil aprender a nadar mais novo” é claro que para tudo nesta vida quando se aprende mais novo fica mais fácil, mas para aprender a nadar é só ter paciência e determinação; eu ensinei minha mãe a nadar tecnicamente depois que ela já tinha passado dos 50 anos e ela aprendeu, como qualquer outra pessoa com idade menor. Voltando a nossa pergunta, às vezes a pessoa quer perder peso imediatamente e não sabe nadar, neste caso indico a hidroginástica primeiramente, pois o objetivo principal é a queima de calorias e a natação para quem não sabe nadar, deve-se sempre iniciar com a adaptação ao meio líquido, com exercícios de flutuação, são aulas iniciais, que não queimam tantas calorias como as aulas de Hidroginástica. Outra máxima que ouvimos é “a hidroginástica é coisa para senhoras de idade, que ela não tonifica os músculos e que é muito fácil de executar”, desafio pessoas com essa visão a fazer uma aula de hidroginástica comigo (e com outros profissionais que trabalham na mesma linha), certamente iriam perceber que os exercícios são por demais exaustivos, principalmente aqueles executados sem equipamentos e sem contato com o chão da piscina. Não existe esporte fácil, existe esporte que são mal orientados e isso é o que observamos nas ruas, nas academias, nos clubes, por esse motivo você tem que conhecer o profissional que está te atendendo, saber da sua formação profissional, dos cursos que ele fez e principalmente da sua filosofia e saber se ela é condizente com sua prática de vida.
Eu adoro correr, na realidade primeiro amo nadar, depois pedalar e por fim, correr; nesta ordem: NADAR, PEDALAR e CORRER. Nasci uma triatleta? Que nada! A primeira e segunda atividade até que tenho muita resistência, mas já a última sou um desastre. Da adolescência até os trinta anos, até que corria cerca de uns 40 minutos 3 vezes por semana, mas como já não tinha condicionamento nato para essa atividade, com o passar dos anos essa atividade deixou de ser prazerosa, me deixava muito exausta e ai passei a me dedicar mais aos dois primeiros esportes. Não adianta apenas eu gostar e querer correr, eu tenho que me sentir bem executando o esporte, meu corpo tem que responder bem ao exercício que estou realizando. Outra Falácia bem comum é dizer que “o exercício só foi proveitoso se no outro dia você sentir dores musculares”, você sentirá dores musculares se: Ultrapassar o seu limite e/ou, acumular acido lático durante o exercício e/ou, for mal orientado na execução dos movimentos. Dor não é sinônimo de exercícios bem executados e de aula boa!

Cada pessoa nasce com um biótipo que favorece alguma modalidade específica, pode ser uma ou mais, por isso existem os “Iron Man” da terra, verdadeiras máquinas voltadas para o limiar da resistência física. Cada pessoa nasce com uma pré-disposição natural de um turno melhor para fazer atividade física, você sabe que existe um turno (manha, tarde ou noite) que você não se sente bem praticando seu exercício, em contrapartida existe outro turno que você se sente muito bem realizando o mesmo exercício, isso chamamos de biorritmo.
Então para resumir: Escolha a modalidade que você mais gosta e que possa executá-la bem, escolha o turno que irá praticá-la, determine os dias e horários (rigorosamente) que você irá praticá-la, lembre-se que o alongamento deverá ser feito antes e depois da atividade. Lembre-se que suas células precisam de água (pequenas quantidades) antes, durante e depois da atividade, para eliminar substancias tóxicas e manter a hidratação do corpo.  Desta forma você terá a certeza que estará sim, praticando o melhor esporte do mundo!

Joyce Inocencia
Formada em Ed. Física - UFS
Pós-graduação em Treinamento Desportivo USO-RJ
Coordenadora da www.acquasport.net

terça-feira, novembro 29, 2011

DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES


A escolinha como todo final de ano, presenteia os alunos com brindes e esse ano você poderá optar por diferentes brindes, vejam fotos.





Para ganhar é necessário você efetuar o pagamento da mensalidade de dezembro.


NOSSA EQUIPE (foto: TIA FLÁVIA, TIA JOYCE, TIO DERICK E TIA STEPHANIE), DESEJA A TODOS OS FUNCIONÁRIOS, PAIS, FILHOS E AMIGOS DA NATAÇÃO, UM MARAVILHOSO FINAL DE ANO E CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS EM 2012.

sexta-feira, novembro 05, 2010

NOVOS VELHOS PROFESSORES

Estamos preparando um 2011 de muitas melhorias para todos os alunos.
A primeira já em andamento é a chegada de novos professores.

                                                                      TIO DERICK
                                                                 TIA FERNANDA
                                                                       TIA JOYCE
                                                                 TIA STEPHANIE

JORNALZINHO DA ACQUA SPORT

AGORA VOCE PODERÁ FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS DA ESCOLINHA!
AQUI SERÃO POSTADOS OS
INFORMATIVOS MENSAIS, A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLINHA
E MUITO MAIS.

Não deixe de acessar!

quarta-feira, setembro 30, 2009

RELATÓRIO ENTREGA DE LEITE out 2009





Mais uma vez sua doação foi entregue na casa da D. Arlete nessa manha chuvosa do dia 30 de setembro. Arrumamos as caixas de leite no Acquamovel (que fica mais lindo cheio de doações, veja abaixo) e fui em direção ao bairro José de Anchieta.





Para lembrar, este ano resolvemos atender com nossas doações somente um local, visto que não arrecadamos o suficiente para ajudar grandes instituições carentes, vale lembrar também que a grande maioria são assistidas por empresas e industrias. Encontramos a casa da D. Arlete que cuida de 11 crianças (duas deficientes) e destinamos nossas doações mensais a essa casa. Fiquem certos que suas doações sempre fazem um enorme bem a essa grande família.