Uma vista de estudo a Londres

Ingredientes: Uns quantos bons alunos, uma professora que conhece a cidade e planeia de forma minuciosa o programa e toda a logística inerente, mais uns professores acompanhantes, muito companheirismo e boa disposição. Foram 6 dias de viagem cumprindo um vasto programa que nos permitiu ter uma ampla percepção desta magnífica cidade.

1º dia

Saímos da nossa escola, apanhámos uns companheiros pelo caminho, chegámos ao aeropoto de Lisboa "just in time" para o "check-in". A viagem, baptismo de voo para alguns, decorreu com normalidade, uns 10 minutos de atraso devido a congestionamento no aeroporto de Londres e lá pisamos nós chão londrino por volta das 9h 30m hora local, a mesma que em Lisboa. Tempo apenas para a admissão no hotel e um merecido descanso.

2º dia: início da visita

A saída do hotel sempre às 9 horas após um incrível, enorme, calorico "english breakfast".


Sempre usando o metro, que se revelou bastante eficiente e fácil de usar.




Londres revela-se uma cidade fascinante!

Os tradicionais "Pub"

Abadia de Westminster além de ser uma das igrejas mais visitadas do mundo, é o local onde se realiza a maior parte das coroações, casamentos e funerais reais. É uma grande igreja em estilo gótico, sendo considerada a igreja mais importante do Londres e, algumas vezes, de toda a Inglaterra. Nela foram sepultados, Sir Isaac Newton, Charles Darwin, compositores como Henry Purcell, Reis e Rainhas de Inglaterra, escritores como Geoffrey Chaucer, Samuel Johnson, Charles Dickens e Rudyard Kipling.


Clock Tower muito conhecido pela sua precisão e tamanho. Big Ben é o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado durante a gestão de Sir Benjamim Hall, ministro das Obras Públicas da Inglaterra,em 1859, que por ser um sujeito alto e corpulento tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias a rádio BBC transmite as badaladas do sino.
O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido, Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. Fica situado na margem do Rio Tamisa

London Eye

Também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milénio), é uma roda gigante de observação. Inaugurada no ano de 1999 é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade, situada numa das margens do Rio Tamisa, numa zona previligiada mesmo frente ao Parlamento.
Depois de uma longa fila, lá entrámos numa confortável cabine em vidro, para uma viagem fenomenal.

A vista de Londres, do topo da roda é magnífica.


Pelas ruas

Os tradicionais transportes londrinos, o autocarro e o típico taxi.

Veículos mais estravagantes...

...mais bizarros,...

Museu de História Natural

Acolhe inúmeras colecções de ciências da vida e da terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies ou items, catalogados en cinco grandes grupos: Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia.





Museu da Ciência



Harrods

È uma famosa loja de departamentos, sendo a maior loja da capital inglesa. O lema da Harrods é Omnia Omnibus Ubique - "Todas as coisas, para todas as pessoas, em todo o lugar". Muitos dos seus departamentos, incluindo o departamento de Natal e o Food Hall (restaurantes de várias cozinhas), são famosos em todo o Mundo. Mohamed Al-Fayed, que comprou a loja em 1985, é o actual dono da Harrods. Entre os seus melhores clientes, estiveram Oscar Wilde e Sigmund Freud, bem como muitos membros da realeza britânica.


3º dia: Hyde Park



Speaker's Corner. Há 150 anos, a esquina nordeste do Hyde Park é ponto de encontro de oradores e, consequentemente de público para ouvir os mais diversos discursos. De artistas, religiosos, politicos e até loucos; dos que se tornaram mundialmente famosos, como Karl Mark, aos que permanecem no anonimato. No Speaker's Corner, todo o mundo tem direito de falar o que pensa, sujeitando-se, é claro, a ouvir o que não quer.

Carnaby Street

Foi o berço do swinging e desde então é sinónimo de moda, música e arte. A mistura perfeita do alternativo com o consagrado.


Piccadilly Circus

É uma famosa praça de Londres. A área é rodeada de várias atracções turísticas, incluíndo a estátua de Eros, os bares e teatros do West End londrino e várias lojas. Durante os anos sessenta era um dos centros da Londres moderna.



Stonehenge

É o monumento pré-histórico mais importante de Inglaterra e não há nada semelhante a ele em todo o mundo. Este altar de pedras construído há 5000 anos, ainda hoje se revela misterioso e não se tem a certeza absoluta qual era a sua finalidade. Rituais Druidas, cerimónias em homenagem ao sol ou portal para seres de outros planetas são algumas das possibilidades sempre lembradas.

Na entrada é entregue aos visitantes um audio-guia que nos permite aceder a toda a informação sobre o local, em várias línguas.

4º dia: Museu Madame Tussauds

O famoso Museu possui a maior colecção de figuras de cêra de celebridades de todo o mundo.


Baker Street

Sherlock Holmes e Dr. Watson viveram em Baker Steet nº221b entre 1881-1904, segundo as histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle. A casa foi habitada pela última vez em 1936 e o famoso estúdio no primeiro andar com vista para Baker street é religiosamente mantido tal como era no período Vitoriano.




Museu London Dungeon

O Museu mostra as maiores atrocidades cometidas em Londres e na Europa ao longo da história. É um museu interactivo que é actualmente um dos pontos mais visitados na cidade. Actores ao vivo e espectáculos diversos levam-nos a uma cidade de Londres cheia de horror e mistério.


Alguma ansiedade antes de entrar...
Cá fora, a visita já se adivinhava algo... assustadora.