BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
 
Atualizado às: 08 de abril, 2007 - 13h45 GMT (10h45 Brasília)
 
Envie por e-mail Versão para impressão
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado
 

"Meu objetivo é conquistar o impossível"

O esloveno Martin Strel se tornou neste fim de semana a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, quebrando o seu próprio recorde mundial.

Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru.

A seguir você pode ler o registro sobre como foi a aventura do "homem peixe" contado pelo próprio Strel.

Nos links abaixo você pode conferir como foram as semanas de esforço e as mensagens dos internautas.

Anteriores:







Homem adulto, sonhos de menino

Domingo, 8 de abril

Sinto-me feliz como um garoto quando realiza seus sonhos, muito feliz, e acho que ainda não me dei conta do que alcancei. Consegui nadar o havia estabelecido como meta: 5.268 quilômetros em 66 dias.

Neste momento estou a 10 km da cidade de Belém. Daqui vejo as grandes torres e edifícios. Nadarei até a cidade, o que me tomará umas duas horas. Lá, haverá uma grande recepção para marcar o fim oficial da travessia.

Sou um homem comum que tem sonhos grandes, e quero mostrar a todo o mundo que se alguém se coloca uma meta que parece improvável, deve continuar. Se você não desistir quando as coisas se tornarem difíceis, conseguirá.

Pode ser qualquer coisa – eu escolhi nadar o Amazonas. Devemos ter grandes sonhos e, se trabalharmos duro, os realizaremos.

Salvem o rio

Além disso, quero promover a mensagem de que devemos manter limpos os rios e os recursos aquáticos, ou o mundo entrará em colapso. O Amazonas ainda está muito limpo, e deveria manter-se limpo para sempre.

Vi um pouco de desflorestamento e exploração da selva. Não pensemos em dinheiro ou negócios quando nos aproximarmos da natureza.

Essa é uma das minhas missões, proteger o Amazonas, proteger a floresta tropical.

O rio me aceitou e me protegeu, permitiu que eu o nadasse, e aqui estou, no fim das contas, vivo. Muitas vezes disse a mim mesmo e ao rio, dizia, sou um homem de bem, com boas intenções, estive falando com o rio durante 66 dias.

Os animais do rio nadaram comigo durante semanas, sinto que o rio ainda é meu amigo, a natureza me permitiu isso.

Dores

Sinto dores em todo o corpo, e tenho problemas com minha cabeça, como se tivesse um grande fogo.

Não tenho febre, mas é como se estivesse quente, como se estivesse por explodir, com uma grande pressão. Pesam-me os braços e as pernas, como se estivesse carregando barras de ferro. Quando tento comer, tenho problemas para levantar um copo ou mover o prato, até para me vestir.

Algo semelhante me ocorreu quando nadei outros rios, mas nunca tanto como agora. Comecei a sentir dores no Amazonas há duas semanas, quando senti que o sol me queimava, como se o rio começasse a me consumir.

Futuro

Quando chegar a Belém, haverá uma grande recepção.

Por enquanto, não sei qual será minha próxima meta.

Ontem me perguntaram se nadaria o Nilo. Mas ainda que o Nilo seja mais longo que o Amazonas, não é uma questão de nadar 100 km a mais. O Amazonas é um rio muito mais poderoso.

Não sei de onde será minha próxima travessia. Por ora ficarei uns dias em Belém, e depois, com toda minha equipe, iremos a Santarém, ao rio Tapajós, a uma praia que chamam de Caribe brasileiro. Lá vamos descansar e ficar juntos, antes que cada um volte ao seu lar.

Aos leitores, quero dizer que estou muito feliz que me tenham acompanhado e apoiado em todo este caminho. Fiz o melhor que pude, fiz tudo o que pude. Propus a mim mesmo nadar o Amazonas, e me disse, vou nadá-lo ou morrer. Porque sou um homem grande, mas o Amazonas é muito maior.

Sonhos que se realizam

Minha mensagem é que não sintam temor diante de algo que nunca fizeram. Nunca desistam, desenhem um plano adequado, e os sonhos se tornarão realidade. Conversaremos na próxima semana para responder a perguntas.

Até a sexta-feira!


Abaixo reproduzimos comentários e perguntas recebidos pelos internautas.


É uma aventura muito perigosa, mais apoio o mesmo por ter determinação naquilo que pretende. Espero que ele consiga o seu ideal. Parabéns.
Eston de Freitas, Santa Cruz RN

Sou um fanático por esse tipo de aventura. Costumo fazer caminhadas longas, pedaladas, etc... Você está de parabéns!
Grande abraço
Luigi, Castro

Sensacional. Senti uma vontade incrível de elogiá-lo, encorajá-lo, enfim de mandar bons fluidos para Martin Strel. Avante. Estarei aqui torcendo pelo seu sucesso. Parabéns.
Aroaldo de Jesus Costa, Salvador

Por que conquistar o impossível? Se é tão mais fácil conhecer de barco. Isso é uma mania do ser humano de querer sempre o impossível.
Celinha, Santo Antônio da Alegria

Que bom saber que pessoas de outras partes do mundo tem interesse na Amazônia. É o pulmão do mundo e é preciso cuidar.
German Cajigas, Canada

Sou deficiente visual e gosto muito de desafios noinicio achei que o esloveno não conseguiria agora mando meus patabéns a ele e espero conhecê-lo em sua chegada devemos seguir seu exemplo.
Anibal de Jesussantos Queiroz, Belém

O que tem feito para se alimentar? Terá ele uma equipa de assistência ou então só pára pra descansar nas localidades? O indivíduo não teme possíveis ataques de serpentes, crocodilos seja lá o que for predador?
Amaro, Luanda (Angola)

Martin Strel, você passa a fazer parte dos mitos e lendas do Amazonas. Parabéns!
Jorge Fernandes, Manaus

Parabéns pela forte determinação, tenho certeza que atingirá seu objetivo. Um Abraço.
VALDOMIRO ROQUE, SÃO PAULO

COMO SERIA ESSA CONQUISTA?
FABIANA

Adoro acompanhar a sua conquista pessoal. Sucesso e felicidades para sempre!!!!
Cláudia, Londres (Inglaterra)

MARTIN PARABÉNS, ACHO FACINANTE SUA PROESA E CORAGEM. MANDEI E-MAIL PARA O GUGU SUGERINDO UMA REPORTAGEM NO SEU PROGRAMA DOMINGO LEGAL. BOA SORTE MARTIN ESTOU TORCENDO POR VOCÊ. AGORA ME DIGA QUAL A REGIÄO DO RIO ESTA MAIS POLUÍDA.
EDSON SILVESTRI, BLUMENAU

Eu tive que me orgulhar do meu pai 0svaldo Canho Garcia por ser pioneiro na transamazônica, puxando óleo. Enfim fiquei um bom tempo de minha infância sem ter pai, hoje leio as vossas bravuras em conquistar a nado o que mais nenhum nadador pensou. Felicito em nome do povo brasileiro, e que a graça de Deus vos abunde ricamente. Abraço do brother Eder
Eder Canho, Jaú

Valeu a pena sua intenção, que as autoridades governamentais se sensibilizem para proteger nossa Amazónia, a maior parte do pulmão do mundo está no Brasil.
Marileida Oliveira, Bassins (Suíça)

Para mim tem sido muito importante ler as notícias da BBC Brasil. Parabéns!
Maria Cleonice Lopes, Recife

Gostei muito desta aventura...Vivi nas margens do rio Tocantins e isso era uma coisa impossível para minha mente. No início pensei que era loucura...
Boa sorte !
Elton, Roma (Itália)

Minha preocupação é com a preservação, que a divulgação sirva para entendermos a magnitude do rio com relação à natureza.
Flavio Maia, Fortaleza

Essa tentativa de nadar o Amazonas é realmente incrível, sou missionário e trabalhei na região de onde ele saiu (Atalaya, Peru) e também onde ele quer terminar (Belém). Sei das dificuldades de encarar os rios norte e espero que ele tenha sucesso neste empreendimento pessoal.
Paulo Brito, Contagem

Qual a motivação deste homem?
Jony Jean Feitosa, Registro

Parabéns Martin, é de pessoas como o senhor que o mundo está precisando. Boa travessia e que Deus te acompanhe.
Carlos Roberto da Silva, Itajubá

O impossível é aquilo que ninguém tentou ainda. Que Deus te acompanhe!
Maria Celia Christo, Juiz de Fora

É difícil ser nadador? Como foi?
Como você se sente na hora?
Thais Furtado, Rio de Janeiro

Exemplos como de Martin Strel devem ser seguido por brasileiros para divulgar as imagens e as belezas naturais do nosso pais; gostaria que seu barco navegasse próximo a você pois tem muitas piranhas, sucuris e jacarés. Parabéns pela coragem. Deus te proteja!!
Celso Bignardi, Ueda-Shi (Japão)

Ideia tola, mas incrível. Nunca vi ninguém com essa capacidade.
Edson Cardoso de Souza, Paulista

Além do desafio que é fazer essa travessia, o que mais o motivou? E quanto aos muitos mitos de risco de animais desconhecidos que poderiam lhe causar mal, não o deixaram com medo?
Genivaldo, Eunápolis

Acho que é um momento interessante a fase que o senhor esta no rio, minha pergunta é se você não senti frio pela temperatura da agua em contraste com o sol irradiante. Acho também que é uma aventura e tanto o que o senhor esta fazendo, boa viagem, espero notícias de sua chegada nessa jornada.
José Batista, Lagoa Santa

Qual a distância que espera percorrer do princípio ao fim? Da aventura passada e esta, em termos de distância percorrida qual foi mais difícil?
Coragem e Boa Sorte
Manuel, Maputo (Moçambique)

Essa aventura só traz a vontade de acompanhar de perto.
Parabéns pela iniciativa.
Luzenildo B. P. Pedroso, São Paulo

Kara S-ro
Martin Strel.
Mi gratulas vin pro la kuragxo antaux la malfacileco en la akvo de la Amazonas Rivero.
Leopercio TureLLo, Maringá

A medida que o Sr. Strel se aproximar de Belém, quais são os riscos de ele sofrer um ataque do tubarão cabeça chata que sabe subir pelo o rio adentro?
Jean Patrick B.Magnenat, Lausanne (Suiça)

Parabéns por você estar nesta luta. Que Deus te abençoe, um abraço.
Ivanaldo Roberto

Parabéns Strel, estou muito feliz por saber que vais chegar a Belém na semana de Páscoa, sem te acontecer nada de mau. Deus é Pai, está contigo todo o percurso. Força. Feliz Páscoa com o povo do Belém
Rufina Mufume Seulane, Moçambique

Martin, sua aventura nos faz refletir sobre esse fabuloso rio e toda a natureza que nos cerca. Que os deuses da floresta te protejam e Boa Sorte.
Oddinilson Dias, Ananindeua

Que Deus abençoe todas as suas braçadas e o proteja durante todo o seu trajeto. Espero que seu esforço chame a atenção do maior número de pessoas e que elas aprendam com você a respeitar e cuidar do rio. Um grande abraço, dessa brasileira residente na Alemanha.
Sandra, Heilbronn (Alemanha)

 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
Envie por e-mail Versão para impressão
 
Tempo | Sobre a BBC | Expediente | Newsletter
 
BBC Copyright Logo ^^ Início da página
 
  Primeira Página | Ciência & Saúde | Cultura & Entretenimento | Vídeo & Áudio | Fotos | Especial | Interatividade | Aprenda inglês
 
  BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
 
  Ajuda | Fale com a gente | Notícias em 32 línguas | Privacidade