03 fevereiro 2021

https://youtu.be/OgSP5JEzGVQ

23 março 2017

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PING PONG NO RIO GRANDE DO SUL



REGULAMENTO GERAL (INDIVIDUAL, DUPLA, TRIO e QUINTETO)

INDIVIDUAL

·         Cada jogo será disputado no critério melhor de 3 games de 16 pontos, ou seja, o atleta que ganhar os 2 primeiros games vence a partida não havendo necessidade de um terceiro game. Quando for necessária a disputa de um terceiro game, o mesmo só termina com diferença de 2 pontos. Por exemplo: (16 x 14) - (17 x 15) - (18 x 16) ...

DUPLAS

·         Cada jogo será disputado no critério melhor de 3 games, sendo 2 de 21 pontos e um tie-break de 15 pontos, ou seja, a dupla que ganhar os 2 primeiros games vence a partida não havendo necessidade de um terceiro game. Quando for necessária a disputa de um terceiro game, o mesmo só termina com diferença de 2 pontos. Por exemplo: (15 x 13) - (16 x 14) - (17 x 15) ...

TRIOS:  GAMES DE 22 PONTOS.

·         Cada jogo será disputado no critério melhor de 3 games de 22 pontos, sendo vitória (2 x 0) ou (2 x 1). A vitória (2 x 0) soma 3 games para o vitorioso. Vitória (2 x 1) 2 games p/ vitorioso 1 game p/ o derrotado. Total de pontos para o vitorioso será sempre 66 pontos, p/ o derrotado a soma de pontos feitos. Quando for necessária a disputa de um terceiro game, o mesmo só termina com diferença de 2 pontos. Por exemplo: (22 x 20) -  (23 x 21) - (24 x 22)...

 

QUINTETOS

·         Cada jogo será disputado no critério melhor de 5 games de 50 pontos, ou seja, a equipe que ganhar 3 games vence a partida não havendo necessidade de um quarto ou quinto game. Quando for necessária a disputa de um quarto ou quinto game, o mesmo só termina com diferença de 2 pontos. Por exemplo: (50 x 48) - (51 x 49) - (52 x 50) ...

REGRAS GERAIS


RAQUETES:
·         Não é permitido o uso de raquetes listradas (exceção algum risco de caneta), pintadas com tinta, giz, nem revestidas de borracha ou resíduo saliente que possa ser retirado com uma simples raspagem com uma régua plástica.

UNIFORME:
·         É obrigatório o uso de uniforme. Em caso de equipes, no mínimo camisetas iguais (cores e formas).
·         A equipe que se apresentar sem uniforme será desclassificada da etapa.
·         Proibido o uso de Calça Jeans como parte do uniforme.
·         É obrigatório o uso de tênis.
  • O Capitão no caso de equipe ou dupla deverá se identificar, e somente ele poderá dirigir-se ao juiz no caso de alguma reclamação, somente quando o ponto não estiver sendo disputado.

BOLINHA: (EM 2017 A FGPP FORNECERÁ PARA OS JOGOS)
·         A bolinha indicada pela FGPP será branca DHS 40mm, sem emenda ou outra bolinha aprovada pela FGPP.
  • Se a bolinha rachar durante a disputa do ponto, impossibilitando a disputa do mesmo, o ponto deverá ser repetido.

MESA:

                As dimensões da mesa de pingue-pongue são:
                COMPRIMENTO:      3,00m     (três metros);
                LARGURA:                 1,50m     (um metro e meio);
                ALTURA:                     0,90m     (noventa centímetros);
                A mesa deve ser pintada com verde fosco (sem brilho), com bordas laterais pintadas na cor branca (sem brilho) com 1,5cm de largura e um retângulo central de 30 cm de largura, tendo um espaço de 30 cm até o fim de cada fundo da mesa, que será considerada área de saque e resposta.
                ÁREA DE SAQUE:
                No terço central a 30cm da extremidade da mesa (fundo) deverá ser pintada uma listra de no mínimo 1,0 cm de largura na cor branca (sem brilho), e 30 cm de largura que delimitará a área de saque. Se a bolinha ultrapassar esta área, tanto no saque quanto na resposta, será considerada bola fora. Em cima da linha dos 30cm é bola dentro, nas linhas da demarcação de saque e resposta central fica a critério do juiz a repetição ou não do saque ou da resposta.

REDE:

                As dimensões da rede colocada são:
                COMPRIMENTO:      1,80m     (um metro e oitenta centímetros), podendo ter no mínimo 1,70m (um metro e setenta centímetros de largura);
                ALTURA:                     0,18m     (dezoito centímetros), devendo ter no mínimo 0,15m (quinze centímetros) de largura.
                Junto ao suporte no limite da rede, deverá ter uma antena de no mínimo 30cm além da altura da rede.

SAQUE:
·         O saque deverá ser dado de trás da área de saque, na altura da mesa e  dentro da área de saque.
·         A área de saque que tinha 50 cm de largura, passa a ter apenas 30 cm de largura, mantendo as demais medidas.
·         Se a bolinha ultrapassar esta área no saque será considerado fora. Em cima da linha do retângulo dos 30cm é dentro.
·         Quando por duas (2) vezes consecutivas a bolinha for arremessada fora do terço central da mesa, da área de saque ou a jogada for considerada forçada, o ponto estará perdido.
·         O saque que pegar na rede e passar será considerado errado. Dois saques errados é ponto do adversário.
·         Quando o jogador SACAR  na rede e não passar para o outro lado ou fora da mesa este perde o ponto.
·          Não pode a raquete ultrapassar a altura da mesa, e a bolinha uma altura máxima da antena da rede, ficando a critério do juiz a análise do mesmo.
·         O saque ou resposta será considerado com “efeito” ou “forçado” quando:
-          A bolinha picar dentro da área de saque e sair de forma lateral devido ao efeito dado.
-          For aplicada relativa força, mesmo que este vá em linha reta dentro da área de saque.

RESPOSTA:
·         A resposta deverá ser dada no retângulo central da mesa, dentro da área de saque.
·         Se a bolinha ultrapassar esta área na resposta será considerado fora. Em cima da linha dos 30cm é dentro.
·         Quando por duas (2) vezes consecutivas a bolinha for arremessada fora do terço central da mesa, da área de resposta ou a jogada for considerada forçada, o ponto estará perdido.
·         A resposta que pegar na rede e passar, será considerada errada. Dois erros é ponto do adversário.
·         A resposta será considerada com “efeito” ou “forçada” quando:
-          A bolinha pegar dentro da área e sair de forma lateral devido ao efeito dado.
-          O juiz observar que a resposta está sendo dada “cortada” ou com relativa força, mesmo que esta vá em linha reta dentro da área.

 

ARBITRAGEM:
·       Deve lembrar do uniforme.
·       Deve fazer a anotação individual dos pontos na súmula de jogo.
·       Deve anotar o horário do início e término da partida.
·       O tempo de intervalo entre as partidas (com aquecimento) é de no máximo 10 min. Sem tolerância.
·       A equipe que não comparecer neste intervalo de tempo perde a partida por WO.
·       Durante a 1ª fase (classificatória), cada equipe dentro da sua chave deverá apresentar um atleta, conhecedor das regras para fazer arbitragem caso seja necessário.
·       Na primeira partida de cada chave, as equipes que não estiverem jogando devem entrar em comum acordo quanto a quem faz a arbitragem e quem fica como mesário.
·       A partir da 2ª partida a equipe perdedora, faz a arbitragem e a vencedora faz a mesa. Este critério somente poderá ser modificado em caso de comum acordo entre as equipes.
·       Quando uma equipe vencedora ou perdedora tiver um jogo na seqüência, a arbitragem fica por conta da última equipe perdedora das partidas anteriores.
·       Na 2ª fase a arbitragem e mesa ficam por conta da equipe classificada em 1º lugar da chave na sua mesa.
·       A equipe que descumprir estas normas, estará desclassificada da etapa.
·       A partir da 3ª etapa a arbitragem será convocada pela Federação.

 

DAS PARTIDAS:

·         A equipe, Trio ou Quinteto, poderá disputar a partida com 1 (um) jogador a menos, sendo que quando o último atleta perder o seu ponto serão computados 2 (dois) pontos a cada giro na contagem. O atleta que estiver faltando só poderá entrar na partida no intervalo de game.
·         No início da partida serão disputados (2) dois pontos a fim de escolher saque e lado respectivamente. Estes pontos não serão computados na contagem.
·         Ao final de cada game as equipes trocarão de lado na mesa. O saque não muda de lado no decorrer da partida, ou seja, será alternado entre as equipes a cada vez que elas mudarem de lado.
·         O atleta que disputar os 2 (dois) pontos, saque e lado, deverá começar a partida.
·         As substituições dos jogadores, somente poderão ser feitas no início de cada game, no caso de TRIO. O jogador substituído poderá retornar na partida.
·         Ao final do game quanto ocorrer a troca de lado da mesa, e não tiver substituições nas equipes, o reinício do game deve ser imediato. Salvo se tiver alguma solicitação de tempo pelo capitão da equipe. No máximo 3 minutos – 1 tempo por equipe.
·         O atleta que vai entrar na partida tem direito ao aquecimento de 3 minutos, com um parceiro da mesma equipe.
·         Quando da mudança na ordem de entrada dos atletas nos intervalos de game, o juiz e o mesário devem ser comunicados.
·         Quando a comissão organizadora da etapa entender que uma equipe está facilitando a partida para outra, prejudicando uma terceira ou favorecendo o adversário, as equipes que estão disputando a mesma, serão desclassificadas da etapa.
·         Qualquer reclamação durante o jogo deverá ser feita por intermédio do respectivo capitão (duplas, trios e quintetos), sem o que não será considerada. A reclamação deverá ser feita ao juiz e não ao mesário.
·         Se a mesa cair sem que seja intencional, repete-se o ponto.
·         A equipe inscrita que não estiver presente no início de sua primeira partida na etapa, com 10 minutos de tolerância, perderá a partida por WO, sem ser prejudicada para as próximas partidas em sua chave, mas caso seja a segunda partida ou subseqüente de uma equipe e ela não se apresentar para o jogo 10 minutos após o término da partida anterior esta então será desclassificada da etapa. Os pontos para o WO serão considerados da seguinte forma: 3 (três) games a 0 (zero), e pontos nos jogos de trio exemplo:  trio que são partidas em no máximo 3 games:  66 a 0 (zero).
·         Em caso de empate com Vit. – Gam – Pto. Com outra equipe da mesma chave c/ WO, exclui-se o WO e a melhor vitória da outra equipe e compara-se os outros resultados.
·         A partida disputada em melhor de 3 games (no caso trio), será considerada vitória de 2 x 0 ou 2 x 1, e os pontos (66 X soma de pontos do adversário). Este critério é para posterior desempate na classificação.
·         As dúvidas ou indisciplina verificadas durante o jogo serão esclarecidas pelo juiz da partida. Caso uma equipe se sentir prejudicada, deverá fazer constar em súmula, para julgamento da comissão disciplinar e/ou organizadora imediatamente após o término da partida.
·         Durante a disputa dos jogos, os atletas deverão observar rigorosa disciplina, sendo proibido praticar atos que menosprezem o adversário, assim como também não poderão falar durante a disputa do ponto.
·         Todos os atletas deverão estar filiados a FGPP para poder participar do Campeonato Estadual.
·         O atleta que participar de uma etapa estará automaticamente ranqueado na FGPP.

DISCIPLINA: Responsável da Comissão de 2017:  Jocelito (Zico) de Canoas, Elias  de Três Coroas, Celso Ivo Rott de Estância Velha, Osvaldo Borges de São Leopoldo e Anderson Jacobini Vignochi de Sapucaia do Sul, Peixoto de Porto Alegre.
- CASOS DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR, DEVEM SER JULGADOS IMEDIATAMENTE AO TÉRMINO DA PARTIDA DAS EQUIPES ENVOLVIDAS, CONFORME RELATADO NA SÚMULA.

INFRAÇÕES SUJEITAS A PUNIÇÕES CONFORME AS PENALIZAÇÕES ABAIXO DESCRITAS.
·         Gestos ou palavras obscenas
·         Palavras obscenas:
·         Ofensas ao adversário: (palavras, atirar a bolinha ou raquete no adversário, Jogar a raquete no chão, de forma agressiva: A equipe perde 1 ponto.
·         Bater na mesa propositalmente de maneira  anti-desportiva, tanto para protesto ou vibração.
·         No caso de perda de ponto o próximo jogador perde a vez e é computado ponto ao adversário.
·         Aos atletas que estiverem jogando as partidas não será permitido beber bebidas alcoólicas ou fumar no decorrer da partida. PENALIZAÇÃO PARA A EQUIPE:
- Primeira – ADVERTÊNCIA
- Reincidência – Cartão Amarelo um atleta perde a vez, é computado um ponto ao adversário e o saque passa ao adversário.
- Nova Reincidência – Outro Cartão Amarelo.
- Mais uma indisciplina no jogo – Cartão vermelho e o atleta é expulso da partida e da etapa, a equipe adversária ganha 3 pontos, mas os outros dois atletas podem terminar o jogo.
- Abandono da etapa por equipe – A equipe é suspensa da próxima etapa.
- Abandono da partida por atleta (durante o game):
1.        O atleta será punido com uma etapa e eliminado da etapa que está sendo disputada.
2.        Se a equipe se retirar do jogo, a equipe recebe punição de uma etapa.
3.        Em caso de reincidência, a equipe será eliminada do campeonato.


2.      TEMPO ENTRE A COMEMORAÇÃO DO PONTO E NOVO SAQUE:
1.        Tempo de 15 segundos.
2.        Caso o atleta que tenha a posse do saque, não retorne a mesa no tempo estimado, entra no âmbito das punições, no caso de trios, que serão revertidos para o adversário, assim como o saque, permanecendo o mesmo atleta na mesa.
3.        Caso o atleta que deverá dar a resposta não vir para a mesa no tempo estimado, a equipe entra no âmbito das punições, no caso de trios, que serão revertidos para o adversário, permanecendo os mesmos atletas na mesa sem alterar a quem deve sacar.
4.        Este tempo somente poderá ser excedido com autorização prévia do juiz, quando for solicitado pelas equipes, caso contrário vale regra 2.
5.        Não será permitido que o jogo pare por mais de 1 minuto a contar do encerramento do ponto, salvo: por necessidades de um atleta ou por lesão, caso contrário vale regra 2.
  1. Para amarrar o cadarço do tênis, não poderá exceder a 30 segundos, caso contrário vale regra 2.


CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
POR ETAPA 1ª FASE:
·         Vitória
·         Games vencidos
·         Pontos feitos por partida. No trio a vitória é sempre 66 pontos (3 x 22) para o vitorioso.
·         Confronto direto





A PARTIR DA 2ª FASE POR ETAPA:
·         Conforme tabelas de acordo com a quantidade de equipes participantes na etapa.
·         Será sorteada a fórmula a ser usada na etapa (1ª DIVISÃO) no decorrer na 1ª fase, (quando começar o último jogo de todas as chaves). Caso a 2ª DIVISÃO tenha o mesmo nº de chaves da 1ª, será adotada a mesma fórmula na etapa.

GERAL:
·         Soma de pontos do campeonato
·         Etapas vencidas em caso de empate em pontos
  • Mais classificações em segundo lugar, e assim por diante em caso de empate em pontos e etapas vencidas.

SERÁ PERMITIDO AOS JOGADORES

·         Apoiarem-se com a mão na mesa durante a disputa do ponto.
·         Tocarem com a raquete na bola quando a mesma for fora da mesa.

O PONTO SERÁ CONSIDERADO PERDIDO QUANDO:
·         Durante o jogo a bola bater em qualquer obstáculo, como suporte da rede, antena, lâmpadas, etc.
·         A bolinha passar por fora da extensão da rede, mesmo que a bolinha atinja a altura da rede.
·         A bolinha picar na mesa do adversário e voltar sem que o mesmo a tenha tocado, este perde o ponto.
·         O jogador bater ou passar com a raquete sobre a rede ao bater ou atirar a bola.
·         O jogador deixar a bola bater na mão durante a disputa do ponto.
·         Sem autorização do juiz, o jogador segurar a bola.
·         Após a ordem de saque do juiz, passando-se 5 (cinco) segundos, o jogador não sacar imediatamente.
·         Por duas (2) vezes consecutivas (NA RESPOSTA) a bolinha for arremessada fora da área de saque, na área de resposta ou considerada forçada.
·         Quando o saque ou resposta tocarem  por 2 vezes consecutivas na rede.
·         O jogador SACAR na rede e não passar a bolinha para o outro lado ou fora da mesa.
·         Por duas (2) vezes consecutivas (NO SAQUE) a bolinha for arremessada fora do terço central da mesa, na área de saque ou considerado forçado.
·         O atleta que está na mesa ou os outros membros da equipe que estiverem jogando, falarem ou vibrarem durante a definição do ponto e a bolinha tocar na sua mesa perde o ponto, se cair fora da mesa ganha o ponto mesmo tendo vibrado ou falado.
·         O atleta deslocar a mesa intencionalmente por mais de 10cm (caso tenha sido demarcado tal espaço).
·         Se a bolinha pegar na lateral da mesa (casquinha).
·         O atleta ou equipe incorrerem em atos de indisciplina no decorrer da disputa.

LOCAIS PARA JOGOS (SEDES)
·         Os locais para jogos oficiais devem ter, no mínimo, o espaço de 11m X 4,5m, livres para a mesa e equipes. O piso não poderá ser polido ou encerado, sendo também obrigatória uma boa iluminação.

Antes do início do jogo, o juiz fará os capitães combinarem a fiel observância do presente regulamento.

Acompanha este regulamento a fórmula de disputa do campeonato no ano.