quarta-feira, 17 de abril de 2024

Páscoa, a verdadeira






A Toráh


 

Toráh - a árvore da vida

 

            A palavra Bíblia é de origem grega, possivelmente uma referência a Bíblia, uma histórica cidade portuária no atual Líbano que era amplamente conhecida nos tempos antigos pelo excelente papel que exportava para muitas partes do mundo, incluindo a Grécia.

            A Bíblia, então, é uma referência ao meio do próprio livro, uma forma estática originalmente concebida para funcionar como um registro do passado e não como um guia vivo para o presente.

            Toráh (תורה), a palavra hebraica para Bíblia, vem da palavra horaah (הוראה), com o sentido de instruir, implicando um sentido mais dinâmico de relevância contemporânea.

 

            Entendida como tal, a Toráh serve não apenas como um livro de história antiga, mas, mais importante ainda, como um manual de instruções para a vida.

            Alguns sábios ensinam que embora a Toráh tenha sido formalmente dada no Sinai, ela antecede esse evento revelador e até precede a criação do mundo:

            “O Santo, bendito seja Ele, olhou para a Toráh e usou-a como um modelo para criar o universo.”       Como tal, a Toráh fornece um modelo metafísico para a compreensão das propriedades e do propósito do mundo e da existência humana.

            Ao estudá-la, entramos em contato direto com os elementos fundamentais da própria criação.

            A Toráh não é, portanto, uma mera peça de literatura; em vez disso, é um guia e deve ser estudado adequadamente.

            Da mesma forma que uma pessoa não tentaria operar máquinas complexas sem primeiro consultar o manual do utilizador, a jornada da vida e da existência humana num mundo infinitamente complexo requer o seu próprio conjunto de instruções para uma experiência completa.

            Seguindo esta linha de pensamento, pode-se perguntar com razão:

            Se a Toráh é um manual de instruções para a vida, por que inclui tantas histórias e relatos da história? Por que não fornecer apenas uma lista de mandamentos, instruindo-nos sobre o que fazer e o que não fazer, o que comer e o que não comer, etc.?

            O que acontece é que estas histórias não são apenas contos de personagens ou eventos passados. Elas também são instrutivas.

            Na verdade, quando lidas adequadamente, oferecem insights profundos e uma sabedoria de vida comovente para iluminar nossos caminhos e nos ajudar a navegar em nossas vidas.

            Simplificando, as histórias de Adão, Eva, Noé, Abraão, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Moisés, etc., representam as histórias de nossas vidas.

            Eles foram incluídos especificamente por causa de sua ressonância universal e arquetípica e porque expressam e encapsulam de maneira tão poderosa a essência da experiência humana ao longo dos tempos.

            Consequentemente, a Toráh não se destina a ser estudada como um exercício acadêmico.

            Por mais informativo que seja o estudo crítico, ler apenas a Toráh dessa forma seria contornar a sua função principal, que é ser uma força transformadora e orientadora nas nossas vidas, e não apenas um fóssil da antiguidade.

            O pensamento convencional é que você pode analisar, compreender e até ensinar um determinado corpo de sabedoria sem ter que praticá-lo.

            Você pode, portanto, ser um acadêmico respeitado, considerado um especialista em uma determinada área, sem nunca ter sido realmente um profundo conhecedor prático das verdades contidas na Toráh.

            A Toráh é um guia, não um tratado puramente teórico destinado apenas ao estudo acadêmico.        Sua sabedoria primária não está em acumular ideias, mas em orientar o comportamento, a vida e a prática do dia-a-dia.

Dt 5:1 E chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis e guardá-los-eis, para os cumprir.

 

            Portanto, qualquer pessoa que não esteja envolvida no cumprimento das instruções da Toráh é considerada como também não tendo se envolvido em aprendê-las.

            Sem integrar a sabedoria da Toráh em sua vida e ações, sem, na verdade, levá-la para o lado pessoal, você pode ter aprendido alguma coisa, mas não aprendeu a Toráh.

            Os sábios comparam alguém cujo estudo da Toráh excede suas boas ações a uma árvore “cujos galhos são muitos, mas cujas raízes são poucas”.

            Essa árvore será, sem dúvida, arrancada pelo primeiro vento, tornando-a vulnerável e pouco provável que se sustente por tempo suficiente para dar frutos.

            A sabedoria da Toráh foi projetada para centrar a pessoa, tanto corpo como alma, dentro de um mundo confuso e muitas vezes contraditório de incerteza moral.

            Se tomada puramente como conhecimento e teoria, a Toráh não terá o efeito pretendido, que é ancorar-nos numa vida espiritual enquanto navegamos num mundo material.

            Afinal, não é o conhecimento em si que nos torna pessoas melhores, mas como e quando agimos e atualizamos esse conhecimento. Este é o segredo da Árvore da Vida.

 

                  A principal preocupação da Toráh não é como e quando o mundo foi criado, mas por que e com que propósito.

 

Jo 1:1 No princípio, era o Verbo (a Toráh), e o Verbo (a Toráh) estava com Deus, e o Verbo (a Toráh) era Deus.

Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus.

Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

 

Jo 1:14 E o Verbo (a Toráh) se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

 

                  O Verbo, a Toráh é o próprio Jesus. A árvore da vida.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Raizes 25


Shalom Aleichem!

Quando lemos o Salmo 1 percebemos claramente a separação entre as duas sementes, os dois povos.



Sl 1:1-4   LTT
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta no assento dos escarnecedores.  
2 Antes [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite.  
3 Pois [será] como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu devido tempo; as suas folhas não murcharão, e tudo quanto fizer prosperará.  
4 Não [são] assim os ímpios; mas [são] como a moinha1  que o vento leva para longe.  


Você vai ver esse padrão consistente por toda a bíblia, da separação dos justos e injustos, do que crê e do que não. Baseados nisso nós acabamos dividindo também a boa semente em duas categorias, por exemplo. O judeu que segue a “lei”, o Velho Testamento,  e tenta ser salvo por ela, e o cristão que é salvo pela graça do Novo Testamento. Não estamos falando dos ímpios, aqueles que não crêem. Estamos dividindo a árvore boa, a semente boa. A oliveira verdadeira não tem ramos naturais e ramos enxertados nela junto com ramos arrancados que estão no chão. Não estamos falando da árvore selvagem, do zambujeiro. Estamos falando da árvore que tem os ramos da oliveira brava enxertados, juntos com os ramos naturais. A árvore natural, que é composta de ramos reais que acreditam e ramos de oliveira selvagem que acreditam e são enxertados, e que todos tem sua nutrição e sustento do mesmo tronco, da mesma raiz. Então nós temos um reino dividido. Devemos ser um só para podermos enfrentar a semente da serpente. A teologia usada pelo diabo nos dividiu. Dividiu a boa semente em duas. Dividiu a oliveira verdadeira em duas. A árvore boa, com a boa semente em seu fruto, em judeus do Antigo Testamento que tinham um conjunto totalmente diferente de frutos produzidos, e cristãos do Novo Testamento também produzindo um outro tipo de fruto. Essa é a razão pela qual este reino não está de pé. Essa é a razão por que a “igreja” leva todo o mundo e todas as coisas imorais que o acompanham para o seu interior. Cantatas de natal, festas de ano novo, de branco é claro, ritmos criados para a sensualidade por exemplo, shows gospel, futebol santo, e por aí vai. Tanta imoralidade. Isso tudo acontece porque coisas foram tiradas da Torah e outras foram acrescentadas. Deus está trazendo todos juntos de volta como era no principio, agora no fim. Uma raiz, uma árvore, uma congregação, uma casa, uma só língua, um só Deus e único. Você só reconhece essas coisas através do principio da semente e das coisas que Deus nos ensina na Torah, que é Jesus e através da segunda testemunha. Conseguimos ver bem o contraste entre a oliveira verdadeira com seus ramos naturais e enxertados e o zambujeiro, a oliveira selvagem. Precisamos discernir a oliveira brava para não continuar dividindo a verdadeira.

Jr 23:28-29   LTT
28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a Minha palavra, fale a Minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. 
29 Porventura a Minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra? 

Mais uma vez temos esta revelação através de Jeremias, da diferença entre o que é a palha e o que é trigo. Não esquecendo que palha não é joio. Palha é o trigo que não produz fruto.

Ex 12:38   LTT
38 E subiu também com eles muita mistura de gente (`erev rav), e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. 

Na verdade essa frase, `erev rav só aparece uma vez em sua Bíblia. Levada de volta para o seu significado lá no início, temos que `erev  é a palavra hebraica para mistura. Sabemos Deus sempre odiou a mistura. A primeira vez que isso, essa mistura aconteceu foi no jardim em Éden, quando Adão e Eva, criados à imagem de Deus, tinham a Semente Dele neles. Comiam da árvore da vida. Eles eram
sustentados por comer da árvore da vida. Mais uma vez Deus está usando uma imagem agrícola, do campo, para exemplificar isso. Em uma plantação, se você misturar sementes de espécies diferentes, perderá as duas colheitas. Em tudo que Deus nos ensina ou ordena para que façamos, existe sempre uma razão espiritual e uma explicação natural. Deus sempre usa as coisas visíveis para que entendamos as invisíveis. Nosso Deus não é um Deus de rituais e cerimônias. Deus não nos diz para fazer isso ou aquilo simplesmente para nos ver fazendo. De fato, o que Deus está tentando ensinar com essas coisas, é que Ele não quer fazer jugo desigual, misturar os que crêem com os incrédulos. Não se casam os que crêem com os incrédulos. É instrução de Deus a ser seguida. Assim que o paradigma, o modelo de mistura, lá no campo, que significa mistura de crentes com descrentes e o caos que isso causa, já é visto no começo. Se você comer a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que traz dentro a semente da serpente, você mistura as sementes. Se você fizer isso, naquele dia você morrerá. Porque? Pelo fato de Deus odiar as misturas, Ele retira a Sua Semente, a Torah, a Sua Palavra,Yeshua, e você passa a reproduzir conforme a sua espécie, não mais a imagem de Deus, mais a sua própria imagem. Você vê isso em Gênesis capitulo quatro. Você passa a produzir fruto do conhecimento do bem e do mal. Pode até estar fazendo coisas boas, mas está gerando morte. Então para nos possibilitar voltarmos para Sua Casa, Deus nos capacita a ter Sua Semente outra vez pela graça através da fé. Não é necessário que se freqüente grandes seminários ou grandes encontros de avivamento, ou correntes disso ou daquilo para se entender esses princípios que Deus nos ensina tão simples assim. 
Então temos que a palavra `erev significa “mistura”, algumas vezes traduzida como “mercado”, “moscas” e “multidão”. E a palavra rav, a base da palavra rabi, significa “grande, muito”. 

Ex 12:38   LTT
38 E subiu também com eles muita mistura de gente (`erev rav), e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.

O contexto de Ex 12 é sobre a Páscoa, a verdadeira festa de Páscoa, que muitos não sabem ou não praticam, festa de Deus esta, trocada por chocolates, ovos e coelhos. A Páscoa bíblica acontece em 14 de abib ou nissan, o primeiro mês. Abib 14 cai sempre em um dia da semana diferente todos os anos. A idéia da Páscoa é que quem tivesse o sangue do cordeiro sobre sua porta deixaria o Egito.
Baseados no principio das duas sementes, o primogênito de Deus deixou o Egito. O primogênito do homem morreu no Egito. E o principio simples é esse: Quando Deus deu a eles as ordens, os mandamentos, eles ouviram e obedeceram. Colocaram o sangue em suas portas. Esses foram os primogênitos de Deus que deixaram o Egito em direção a terra prometida. O primogênito do homem no entanto, aqueles que não quiseram ouvir a Deus, pereceram no Egito. Primogênitos de Deus, vida eterna. Primogênitos do homem, morte. Isso é assim desde o inicio até o final. Não importa se eram nascidos em casa ou estrangeiros. Os que estavam juntos e participaram da Páscoa, deixaram o Egito. Um povo, uma congregação, uma Torah, filhos de Israel de agora em diante. Deus não faz nenhuma diferença. Mas no meio do povo estava `erev rav. Essa é a parábola do joio e do trigo, dos quatro solos que Jesus fala. 
Lembre-se que não importa onde Israel esteja, lá estará bem na sua face, o joio, o espinho. Israel recebeu a Torah no monte Sinai (espinhoso) e lá estava o joio, os espinhos tentando fazer Israel voltar ao Egito. Fazendo-os construir ídolos de ouro, o bezerro. A bezerra vermelha? `Erev rav está sempre misturado no meio dos filhos de Deus. 

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

sábado, 26 de maio de 2012

Chag Sameach Shavuot!

1Jo 2:3-6 LTT
3 E nisto sabemos que O havemos conhecido (ginosko): Caso preservemos e obedeçamos aos Seus mandamentos. 
4 Aquele que está dizendo: "Eu O tenho conhecido", e não está preservando e obedecendo aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está dentro dele.
5 Mas quem quer que preserve e obedeça à Sua Palavra (Escrita), verdadeiramente o amor de Deus tem sido aperfeiçoado nele (naquele homem). Nisto estamos conhecendo que estamos nEle (em Jesus).
6 Aquele que está dizendo nEle habitar, ele próprio também deve andar assim como Ele andou.

1Jo 5:1-5
1 Todo aquele que está crendo que Jesus é o Cristo tem sido gerado proveniente de dentro de Deus; e todo aquele que está amando Aquele Deus havendo-o gerado, também ama aquele outro crente tendo sido gerado proveniente de dentro dEle (de Deus).
2 Nisto estamos conhecendo (ginosko) que estamos amando os filhos de Deus: Sempre que estamos amando a Deus e em que preservemos e obedeçamos aos Seus mandamentos.
3 Porque este é a evidência do amor de Deus: Que preservemos e obedeçamos aos Seus mandamentos (Torah) e os Seus mandamentos (Torah) não são pesados;
4 Porque todo aquele tendo sido gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória, aquela havendo vencido o mundo: A nossa fé.
5 Quem é aquele que está vencendo o mundo, senão aquele que está crendo que Jesus é o Filho de Deus?

Ainda há tempo.
Shalom Aleichem!



Ed Sant Anna, ap

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Raizes 24


Shalom Aleichem!


Na última vez que estivemos juntos, falamos sobre os espinhos e sua relação com Esaú e a
idéia expressa na semente da serpente contra a outra semente, a semente da mulher. Essa semente se manifesta através de Esaú, amalequitas e Hicsos. Deus nos deu uma imagem desses espinhos no princípio e até o fim. Vimos alguns exemplos disso. Os três solos da parábola do semeador. Isso tudo é uma ramificação da expulsão de Adam do jardim em Éden. Quando vagamos pelo deserto, esses espinhos estarão sempre na nossa face.
Nós falamos sobre o livro de números, o livro de Josué, quando Israel saiu do Egito e foi para a terra de Canaã, e Deus lhes disse para expulsar os espinhos, os inimigos daquela terra, e eles não obedeceram. Então a profecia diz que eles se tornariam espinhos na nossa carne. Agora chegamos ao Novo Testamento. Você percebe que com o passar da narrativa do Novo Testamento, quando Paulo, que era um espinho, antes da sua conversão, pois ele perseguia os que criam em Yeshua, e Paulo reconhecia mais do que qualquer outro essa imagem do espinho na carne. Quando ele encontrou com o Senhor na estrada de Damasco, “era cego e agora via”. Agora ele começa a falar do Messias, seguir Yeshua. Ser um discípulo. Paulo guarda a Torah, os mandamentos de Deus e seus estatutos. Ele não está guardando os preceitos dos anciãos, escribas, fariseus. Não. Ele está seguindo a Torah. Essa é uma das razões pelas quais os espinhos estão com tanta raiva de Paulo. Ele estava violando as tradições dos “judeus”. Muitas vezes no livro de Atos, Paulo foi acusado de violar as leis e tradições de Moisés. Paulo sempre se defende dessas acusações dizendo nunca ter violado a Torah de Deus, de Moisés. Então os perseguidores de Paulo são os que não criam, os seus irmãos na própria carne. Esses espinhos o perseguem por ele guardar a Torah, seguir o Messias.

2Co 12:7   LTT
7 E, para que eu não me super exalte pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para que me esbofeteie, a fim de que eu não me super exalte.


Mateus 27:29   LTT
29 E, havendo-Lhe trançado uma coroa de espinheiros, eles a puseram sobre a cabeça dEle, e na Sua mão direita puseram um caniço; e, havendo-se ajoelhado diante dEle, escarneciam dEle, dizendo: "Regozija, Rei dos judeus."

Deus nos revelou desde o principio que são estes espinhos. Eles podem vir de várias formas. Sempre serão contra a semente da mulher. Alguns dos modelos que foram apresentados foram a liderança descrente judaica do tempo e Yeshua. Liderança essa que honrava ao Senhor com seus lábios e não com seu coração. Uma coisa por dentro e outra por fora. Túmulos enfeitados por fora e mortos por dentro. Você acha que isso acontece hoje também?
Mais uma vez, eu não acho que é algo a ser deixado de lado o fato de uma visão religiosa do que as duas sementes são. Em Gênesis 3:15. Digo que o sistema dominante religioso das religiões ocidentais entendem que Israel são os judeus e que os judeus são Israel. Isto não é verdade. Os judeus, yahudim, são uma das tribos de Israel. Os judeus pertencem a Israel, mas Israel não são os judeus. Israel são todas as 12 tribos. Por causa dessa falta de  entendimento, o mundo não está entendo muito bem que é a semente da serpente e nem quem é a semente da mulher.
Esse foi o pensamento de Hitler ao tentar destruir a semente através da matança dos que eram etnicamente, na carne, os judeus. Isso foi causado pela falta de conhecimento, de entendimento de quem são realmente as sementes de Deus, não nascidas da carne. Por não terem entendimento como a maioria hoje, se focaram na semente do homem e não na semente de Deus. A semente de um homem somente pode produzir outro homem.
A semente de Deus, a verdadeira semente é todo aquele que crê no Deus de Abrão, Isaque e Jacó, e que guarda os mandamentos, a Torah, independentemente de ser judeu, árabe ou brasileiro, no sangue, na carne.
Vamos falar agora sobre algumas outras palavras que são identificados com o deserto, e com as coisas preciosas que Deus tem planejado para nós no deserto, sabendo Deus que o destino do homem, começando com Adam e Eva, era tentar sobreviver no meio do deserto, espinhos, e lugares secos.

Êxodo 3:1   LTT
1 E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Horebe = chorev, deserto, ruína, assolado


Êxodo 16:1   LTT
1 E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim,(espinho) que está entre Elim (ramo) e Sinai (espinhoso), aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito

Veja a associação entre Sim=espinho, Sinai=espinhoso. Sinai é normalmente associado ao local onde a Torah foi dada.
Agora vejamos essa imagem.
Assim, tais palavras que são tradicionalmente associados com a Toráh é dada, Sinai, é um lugar espinhoso. Deus já sabia que Adam e Eva, porque eles se afastaram de Seus mandamentos, seriam exilados e que agora estariam lutando lá fora no deserto selvagem, contra os espinhos e abrolhos, que crescem diante deles. Mas Deus nos ama. Deus ama seu povo. Ele sabe que estávamos em trevas. Deus sabe que onde nós estamos, no deserto, no lugar selvagem, não é o lugar onde Ele gostaria que estivéssemos. Deus deseja nos ter de volta em Sua casa.  Deus sabe que, por definição, somos seres humanos feitos de carne e sangue que falhamos e somos pecadores, normalmente não guardamos os Seus mandamentos, então a Sua idéia de nos trazer de volta para a luz, não aconteceria por nós mesmos. Então o que Ele fez. Montou a sua tenda (graça) no meio de nós. Ele veio até onde nós estamos e sempre provê uma fonte de água viva no meio de lugares desertos. Esse é um padrão consistente em toda a bíblia do principio ate o fim. Não se esqueça que a palavra Graça significa “montar uma tenda”. Então, em outras palavras, o Deus está dizendo é que pela nossa incapacidade de chegar até Ele, o nosso Deus montou a Sua tenda, Sua casa, Sua habitação, entre nós, para que pudéssemos então entrar e habitar com Ele. Isto é verdadeiramente a Graça de Deus. Não importa onde estejamos, Deus sempre vai prover uma maneira de voltarmos para Ele. Diante disso, a Torah foi dada a nós no meio de um lugar espinhoso, referencia direta aos lugares desertos, selvagens, espinhos, no meio dos espinhos, esav, bem no meio disso tudo nosso Pai nos deu uma fonte de água viva, a Torah. A Torah foi dada bem no meio do Monte Sinai, um lugar no meio do deserto , espinhoso e selvagem. Lembre-se da imagem que sempre falamos. Da imagem da Torah, a agua viva que desce das nuvens no topo da montanha, sem contaminações, pura. E que ao descer a montanha, outros elementos são acrescentados. Lá embaixo, os homens ainda retiram coisas desse rio e colocam coisas nesse rio. Ao chegar perto do mar esse rio que era puro lá no topo da montanha, já está irreconhecível, poluído, não se pode mais beber dele. Quando Moisés desce da montanha, os homens já tinham outras coisas para tirar sua atenção do verdadeiro Deus. A atitude do mundo e da religiosidade é essa. Você está querendo nos levar de volta a maldição da lei. Agora vivemos na dispensação da graça. Podemos comemorar o dia das mães, dos pais, o natal, a páscoa dos coelhinhos e está tudo bem. As festas de Deus, como diz a Escritura, na verdade não são festas de Deus, mas sim dos judeus. O que Jesus diz para essas pessoas ? Afastai-voz de Mim. Não há liberdade sem a Torah, sem os mandamentos de Deus. Voltemos ao topo da montanha.

Ex 25:40   LTT
40 Atenta, pois, que os faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte

Deus diz:
“agora que tirei você do Egito, que a Minha Semente está em você e irá guiá-lo, quero que construa uma morada no meio do deserto, para que você possa habitar comigo. O modelo dessa casa Eu te dei no topo da montanha, no meio dos espinhos”.
E assim o fizeram. Trouxeram todos os seus materiais, ouro e os reuniu para fazer o tabernáculo.
A palavra traduzida como “modelo”, é a palavra “tabniyth” que tem a mesma raiz “banah” da palavra “filho” em hebraico. O tabernáculo deveria ser construído segundo o Filho, segundo o Messias, e já que sabemos que a Torah é o Messias e o Messias é a Torah, o tabernaculo deveria representar o Messias e seu corpo.
A religiosidade de plantão continua querendo fazer do Messias uma coisa e da Torah outra coisa. Pensamento greco-romano. Ou uma coisa ou outra. Quando o Messias é a Torah e a Torah é o Messias. As duas entre as maiores religiões do mundo estão vivendo esse padrão. Um aceita o Messias e rejeita a Torah, e a outra aceita a Torah e rejeita o Messias. E o que o Pai está desesperadamente tentando dizer é que não importa o que vem primeiro, os dois são importantes. Quando eu uso o meu tzitzit e sigo a Torah, as pessoas me dizem que tenho de escolher entre a Torah e Jesus. Dizem que não posso ter um ou o outro. Meu Deus.... A realidade é que a Torah se fez carne e habitou entre nós e que eu só entro no Reino sendo enxertado na Torah.

Mateus 3:12   LTT
12 De Quem a pá está em Sua mão, e completamente limpará a Sua eira , e recolherá o Seu trigo para dentro do celeiro, e completamente queimará a palha (motz) em fogo inextinguível." 

A palavra palha aqui (motz) não é a mesma palavra para joio. Aqui, a palha é o trigo que não produz fruto. Portanto se você é trigo e não joio e não está produzindo fruto, voce sera queimado junto com o joio na colheita final

Shalom Aleichem!
Ed Sant Anna, ap

http://amigrace.org/index.php?idest=48

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Raízes 23


Shalom Aleichem!

Vimos anteriormente os três tipos de solo da parábola do semeador e como eles estão relacionados com Caim, Ismael e Esaú. Mais uma vez, tenha em mente que Deus tem numerosas maneiras de revelar a Sua semente a todos. Não O coloque dentro de sua caixa de pensamento pequena grego-romana. 

Uma das coisas mais importantes que a parábola do semeador nos mostra é que todos tem a oportunidade de ver, ouvir e receber ou não a Sua semente. Não O limite na Sua forma de se revelar a nós desta maneira ou desta outra. Ele é Deus. Todos tem a oportunidade de conhecer Yeshua. Ele é o semeador. Por isso é dito que o Filho do homem é o que semeia a boa semente. Ele é quem sabe exatamente onde, como, quando e de que maneira vai plantar em nós a boa semente. Deus nos dá a responsabilidade de produzir frutos, mas Ele não está limitado a nós. Ele é o Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra. Portanto, quando você ouvir sobre como alguém que está só em uma ilha deserta, ou em uma tribo isolada, vai receber a Semente, pense que Ele é o semeador e não você. Ou você acha que Deus é tão limitado assim que depende de você e sua “igreja” “levantar recursos para missões” a fim de que alguém possa então tomar um avião ou um barco e ir ate lá pregar para tais pessoas “não alcançadas”. Que sem nos, Deus não tem como salvar essas pessoas. Por favor, caia na realidade. Leiamos Romanos.

Rm 1:20 LTT
20 Porque desde a criação do mundo que as coisas invisíveis dEle, tanto o Seu eterno poder como a Sua qualidade de Pessoa da Divindade, são claramente vistas, sendo entendidas através das coisas que estão criadas, para eles, os homens serem inescusáveis.

Desde a criação do mundo, Deus se revela para que ninguém tenha desculpa de não conhecer a Yeshua porque os missionários não foram lá pregar.
Deus põe Sua Semente nos quatro tipos de solo. Porque quatro? Norte, sul, leste e oeste.
Quatro evangelhos. Quatro representa a totalidade. O mundo inteiro. Então temos que os primeiros três tipos de solos são identificados nas vidas de Caim, Ismael e Esaú.
Vamos voltar um pouco para falarmos dos espinhos.

Nm 33:55   LTT
55 Mas se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, então os que deles deixardes ficar vos serão por espinhos (sek) nos vossos olhos, e por aguilhões (tzaniyn) nas vossas virilhas, e afligir-vos-ão (tzarar) na terra em que habitardes.

Bem, voltando ao contexto. Quando os filhos de Israel deixaram o Egito foram alertados para retirar de seu convívio os que descendem de Caim, Ismael e Esaú. Lembrando mais uma vez que não são os descendentes na carne, pois a semente de Abraão é espiritual. Se isso não acontecesse eles, os israelitas, teriam problemas sérios com esses habitantes. A parábola que Yeshua nos conta no Novo Testamento, já estava lá em números, desde o principio. Essas coisas não começam com Yeshua, mas já estão lá desde o inicio. Sempre houve espinhos entre as sementes, joio entre o trigo. Quando você for para a terra terá que lançar fora os espinhos de lá. Mais uma vez , lembrando que espinhos são revelados desde o principio. Quando os discípulos perguntam a Yeshua sobre arrancar o joio, Ele responde que não se deve fazer isso antes da colheita para não se colher trigo junto com joio. Deus e Yeshua sabem que o trigo, a maior parte dele iria rejeitar a Palavra, a Torah até estarmos perto do fim, da colheita. Então se for colhido antes do final o joio, que não produz fruto, o trigo que está no meio sem produzir fruto, também será colhido. Isso está acontecendo hoje pela rejeição da Torah, dos mandamentos de Deus, de Suas festas, do Shabath , pelas grandes denominações ditas cristãs evangélicas orientadas pela teologia evolucionista greco-romana.
Todos eles acham que Jesus morreu na cruz para nos deixar livres da Torah, que Ele mesmo escreveu. Não existe nada mais absurdamente errado. Mais ainda há tempo de se converter, ou seja, voltar para o Caminho, para Yeshua, para a Torah. Estamos nos tempos finais, próximos da colheita. Somente o Pai sabe onde estão os israelitas, o trigo,  e onde estão os edomitas, o joio. No céu não entrarão gentios, não se esqueça disso. Nestes dias finais o remanescente fiel está sendo levantado de forma surpreendente. Não que o remanescente nunca tenha existido. É que agora é o final. Nestes dias tudo que foi corrompido, escondido de nós, pervertido será restaurado. Ministério de Elias. O coração do Pai aos filhos e o coração dos filhos ao Pai. A linha que separa o joio do trigo vai ficar cada vez maior nestes dias. Quem está sujo vai se sujar mais e quem está limpo vai se limpar mais. 
Voltando em Nm 33:55 , Deus disse claramente para lançar fora os habitantes da terra, e como isso não foi feito veja agora o que diz Josué.

Js 23:13   LTT
13 Sabei certamente que o SENHOR vosso Deus não continuará a expulsar ​nenhuma destas nações de diante de vós, mas elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos; até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR vosso Deus. 

Então, mais uma vez Deus queria que eles fossem expulsos, mas como isso não foi feito, Deus diz que por causa disso Ele não o faria por nós. Por isso Yeshua diz para deixá-los no campo agora. E quando chegar no final eles vão ser reunidos e colocados na fogueira para queimarem e trigo vai ser guardado no celeiro. Imagens agrícolas mostrando o final dos tempos.

2Sm 23:6   LTT
6 Porém os filhos de Belial  serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tomados com a mão. 

Is 32:13   LTT
13 Sobre a terra do Meu povo virão espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade jubilosa. 

Mt 7:16   LTT
16 Vós os reconhecereis a partir dos seus frutos. Porventura os homens colhem um cacho de uvas proveniente de espinheiros, ou figos provenientes de abrolhos ?  

Hb 6:8   LTT
8 Mas aquela terra produzindo espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; da qual o fim é para a queima.

Vimos alguns exemplos de espinhos, cardos e sarças em toda parte, na bíblia.

Ez 28:24   LTT
24 E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que Eu Sou o Senhor DEUS.


Is 5:5-6   LTT
5 Agora, pois, vos declararei o que Eu hei de fazer à Minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
6 E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não chovam chuva sobre ela. 

Até a próxima.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Raízes 22


Shalom Aleichem!

Continuamos nosso estudo sobre Esaú e todas as dinâmicas sobre  como ele é o paradigma, o modelo da besta e do anti-cristo no final dos tempos. 
Então mais uma vez o que o nosso Pai faz muitas vezes, é mostrar que nada é feito de surpresa. As coisas não vem do nada, nas nuvens. Deus nos avisou, nos alertou e nos revelou ao longo de todas as gerações, sobre o que está acontecendo agora, e o que virá no final, desde o início.  
Como um pai natural faz com seus filhos, Deus nos avisa repetidamente para que entendamos. Mas a maioria de nós age como crianças. Continuamos resistindo a Seus ensinamentos. 

Bem, vamos ao livro de Salmos, mizmor em hebraico. A palavra para Salmos no plural é Tehilim. Mas cada salmo individualmente se chama Mizmor.

Sl 92:7-8   LTT
7 Quando o ímpio brotar como o capim, e quando florescerem todos os que praticam a iniqüidade, é que serão destruídos perpetuamente. 
8 Mas Tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre. 

Quando ele diz que o ímpio brota como o capim, está comparando, como em toda a bíblia, os seres humanos na sua forma natural com o capim. O capim vai murchar, mas a Palavra do Senhor  permanece para sempre.  
O Senhor está noz dizendo que, as Minhas Palavras, a Minha Torah, os Meus Mandamentos , os Meus Juízos duram para sempre, mas o homem não. A Minha Palavra, Minha Verdade é eterna. 
Esta palavra “ímpio” é comparado com a grama, a erva, o capim. Mais uma vez Esau é comparado a todos os que praticam a iniqüidade. Agora vamos até Mateus.

Mt 7:19-23   LTT
19 Toda a árvore que não está produzindo bom fruto é cortada fora e é lançada para dentro do fogo. 
20 Portanto, os reconhecereis a partir dos seus frutos. 
21 Nem todo aquele que está Me dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor!' entrará para o reino dos céus, mas aquele que está fazendo a vontade de Meu Pai, Aquele que está nos céus.
23 E então lhes direi abertamente: 'Nunca vos conheci; apartai-vos para longe de Mim, vós os que estais praticando o desprezo às leis (a Torah) 

Yeshua disse mais uma vez que “veio fazer a vontade de Seu Pai”.
No verso 23 Ele diz que “nunca conheceu” aqueles que não receberam a Semente de Deus. Aqueles que têm a semente do homem, vinda da árvore do conhecimento do bem e do mal. É uma semente que vai produzir o bem e/ou o mal. 
Se alguém faz alguma coisa boa não significa que está no reino dos céus.  Há muitas pessoas boas que fazem coisas boas lá fora. Muitos bem motivados. Mas Deus disse para ficar longe dessa árvore. Muitas pessoas com boas intenções, estão comendo da religião, da parte boa da árvore do conhecimento do bem e do mal. 
Assim como temos outras pessoas más comendo do lado mal da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas Deus disse que não queria ninguém comendo nada dessa árvore. Devemos comer da árvore da Vida. O paradigma, o modelo permanece consistente do início ao fim. 
Em grego a palavra para os que praticam a iniquidade é “anomia”. Nomos é a palavra grega traduzida da hebraica Torah, traduzida para o português como “lei”. Torah não significa lei. 
Algumas vezes é traduzida como ensino, instrução, mas na raiz Yarah, agriculturalmente falando, é a chuva que vem das nuvens para regar a superfície da terra, para que a árvore floresça e produza muitos frutos, e então o solo é abençoado. 
Esta é a razão pela qual várias vezes em Deuteronômio Deus diz que se você obedecer aos Meus Mandamentos Eu te abençoarei. Se você rejeitar a chuva, o que vai acontecer com a sua colheita? fA Torah não vai salvá-lo. 
A chuva só faz com que os frutos a floresçam. A chuva está associada com o fruto. Se o agricultor não ir lá fora e não plantar a semente, pode chover milhões de litros todos os dias e nada vai subir do chão. Alguém tem que plantar as sementes primeiro. Isto é para a salvação . É por isso que Ele, Yeshua é chamado de “a semente da mulher”. 
Ao contrário, se a semente for plantada,  e não for Yarah, a chuva não descer sobre o solo, essa semente não produzirá nada.
A idéia dos Mandamentos e da Torah é produzir fruto. Isso é algo que Esaú não vai fazer. Esse é o padrão de Caim, Ismael e Esaú. Este é o padrão para todo aquele que não ouvir a Deus, não receber a Sua Semente. 
Eles são comparados com os que praticam a iniqüidade. 
Yeshua diz: afastai-vos de Mim todos os que praticam a iniqüidade. 
Por que Ele diria isso ? Porque isso refere-se ao fruto. Sem a Torah. Sem a semente, semem, não há intimidade, relacionamento íntimo, conhecimento um do outro. Ninguém produz o fruto da arvore da Vida se não receber em si mesmo a Semente de Yeshua, a Torah. Sem o esperma dentro do óvulo uma criança não nasce. Essa mesma verdade é na agricultura e na biologia.
Temos agora alguns exemplos de Esaú e a idéia de espinhos, arbustos, joio, ervas do campo, capim, feno e palha.

1 Co 3:12   LTT
12 E, se alguém sobre este fundamento edifica em ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno (`esev), palha (qash),

Essas coisas, feno (`esev), palha (qash) vão ser queimadas primeiro.

Obadias 18   LTT
18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José será uma chama, e a casa de Esaú será palha (qash); e eles os da casa de Jacó e de José se acenderão contra eles os da casa de Esaú, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR falou isto

O que está sendo dito a nós aqui é que nos últimos dias as  casas de Israel e de José terão algo com a destruição da casa de Esaú. 
Assim, nos últimos dias, o corpo do Messias, de fato, irá combater um bom combate contra a casa do inimigo. E os últimos dias estão ai. Não vá atrás de prosperidade financeira, time de futebol, de religiosidade, porque o verdadeiro corpo do Messias, a verdadeira igreja, o remanescente fiel, vai estar intimamente ligado com esta batalha. 
Isso tem relação com o que Isaiah fala. Ele diz que aqueles, os quais são do Senhor,  serão chamados a reparar as brechas e restaurar os caminhos para morar. 
O Messias é a cabeça e nós somos o corpo, os que executam as ordens do cabeça. Não é a cabeça que faz o serviço. Ela dá as ordens e o corpo executa. 
Você não vê a cabeça batendo um prego ou arando a terra. A cabeça não monta casas. A mão segura o martelo e o arado. O corpo faz o trabalho que a cabeça ordena. Nós somos o corpo do Messias e Yeshua é o cabeça. 
Tenho uma notícia não muito boa para você que acha que campanhas, correntes e outras coisas assim vão te levar pro céu. 
A  parábola diz que no final do dia os ceifeiros vem recolher primeiro o joio para queimá-lo e depois recolhem o trigo. 

Ex 15:07   LTT
7 E com a grandeza da Tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra Ti; enviaste o Teu furor, que os consumiu como o restolho (qash)

Quando os inimigos de Israel os perseguem na saída do Egito, Deus vem e os destrói como palha, restolho que é uma representação do modelo de Esaú. 

Ml 4:1   LTT
1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha (qash); e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de modo que o dia não lhes deixará nem raiz nem ramo.

Note a associação com pessoas de palha, raiz e ramo. Sempre há essa relação direta do começo ao fim nas Escrituras e em toda a bíblia entre as coisas agrícolas e nós. 
É a maneira de Deus dizer: se você não quer entender o que vai acontecer com você no final dos tempos, basta olhar para fora da janela e ver o que está acontecendo no campo, porque estes são todos os exemplos que Eu uso para ensinar-lhe o que vai acontecer com os seres humanos, que são muito mais importante do que o trigo e joio. Seres humanos, nós são muito mais importantes. Uma das coisas que o Messias disse é que “como posso confiar a você coisas maiores se não posso confiar que você entenda as coisas menores. 
Yeshua tentou ensinar a Nicodemus através de coisas físicas o que acontece no espiritual. Os termos natural e espiritual demonstram as coisas visíveis e invisíveis.

2Co 4:18   LTT
18 Não atentando nós nas coisas que estão sendo vistas, mas naquelas não sendo vistas; porque as coisas que estão sendo vistas são temporais, mas aquelas não estando sendo vistas são eternas.

As coisas temporais que Deus está tentando nos mostrar. Ervas, árvores, fruto, animais. São coisas que logo desaparecem. Paulo diz que as coisas naturais vem primeiro e depois as espirituais. Então a natureza de quem nós somos, porque não pense você que somos carne e sangue, pois eu e você, neste momento, somos algo que não vemos e não temos como imaginar, somos mais importantes, e as coisas espirituais, invisíveis também o são, mais importantes do que as visíveis. 
Se entendermos como as coisas naturais, visíveis, funcionam, teremos uma idéia de como as coisas espirituais, invisíveis funcionam. Foi o que Yeshua disse a Nicodemus. Nicodemus, não se esqueça, era um mestre e não conhecia essas coisas. 
A razão de ele não entender essas coisas era porque ele pertencia a uma estrutura religiosa dos escribas, fariseus e saduceus que haviam acrescentado e tirado tantas coisas da Torah que não mais a reconheciam, mesmo quando ela, a Torah se tornou carne e apareceu na frente deles. 
A Torah aponta para o Messias. Revela-nos o Messias. As festas de Deus, os Seus mandamentos e estatutos, quando cumpridos nos fazem entender e reconhecer quem é o Messias. Se trocamos as festas de Deus por outras, como o natal, não veremos e reconheceremos mais o Messias. 

Jr 12:4   LTT
4 Até quando a terra chorará lamentando, e se secará a erva (`esev) de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto eles os de Judah dizem: Ele não verá o nosso fim

Note a relação de Esaú com a besta (animais) e aves, porque eles disseram que Ele não verá o nosso fim, de modo que há uma relação começando a ser desenvolvida entre a erva do campo e os pássaros. 

Jr 5:27   LTT
27 Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; 

Poucas coisas na Bíblia são boas sobre os pássaros, principalmente  aves da rapina, abutres e águias, que são aves imundas, segundo as Escrituras.

Ap 18:2   LTT
2 E ele clamou fortemente em grande voz, dizendo: "Caiu, caiu a Babilônia, a grande, e se tornou morada de demônios, e prisão de todo espírito imundo, e prisão de toda ave imunda e tendo sido odiada

Os pássaros são descritos nas Escrituras como devoradores, destruidores.

Mt 13:4   LTT
4 E, no seu semear, parte das sementes na verdade caiu ao lado do caminho, e vieram as aves, e completamente as devoraram;

Na parábola do semeador, o primeiro solo fala de aves imundas que estão relacionadas com a erva do campo, capim, as bestas do campo e demônios. 

Mt 13:5-6 LTT
5 E outra parte caiu sobre pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, por não ter profundidade de terra
6 Mas, havendo vindo o sol, ela foi queimada e foi secada, por não ter raiz ; 

Você se lembra antes, quando fomos para o modelo de Caim em Gn 4 , que diz que por causa do que Caim fez a terra não produziria nada para ele? Temos aqui agora o segundo solo onde a semente cai em pedregais, que não tem muita terra e não produz. 

Mt 13:7   LTT
7 E outra parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram; 

Veja a associação do terceiro solo com espinhos. Eles cresceram e sufocaram a semente. Sufocar tem algo a ver com cabeça, mais uma vez. 


Gn 3:18   LTT
18 Também te produzirá espinhos (qotz) e cardos; e comerás a erva (`esev) do campo. 

Adam é expulso, ou exilado do jardim. Esse é sempre o castigo para Israel, o exílio. Todos viemos de Adam. 
A erva do campo em Gn 1 e 2, antes da queda, foi dada a Adam e Havah como alimento. Depois da queda, corrupção foi adicionada e a partir de Gn 3 a palavra erva (`esev) vai ser descrita como uma coisa muito negativa, referindo-se  infrutibilidade do um campo. Isso não é mais alimento para o homem. Oposto mais uma vez ao solo que produz trigo, milho . 

Agora o que você acha sobre o espinho na carne que Paulo menciona ?

Até a próxima.

Shalom Aleichem!

Ed Sant Anna, ap