Deixe a barriga para o Papai Noel



O período das festas de final de ano é uma época de total desrespeito com o próprio corpo. Não que as pessoas sairão de casa para se flagelarem ou se brutalizarem em nome do espírito natalino. Na verdade, com os incontáveis encontros para entregar os famosos amigos ocultos, confraternizações do trabalho, da faculdade, da turma do futebol, assim como a ceia de Natal, se tem um descontrole total sobre a alimentação. E como vivemos em uma era que a obesidade se tornou um dos principais problemas de saúde pública, nas festas de final de ano os riscos de desencadearmos males adormecidos são mais altos.

Excessos

Isso porque nessa época há um consumo excessivo de álcool, carnes e frutas secas ricas em gordura, que são um verdadeiro veneno para quem está acima do peso e também para quem é magro, mas padece de alguma disfunção sanguínea, como níveis irregulares de colesterol, triglicérides, glicose, dentre outros, que podem potencializar o surgimento de diversos males, principalmente cardiovasculares. E como vivemos em um país com 40% da população com excesso de peso e mais de 10 milhões de obesos, banquetes descontrolados podem transformar o Natal em um grande transtorno.

Precauções

Então, tanto para os magrinhos, como para os gordinhos, a dica é não abusar de guloseimas, bebidas, gorduras durante as festas. Se não tiver nenhum tipo de restrição alimentar, não há problemas em experimentar as delícias natalinas, mas que seja de maneira moderada. Mesmo que os danos não sejam imediatos, todos esses abusos podem acelerar o surgimento de doenças, que na grande maioria das vezes são silenciosas. Manter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida mais prazerosa. Além dos preocupantes males cardíacos, pessoas obesas tendem a desenvolver problemas de locomoção, já que a região óssea dos membros inferiores, assim como as cartilagens, não suportam o excesso de carga. Quem também sofre com o barrigão é a coluna, que também pode ser vitimada com diversas doenças. Consulte seu nutricionista para que ele te ajude na elaboração de uma dieta balanceada. E caso o amigo seja vítima de alguma doença alimentar, não deixe de visitar um nutrólogo. E não custa lembrar: só Papai Noel fica bem gordinho!


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Os riscos da anorexia nervosa


Apesar de a obesidade ser apontada como um dos grandes males do século XXI, a anorexia nervosa é uma doença que tem registrado aumento de casos e que tem consequências devastadoras. Desencadeada por fatores emocionais, sociais e fisiológicos, a anorexia é uma doença que atinge principalmente jovens com idade entre 14 e 25 anos que praticamente elimina o apetite. Nessa idade, em que o indivíduo passa por uma série de transformações físicas e psicológicas, a anorexia pode surgir motivada por uma negação do paciente com seu próprio corpo, em que se julga gordo demais.

Garotas jovens

Daí, o indivíduo inicia um processo de restrição alimentar, que acaba desenvolvendo uma série de complicações, como desnutrição e o surgimento de distúrbios irreversíveis devido à carência de nutrientes, como anemia e osteoporose. No entanto, o número de óbitos é alto entre às vítimas da anorexia, já que em muitos casos há uma demora em se iniciar o tratamento. Estima-se que cerca de 90% dos casos envolvem mulheres no período de transição entre a adolescência e a fase adulta. Em 2007, a morte de quatro jovens em São Paulo reacendeu a discussão sobre os riscos da anorexia nervosa. Em um dos casos, uma jovem que morreu pesando apenas 36 quilos postava constantemente fotos suas em redes sociais para tentar convencer seus amigos de que estava gorda. Recentemente o assunto voltou à tona após surgir rumores que a atriz Mariana Rios estaria com anorexia.


Tratamento

Apesar das dificuldades a anorexia pode ser tratada, mas é preciso um empenho da família e do paciente. Geralmente, é um tratamento multidisciplinar em que é exige acompanhamento médico nutrólogo e psicológico, que irão determinar o grau de danos causados ao organismo, devido à falta de nutrientes, assim como o tratamento para estimular o paciente a voltar a se alimentar e aceitar seu corpo. Além disso, é muito importante o acompanhamento de um nutricionista que irá definir qual é a melhor dieta para cada fase do tratamento.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Os riscos da obesidade infantil


O Ministério da Saúde acabou de publicar um balanço alarmante, que mapeia o nível de obesidade entre crianças e jovens. De acordo com a pesquisa, 30% das crianças em idade escolar estão acima do peso é um dos principais vilões é a agitação da vida moderna que impede que os pais tenham maior controle sobre que seus filhos estão ingerindo. Mesmo assim, a falta de tempo e contato com os pimpolhos não são desculpas para descuidar do cardápio.

A obesidade infantil pode desencadear várias doenças que podem comprometer a vida adulta da criança, como diabetes, males cardiovasculares, complicações ósseas, dentre outros. E e seu controle não é uma tarefa impossível. Antes de mais nada é preciso levar a criança a um nutricionista, que irá desenvolver o cardápio ideal para aquela criança em específico. Além disso, estimular os pequenos a praticarem esportes é fundamental para que tenham um desenvolvimento saudável.

No entanto, muitas vezes a obesidade da criança não está vinculada somente a uma alimentação desequilibrada. Há casos em que doenças congênitas, ou predisposições genéticas, contribuem para disfunções metabólicas que podem desencadear um ganho de peso excessivo nas crianças. Nesse caso é necessário uma visita a um nutrólogo, que é o profissional especializado em doenças vinculadas à alimentação. Há também situações em que uma alimentação inadequada pode desenvolver doenças, devido ao excesso de ingestão de determinadas substâncias, ou mesmo pela falta delas. O nutrólogo irá diagnosticar qual é a doença e estipular o melhor tratamento.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Evite o uso do sal

O excesso de sal causa vários problemas para a saúde do ser humano. O mais conhecido e perigoso é a hipertensão e todas as consequências trazidas por ela. Por conta disso, evitar o consumo de sal é extremamente necessário.


Evitar consumir sal não é só deixar de temperar os alimentos com ele, mas também prestar atenção no tipo de alimento que você está consumindo. Sopa e macarrão instantâneo, por exemplo, possuem grandes quantidades de sódio em suas composições.

Algumas marcas chegam a ter sete vezes mais sódio em sua composição do que outras. Então, preste muita atenção no rótulo dos produtos antes de comprá-los. A boa notícia é que os fabricantes de produtos que possuem excesso de sal em sua composição têm até 2014 para diminuir a quantidade deste tempero.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Comer nozes pode aumentar fertilidade masculina


Estudo feito por pesquisadores da University of Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que ingerir 75 gramas de nozes por dia pode aumentar de forma significativa a fertilidade masculina. O nutriente aumenta a vitalidade e mobilidade dos espermatozoides.

A infertilidade masculina é um problema que vem sendo cada vez mais comum com o passar dos anos. Diversas causas são notadas, como a poluição, o estilo de vida sedentário e a alimentação. Por conta disso, pesquisadores decidiram fazer várias pesquisas na área com o intuito de descobrir um possível fertilizante para os homens.

A pesquisa incluiu experiência com 117 homens, de 21 a 35 anos de idade, durante um período de 12 semanas. Os que tinham alimentação baseada na cultura ocidental foram divididos. Metade deles comeram 75 gramas de nozes e a outra metade não. A melhora significativa na produção de espermatozoides foi vista somente nos que comeram as nozes.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Alimentação saudável é bom para cicatrizar machucados e feridas


Todos sabem que uma alimentação balanceada, saudável é importante para a saúde e bem-estar. Os nutrientes que são essenciais a uma boa vida sempre devem ser consumidos.  Para isso, uma boa dieta deve ser feita e seguida de maneira correta.

A alimentação saudável também traz outros benefícios. A cicatrização de pequenos ferimentos e até grandes fraturas é um deles. Além de usar a medicação correta e ter o acompanhamento médico, nutrientes podem ajudar nessa recuperação.

Alimentos que possuem ômega 3, vitamina C, zinco e proteínas auxiliam na formação de colágeno, que recupera o tecido da pele. Acerola, caju, goiaba, mexerica, kiwi, laranja, feijão, lentilha, ervilha, nozes, amêndoas, castanha de caju, salmão, sardinha são alguns alimentos que auxiliam na cicatrização de ferimentos.

Mas não se esqueça. Esses alimentos devem ser consumidos em conjunto com os medicamentos receitados pelo médico.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Conheça nutrientes que combatem o cansaço


A vida atual é bastante corrida e cansativa. A estressante rotina que se leva hoje em dia faz com que muitos busquem soluções para evitar o excesso de fadiga. Por conta disso, listamos alimentos que auxiliam você a manter corpo e mente tranquila, mesmo se o seu dia não foi dos melhores.

A alimentação contribui bastante para que você tenha pique e aguentar o cotidiano. Quando você tem uma dieta rica em gorduras saturadas, carne vermelha e frituras, a tendência é que seu corpo não suporte as tensões do dia e a sensação de cansaço é muito grande.

Já se você tiver uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, a disposição para enfrentar o dia é muito maior.

Banana, mexerica, pera, brócolis, sucos verdes, limão e couve são bons alimentos que auxiliam você a ter o animo renovado todos os dias e não ficar tão exausto durante o dia.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Saiba como diminuir o colesterol


Amanhã é o dia mundial de combate ao colesterol. Por conta disso, o blog vai te dar dicas de alimentos que são bons para evitar esse mal.

Uma dieta rica em fibras ajuda na redução do mau colesterol e, com isso, evita infartos e outros problemas do coração. Pão integral é um bom alimento para eliminar o LDL logo no café da manhã.

Trocar o leite integral pelo desnatado e o óleo de soja pelo azeite também é uma boa dica. Você evita o mau colesterol e ainda ativa nutrientes antioxidantes no seu organismo.

Aveia, castanhas, queijo branco, peixe, lombo, suco de uva, chá-mate são outros alimentos super poderosos na luta contra o colesterol.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

Alimentos afrodisíacos para apimentar a relação


Hoje é dia do orgasmo e em homenagem ao extremo do prazer sexual, o blog traz para você dicas de alimentos que podem apimentar a relação. São nutrientes que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos e favorecem a irrigação de várias partes do corpo humano, inclusive as zonas erógenas.

Além disso, esses alimentos também aumentam a produção de hormônios e aguçam os sentidos para uma maior estimulação da libido. Eles não fazem milagres, mas são uma boa ideia para quem quer curtir ainda mais o momento a dois.

O gengibre, por exemplo, ativa o sistema circulatório e age no olfato, aumentando o apetite sexual. Já o mamão é contém estrogênio e é ótimo para o desejo sexual feminino.

A pimenta causa sensações no corpo parecidas com a da excitação sexual e do próprio ato. O alho traz efeito semelhante e aumenta a libido da mulher.

Para o homem, o mel é uma boa pedida. Ele aumenta a produção de testosterona. O chocolate libera a serotonina, hormônio do prazer. O manjericão também é ótimo para os rapazes. Ele estimula os instintos masculinos.

O morango, baunilha e canela funcionam como o gengibre. Atuam no olfato e em demais sentidos do corpo humano, aumentando o desejo sexual.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo

5 sucos saudáveis ao seu corpo


Além de serem muito gostosos, os sucos também são nutritivos e auxiliam em diversas áreas do seu organismo. Eles são uma excelente opção para manter seu corpo hidratado também. Mas somente os naturais e os de polpa que dão os nutrientes necessários para uma alimentação saudável e gostosa.

Sozinhos eles não são sinônimos de alimentação saudável. Devem vir juntos de uma dieta balanceada e colorida. Porém, eles são essenciais em qualquer dieta que for fazer.

1 – Suco de romã – O romã abaixa o nível do colesterol ruim, é antioxidante e ainda pode prevenir o câncer de próstata e matar de forma potencial células cancerígenas.

2 – Suco de açaí – O açaí normalmente é consumida na forma creme e não suco. Mas na forma de suco, a fruta se torna mais saudável e nutritiva. Ela não perde os nutrientes antioxidantes e vitaminas. Ela também previne o desenvolvimento de células cancerígenas.

3 – Suco de uva roxa – O famoso bem para a saúde que tomar uma taça de vinho tinto faz, também pode ser aplicado a este suco. Controlam o colesterol, protegem o coração e todo o sistema circulatório.

4 – Suco de abacaxi – É um dos mais refrescantes, ainda mais depois de combinado com uma folha de hortelã. É ótimo hidratante, ajuda no funcionamento do intestino e tem ação anti-inflamatória e anticoagulante. A fruta ainda protege os ossos da osteoporose.

5 – Suco de laranja – Famoso por ser rico em vitamina C, o suco de laranja também possui outras qualidades. Melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Previne formação de cálculos renais, previne gripes, resfriados e infecções.


Conheça o site do Dr. André Senna - Nutrólogo