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Somos uma Associação de Usuários de Transportes Coletivos Rodoviários, Ferroviários, Hidroviários, Metroviários e Aéreos do Estado de São Paulo.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MUDANÇA DA LOGOMARCA

Gostaria de comunicar a todos os Usuários, que em breve estaremos reformulando nosso site, onde vamos trazer muitas novidades e uma interação maior entre nossa Associação e você.
No primeiro momento iremos mudar a denominação "ABAS" para "AUTESP", essa mudança trará vários benefícios e informações aos usuários de todo o Estado de SP. A mudança será gradativa, para que possamos estar dando oportunidade de todos os Usuários acompanharem e permanecerem junto a nossa Associação, que continua com seu trabalho em Defesa dos Usuários de Transportes Coletivos de todos os Modais do Estado de São Paulo.
Mudanças são importantes, e vamos mudar para melhor atende-los !!!!!

Fraternalmente.

Dr. Elton dos Anjos
Presidente AUTESP

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Usuários do transporte coletivo de Santos vão precisar separar mais um pouco do orçamento mensal para pagar a passagem

O Diário Oficial publicou nesta sexta-feira os decretos sobre o aumento da tarifa. A medida começa a valer à zero hora do próximo domingo. As passagens dos ônibus convencionais passarão de R$ 2,65 para R$ 2,90. As viagens nos veículos seletivos passam de R$ 3,20 para R$ 3,50.

Motivos
De acordo com a Administração Municipal, o aumento do preço das passagens se deve ao aumento dos gastos com a folha de pagamento e benefícios dos funcionários das permissionárias, além da elevação de outros insumos que compõem o custo do transporte coletivo, como depreciação da frota e combustível.

Outro fator considerado para tornar necessária a readequação das tarifas, também segundo a Prefeitura, foi a renovação das frotas.

No transporte convencional, operado pela Viação Piracicabana, 140 novos veículos foram incorporados ao sistema, em substituição aos carros mais antigos, o que corresponde a 46% do total de 305 ônibus.

Até o início de fevereiro, segundo a Prefeitura, todos os ônibus terão recursos de acessibilidade para deficientes, antecipando a meta estipulada em lei federal, que obriga os municípios a adaptarem os veículos convencionais até o final de 2014.

Nas linhas seletivas, entraram em operação no início do ano 10 veículos novos e dotados de elevadores próprios para o embarque e desembarque de cadeirantes.

Estudantes
Os estudantes contarão com desconto de 50% no valor da passagem no sistema convencional. No Cartão Transporte (CT), continuará sendo descontado o valor de R$ 2,65 para os créditos efetuados até sábado. Quem possuir cartões múltiplos adquiridos até este dia também poderá utilizá-los até que se esgotem os créditos.

No transporte seletivo, pessoas com mais de 65 anos, cadastradas na CET, continuam com o desconto de 50% sobre a tarifa normal. Os passes são vendidos exclusivamente no Serviço de Atendimento ao Cidadão da CET, na Av. Rangel Pestana, 126, Vila Mathias, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

Cálculo
O cálculo da tarifa é feito por meio de uma planilha de custos, de acordo com metodologia do Geipot, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.

O valor obtido é influenciado diretamente pelas características de cada sistema de transporte, tais como idade média da frota, tipo de veículo, folha de pagamento dos empregados, número de gratuidades, quantidade de passageiros transportados e quilometragem percorrida.


Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=132494&idDepartamento=5&idCategoria=0



COMENTÁRIO DA ABAS - ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTES COLETIVOS RODOVIÁRIOS, FERROVIÁRIOS, HIDROVIÁRIOS, METROVIÁRIOS E AÉREOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.


Para justificar e obter o reajuste a empresa concessionária tem por obrigação apresentar uma planilha de custos e ai que se instala o problema, pois nossa Entidade entende haver possível superfaturamento das despesas e por isso, assim como já fizemos em outras oportunidades, encaminhamos ao Senhor Prefeito Papa e ao Presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Santos/SP, a cópia de tal planilha, mas sequer nos enviaram resposta. O que demonstra o total descaso dos órgãos públicos com os cidadãos da baixada santista.


Nos causa muitas dúvidas quanto a essas planilhas que sempre estão nas justificativas do aumento de passagem, e PORQUE não é fornecida a uma Entidade que cuida dos interesses dos usuários?


Só temos a operadora "Viação Piracicabana", que também não atende aos ofícios a ela encaminhados, pois nos mostra uma falta de interesse para explicações devidas aos seus usuários.


Isso precisa ser mudado! Estamos e estaremos trabalhando para que essas planilhas venham a público e possamos com isso, verificar a real alteração do aumento da passagem. Uma prática usual tanto da prefeitura como da empresa "Viação Piracicabana" é que todos os usuários reclamam e eles se silenciam até que a tempestade passe, para daqui algum tempo novamente venham realizar novos aumentos.


Esta na hora da população caminhar com a ABAS para que possamos fortalecer os interesses e direitos de todos os usuários de transporte público coletivo do Estado de São Paulo e assim acabar com essa verdadeira “festa” de aumento de tarifa, bem como para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Viação Piracicabana.



Dr. Elton dos Anjos
Presidente - ABAS

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POLÍTICA DE MOBILIDADE PREVÊ INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS E MELHORIA DO ACESSO ÀS CIDADES



Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (4) as diretrizes que instituem a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A Lei 12.587 integra a política de desenvolvimento urbano prevista na Constituição e objetiva a integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade das pessoas e cargas aos municípios. O texto entra em vigor no prazo de cem dias.

Segundo o governo, a intenção é contribuir com o acesso universal à cidade e com o planejamento e a gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana – conjunto organizado dos modos de transporte, serviços e infraestruturas que garantem o deslocamento dos cidadãos e a movimentação de cargas no território de abrangência dos municípios.

A Política está fundamentada em princípios como acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável das cidades, igualdade de acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo, eficácia na prestação dos serviços de transporte urbano, segurança nos deslocamentos e racionalidade no uso do espaço público de circulação.

Outro ponto relevante é a autorização para que estados, municípios e a União apliquem tributos a alguns serviços de transporte urbano com o objetivo de desestimular o seu uso e incentivar, por meio de financiamento com estes recursos, a utilização do transporte público coletivo ou não motorizado.

De acordo com o texto, os entes federativos poderão restringir e controlar o acesso e a circulação – permanente ou temporária – de veículos motorizados em locais e horários predefinidos. Eles também têm o direito de estipular níveis de emissão de poluentes para locais e horários determinados, apenas nos espaços sob o seu controle.

União, estados e municípios poderão dedicar espaços exclusivos nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados, além de controlar o uso e a operação da infraestrutura destinada à circulação do transporte de cargas. Poderão firmar, ainda, convênios para o combate ao transporte ilegal de passageiros e para o transporte coletivo urbano internacional nas cidades localizadas na fronteira de países vizinhos ao Brasil.

Direitos
A lei também trata dos direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana. Entre eles, por exemplo, a garantia de participar do planejamento, fiscalização e avaliação da política local de mobilidade urbana e ser informado, de forma gratuita e acessível, sobre os itinerários, horários, tarifas e modos de interação com os outros modais de transporte.


Fonte: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8001

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Metrô espera transportar quase 6 milhões de passageiros por dia em 2016




Se concluídas nos prazos previstos, as obras de expansão das linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e de construção da linha 17-Ouro farão com que o Metrô de São Paulo transporte, por dia, quase 6 milhões de passageiros em 2016. Hoje, esse número é de aproximadamente 4 milhões.

Já em funcionamento entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a linha 2-Verde deve ganhar 17 novas estações pelo sistema de monotrilho até 2016, entre elas Oratório, Sapopemba, São Mateus, Jacu-Pêssego e Cidade Tiradentes. A demanda prevista pelo Metrô para o novo trecho é de 550 mil usuários por dia. O investimento estimado é de R$ 4,9 bilhões.

Na linha 4-Amarela, já em funcionamento entre Luz e Butantã, as novas estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão até Vila Sônia, devem gerar um aumento de 220 mil usuários por dia.

As 11 novas estações da linha 5-Lilás deverão contribuir com mais 644 mil usuários por dia no sistema. Ligando a estação do Largo 13 à Chácara Klabin (na linha 2-Verde), passará por Adolfo Pinheiro, Campo Belo, Moema e Santa Cruz (esta última integrada à linha 1-Azul). O investimento previsto é de cerca de R$ 6,9 bilhões.

Já a linha 17-Ouro, com 18 estações pelo sistema de monotrilho entre Jabaquara e o estádio do Morumbi, deve contribuir com mais 252 mil usuários por dia. Com investimentos previstos em R$ 3,2 bilhões, a nova linha fará integração com a 5-Lilás na estação Água Espraiada e passará pelo aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

Em setembro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que, até o final do seu governo (2014), terá entregue 30 km de novas linhas de metrô e deixará outros 95 km em construção. O diretor-presidente da empresa, Sergio Avelleda, afirma que o Metrô terá investimentos de R$ 30 bilhões nos próximos


Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/metro-espera-transportar-quase-6-milhoes-de-pessoas-por-dia-em-2016-20121017.html

Oito mulheres sofrem assédio por mês nos Metrôs e CPTM




Os casos de abuso sexual contra mulheres no metrô e na CPTM estão aumentando. A cada mês, oito mulheres registram queixa de assédio nos trens de São Paulo, segundo a Delpom (Delegacia do Metropolitano), responsável pelas ocorrências nos trens. Em 2010, eram registrados, em média, seis casos por mês.

Balanço da Polícia Civil aponta que, entre janeiro e setembro, 76 mulheres sofreram algum tipo de assédio sexual dentro dos vagões e estações - 53 no metrô e 23 na CPTM. No mesmo período, foram registrados também 2.360 furtos.

E o número de casos de assédio pode ser ainda maiores porque, envergonhadas, muitas vítimas não registram queixa.

Segundo o delegado da Delpom Valdir Rosa, é difícil combater essas ações. “Os seguranças não são capazes de coibir esse tipo de ataque. Os homens aproveitam a lotação para assediar as mulheres”, afirma.

O caso mais recente aconteceu no dia 14, quando uma estudante de 21 anos foi atacada sexualmente. Acusado, o advogado Walter Dias Junior, de 46 anos, chegou a ser preso e perdeu o cargo de corregedor da administração da Casa Civil.

Todos os dias, 6,7 milhões de pessoas circulam pelos trens. O Metrô afirma monitorar em tempo real todas as estações com 1.986 câmeras. Na CPTM, são 1.579 equipamentos.

Segundo o Metrô, a média de ocorrências é de 0,9 para cada milhão de passageiros, dentro dos padrões internacionais.


Fonte: http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000464875

Começa em novembro a compra de trens para o VLT




No final de novembro o Governo do Estado anuncia a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. Ao mesmo tempo, será aberta licitação para a compra de 20 trens que serão utilizados no percurso.

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quarta-feira, em Santos, onde ele participou da abertura do 12º Congresso das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que prossegue até amanhã. “O projeto está caminhando bem”, afirmou.

A entrega de propostas das empresas interessadas em produzir o projeto executivo do VLT ocorreu no dia 29 de setembro. Cinco consórcios estão participando do processo.

“Na primeira quinzena de novembro teremos a pré-qualificação técnica das interessadas”, informou Alckmin. Depois dessa fase, o Governo Estadual avaliará qual das empresas está capacitada e com o menor preço para realizar o trabalho.

“A licitação refere-se ao primeiro trecho do percurso, que vai de Santos a São Vicente”, comentou o governador. “A novidade é que vamos fazer simultaneamente a licitação para adquirir os trens”.

Na primeira abertura de licitação, em fevereiro último, nenhuma empresa se inscreveu.

Com cerca de 11 quilômetros de extensão, o VLT ligará a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, ao Valongo, em Santos. O veículo fará parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista.

A conclusão do projeto executivo está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Já as obras deverão ser iniciadas em julho de 2012.


Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=120820&idDepartamento=5&idCategoria=0

Equipe-Anjos