PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

AC/DC, Maiden, Queen: veja 20 vocalistas substitutos do rock

13 mar 2012 - 10h20
Compartilhar

Durante 20 anos, Freddie Mercury liderou o Queen em uma das carreiras mais bem-sucedidas da história da música. No entanto, com sua morte, em 1991, a lendária banda britânica tomou a decisão de encerrar suas atividades - algo que só viria a mudar em 2003, quando anunciou o projeto Queen + Paul Rodgers, responsável pela primeira turnê do grupo desde a perda de seu protagonista.

Ouça músicas grátis no Sonora

Se antes parecia que o mundo jamais veria no mesmo palco ex-integrantes do quarteto fazendo um show completo somente com seus maiores hits, o sucesso de anos atrás foi tanto que o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor já confirmaram até um novo nome para assumir o posto de cantor em uma turnê em 2012: Adam Lambert, conhecido por conquistar a segunda colocação na oitava temporada do reality show American Idol.

Tais substituições, no entanto, não deram de volta ao Queen o status alcançado nas décadas de 1970 e 1980. Afinal, trocas de cantores têm o costume de levar bandas a perder espaço em pouco tempo, dada a importância do vocalista original - ou do line up de maior sucesso, em alguns casos - tanto para o público quanto para a crítica. E exemplos não faltam: Iron Maiden, Judas Priest, INXS, e até as brasileiras Sepultura e Angra, sofreram para tentar trazer de volta as glórias que um dia viveram com substitutos, sempre em vão.

Mas o oposto também pode ocorrer. O AC/DC, por exemplo, perdeu seu vocalista Bon Scott em 1980, morto em virtude de seus com álcool. No mesmo ano, a banda australiana já anunciou seu substituto, o carismático Brian Johnson, que deu voz às canções de Back in Black, álbum de rock mais vendido da história. De lá para cá, o quinteto só cresceu, sendo hoje o principal nome do estilo. Com o Genesis, cujo baterista, Phil Collins, assumiu os microfones com a saída de Peter Gabriel, em 1974, o mesmo aconteceu - com o grupo sendo alçado à categoria dos tops do rock progressivo.

Baseado no assunto, o Terra preparou um especial com vinte vocalistas que tiveram a difícil tarefa de substituir nomes consolidados entre os fãs. Alguns, mesmo com muito talento, acabaram falhando, tendo muitas vezes que devolver o espaço a seus antecessores; por outro lado, outros mantiveram ou até elevaram o sucesso de seus respectivos grupos, entrando para o hall das lendas do rock.

Blaze Bailey, Brian Johnson e Paul Rodgers: eles aceitaram o desafio de ocupar o lugar de ídolos
Blaze Bailey, Brian Johnson e Paul Rodgers: eles aceitaram o desafio de ocupar o lugar de ídolos
Foto: Divulgação / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade