Fugas - hotéis

  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha
  • Rui Farinha

Ode ao amor à pedra

Por Carla B. Ribeiro ,

Nasceu para revelar a grandeza do mármore, mas também encerra uma declaração de amor de uma família à pedra nobre de Vila Viçosa. O Marmoris acaba de abrir portas dando ao Alentejo mais cinco estrelas.
Um mundo de mármore parece um universo de peso. É pelo menos a primeira ideia que nos invade perante a perspectiva de ir dormir a um hotel que se chama Marmoris e cujo material base de construção e ornamentação é precisamente a pedra que brota da terra da região de Vila Viçosa. Mas, claro, também sem esquecermos que este material nobre continua a ser símbolo de luxo pelo mundo fora.

O cinco estrelas acaba de abrir portas, como denuncia ainda toda a envolvente do hotel: para lá da calçada da rua, esculpida a mármore, em breve nascerá um jardim para amenizar a crueza da pedra. Mas, por enquanto, ainda se podem observar os trabalhos em curso e o estacionamento tende a ser irregular, ofuscando a luz que emana do próprio mármore. Ainda assim, o peso, que temíamos, convida mais que intimida.

A entrada até pode ser feita com alguma cerimónia, respeitando a polida e brilhante armadura medieval que nos recebe. Mas depressa a frieza petrificada que nos acolhe num curto túnel ganha o calor do Alentejo, com as paredes e cortinados em amarelo vivo a servirem de moldura à pedra que se prolonga por um extenso salão, onde a imponência do mármore polido que calcamos, numa esquadria perfeita a branco, negro e dourado, é suavizada não apenas pelos chás que são servidos mas pelas pessoas, conversas e risos que enchem a sala. Não são apenas hóspedes; muitos vila-viçosenses procuram o hotel ao fim da tarde ou após o jantar (ou mesmo para o repasto... mas já lá vamos). Alguns ainda movidos pela curiosidade, outros já pela certeza de encontrarem ali um espaço tranquilo e, apesar da sua dimensão, familiar.

O nascimento do Marmoris é, de facto, uma coisa de família. Trata-se de uma ode ao amor à pedra: os proprietários dedicam-se à extracção de mármore e é na rocha ainda em bruto que encontra a beleza. A prová-lo, o elevador, que, com duas paredes em vidro transparente, se encarrega de levar cada hóspede numa viagem por uma fotografia em grande escala de uma das pedreiras da família. Desde o fundo da pedreira, no piso -1, até à superfície, que se desenha nos últimos pisos.

É, enfim, apenas um aperitivo, já que a sensação de visitar uma pedreira de extracção de mármore é muito difícil de simular (e, por isso mesmo, o hotel, além de estar integrado na nova Rota Tons de Mármore, organiza expedições acompanhadas às pedreiras na região). "É uma maneira de tornar a estada mais do que uma dormida, uma experiência", conta-nos a sócia-gerente, Maria Ana Alves. O trato não é, por isso, desprezado. Desde a recepção até ao restaurante, espalha-se uma delicada e contida simpatia, reflexo também de quem gere o espaço. E há sempre alguém pronto a atender qualquer pedido. Aqui e ali, a pedra em bruto volta a ganhar peso, sobretudo no exterior. Como é o caso de uma parede fragmentada que cerca o terraço da piscina que, como nos explica Maria Ana Alves, serve também para "esconder" a necessária escada de emergência. Outras peças, mais pequenas, assumem o lugar de esculturas, revelando obras sem mão de artista. Como a imponente mesa em mármore branco que ocupa parte do restaurante e que serve, ao pequeno-almoço, como montra para o bufett. "Teve de entrar de grua", conta-nos, entusiasmado, um dos funcionários do restaurante. Entusiasmo foi, aliás, o que sentiram os proprietários da pedreira quando o gigantesco calhau foi cortado. Não teve logo destino definido, mas sabiam que aquele tesouro era para guardar. O bloco acabaria por ficar completo com um tampo em vidro, estando assente numa estrutura própria para aguentar as suas toneladas.

Nome
Alentejo Marmoris Hotel & Spa
Local
Vila Viçosa, Conceição, Largo Gago Coutinho
Telefone
268887010
Website
http://www.alentejomarmoris.com
--%>