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IX Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação
Os limites de sua área são os limites de sua linguagem?
sábado, 20 de abril de 2013
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Escolha dos Resumos
Prezados debatedores,
Após escolher o resumo, envie um e-mail
para elple2013@gmail.com, com o título Debatedor, incluindo, na
mensagem, seu nome completo e título do trabalho o qual deseja debater. A
comissão organizadora do evento lhe enviará o texto completo do trabalho
a fim de que possa realizar a leitura e elaborar 1 (uma) questão a ser direcionada
ao autor do trabalho após a sua exposição no evento pelo autor.
OBS:
Após
as escolhas dos resumos, incluiremos no blog os nomes dos autores.
1.
Algumas considerações resultantes de um estudo de Mestrado:
o
durante e o depois da pesquisa (ESCOLHIDO)
Resumo:
Em sua exposição no evento, a autora pretende relatar alguns dos resultados
obtidos com o desenvolvimento de sua pesquisa de Mestrado, intitulada “Os modos
de didatização de textos literários em manuais de língua portuguesa para o
ensino fundamental no período de 1976 a 1996”. Além de indicar alguns dados que
se sobressaíram diante da análise da seleção e apresentação dos textos
literários nos manuais didáticos, bem como das representações que se tinham (ou
se criaram) acerca da literatura e dos alunos destinatários desses manuais; a
autora busca apresentar algumas considerações referentes ao processo do “fazer
pesquisa”, elencando, enquanto aspectos que definiram sua trajetória de
mestranda, a angustiante tarefa de conhecer e se ‘auto-conhecer’ mediante as
atividades de (re)leituras e (re)escritas; e a progressiva conquista da
autonomia (ou autoria) diante do próprio objeto e objetivos de análise,
motivadores, por vezes, da reestruturação dos fundamentos teóricos e,
inclusive, da ‘denominação’ da pesquisa.
Palavras-chave:
manuais didáticos, textos literários, ensino fundamental, representação,
trajetória de pesquisa
2.
Inglês para Fins Específicos e Gêneros Textuais para o Curso Técnico em
Informática Integrado ao Ensino Médio. (ESCOLHIDO)
Resumo:
A
busca de conhecimento sobre abordagens para o ensino de Língua Inglesa motivou
este estudo. O objetivo é evidenciar algumas aproximações entre a abordagem
pedagógica para gêneros textuais e a abordagem de Inglês para Fins Específicos.
Os fundamentos que embasam este trabalho são o interacionismo sociodiscursivo,
Schneuwly; Dolz (2004). As considerações sobre o Inglês para Fins
Específicos terão como base Hutchinson e Waters (1987). Os resultados da
comparação apontam a possibilidade de desenvolvimento de material didático que
leve em consideração tendências das duas abordagens.
Palavras chave: Inglês Instrumental;
Gêneros Textuais.
3. Exame vestibular: efeitos de coerência e concepções de
linguagem no “manual do candidato” (ESCOLHIDO)
Resumo: Desde o início do século
XX, o vestibular constitui-se por um a função que com o passar do tempo
naturalizou-se e imbricou-se na sociedade e no ambiente escolar: é eleito como
um mecanismo que seleciona os mais aptos a ingressarem nas universidades. Tal papel
é legitimado por um conjunto de leis que não permite o ingresso no ensino
superior, pelo menos nas universidades estaduais paulistas, por outros
meios. Esse exame se confunde com uma
instituição que geralmente é encarregada de divulgar e aplicar as provas e com
uma universidade a qual o evento representa. Para a seleção de candidatos, um
dos dispositivos do vestibular é apresentar um material intitulado “manual do
candidato”, no qual há o estabelecimento das regras que compõem o exame e que
visam oficializar um conjunto de práticas que regulam os saberes e os
comportamentos exigidos para aqueles que querem ingressar no ensino superior.
Inseridos nos manuais, estão os programas das disciplinas, os quais informam
aos candidatos os conteúdos exigidos em relação a cada área de conhecimento.
Outra característica desse material é sua ampla circulação entre os alunos,
professores e toda uma sociedade que volta os olhos para esse exame. Diante
desse contexto, selecionamos como corpus
trinta e quatro programas de português e de redação disponibilizados anualmente
pela Fundação Universitária para o Vestibular, a FUVEST, no período de 1976 a
2012 para responder à seguinte questão: Como se constituem as relações
discursivas em que se encontra o programa de concurso de vestibular no que se
refere à Língua Portuguesa? Meu objetivo
é saber de que modo concepções distintas e mesmo conflitantes sobre a linguagem
e sobre a escrita compõem as provas de redação da FUVEST e de que modo se obtém
um efeito de coerência nos documentos que sustentam a proposição dessa prova. A
partir de uma análise preliminar do corpus,
constatei que as concepções do campo da linguagem mobilizadas nos programas de
português e de redação filiam-se a teorias que se rejeitam: de um lado, uma
perspectiva que considera a língua segundo uma concepção gramatical e
normativa; por outro, uma concepção que privilegia uma concepção de interação
verbal e, por isso, pressupõe os diferentes sentidos das palavras conforme os
contextos de uso da linguagem. Minha hipótese é que a concepção de escrita nas
provas de português e de redação do vestibular se constitui a partir da produção
de um efeito de coerência que possibilita a aproximação de concepções de
linguagem e de escrita teoricamente conflitantes. Como essas concepções não se
conciliam- uma prova disso são as listas hierarquizadas de termos gramaticais e
linguísticos apresentadas nos trinta e quatro programas, independentemente da
concepção de linguagem por eles descrita -
prevalece um viés teórico nos enunciados. Esse o pressuposto teórico irá
determinar o que é “língua”, “texto” e “escrita”, nos programas de português e
de redação. Para sustentar nossas pesquisasd, buscamos analisar e descrever o corpus por meio das regularidades
enunciativas e por isso nos respaldamos nos estudos de Foucault. Além disso,
temos a perspectiva da Análise do Discurso de procedência Francesa, mais
especificamente nos postulados de Maingueneau sobre interdiscurso, por meio
dessa instância, compreenderemos os enunciados dos programas com um espaço
discursivo em que há a interimcompreensão dos discursos postos em concorrência.
4. No campo da identidade: Língua
Portuguesa e Língua Materna em documentos Oficiais (ESCOLHIDO)
Resumo: Neste trabalho propõe-se a
análise de documentos oficiais brasileiros que dizem respeito à normatização do
ensino de Língua Portuguesa. A opção por estes materiais justifica-se pelo fato
de que, cada vez mais, eles são abordados em cursos de formação inicial e,
praticamente, são o centro das atenções em cursos de formação continuada. No
decorrer da análise, procura-se problematizar a relação Língua Portuguesa/
Língua Materna no âmbito de três instâncias interdiscursivas (oficial,
acadêmica e pedagógica), a fim de verificar de que modo se constitui o objeto
de ensino da disciplina escolar comumente denominada “Português”. Para tanto,
será feita uma breve descrição do contexto histórico-linguístico do período
colonial, com especial atenção para as reformas pombalinas da segunda metade do
século XVIII, dado que a partir delas começa a se delinear uma política de
ensino propriamente dita do ponto de vista da estruturação de um currículo. Em
seguida, discutiremos a reforma curricular realizada a partir da interpretação
da LDB 5692/71 e das resoluções e pareceres que deram suporte a esta lei. No
que diz respeito à década de 1980, analisaremos as Diretrizes para o
ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e, finalmente, discutiremos os
pressupostos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua
Portuguesa. Ao longo deste percurso histórico realizado através da análise de
documentos, objetiva-se sustentar a hipótese de que o ensino de Língua
Portuguesa e o de Língua Materna não coincidem no âmbito do ensino, visto que
tais concepções de língua advêm de diferentes formações discursivas e
estabelecem entre si uma relação de interincompreensão. A mobilização dos
conceitos de formação discursiva (Foucault, 1969), de interdiscurso e de
interincompreensão (Mainguenau, 1984) será feita através do estabelecimento de
um diálogo entre os autores para que seja possível localizar as divergências e
convergências teóricas existentes entre eles. Desse modo, espera-se que o
instrumental teórico oferecido pela Análise do Discurso se relacione
organicamente com o material analisado.
5. Pequenos
publicitários: a persuasão na escrita de crianças (ESCOLHIDO)
Resumo:
O
presente trabalho toma como objeto de estudo a argumentação na escrita infantil,
mais precisamente, os manejos que a criança faz para que suas palavras influenciem
seu possível leitor. . Insere-se no
projeto coletivo Movimentos do Escrito do Grupo de Estudos Produção Escrita e Psicanálise
– GEPPEP, no qual os pesquisadores analisam versões de textos escolares e
científicos produzidos por um mesmo sujeito/ autor. Tem por objetivo mensurar,
por meio de análise longitudinal, a medida na qual é possível encontrar, nos
escritos de crianças cursando as séries iniciais, indícios de que houve, por
parte de quem escreveu, uma preocupação em produzir enunciados que poderiam
levar suas posições a ressoar junto a seus leitores. Para tanto, estamos
analisando um corpus composto por cento e três manuscritos produzidos pela por
nove informantes entre os anos de 2008 e 2011, sendo que à data da coleta
inicial cursavam a antiga primeira série e, atualmente, cursam a quarta série,
atual quinto ano. Os textos foram produzidos em contexto escolar, como parte
das atividades de rotina de sua turma. As tarefas solicitadas pela professora
implicam a necessidade conseguir a adesão do interlocutor por meio da escrita. Analisaremos,
portanto, os modos através dos quais a criança toca o outro através de suas
palavras. Com relação ao ressoar, levamos em consideração, primeiramente, as
elaborações de Lacan (1975-1976/2007) a respeito da necessidade de, para que se
possa tocar alguém por meio das palavras, é preciso haver, no significante
escolhido por quem fala, uma qualidade específica. Em suas palavras, “é preciso
que haja alguma coisa no significante que ressoe” (p. 18). Esta necessidade ganha mais força nas novas
gerações que, nascidas após as transformações geradas pela globalização,
valem-se do uso sentimental da palavra.
Palavras-chave:
persuasão; ressonância; escrita escolar; linguagem da propaganda.
6. ¿Comprendí o he comprendido?: Procedimentos de ensino dos tempos
verbais pretérito indefinido e pretérito perfecto compuesto nas aulas
de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) (ESCOLHIDO)
Resumo:
Em nossa dissertação tratamos de questões
relativas às dificuldades de ensino dos tempos verbais pretérito indefinido e
pretérito perfecto compuesto do modo indicativo nas aulas de Espanhol
Língua Estrangeira – ELE – para falantes do português brasileiro. Partimos do
pressuposto de que a Linguística Contrastiva pode contribuir de maneira eficaz
visto que possibilita ao estudante contrastar as convergências bem como as
divergências inerentes ao uso de sua língua materna em relação à língua
espanhola, especialmente devido à relativa semelhança existente entre os
idiomas em destaque. Nossos objetivos consistiram em: a) observar e buscar
preencher as lacunas relacionadas ao ensino dos tempos verbais pretérito indefinido e pretérito perfecto compuesto; b) descrever
quais são suas semelhanças e diferenças em relação ao uso em língua portuguesa;
c) analisar de que maneira a Linguística Contrastiva pode contribuir quando do
tratamento dos tempos verbais destacados nas aulas de ELE, além de analisar sua
abordagem em alguns materiais didáticos; d) detectar quais procedimentos de
ensino são mais cabíveis para o ensino desse
tema. O arcabouço teórico utilizado fundamentou-se, principalmente, nos
conceitos propostos e/ou defendidos por Bello (1943), RAE (2010), Alarcos Llorach
(1995), Matte Bon (2010), Cunha e Cintra (2007), Bechara (2009), Luft (1996),
Almeida (1973), Durão (2004) e Santos Gargallo (1993), bem como nas reflexões
contidas nas OCEM (BRASIL, 2006). Os
resultados obtidos por meio da pesquisa revelaram que os professores de ELE
ensinam os tempos verbais em destaque apoiados na
definição básica apresentada nas gramáticas, isto é, a forma simples deve ser
empregada para fazer referência a situações passadas ocorridas em um espaço de
tempo encerrado e a forma composta deve ser utilizada para expressar
acontecimentos pretéritos realizados em um espaço-temporal ainda não concluído
e, portanto, não esclarecem a seus alunos as diferentes possibilidades de uso dos
dois tempos verbais. Também verificamos por meio de questionário aplicado que,
em geral, os docentes-colaboradores fazem uso de procedimentos de ensino que
remetem à metodologia Tradicional e Áudio-oral de ensino.
Palavras-chave:
gramática, verbos, espanhol, Linguística Contrastiva, pretérito indefinido, pretérito
perfecto compuesto
7.
A leitura no ensino fundamental: sobre
hábitos e motivações (ESCOLHIDO)
Resumo: A
tese "Os nativos digitais são leitores?" tem por objetivo investigar
o recente aumento na produção de materiais escritos (romances e graphic novels)
que, ou reproduzem ou dão continuidade às narrativas de jogos de videogames.
Para compreender o fenômeno, a análise incidirá sobre duas perspectivas: a
primeira busca compreender a relevância cultural desses materiais; a segunda
procura relacioná-los ao seu leitor-alvo, levantando seu perfil e objetivos de
leitura.
Portanto, a etapa
inicial consistirá no levantamento das publicações existentes no mercado, de
seus respectivos públicos-alvo, estatísticas de vendas e perfis das editoras.
Em seguida, os materiais serão lidos e analisados, considerando os escritos de
Benjamin, acerca da obra de arte na era da reprodutibilidade, e de Eagleton
sobre a cultura. Todavia, para não cairmos na tentação de analisar tais
produções em comparação com grandes obras, condenando-as como produções
mercadológicas que visam o empobrecimento cultural das massas, buscaremos
compreendê-las no âmbito dos estudiosos da narrativa, pois acreditamos ser esse
o espaço que tais produções buscam ocupar na sociedade contemporânea. Sendo
assim, salientamos nosso interesse pela compreensão do fenômeno como um todo e
não uma análise da complexidade de uma só obra, como nos diz Johnson (2012).
Para complementar,
traremos as observações de Mattar, Johnson e Yanaze, que contribuem para a
montagem do perfil leitor dos nativos digitais. E, visando compreender o
fenômeno em sua totalidade, tomaremos por base a questão da transmídia, tal
como compreendida por Jenkins.
A pesquisa prevê
ainda, uma etapa de observação de campo, que será feita por meio de
entrevistas, sobretudo para investigar o alcance desses materiais entre os
adolescentes e os jovens, além de seu potencial uso com fins educativos em sala
de aula.
Com isso,
esperamos compreender com maior profundidade a questão da leitura na era
digital, de forma que os resultados da pesquisa possam trazer contribuições
para o trabalho do professor que, diariamente, lida com alunos cada vez mais
influenciados pela mídia e, que se veem afastados do ambiente escolar por
considerá-lo obsoleto em comparação a ela.
8. O ensino-aprendizagem de português
escrito para surdos em pesquisas acadêmicas: um balanço bibliográfico (ESCOLHIDO)
Resumo: A
educação de surdos no Brasil é, acima de tudo, palco de grandes tensões e por
essa razão as pesquisas sobre as pessoas surdas no meio acadêmico são
consideráveis, ultrapassando mais de seiscentas desde 1987. Este trabalho
analisa as produções acadêmicas sobre surdos com o objetivo de verificar as
suas tendências em termos de autorias institucionais, áreas de conhecimento,
distribuição da produção no tempo, procedimentos de pesquisa e referenciais
teóricos, resultando em um balanço tendencial. O referencial teórico apoia-se
em Williams (1980) e Bakhtin (1989). A hipótese estabelecida considera que o
ensino-aprendizagem do português escrito para surdos é tratado nas pesquisas
acadêmicas de forma isolada, sem considerar os diversos contextos.
Palavras-chave:
surdos, língua portuguesa, língua de sinais, balanço bibliográfico, pesquisa
educacional.
9. Escrita
Acadêmica: entre objeto, teoria e análise (ESCOLHIDO)
Resumo:
Com
investigação a respeito da produção científica em Análise do Discurso de
pertencimento a Michel Pêcheux, busco indiciar modos de inserção de conceitos
teóricos nas seções “Revisão de Literatura” e mobilização em “Resultados e
Discussões”. Verifico a correlação entre teoria, objeto e análise para analisar
as filiações discursivas regidas ou não por parcerias ou antagonismos de campos
semânticos a fim de mobilizar o conceito teórico. De fato, analiso o tratamento
entre conceito e sua mobilização em procedimentos teórico e analítico de artigo
acadêmico da USP publicado em revista periódica de circulação no campo de
estudos linguísticos. Neste estudo, começo minha pesquisa de doutoramento com
interesse em historiografia do discurso (o que chamo de discursografia), isto
é, modos históricos de tratamento de alguns conceitos dos estudos do discurso,
como, por exemplo, o conceito de “sentido” e “ideologia”.
Palavras-chave:
Escrita
acadêmica. Procedimento Teórico. Procedimento Analítico.
10. Estratégias para o ensino de frâncês Língua Estrangeira (FLE) em turmas multisseriadas nos CEL - Centros de Estudos de Língua - da Rede Pública de São Paulo (ESCOLHIDO)
Resumo:
Com
o objetivo de refletir sobre a adequação das práticas de ensino de Francês
Língua Estrangeira (FLE) nas turmas multisseriadas dos Centros de Estudos de
Línguas (CEL) do Estado de São Paulo, propomos verificar as estratégias mais
frequentemente adotadas por professores dessas instituições para o ensino do
idioma nesse contexto. Dessa forma, buscamos verificar os dados coletados por
meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do CEL e por meio da
observação de aulas de FLE em turmas multisseriadas, estabelecendo uma
aproximação entre as abordagens e as estratégias de ensino que realmente são
postas em prática pelo professor, averiguando sua eficácia para o processo de
ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave:
Francês Língua Estrangeira (FLE), estratégias de ensino, turmas multisseriadas.
11. A constituição da perspectiva construtivista de aquisição da escrita em documentos oficiais de referência curricular produzidos nas décadas de 1980 e 1990 (ESCOLHIDO)
11. A constituição da perspectiva construtivista de aquisição da escrita em documentos oficiais de referência curricular produzidos nas décadas de 1980 e 1990 (ESCOLHIDO)
Resumo: A pesquisa
psicogenética sobre a aquisição da língua escrita, desenvolvida, nos anos 1980,
por Emília Ferreiro, foi de grande impacto na educação brasileira, pois, ao
propor que a alfabetização não deveria ser entendida como aquisição de uma
técnica, mas sim de uma aprendizagem conceptual, apontou para a necessidade de
uma revisão no que se entendia por alfabetização até então. Entretanto, nesse
período, havia muito mais perguntas do que respostas sobre como desenvolver, na
sala de aula, um trabalho guiado pela teoria psicogenética da escrita
(Hernandez, 1995 apud Mortatti,
2000).
As discussões
sobre o conceito de alfabetização, baseadas na interpretação psicogenética da
aquisição da língua escrita, deixaram o âmbito acadêmico e atingiram o espaço
escolar quando foram elaborados, nas décadas de 1980 e 1990, documentos de
referência curricular em que, de diferentes modos, a psicogênese da escrita
fundamenta considerações em torno do ensino e da aprendizagem de língua
portuguesa em suas fases iniciais. Esses documentos se constituíram, então, em
referência para a divulgação da psicogênese no âmbito da formação docente,
tanto nos cursos de formação regular, quanto nos de formação em serviço
(Mortatti, 2000).
Entretanto, é
preciso considerar que, ao transitar entre os discursos acadêmico, oficial e
pedagógico, a concepção psicogenética da aquisição da língua escrita passa por
desdobramentos discursivos, sendo interpretada em cada um dos referidos
discursos segundo as suas – desses discursos – próprias regras semânticas
(Maingueneau, 2008), o que permite hipotetizar a não existência de uma
compreensão homogênea do que seja a psicogênese da escrita e coloca a
necessidade de conhecer as diferentes formas de apropriação dessa concepção em
propostas de ensino.
O fato de a
compreensão sobre o que seja uma concepção psicogenética da aquisição da escrita
não ser uniforme nesses diferentes discursos nos leva a necessidade de observar
o que acontece com tal concepção quando ela se torna fundamentação teórica para
propostas pedagógicas para alfabetização de crianças. Leva-nos também a
necessidade de investigar como se constitui o discurso sobre alfabetização em documentos
de referência curricular. Neste trabalho, realizaremos a investigação proposta
por meio da análise da Proposta Curricular para o ensino de Língua Portuguesa –
1º grau (São Paulo, 1987).
Palavras-chave: alfabetização,
construtivismo, Análise do Discurso.
12. Articulando vozes:
um estudo dos usos do discurso citado em narrativas de
adolescentes
recém-alfabetizados (ESCOLHIDO)
Resumo:
Este trabalho pretende analisar a forma como se constitui a escrita de alunos
de uma turma de 1º ano do ciclo II do ensino fundamental, no momento em que
escrevem para atender a demandas institucionais dadas no contexto do “Programa
Ler e Escrever”, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os 16 textos
narrativos que compõem seu corpus foram escritos durante o ano letivo de 2010
por esse grupo de estudantes, que se caracterizava como recém-alfabetizado, com
idades entre a pré-adolescência e a adolescência e com histórico de fracasso
escolar. O fato de eles terem sido produzidos enquanto atuávamos como professor
regente dessa turma permite-nos definir nosso trabalho como uma pesquisa-ação
(THIOLLENT, 2008) e, ainda desse ponto de vista, levando em conta o modo com o
qual abordamos os dados, o classificamos entre aqueles descritos como
qualitativos. De maneira mais específica, os objetivos do trabalho se voltam
para uma tentativa de observar as estratégias de que esses alunos se utilizam
quando precisam utilizar o discurso citado e, a partir disso, buscar
compreender quais mudanças podem ser evidenciadas, nos textos, em termos das
relações entre o narrador e os personagens. A questão do discurso citado será
abordada, especialmente, levando em conta os estudos desenvolvidos por Bakhtin
(1929/2002) e por Fiorin (1999). Além disso, a fim de empreender uma discussão
que nos ajude na compreensão da aprendizagem escrita a partir da realidade
pedagógica que analisamos, buscaremos referências nos estudos sobre os
conceitos de alfabetização e de letramento (SOARES 1998, 1994; MORTATTI, 2004;
COLELLO e SILVA LEITE, 2010; KLEIMAN, 1995) e, também, nos autores que têm se
debruçado sobre a questão da escrita na escola a partir de uma perspectiva
dialógica da linguagem e da compreensão dos espaços de ensino de língua
portuguesa como espaços de interação (GERALDI 1985, 1986, 2003; VAL e ROCHA,
2005).
Palavras-chave:
produção de texto; alfabetização; letramento; discurso citado.
13.
Práticas de alfabetização e as formas de organização do trabalho docente (ESCOLHIDO)
Resumo:
A presente pesquisa se propõe descrever e analisar o trabalho de uma professora
alfabetizadora no primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental de uma
escola da rede de ensino de São Bernardo do Campo, município da região
metropolitana de São Paulo, buscando compreender os desafios em alfabetizar no
contexto das recentes determinações da política pública oficial do ensino
fundamental de nove anos que, ao instaurar novos modos de organização do
trabalho escolar, afeta diretamente a atuação diária do professor.
Considerando-se que espaços e tempos em sala de aula são organizados, em grande
medida, em função das decisões do professor, numa determinada instituição
educativa, a questão focalizada é: de que lança mão o professor
alfabetizador para responder às
exigências institucionais que regulam de fora seu trabalho e, ao mesmo tempo,
às urgências que nascem da interação que estabelece com
os alunos no trabalho de ensino? Quais
desafios são enfrentados no trabalho de alfabetização na escola pública
brasileira da atualidade? Do ponto de vista teórico a pesquisa concebe o
trabalho docente como uma ação dinâmica que se utiliza de diferentes
dispositivos didáticos para alcançar seus objetivos, com base no pressuposto
de que a ação do professor se
materializa em meios produzindo transformações intencionais nos modos de
pensar, agir e falar dos alunos (SCHNEUWLY, 2009, p. 30).
Do ponto de vista metodológico, o corpus
desta pesquisa se constituiu de dados gerados
por meio de observação participante.
Trata-se de um conjunto de transcrições de gravações em áudio e vídeo,
realizadas em sala de aula, de situações diversas do trabalho da professora com
seus alunos. Como fonte complementar, foram gerados
registros em caderno de campo que se
propõem a reconstituir situações não gravadas.
Os documentos oficiais que orientam o
trabalho pedagógico na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo
subsidiaram suplementarmente a descrição do corpus deste estudo. A reflexão
sobre um caso particular de trabalho de alfabetização de crianças pode fornecer
elementos para se refletir sobre a elaboração de currículos, programas e livros
didáticos que foram e estão sendo pensados para o primeiro segmento do Ensino
Fundamental.
Palavras-chave:
Alfabetização; Ensino Fundamental de Nove Anos; Trabalho docente.
14. Os
caminhos da dissertação: Indícios de mudança de concepção de
ensino-aprendizagem na prática de Professores de Inglês do Ciclo I
Resumo: O presente texto ter por objetivo principal
apresentar aos Pesquisadores da Área de Linguagem e Educação no seu IX
Encontro, os caminhos da pesquisa da futura dissertação de mestrado intitulada
provisoriamente de “Indícios de mudança de concepção de ensino-aprendizagem
na prática de Professores de Inglês do Ciclo I.”
Essa pesquisa tem
por foco o desenvolvimento profissional de Professores de Língua Inglesa para o
Ciclo I da Prefeitura de São Paulo que participaram do “Programa de Formação de
Professores de Língua Inglesa” oferecido pela PMSP em Parceria com a Fundação
de Apoio à Faculdade de Educação no ano de 2012. O principal objetivo é buscar
indícios de mudança (ou não) na prática de se ensinar inglês na sala de aula de
escola regular. Pretende-se pela análise do corpus (relatórios de observação)
verificar se os professores transpuseram didaticamente conteúdos e
procedimentos aprendidos nas Oficinas de Vivência e Reflexão e de que maneira o
acompanhamento mensal de 26 deles contribuiu para a mudança ou manutenção das
velhas práticas de ensino de inglês na escola.
Palavras-chave:
Modelos de Formação de Professores, Inglês no Ciclo I, Pratica em sala de aula,
Mudança, Oficinas e Reflexão
sábado, 13 de abril de 2013
Mesas-Redondas
PROGRAMAÇÃO
23 de abril, das 9h às10h30min
MESA 1- A FUNÇÃO DA LINGUAGEM PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES
Profª. Drª. Cristiane Gottschalk.
Profº. Drº. Júlio Groppa.
Debatedor: Profº. Drº. Émerson de Pietri.
24 de abril, das 11h15min às 13h
MESA 2 - A FUNÇÃO DA LINGUAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Profª. Drª. Tizuko Morchida
Profª. Drª Rita Gallego
Profª. Drª. Lúcia Sasseron
Debatedor: Profº. Drº. Sandoval Nonato.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Comunicação de Trabalhos
Gostaríamos de avisar aos alunos da linha de pesquisa Linguagem e Educação que, caso encontrem problemas para fazer sua inscrição com comunicação por meio do site da Faculdade de Educação, vocês poderão enviar seus trabalhos diretamente para o e-mail do evento (elple2013@gmail.com). Pedimos apenas que indiquem no e-mail se tiveram algum problema para efetuar sua inscrição, pois assim poderemos providenciar que sua inscrição seja feita adequadamente.
Enviem seus trabalhos até dia 15/04 (segunda-feira).
terça-feira, 9 de abril de 2013
Novo Prazo
Informamos a todos que as inscrições com apresentação de trabalho poderão ser feitas até do dia 15/04 (segunda-feira). As inscrições devem ser feitas no site da FEUSP (http://www4.fe.usp.br/) e os resumos e trabalhos devem ser enviados, com o título "Trabalho", para o e-mail do evento: elple2013@gmail.com
Regras de submissão dos trabalhos:
Os trabalhos devem ser formatados da seguinte maneira: fonte Times New Roman, 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5 cm. O texto deve conter entre 15 e 20 páginas, incluindo resumo e referências bibliográficas.
OBS: A participação na modalidade "Expositores" é exclusiva para os alunos da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação (FEUSP).
A partir do dia 15/04, os resumos dos trabalhos serão disponibilizados neste blog para que os debatedores escolham qual trabalho debaterão.
terça-feira, 12 de março de 2013
Programação Geral
Dia: 23/04
8h30min às 9h: Mesa de Abertura
9h às 10h30min: Mesa-Redonda
10h30min às 11h: Intervalo
11h às 13h: Sessão de Comunicação
13 às 14h30min: Almoço
14h30min às 16h30min: Sessão de Comunicação
Dia: 24/04
9h às 11h: Sessão de Comunicação
11h às 11h15min: Intervalo
11h15min às 13h: Mesa-Redonda
13h às 14h30min: Almoço
14h30 às 16h30min: Sessão de Comunicação
16h30min às 17h: Encerramento
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Inscrições Abertas
As inscrições no IX ELPLE serão feitas por meio do site da FEUSP (http://www4.fe.usp.br/acesso-rapido2/eventos-e-cursos/proximos-eventos) e podem ser feitas em três modalidades:
• Expositores: os alunos da pós-graduação matriculados na Linha de Pesquisa Linguagem e Educação (FEUSP) podem apresentar trabalhos sobre suas pesquisas em andamento ou concluídas. Os trabalhos devem ser formatados da seguinte maneira: fonte Times New Roman, 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5 cm. O texto deve conter entre 15 e 20 páginas, incluindo resumo e referências bibliográficas. Após inscrição no site, os trabalhos devem ser enviados para o email elple2013@gmail.com, com o título “Trabalho”.
PRAZO DE INSCRIÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS: DE 11/12/1012 A
02/04/2013
• Debatedores: os alunos da pós-graduação matriculados na Linha de Pesquisa Linguagem e Educação (FEUSP) podem se inscrever para debater os trabalhos que serão apresentados no evento. Após realizar inscrição neste site, eles deverão acessar o blog do evento(http://linguagemeducacao2013.blogspot.com.br/) entre o dia 04 e 10 de abril de 2013, ler os resumos postados e escolher um trabalho para debater. Após escolher o resumo, o aluno deverá enviar e-mail para elple2013@gmail.com, com o título “Debatedor”, incluindo, na mensagem, o nome completo e título do trabalho o qual irá debater. A comissão organizadora do evento enviará ao debatedor o texto completo do trabalho a fim de que ele possa realizar a leitura e elaborar 1 (uma) questão a ser direcionada ao autor do trabalho após a sua exposição no evento.
OBS: Caso não haja a manifestação de escolha por parte do debatedor, a distribuição dos trabalhos será realizada por meio de sorteio.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: DE 11/12/1012 A 02/04/2013
PRAZO PARA ESCOLHA DOS RESUMOS: DE 04/04/2013 A 10/04/1013
• Ouvintes: os alunos de pós-graduação; alunos de graduação; docentes do ensino superior ou básico; e demais interessados nas pesquisas em Linguagem e Educação podem participar do evento na condição de ouvintes. As inscrições devem ser realizadas neste site. Para a emissão de certificados, será exigida a frequência mínima de 75% nas atividades promovidas no evento.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: DE 11/12/1012 A 23/04/2013 (as inscrições como ouvinte estão sujeitas à disponibilidade de vagas).
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